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Combater a obesidade infantil: uma tarefa também da escola

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a Estética como uma área da Filosofia;
  • Conceituar a obesidade;
  • Compreender o que é a obesidade infantil;
  • Reconhecer as consequências de uma má alimentação;
  • Conhecer o Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Conhecer práticas saudáveis de alimentação e atividades físicas;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos: 04 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de out. 2014.

Professor, a pertinência desta aula é que, segundo um estudo divulgado na revista científica Lancet, O Brasil é o quinto país com o maior número de obesos em todo o mundo. Logo, é preciso orientar as crianças desde a mais tenra infância para que possamos evitar problemas de saúde no futuro.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

O aumento da obesidade pelo mundo

 

Professor, a Filosofia possui várias áreas de estudo e uma delas é a Estética. Seu principal foco é analisar a questão do belo e como essas questões interferem na vida e na saúde dos seres humanos. Nesta perspectiva, trataremos de um fator que agride a autoestima de muitas pessoas: a obesidade.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Esse fator é extremamente prejudicial à saúde, diminuindo a esperança de vida e o aumento dos problemas de saúde. Mas, se em sua sala de aula ou na escola possui alguma criança obesa, cuide para que não seja discriminada, pois ao abordar o tema poderá chamar a atenção dos outros alunos para ela. Esta aula vai possibilitar que os alunos sejam informados das possibilidades em lidar com o tema e da importância em combater a obesidade.

 

Obesidade - quadro

Fonte: Sítio: “Clínica Paris”. Imagem disponível em: <http://www.clinicaparis.com.br/obesidade-informacoes/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Professor, é importante trazer algumas informações estatísticas para que seus alunos compreendam a seriedade deste assunto. O Brasil é o quinto país com o maior número de obesos em todo o mundo, segundo um estudo divulgado na revista científica Lancet.

O primeiro país no ranking é os Estados Unidos, seguido por China, Índia, Rússia e, finalmente, o Brasil.

No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso, um salto em relação a 1980, com o número chegava a 875 milhões. Segundo os pesquisadores, entre as razões desse aumento está o "sedentarismo em todos os níveis".

Fonte: Sítio: UOL notícias de saúde. Informação disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2014/05/29/brasil-e-o-quinto-pais-com-mais-obesos-no-mundo-diz-estudo.htm#fotoNav=1>. Acesso em: 05 de out. 2014.

Pior que estes altos índices, é saber que eles estão aumentando gradativamente por todo o mundo.

Professor, o filósofo Aristóteles, defendia a ideia da “justa medida”, ou seja, o meio termo entre dois extremos viciosos. Assim, o ser humano não pecava por excesso e nem por for falta.

Norteando-nos por Aristóteles, em relação à nossa massa corporal, como saber se alguém está abaixo, acima ou no peso ideal? Simples, basta utilizar o método desenvolvido pelo belga estatístico e antropometrista, Adolphe Quételet. Este método é o Índice de Massa Corporal, mais conhecido como (IMC). Este método utiliza uma equação onde se divide o peso da pessoa em quilos pelo quadrado de sua altura em metros. 

O resultado dessa equação indicará se a pessoa está acima, abaixo ou no peso ideal. Abaixo, segue a tabela com sua indicação, acordada em 1997 e publicada em 2000.

IMC Classificação
< 18.5 Abaixo do Peso
18.5–24.9 Peso normal
25.0–29.9 Sobrepeso
30.0–34.9 Obesidade grau I
35.0–39.9 Obesidade grau II
≥ 40.0 Obesidade grau III

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.clinicaparis.com.br/obesidade-informacoes/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Professor, explique a seus alunos a diferença de sobrepeso e obesidade. 

Sobrepeso é quando o indivíduo possui uma quantidade superior ao necessário de tecido adiposo (localizado abaixo da pele, tem a função de modelar o corpo e auxilia no isolamento térmico do indivíduo), mas não causa prejuízos à saúde. Mas atenção! O sobrepeso é o 1º passo para a obesidade. Utilize as atividades a seguir para verificar se os alunos compreenderam o que foi trabalhado.

 

Atividades - aluna

1)      Marque com um (S) as pessoas que estão com sobrepeso e com um (O) as pessoas obesas.

a)      (   ) Sobrepeso 1

b)      (   ) Sobrepeso 2

c)      (   ) Obesidade 1

d)     (   ) Obesidade 2

As imagens abaixo foram acessadas em: 05 de out. 2014.

a)      Fonte: Sítio disponível em: <http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/2/sobrepeso-aumenta-risco-de-dores-lombares-_13373.html>.

b)      Fonte: Sítio disponível em: <http://mundojackson.blogspot.com.br/2009_07_01_archive.html>.

c)      Fonte: Sítio disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/saude404.htm>.

d)      Fonte: Sítio disponível em: <http://www.overmundo.com.br/overblog/obesidade-no-brasil>.

 

2)      Vamos calcular nosso IMC? Já aprendemos como calcular o nosso IMC. Em casa, com o auxílio dos pais, calcule o IMC de todas as pessoas que moram com você. Após o cálculo, verifique quem está com sobrepeso, quem está abaixo do peso e quem está no peso ideal.

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Práticas saudáveis contra a obesidade

Professor, o ser humano está a todo o tempo em busca de sua felicidade. Por entender isso, o Governo Americano garante ao ser humano, por meio de sua Constituição, o direito de ser feliz.

No Brasil ou em qualquer parte do mundo, as pessoas também buscam a sua felicidade. Algumas, a buscam no dinheiro, outras, na família, outras, na ascensão social ou profissional e acreditem, outras, na alimentação.

Quem é que não gostaria de sair da situação apresentada na figura (a) e passar para a realidade da figura (b)? Comer é muito bom, causa prazer físico, inclusive. Mas, é muito ruim ter que lidar com as consequências de uma alimentação descontrolada.

 

a) Obesidade - dificuldades

Fonte: Sítio: “Vencer o câncer”. Imagem disponível em: <http://vencerocancer.com.br/category/bem-estar/nutricao/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

b)      Obesidade - ex

Fonte: Sítio: “Look for diagnosis”. Imagem disponível em: <http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Perda+De+Peso&lang=3>. Acesso em: 05 de out. 2014.

O que fazer para obter mudança? Desespero? Passar fome? Regimes milagrosos? Professor, é necessário informar aos seus alunos que nenhuma dessas alternativas funcionam. Não há segredo algum, uma vez que a solução é bastante difundida nos veículos de comunicação: alimentação balanceada e práticas esportivas regulares, sempre acompanhadas por um profissional da área.

 

a)      Alimentação balanceada

Professor, se para o adulto é difícil adquirir hábitos alimentares saudáveis, quem dirá para as crianças. Por isso, é importante envolver a família nessa luta por uma saúde melhor.

A importância da união familiar no combate à obesidade

Professor, se quer a sua própria felicidade, é natural que queira também a felicidade de sua família. Em relação à alimentação é a mesma coisa.

A família tem grande influência no desenvolvimento dos hábitos alimentares das crianças, por isso, existe a necessidade de incentivar práticas saudáveis desde a infância. É comum as crianças terem os pais como “modelo”, sendo assim, irão seguir as escolhas alimentares das pessoas que as rodeiam, e por esse motivo, os pais devem tomar cuidado para não transmitir uma imagem errada sobre alimentação, por exemplo, dizer que não gosta de determinado alimento.

Além disso, durante as refeições, o ambiente deve ser tranquilo e sem brigas. É uma ótima oportunidade de conversar sobre como foi o dia de cada membro da família, para que possam trocar mais experiências e dividir momentos.

Outro ponto importante é evitar que as crianças se alimentem sozinhas, já que dessa forma elas ficam sem referências de uma alimentação adequada, e mais propícias a comerem em frente à televisão, computador ou videogame, perdendo a noção da quantidade e do que está comendo.

 

Frutas e verduras

Fonte do texto e da imagem. Blog da Karlinha. Imagem disponível em:  <http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/a-importancia-da-uniao-familiar-no-combate-a-obesidade/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

b)     Práticas esportivas regulares

Professor, é importante que os alunos saibam que não basta uma alimentação saudável para evitar ou combater a obesidade. É de fundamental importância, aliar a alimentação à práticas esportivas regulares.

O que em outros tempos era feito com naturalidade, atualmente é realizada de forma artificial. Antes, com os índices de violência eram baixos e em alguns lugares eram inexistente, as crianças tinham mais liberdade para correrem pelos campos e ruas, nadavam nos rios e represas, andavam de bicicleta por todas as ruas do bairro, dentre outras ações que gastavam energia adquirida na alimentação.

 

Crianças correndo livremente

Fonte: “Blog O diário de Camilinha”. Imagem disponível em: <http://clmabreu.blog.uol.com.br/arch2004-10-01_2004-10-31.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

Criancas nadando no rio

Fonte: UOL. Imagem disponível em: <http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/poluicao-atinge-81-dos-rios-de-salvador-aponta-pesquisa-1577880>. Acesso em: 05 de out. 2014.

Atualmente, os níveis de violência e o pouco tempo que os pais dedicam aos filhos, dentre outros motivos, fizeram com que as crianças se movimentem menos, contribuindo assim, para que a obesidade ganhe espaço na vida das pessoas.

Professor, para concluir este momento, alerte seus alunos em relação aos riscos dos chamados “atletas de final de semana”. É o caso dos adolescentes que não praticam nenhuma atividade física durante a semana e que no final de semana pensam que são atletas profissionais de alto nível e se esforçam ao máximo. Neste caso, é muito mais fácil sofrer uma lesão e prejudicar sua saúde do que obter ganhos físicos.

Professor, após este momento reflexivo sobre a obesidade, solicite que seus alunos realizem as seguintes atividades:

Atividades - aluna

1)      Desenhe no espaço abaixo, como deve ser uma refeição saudável ao lado de sua família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escreva aqui, o cardápio escolhido por você. ____________________________________________________________________________________________________________

 

 

2)       Desenhe no espaço abaixo, uma prática esportiva saudável que gosta de praticar juntamente com a sua família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escreva aqui, outras práticas esportivas de sua preferência. _____________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A obesidade infantil e suas consequências

Professor, a obesidade não é um “privilegio” apenas dos adultos. As crianças também sofrem desse mal chamado de obesidade infantil.

A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial da Saúde, um dos problemas de saúde pública mais grave do século XXI. É considerada uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no organismo com desproporção da gordura pelo corpo.

Alguns fatores contribuem e aumentam os índices de obesidade infantil.

  • O estilo de vida (dormir e acordar tarde, comer exageradamente e próximo do horário de dormir.);

 

a) Criancas dormindo na escola 1 b) Criancas dormindo na escola 2

a) Fonte: Imagem disponível em: <http://kohlerortofacial.wordpress.com/page/71/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

b) Fonte: Imagem disponível em: <http://odetedan.blogspot.com.br/2011/07/uma-fotografia-parcial-da-educacao.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

  • Problemas genéticos (herdado pela família);
  • Alimentação desequilibrada (rica em gordura e açúcar, tais como: refrigerante, batata frita, bacon, biscoito recheado, sorvete, manteiga, margarina, queijo, leite, iogurte, molhos para salada, dentre outros);

 

Crianca pensando em comida

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.lucianafranca.com.br/materias/obesidade-infantil/2>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Criancas no MacDonald

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.saudedicas.com.br/noticias/a-obesidade-infantil-e-agora-mais-perigosa-do-que-ha-20-anos-046559>. Acesso em: 05 de out. 2014.

  • O sedentarismo (falta de atividades físicas.). Pesquisas mostram que o sedentarismo mata assim como o cigarro;

Sedentarismo - pai e filho

Fonte: Imagem disponível em: <http://vivamelhoronline.com/2012/07/20/sedentarismo-mata-tanto-quanto-cigarro-segundo-estudo/>.   Acesso em: 05 de out. 2014.

 

As pessoas estão tão sedentárias que se esquecem de um hábito tão agradável e saudável: andar de bicicleta. Veja as vantagens:

Bicicleta - vantagens

Fonte: Imagem disponível em: <http://santosturismo.wordpress.com/2013/06/19/passeio-ciclistico-fara-alerta-contra-o-sedentarismo-no-proximo-domingo/>.  Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Muitas crianças, deixaram até mesmo de jogar futebol ao vivo para jogarem no computador.

Neymar no video game

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.cbnfoz.com.br/noticias-do-esporte/editorial/noticias-do-esporte/10072013-32072-neymar-vira-casaca-e-defende-as-cores-da-selecao-argentina>.  Acesso em: 04 de out. 2014.

 

O sedentarismo está tão grande que afetou até os animais de estimação. Antes, os donos saiam mais para passear com eles, hoje, bem pouco.

Gato obeso

Fonte: Imagem disponível em: <http://blogdoxandro.blogspot.com.br/2011_08_20_archive.html>.Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Precisamos exercitar o nosso coração.

Coracao se exercitando

Fonte: Imagem disponível em:  <http://www.biocor.com.br/novo/templates/padrao/dicas/fatores_de_risco.html>.  Acesso em: 05 de out. 2014.

 

  • Excesso de marketing (propagandas) nos alimentos, induzindo o consumo de alimentos inapropriados para crianças;
  • Dentre outros.

Alguns males que a obesidade infantil pode causar às crianças são: problemas com os ossos e articulações; dificuldade para desenvolver algum esporte físico devido a dificuldade para respirar e cansaço; amadurecimento prematuro; hipertensão, colesterol e enfermidades cardiovasculares; distúrbios hepáticos; baixa autoestima, isolamento e discriminação; desânimo, depressão e queda do rendimento escolar e ocorrência de diabetes, dentre outros males.

 

Obesidade - consequências

Fonte: Imagem disponível em: <http://enfermagemvidaesaude.com.br/obesidade-infantil/>.  Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Atividades - aluna

1)      O que você mais gosta de comer? Isso é mais benéfico ou prejudicial à sua saúde?

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

2)      É proibido comer batata frita, sanduíches, sorvete, refrigerante ou biscoito recheado? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

3)      O que é a obesidade infantil?

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

4)      Quando você vê uma pessoa obesa, o que faz: critica essa pessoa ou torce para que ela cuide melhor de sua saúde e tenha uma vida saudável? Justifique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

5)      Você é sedentário ou gosta de praticar esportes? Qual seu esporte preferido?

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

6)      Escreva nas linhas abaixo, três consequências da obesidade infantil.

1ª) __________________________________________________________________________________________________________________________;

2ª) __________________________________________________________________________________________________________________________;

3ª) __________________________________________________________________________________________________________________________.

 

7)      Faça um desenho que represente a obesidade infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, solicite que os alunos realizem essa última atividade na presença dos familiares.

 

8) Leia as dicas e marque um (X) na nota que seus familiares deram às dicas abaixo.

  • 16 dicas/hábitos diários que auxiliam na prevenção da obesidade infantil:

1 – A criança deve comer cinco ou seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) em locais apropriados e horários pré estabelecidos.

2 – As guloseimas não devem ser proibidas, mas sim oferecidas em porções controladas, por exemplo, um pacotinho com três bolachas recheadas. Não se esqueça de não deixar as guloseimas ao alcance da criança. 

3 – Evitar consumo excessivo de salgadinhos, frituras, refrigerantes, doces e guloseimas em geral, limitando o uso destes a uma vez por semana no máximo. 

4 – Sempre tenha em casa legumes, verduras, salada, frutas, iogurtes, cereais matinais e sucos naturais.

5 – Ajude as refeições fracionadas a virar rotina do seu filho, diminuindo assim o volume dos alimentos ingeridos nas refeições principais.

6 – Estimule o uso de saladas cruas. Para torná-la mais atrativa acrescente complementos como kani kama, atum ou queijos magros. Uma boa dica é montar pratos de saladas bem coloridos e variados, ou seja, que sejam atrativos para as crianças. 

7 – Passe a usar mais produtos integrais, diminuindo a quantidade dos refinados.

8 – Substitua os refrigerantes por sucos naturais e não deixe que a ingestão de líquidos junto às refeições, seja maior que 250 ml.

9 – Procure não adoçar sucos, deixe que a criança crie o hábito em não precisar deste complemento nada saudável ao suco.

10 – Nunca use doces e guloseimas como recompensas.

11 – Evite que as refeições sejam feitas em frente à TV ou computador.

12 – Não insista que a criança raspe o prato, caso já esteja satisfeita e evite o hábito de repetir mais um pouquinho.

13 – Elogie seu filho ao perceber que ele está levando a sério sua nova maneira de se alimentar.

14 – Diminua gradativamente a quantidade de alimentos, se esse for o motivo do ganho de peso. 

15 – Se for comer em fast foods (no máximo uma vez por semana), ajude seu filho a escolher opções saudáveis. Por exemplo, um suco de fruta no lugar do refrigerante. Ou comida japonesa em vez da pizza e do hambúrguer.

16 – Leve a criança ao supermercado ou hortifruti para que desperte a vontade e escolha opções saudáveis de alimentos.

a)      (   ) zero!; b) (   ) 05!; c) (   ) 10!

Justifique.  ________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Seus pais discordam de alguma dica. Qual? Justifique.           

         _______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Combatendo a obesidade infantil em nossa escola

Professor, para que essa aula não fique apenas na teoria e tudo o que foi sugerido não passe de utopias, proponha a seus alunos e aos familiares deles, uma atitude concreta para acabar com a obesidade infantil em sua escola.

A proposta é que utilizem um dos sábados letivos do ano para realizarem uma caminhada ou um passeio ciclístico no entorno da escola: em uma praça pública próxima, por exemplo.

Se possível, solicite o auxílio do professor de Educação Física para realizar um alongamento antes da prática esportiva que optaram e falar rapidamente dos bens proporcionados pelas práticas esportivas em geral. No retorno, convide a professora de Ciências para palestrar sobre práticas de alimentação saudável.

Ao término da atividade, organize um café da manhã comunitário (cada aluno trará antecipadamente os alimentos a serem utilizados.). Dê preferência às frutas e sucos naturais. É incoerente levar alimentos calóricos ou inadequados para a saúde.

 

Obesidade - caminhada com as familias

Recursos Complementares

Sugestão de consulta para o professor:

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: conheceram a Estética como uma área da Filosofia; conheceram o conceito de obesidade e compreenderam o conceito de obesidade infantil; reconheceram as consequências de uma má alimentação; conheceram sobre o Índice de Massa Corporal (IMC); conheceram algumas práticas saudáveis de alimentação e atividades físicas; formularam hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • JOSE LUIZ MARCONDES DE MOURA, VALDOMIRO SILVEIRA , São Paulo - disse:
    zeloco_locosom@hotmail.com

    06/11/2014

    Cinco estrelas

    Minhas considerações pela aula achei de grande valia,sabendo que a população está passando por um momento de muita ansiedade para os bens materiais ,fases que ainda serão conquistada e ai comem ,comem ,pois sempre trabalho esse conteúdo alimentação saudável ,sedentarismo e é por ai mesmo o caminho de prevenir contra as consequencias,as atividades para realizarmos com nossos alunos também achei interessante e pratica onde abre um leque enorme para o entendimento .parabéns e obrigado pelas dicas


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