Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os óculos de Pedro Antão: escrevendo um suspense

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir narrativas de suspense.
  • Interpretar textos multimidiáticos.
  • Conhecer uma releitura de Os óculos de Pedro Antão, de Machado de Assis.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar os elementos da narrativa.
  • Escrever narrativas ficcionais.
  • Ler textos ficcionais.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Vídeo.
  • Análise literária.
  • Produção de narrativa.

Recursos:

  • Sala de Vídeo.

 

Professor, possibilitar acesso dos alunos a textos clássicos é uma atividade árdua e complexa, pois há várias diferenças linguísticas e históricas que muitas vezes distanciam os leitores das práticas de leitura. Em alguns casos, a utilização de releituras ou adaptação de textos clássicos são propostas que possibilitam um interesse de leitores em potencial em relação a textos da tradição literária.

 

Aulas 1 e 2 - Conhecendo um texto multissemiótico: Os óculos de Pedro Antão

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-yxWYmE-fpWg/Ty586UpfObI/AAAAAAAAAD0/PuUWoDoT9hg/s1600/Suspense_Feb2012_web.jpg, acesso em 08/10/2014.

Professor, sugerimos que estas duas aulas sejam geminadas, para proporcionar a contemplação do vídeo e a posterior discussão sobre a história.

O texto multissemiótico é uma proposta textual que envolva vários recursos produtores de sentido, como é o caso do vídeo que será assistido nessa aula: o áudio, a imagem, o diálogo, a trilha sonora, as obras de arte utilizadas em cena etc. A relação que essas ferramentas estabelecem entre si são as responsáveis pela unidade de sentido necessária ao texto. Na proposta dessa aula, Machado de Assis propõe a percepção desses objetos para a construção do enredo do suspense e a possível manipulação dos fatos através dos acessórios propositais disponíveis ao leitor.

Na Sala de Vídeo, prepare os alunos para assistirem ao vídeo da TV Escola, da série Especiais Diversos - Os óculos de Pedro Antão, duração de 48min22seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5988, acesso em 06/10/2014. Sugerimos que diga aos alunos que eles irão assistir a um curtametragem baseado em um conto homônimo de Machado de Assis. O curtametragem é um tipo de texto que propõe uma coexistência entre áudio, imagem, texto e expressão. Essas propostas de textos somadas constroem uma narrativa que amarra todas as informações trazidas por Machado de Assis no conto realista Os óculos de Pedro Antão, nesse caso. O conto machadiano supracitado tem característica de um texto de suspense em que o narrador não deixa às claras nenhuma informação leitor para que ele não resolva o enredo proposto antes do final da história.

Professor, lembre-se que para ter acesso ao vídeo é preciso estar logado ao site da TV Escola. O cadastro é gratuito, caso ainda não o tenha.

Depois de os alunos assistirem ao vídeo proposto, motive uma análise literária do texto multissemiótico. Sugerimos que seja proposto que os alunos fiquem em semicírculo, assim podem se ver. A proposta é que os alunos exponham suas observações do texto. Para tanto, sugerimos:

  • Vocês conheciam essa história?
  • Era possível saber o final da história antes do vídeo terminar?
  • A personagem Pedro Duarte desempenha um papel importantíssimo na narrativa. Qual?
  • A personagem interlocutora, Mendonça, desempenha uma função além da de sobrinho do falecido. Qual é?
  • Seria possível dizermos que há mais de uma história nessa narrativa? Quais são elas?
  • Quais os elementos que favorecem à interpretação de Pedro Duarte?
  • Pedro Duarte deixou algum elemento/objeto fora da sua leitura da cena da morte?
  • Haveria outro romance possível para Pedro Duarte inventar com os elementos deixados na casa do falecido tio? Qual?
  • O que você achou do final da história? Ficou decepcionado? Faria diferente se fosse o autor?
  • Se você fosse o autor, como escreveria esse suspense?

Professor, espera-se que com essa dinâmica seus alunos exponham suas opiniões sobre o curtamentragem. Diante de tudo isso, os alunos, por agora leitores do texto multimidiático, podem compreender que Pedro Duarte é o narrador da segunda história do curtametragem, cuja ação imposta a sua fala com tanta verossimilhança que o interlocutor Mendonça, que ora faz papel de leitor, cai nas armadilhas e passa a acreditar no romance inventado pelo amigo e encontra um motivo para justificar a morte do seu tio. Confusão interpretativa só esclarecida na última cena, quando as duas personagens encontram a carta do tio no fundo falso da escrivaninha.

Depois desse diálogo sobre o texto, proponha a seus alunos que escrevam outra narrativa possível que conte a história de vida e morte de Pedro Antão com os elementos que ele deixou espalhado na casa deixada ao sobrinho. Professor, oriente seus alunos a seguirem a dica estrutural de Machado de Assis: um investigador que analisa os fatos e acredita que sabe a verdade sem presenciá-la. Diga aos alunos que a liberdade de criação é deles e que cada um pode alterar a história como quiser, estabelecendo outros elementos que alimentem o suspense da morte, outro tipo de relação amorosa, outro clímax etc. Eles devem escrever a narrativa em casa e trazer em folha separada para a próxima aula.

 

Aula 3 - Revisando o texto para publicação

 

Imagem disponível em: http://www.favouritecrayon.co.uk/wp-content/uploads/2012/02/2012-02-09-FC_IF_Suspense.png, acesso em 08/10/2014.

Atividade 1

Professor, peça a seus alunos que façam uma roda e que troquem seus textos com o colega, porque agora eles farão papel de revisores. Para tanto, cada aluno fará a leitura silenciosa de uma narrativa que não é a sua e, por meio da sua leitura atenta, dará sugestões de ortografia, sintaxe e revisão lexical para ajudar a melhorar o texto do colega. Se necessário for, deixe disponíveis dicionários e gramáticas para consulta.

Atividade 2

Para uma revisão criteriosa, às vezes são necessários mais de uma revisão; por isso, professor, faça o texto rodar mais uma vez, sem que ele volte à mão do seu autor e repita a atividade 1.

Atividade 3

Após essa dinâmica, o autor da narrativa receberá seu texto novamente, fará a leitura silenciosa da sua produção textual com as sugestões dos revisores para avaliar se concorda ou não com os apontamentos. Em caso de dúvida de marcação ou de necessidade de defesa da sua ideia para com o revisor, possibilite a dinâmica de consulta e conversa com o colega que produziu o apontamento no texto.

Depois de finalizada a revisão texto, é chegada a hora de passá-lo a limpo. Para tanto, solicite seus alunos que façam a reescrita de seu texto em casa e que a tragam em uma folha separada para a próxima aula para ser entregue à redação do blog da escola para publicação.

Professor, caso a escola não possua um blog para a publicação dos textos dos alunos, sugerimos que crie um para sua matéria e lá disponibilize os textos dos alunos. Se necessário for, sugerimos o tutorial Como fazer um blog Blogspot em 5 minutos, de Rodrigo, disponível em: http://www.comofazer.net/como-fazer-um-blog-blogspot/, acesso em 15/09/2014.

Recursos Complementares

SANTANA, Ana Lúcia. Suspense. Disponível em: http://www.infoescola.com/generos-literarios/suspense/, acesso em 10/08/2014.

Suspense e suas variações. Disponível em: http://rubens-suspense.blogspot.com.br/, acesso em 10/08/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conceito do gênero e os processos de interpretação e construção textual. A verificação pode ser feita por meio da produção da releitura e da qualidade dos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.