Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com gênero textual: aprendendo com a receita da poção salvadora – “Chico na Ilha dos Jurubebas” - TV Escola

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Localizar informações no texto;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Reconhecer o gênero textual receita culinária;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Resolver situações problema a partir de dados da receita;
  • Produzir texto observando a estrutura textual;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais em situações cotidianas;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

 

 

 

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em:  08 de out. 2014.

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula  contempla as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,  desenvolvendo  uma proposta de trabalho a partir do gênero receita culinária,  relacionada ao programa da TV Escola - Série: –  Chico na Ilha dos Jurubebas.  

O episódio Chico na Ilha dos Jurubebas,  aborda em seu contexto o gênero receita culinária (suco de mangalarancia), gênero este que faz parte do cotidiano familiar, sendo ótimo recurso para a aprendizagem. É necessário estar atento à estrutura do gênero e as formas de registro dos alunos, para que  se apropriem desta estrutura e sejam capazes de reconhecê-lo  como um importante gênero textual para sua vida.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema

rodinha

Fonte imagem: Sitio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 08 de out. 2014.

 

Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, ou seja, para verificar o que já sabem sobre o assunto a ser abordado.

Questione-os:

  • Quem já ajudou a mamãe, a vovó ou outra pessoa a preparar algum tipo de alimento?
  • Como se chama o texto que usamos como orientação para preparar algum tipo de alimento?

 

Apresente  aos alunos alguns gêneros textuais:

  • Poesia, receitas culinárias, história, propaganda, bilhete, dentre outros.
  • Deixe que manipulem  e solicite que coloquem no centro da rodinha.

 

Questione-os:

  •    Qual dos textos é uma receita? (Solicite que um aluno pegue e mostre para os colegas.).
  •    Quantas partes têm um texto de receita culinária?
  •    A primeira parte fala sobre o que?
  •    E a segunda parte?
  •    Quem já ouviu falar em poção?
  •    Onde podemos encontrar esta expressão? Em notícias, poesias, livro de receitas ou histórias de contos de fadas?
  •    Quem gostaria de conhecer uma história que tem receita de uma poção salvadora?
  •    Por que será que ela é chamada de poção salvadora?
  •    Vocês acham que esta poção irá salvar quem e de quê?
  •    Será que ela tem quais ingredientes?

 

Sistematizando

Registre na lousa as hipóteses dos alunos, quanto aos ingredientes da poção salvadora.

Aproveite para explorar:

  •    Letras iniciais  das palavras.
  •    Quantidade  de letras e sílabas.
  •    Identificar sílabas iniciais, medianas e finais.
  •    Grafia correta das palavras.
  •    Relação entre o som e a escrita das palavras (consciência fonológica).

 

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.

Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.

O vídeo da TV Escola, apresenta o episódio 3 -  do Chico no País dos Jurubebas – A poção salvadora.

 

Sinopse

Ozo arranca um de seus fedorentos pelos e o enxerta numa fruta de mangalarancia. Anabela que bebia com Chico e Ocride os saborosos sucos da Ilha, termina por se envenenar. Eles procuram o Bido, que com sua sabedoria milenar elabora uma lista para nossos amigos fazerem uma poção salvadora. Mas, Chico não consegue desvendar os complicados nomes de todas as frutas plantadas pelos Jurubebas: conde-uvarina, uva-avu, banana-danada, caqui-aqui. Ele pede ajuda ao Vô Manu. De volta a Ilha, para o desespero de Ozo e alegria dos Jurubebas, sábio Bido faz uma poção, que salva Anabela do envenenamento.

Fonte: Sitio: “TV Escola”. Disponível em: <http://beta.tvescola.org.br/tve/video?idItem=5381>. Acesso em:  06 de out. 2014.

 

Professor dialogue com os alunos estabelecendo as regras para o momento da exibição do vídeo, pois para que possam trabalhar com o conteúdo do filme é necessário que fiquem atentos e  possam recorrer ao vídeo durante a exploração.

video 1

Fonte: Sítio: Chico no País dos Jurubebas, episódio 3 – A Poção salvadora. Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em:  06 de out. 2014.

 

Explorando o vídeo

Professor, dialogue com os alunos, sobre  o filme:

  1. Por que o episódio  chama-se “A poção salvadora”?
  2. Vamos procurar no dicionário o significado de poção?
  3. O que Anabela fez para Chico e Ocride?
  4. Qual o nome do suco que ela fez?
  5. O que acontece com Anabela?
  6. O que Chico oferece para Ocride que faz ele se libertar da corda que estão presos.
  7. O que  Chico e Ocride tiveram que buscar para salvar Anabela?
  8. O que Chico deu para o Monstro Ozo, para fugirem com os ingredientes da poção?

Professor, dê uma folha de papel para cada aluno e  oriente:

  •         Escreva o nome do  personagem da história que você gostaria de ser;
  •         Desenhe e conte por que gostaria de ser ele.

 

Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA

Professora : Vaneide           ______/_____/2014

Aluno(a)_______________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo textos descritivos.

Professor, por serem alunos do primeiro ciclo, entendemos que ainda não dominam as regras da organização textual, nem os diferentes tipos de textos, portanto, aproveite o envolvimento na história do filme e explore o texto descritivo.

Solicite que acessem:  Sitio da TV Escola, disponível em:  <http://tvescola.org.br/jurubebas/ >. Acesso em:  06 de out. 2014.

 

personagens

Fonte das imagens: Sitio: “Chico na Ilha dos Jurubebas”. Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em:  06 de out. 2014.

 

Oriente para que leiam a descrição do personagem de sua escolha, observando como é feito um texto descritivo.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem link. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.

Antes de acessarem a descrição dos personagens, explique a eles como é este tipo de texto e faça uma brincadeira para melhorar o nível de compreensão.

 

Oriente os alunos que a brincadeira é:

                                                         

 adivinhe quem sou eu   Adivinhe quem sou eu:

 

Fonte da imagem: Sitio: “Salada corporativa”. Disponível em: <http://www.saladacorporativa.com.br/2011/02/desdobramentos-de-um-post-no-facebook/crianca-em-duvida/ >. Acesso em:  06 de out. 2014.

Coloque em uma caixinha  ou em uma cesta, a descrição de alguns alunos, com suas características  físicas, traços de personalidade  positivos   e descrição de  objetos da sala de aula.

Coloque as crianças em círculo assentadas no chão.

No centro do círculo coloque uma garrafa pet descartável e gire-a.

Quando ela parar estará apontando para um aluno, que deverá ir até a cesta e pegar uma descrição, ler e identificar quem ou  o que ela descreve (Se a criança ainda apresentar dificuldade na leitura, poderá contar com a ajuda de um colega para ler.).

Se acertar ganha o direito de girar a garrafa e continuar no jogo.

Se errar, o grupo define uma prenda ou uma tarefa para ele cumprir. ( Não será aceito tarefa que humilhe ou envergonhe o aluno.).

Depois da brincadeira deixe que falem sobre o que  é  mais importante na  descrição, lembre também   que podem descrever  fatos além de pessoas ou objetos e quanto mais detalhes melhor a compreensão.

 

Produzindo texto coletivo

vaquinha

Fonte da imagem: Sitio: "Espaço e pelúcia”. Disponível em: <http://www.espacopelucia.com.br/>. Acesso em:  06 de out. 2014.

 

Leve para a sala de aula um bichinho de pelúcia, bem cheiroso, dentro de uma sacolinha surpresa e estimule a imaginação dos alunos com os questionamentos:

  • O que será que tem aqui dentro?
  • Será que tem cheiro?
  • Como será sua textura?
  • Será que é de comer?
  • Para que será que serve?

Deixe que toquem a sacolinha e experimentem o objeto, falando de suas características.

Ao final da exploração faça bastante suspense e retire o bichinho da sacolinha  e explore com os alunos oralmente suas características.

Relacione o bichinho ao animal verdadeiro e peça que  falem sobre seu habitat, o que come, como se defende dos predadores, dentre outras. Ajude-os para descreverem corretamente o animal.

A partir das sugestões dos alunos, vá construindo na lousa a descrição do bichinho, lembrando-se de dar um nome a ele e falando  sobre onde mora, o que gosta de comer e as outras informações que falaram.

Pergunte-lhes durante a elaboração do texto:

  •    Com que letra devemos começar as frases?
  •    Posso escrever o nome do personagem  com letra minúscula?
  •    Devo começar a escrever o texto com parágrafo?
  •    Quando usamos o ponto final?

Após a conclusão do texto que foi elaborado por eles, solicite que registrem   no caderno, cuidando para que o texto não fique extenso, considerando as dificuldades para os registros, nesta faixa etária.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

video 2

Fonte da imagem: Sítio: ”TV Escola, a poção salvadora”. Disponível em: <http://beta.tvescola.org.br/tve/video?idItem=5381>.  Acesso em:  06 de out. 2014.

 

Trabalhando com o gênero receita culinária

 

1º momento: Explorando a "receita culinária"

 

 Aproveite a receita do suco de mangalarancia do vídeo para trabalhar o gênero receita culinária.

Comece questionando sobre quem se lembra do nome do suco de Anabela.

Depois, lembre que a receita foi cantada pelo coral, mas que é possível saber os ingredientes a partir do nome da receita.

Proponha a escrita da receita na lousa a partir da fala dos alunos.

Registre a receita sem respeitar a organização padrão deste gênero textual e questione se está correto.

 Busque a participação dos alunos para que concluam que está faltando dividir o texto em: Ingredientes e modo de fazer.

 

2º momento: Criando e saboreando

 

Proponha que criem um suco misturando diferentes frutas para descobrirem o sabor.  Utilize combinações que conhece ou faça testes antes de produzir em quantidade suficiente para os alunos.

Antes de iniciar a elaboração da receita dos alunos discuta com eles sobre as frutas da época, pois é uma ótima oportunidade para discutir o consumo consciente, a utilização completa das frutas sem desperdício e de baixo custo.

Para isto, pode solicitar como atividade de casa um dia antes.

 

Pesquisando em casa

  Proponha aos alunos que façam uma pesquisa.

para casa UCA

 Pergunte aos seus  pais, quais são as frutas da estação e que  estão mais baratas.

Anote os nomes para apresentar na sala de aula.

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

 

Trabalhando de forma interdisciplinar

 

foto autora 1

Fonte da Imagem:  Acervo  da própria autora.

 

Professor, aproveite a atividade para trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Para isso, discuta com os alunos a composição do suco que querem criar estabelecendo a variedade  máxima de 3 frutas e seguindo o critério de utilizarem as frutas da época, pesquisadas em casa por eles.

É importante, calcular o gasto total de frutas, considerando que, vamos fazer suco para toda turma.

Utilize o desenho para representar as frutas e calcular a quantidade ou façam o cálculo utilizando as operações necessárias.

Crie situações problema de acordo com as operações que estiver trabalhando, para isso observe o grau de dificuldades,  lembrando-se de partir dos dados apresentados na receita. Veja um exemplo:

1- Quanto gastaremos de cada fruta para fazer suco para toda turma se em 1 jarra dá para fazer suco para 5 copos?

 

foto autora 2

Fonte da imagem: Acervo da  própria autora.

 

Escreva a receita de acordo com a fala dos alunos, discuta a necessidade ou não de utilizarem o açúcar, o gelo e qual a proporção de água.

 

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

1º momento: Nomeando

 

A partir da construção da receita, proponha a eleição do nome do suco, que deve combinar  com ele.

Deixe que os alunos sugiram os nomes e promova a eleição.

Escreva na lousa os nomes sugeridos horizontalmente e faça colunas .

Dê para cada aluno  um rolinho de fita adesiva.

Oriente que vá até a lousa pegue uma fichinha colorida  e cole sua ficha abaixo do nome que escolheu, sendo que cada nome terá uma cor de identificação.

Será uma boa maneira de visualizarem o resultado e de participarem do processo de escolha.

Combine com os alunos que todos devem votar, em uma das opções de nome e que o total de votos deve ser igual ao total de alunos da sala (votantes).

 

 

nome

nome

nome

nome

nome

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total  

5

3

2

4

7

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Calcule a quantidade que irá precisar de cada fruta e divida  a turma em três grupos. Cada grupo trará um  tipo de  fruta .

Envie  um bilhete para casa,  solicitando a contribuição dos pais enviando as frutas, para fazerem o suco, sendo que no bilhete já deverá estar definido qual fruta.

No dia seguinte, organize os ingredientes, peça que os alunos lavem as frutas e siga as regras de higiene.

Combine com alguém da escola para te auxiliar na atividade.

Procure contar com a participação dos alunos na confecção do suco, exceto na utilização de facas, se possível combine  antecipadamente com uma funcionária da cantina da escola para descascar as frutas que precisarem e  para que disponibilize os equipamentos da cantina para baterem o suco. Outra opção seria solicitar aos pais que enviem a fruta descascada e picada, assim tornará o trabalho mais ágil.

Escolha uma equipe para participar da confecção da receita e outra para servir, assim terá a participação de todos em uma das etapas da atividade.

 

2º momento: Cantando a receita

 

Professor,  sabemos que cantar, além de ser uma atividade divertida é uma ótima estratégia de aprendizagem. Portanto, aproveite a ideia do coral da  Ilha dos Jurubebas e proponha colocar uma melodia  na receita construída pelos seus alunos.

Utilize uma música que os alunos conhecem e faça uma adaptação para  o ritmo dela, ou seja, uma paródia.

Cante com eles, tornando a atividade mais prazerosa.

 

6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Brincando com as palavras

 

Professor, nas atividades de sistematização você poderá escolher algumas, para passar na lousa e outras providencie cópias para os alunos, aproveite para trabalhar o uso correto do caderno e os objetivos propostos a partir do tema.

 

1)      Vamos atualizar nossa agenda e colocar nossos amigos da Ilha dos Jurubebas, em nossos contatos. Para isso, organize os nomes de acordo com a ordem alfabética.

 

      Manu

 

     Bido

 

    Anabela

 

    Ozo

 

    Broa

 

    Lucrão

 

   Ocride

 

   Chico

 

 

2)      A partir do vídeo  podemos afirmar que :

(    ) Mangalarancia é um suco que tem goiaba.

(    ) Ocride detesta  jiló.

(    ) Manu é o avô do Chico.

(    ) Chico é o apelido de um menino chamado Pacheco.

 

3)      Localize as informações no texto e responda:

a-Quais são os ingredientes da poção salvadora?

______________________________,_____________________________, ____________________________________

b- O que estes nomes têm em comum?  ________________________________________________________________

c-      Chico teve dificuldade na leitura de qual ingrediente da poção salvadora?__________________________________

 

4-      Circule as palavras abaixo que têm a mesma sílaba que Chico teve dificuldade em ler na palavra “caqui”:

 

água   -  sapoti - aqui   - parque – quibe – queijo - máquina 

melancia  -  pequi – quiabo -  manga   -  goiaba – pesquisa

 

Professor leve  os alunos a concluírem que Chico teve dificuldade em ler a sílaba “qui”, por que não pronunciamos o som da  vogal “u”.

 

5-      Descubra o que tem em comum  nas palavras da lista das frutas da poção salvadora e continue escrevendo mais três pares de palavras com o mesmo critério:

uva – ovo                   ___________________,__________________

banana – danada        ___________________,__________________

caqui – aqui                ___________________,__________________ 

 

6-      Observe as frases, passe um traço com lápis de cor entre as palavras e depois reescreva utilizando os espaços adequados entre as palavras:

              BroaéamigodoMonstroOzo.ElesperseguiramChicoeOcride.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

7-      Siga as dicas e descubra novas palavras:

Observe a palavra “poção”, acrescente o “R” no espaço em branco, você terá a palavra: PO__ÇÃO

Agora, utilizando a palavra que formou a reescreva retirando a cedilha. Você escreverá a palavra: POR___ÃO

Trocando a letra “C” da palavra anterior pela letra   “ T”,  teremos: POR__ÃO. 

 

8-      Observe as imagens das frutas e escreva o nome de cada uma.

 

frutas

___________________, ______________________, ______________

___________________, ______________________, ______________

___________________, ______________________, ______________

 

 

9-      Agora, observe as sílabas dos nomes de cada fruta e crie um nome utilizando a primeira sílaba de cada uma e leia.

 

frutas

        -------------------------------------------------------,   ---------------------------------------------------,   -----------------------------------------------------                                                                                                                                

Fonte das imagens: Sitio “Baú da Web”. Disponível em: <http://baudaweb.blogspot.com.br/2010/05/desenhos-de-frutas-para-colorir.html>.  Acesso em:  06 de out. 2014.

 

 

             menino com megafone                    Socializando: apresentando o que aprenderam

Fonte da imagem: Sítio: “CanStockPhoto”. Disponível em: <http://www.canstockphoto.com.br/caricatura-menino-gritando-shouting-14204458.html>.

Acesso em:  06 de out. 2014.

 

Professor, aproveite o trabalho realizado e proponha que os alunos apresentem para outras turmas ou para os pais o que aprenderam ao longo do trabalho realizado, para isso façam um planejamento coletivo e definam:

  1. O dia e horário do evento;
  2. O local e a data da realização;
  3. Como farão os convites. Aproveite e trabalhe com este gênero textual.
  4. O que apresentarão: as músicas, as receitas dos sucos e se farão a degustação.
  5. Defina grupos de trabalho sendo que cada grupo ficará responsável por uma tarefa.

Registre o evento, para isso utilize os laptops UCA no modo filmar ou uma máquina fotográfica ou tablet. Depois assista com os alunos  e façam uma boa avaliação do trabalho.

Recursos Complementares

. Sitio: “Portal do professor”. Aula sobre receitas culinárias que utiliza ingredientes alternativos: elaborando receitas inteligentes: aprendendo com a culinária alternativa. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19141>.   Acesso em:  06 de  out. 2014.

 

. Sitio: “Portal do professor”. Aula sobre receitas culinárias e sua utilização no dia a dia:Hora da receita: cozinhar é aprender! Disponível em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50582>.   Acesso em:  06 de  out. 2014.

 

. <Sitio: “Alfabetização, práticas de sucesso”. Sítio aborda algumas questões relevantes sobre alfabetização. Disponível em: <http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/>.   Acesso em:  06 de  out. 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo que demanda muita observação e atenção nos registros e interação dos alunos, com o objeto de estudo. É importante estar atento para perceber se os alunos: compreenderam o contexto da história, conseguiram interagir nas atividades orais e nas brincadeiras, pois são momentos preciosos que refletem as dúvidas, mas também mostram as relações e associações,  bem como  as  aprendizagens consolidadas. As atividades de sistematização, possibilitam um bom feedback da apropriação do sistema de escrita e dos direitos de aprendizagem, mas são apenas parte do conjunto. Durante todo processo registre a participação dos alunos, para que possa obter mais dados para análise do processo de ensino e de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.