Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo A terceira Margem do Rio

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar a sua subjetividade interpretativa à coletiva.
  • Interpretar literatura por meio da sensibilidade pessoal.
  • Produzir material reflexo da sua leitura.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar elementos da narrativa.
  • Dominar processos de recontação e reconstrução narrativa.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Vídeo.
  • Conto.
  • Produção artística.

Recursos:

  • Sala de Vídeo.
  • Lugar para a exposição.
  • Material impresso.

Professor, João Guimarães Rosa é um ícone da literatura brasileira. Dentre suas obras é difícil eleger uma que melhor desenhe o seu estilo poético e sua narrativa. Conhecer esse cenário de produção intelectual literária é importante para que o aluno valorize propostas literárias cujo foco é a simplicidade de uma vida nacional.

 

Aula 1 - Conhecendo João Guimarães Rosa

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-wkg12OTX5vQ/UZbOeqsxuYI/AAAAAAAAJRg/JgQfaGSlRKQ/s1600/Jo%C3%A3o+Guimaraes+Rosa+00.PNG, acesso em 08/10/2014.

Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo e proponha que eles conheçam um médico, diplomata e escritor brasileiro. O nome do intelectual que fez história pelo e no Brasil é João Guimarães Rosa. Para demonstrar um pouco do que está falando, exiba o documentário: Mestres da Literatura -Guimarães Rosa: o mágico do reino das palavras, duração: 29min54seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=799, acesso em 06/10/2014.

Após a apresentação do documentário, pergunte aos alunos:

  • Conhecem alguma obra do referido autor?
  • Ele parece interessante de se ler?
  • A vida dele foi uma vida de sucesso?
  • O que ele representou para o Brasil como diplomata e como artista?

Professor, espera-se que os alunos percebam que João Guimarães Rosa foi um homem importante para a relação do Brasil com outros países, um homem humano nas suas relações enquanto médico e diplomata e, enquanto intelectual, soube valorizar a simplicidade da vida no campo e as sutilezas mas relações interpessoais.

Entregue a seus alunos, uma cópia do conto A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa, disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Ffiles.obrasdopas.webnode.com%2F200000026-aea01af98c%2FGuimaraes%2520Rosa%2520-%2520A_Terceira_Margem_do_Rio.pdf&ei=y9UyVI_QINWvggSy84LIDA&usg=AFQjCNHmPF6Q6ZtReYC5rY6HVBVYMbJyOA&sig2=0cIFWQ-JSOeK35l6xmX-_A&bvm=bv.76802529,d.eXY, acesso em 06/10/2014.

Peça a seus alunos que realizem a leitura coletiva do texto. A dinâmica dessa atividade estabelece que cada aluno leia um parágrafo em voz alta até terminarem o texto.

Quando terminarem a leitura, convide os alunos a iniciarem uma interpretação sobre o texto literário lido. A reflexão deve ser feita em casa, por escrito, seguindo o roteiro:

  • O texto narra a história de quem?
  • Como você descreveria o pai do narrador?
  • Qual o objeto motivador do isolamento do pai?
  • O isolamento do pai modifica o perfil que o narrador traça para ele no início da história?
  • Qual a relação afetiva que o narrador estabelece com o pai?
  • Essa relação faz jus à vontade revelada do narrador de substituir o pai na jornada solitária?
  • O distanciamento definitivo do pai pode ser analisado metaforicamente em outras situações do mundo hodierno?

 

Aula 2 - Interpretando o conto

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-1U6mWiCeQ1E/TmAEaxCwNwI/AAAAAAAACUg/CDryt_Wv6MI/s1600/Caronte.jpg, acesso em 08/10/2014.

Professor, peça a seus alunos que revelem suas análises, feitas em casa, sobre o conto de João Guimarães Rosa. Escolha três alunos que estejam interessados em manifestar suas leituras e peça para que os colegas observem  as falas dos alunos eleitos para depois poderem comparar com as suas. Sugerimos que o professor recolha o texto produzido pelos alunos, a fim de acompanhar individualmente a interpretação dos alunos.

A interpretação dessa leitura não pode ser velada por análises tão acadêmicas a ponto de aniquilar a subjetividade de cada leitura em sua sala de aula, por isso, a proposta iniciada na aula passada marca com perguntas, destinadas a cada aluno, a motivação para pensarem a obra lida. Professor, possibilite que seus alunos realmente leiam o texto e exponham a sua leitura aos seus colegas e que desse conto retirem possibilidades de análises para sua vida e rotina pessoal; afinal todos têm dificuldade de lidar com as limitações impostas pela vida adulta e nos relacionamentos sociais e familiares.

 

Depois das manifestações das leituras, mostre aos alunos uma releitura do conto. Leve-os à Sala de Vídeo e exiba o vídeo postado por Ronaldo Celiguini, intitulado: Jorge Vermelho - A terceira margem do rio, duração: 7min30seg. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=HUVOfP64RLs, acesso em 06/10/2014.

Após a apreciação do vídeo, questione aos alunos:

  • O vídeo respeita o texto do conto?
  • Qual a diferença de se ver o vídeo, uma dramatização, e ler o conto?
  • O vídeo somou alguma informação à compreensão do conto? O quê especificamente?
  • Você conseguiria pensar em outra forma de contar o conto?

As questões postas são meramente ilustrativas à atividade de leitura do vídeo e configuram-se como uma sugestão ao professor; devem ser somadas a elas questões que contemplem à realidade da turma, como as possibilidades econômicas, sociais e emocionais que podem ter levado o pai a ficar à deriva no rio e ter levado o filho a estagnar-se à margem do rio.

Diga aos alunos que esse vídeo deve servir de inspiração para eles criarem uma releitura do conto de João Guimarães Rosa, uma outra forma de contar a  mesma história, seja em história em quadrinhos, poema, canção ou outra manifestação artística que eles tenham habilidade em produzir. Sugerimos que os alunos produzam individualmente as propostas de releitura, pois nesta atividade deseja-se contemplar o individual, o subjetivo, e isso não deve ser feito em conflito com o subjetivo do colega e sim em coexistência, em uma outra possibilidade de releitura.

Para o fim de avaliação, deve-se prestar atenção à coerência contextual em que o aluno estabelece a releitura, ou seja, os elementos principais da obra lida precisam ser preservados, como a ideia de reclusão do pai, a estagnação do filho em observação e espera do pai, a necessidade do filho em liberar o pai da missão e assumir o lugar dele na reclusão etc.

Aula 3 - Exposição

Professor, possibilite um espaço para que os alunos mostrem suas releituras à escola. Convide outras salas para assistirem às obras e dê a oportunidade de leitores da exposição conversem com os autores e estes tenham acesso às impressões daqueles, pois é importante que a leitura de cada um possa ser contemplada e compreendida por aqueles que observam as obras.

Neste momento, sugerimos que o professor também se comporte como observador das obras e das falas dos alunos, acompanhe o processo de comunicação dos seus alunos na interação da obra com o público e com as possíveis questões postas por quem observa. Para facilitar essa observação, sugerimos que as obras de releitura fiquem expostas em um espaço aberto, pois o professor pode visitar, como observador, um stand após o outro e acompanhar, de forma próxima e distante, as competências de seus alunos em expor suas propostas.

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_mq-podn5exQ/SxXDPfHC91I/AAAAAAAAADY/Q3_Vh4PKh7M/s1600/terceira+margem+2.jpg, acesso em 08/10/2014.

Recursos Complementares

OLIVER, Elide V. "A terceira margem do rio" Fluxo do tempo e paternidade em Guimarães Rosa (com reflexões em Drummond de Andrade). Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/49/08-elide.pdf, acesso em 08/10/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual. O professor deve acompanhar o desenvolvimento das atividades para: verificar a capacidade dos alunos  em realizar a reflexão sobre o texto, a confecção do material para a exposição, as discussões em sala de aula e o desempenho quantitativo e qualitativo dos alunos através de seus registros escritos e orais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.