20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de out. 2014.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula contempla as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvendo uma proposta de trabalho a partir do gênero receita culinária, relacionada ao programa da TV Escola - Série: – Chico na Ilha dos Jurubebas.
O episódio Chico na Ilha dos Jurubebas, aborda em seu contexto o gênero receita culinária (suco de mangalarancia), gênero este que faz parte do cotidiano familiar, sendo ótimo recurso para a aprendizagem. É necessário estar atento à estrutura do gênero e as formas de registro dos alunos, para que se apropriem desta estrutura e sejam capazes de reconhecê-lo como um importante gênero textual para sua vida.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Fonte imagem: Sitio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 08 de out. 2014.
Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, ou seja, para verificar o que já sabem sobre o assunto a ser abordado.
Questione-os:
Apresente aos alunos alguns gêneros textuais:
Questione-os:
Sistematizando
Registre na lousa as hipóteses dos alunos, quanto aos ingredientes da poção salvadora.
Aproveite para explorar:
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.
Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
O vídeo da TV Escola, apresenta o episódio 3 - do Chico no País dos Jurubebas – A poção salvadora.
Ozo arranca um de seus fedorentos pelos e o enxerta numa fruta de mangalarancia. Anabela que bebia com Chico e Ocride os saborosos sucos da Ilha, termina por se envenenar. Eles procuram o Bido, que com sua sabedoria milenar elabora uma lista para nossos amigos fazerem uma poção salvadora. Mas, Chico não consegue desvendar os complicados nomes de todas as frutas plantadas pelos Jurubebas: conde-uvarina, uva-avu, banana-danada, caqui-aqui. Ele pede ajuda ao Vô Manu. De volta a Ilha, para o desespero de Ozo e alegria dos Jurubebas, sábio Bido faz uma poção, que salva Anabela do envenenamento.
Fonte: Sitio: “TV Escola”. Disponível em: <http://beta.tvescola.org.br/tve/video?idItem=5381>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Professor dialogue com os alunos estabelecendo as regras para o momento da exibição do vídeo, pois para que possam trabalhar com o conteúdo do filme é necessário que fiquem atentos e possam recorrer ao vídeo durante a exploração.
Fonte: Sítio: Chico no País dos Jurubebas, episódio 3 – A Poção salvadora. Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Explorando o vídeo
Professor, dialogue com os alunos, sobre o filme:
Professor, dê uma folha de papel para cada aluno e oriente:
Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA Professora : Vaneide ______/_____/2014 Aluno(a)_______________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo textos descritivos.
Professor, por serem alunos do primeiro ciclo, entendemos que ainda não dominam as regras da organização textual, nem os diferentes tipos de textos, portanto, aproveite o envolvimento na história do filme e explore o texto descritivo.
Solicite que acessem: Sitio da TV Escola, disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/ >. Acesso em: 06 de out. 2014.
Fonte das imagens: Sitio: “Chico na Ilha dos Jurubebas”. Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Oriente para que leiam a descrição do personagem de sua escolha, observando como é feito um texto descritivo.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem link. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
Antes de acessarem a descrição dos personagens, explique a eles como é este tipo de texto e faça uma brincadeira para melhorar o nível de compreensão.
Oriente os alunos que a brincadeira é:
Adivinhe quem sou eu:
Fonte da imagem: Sitio: “Salada corporativa”. Disponível em: <http://www.saladacorporativa.com.br/2011/02/desdobramentos-de-um-post-no-facebook/crianca-em-duvida/ >. Acesso em: 06 de out. 2014.
Coloque em uma caixinha ou em uma cesta, a descrição de alguns alunos, com suas características físicas, traços de personalidade positivos e descrição de objetos da sala de aula.
Coloque as crianças em círculo assentadas no chão.
No centro do círculo coloque uma garrafa pet descartável e gire-a.
Quando ela parar estará apontando para um aluno, que deverá ir até a cesta e pegar uma descrição, ler e identificar quem ou o que ela descreve (Se a criança ainda apresentar dificuldade na leitura, poderá contar com a ajuda de um colega para ler.).
Se acertar ganha o direito de girar a garrafa e continuar no jogo.
Se errar, o grupo define uma prenda ou uma tarefa para ele cumprir. ( Não será aceito tarefa que humilhe ou envergonhe o aluno.).
Depois da brincadeira deixe que falem sobre o que é mais importante na descrição, lembre também que podem descrever fatos além de pessoas ou objetos e quanto mais detalhes melhor a compreensão.
Produzindo texto coletivo
Fonte da imagem: Sitio: "Espaço e pelúcia”. Disponível em: <http://www.espacopelucia.com.br/>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Leve para a sala de aula um bichinho de pelúcia, bem cheiroso, dentro de uma sacolinha surpresa e estimule a imaginação dos alunos com os questionamentos:
Deixe que toquem a sacolinha e experimentem o objeto, falando de suas características.
Ao final da exploração faça bastante suspense e retire o bichinho da sacolinha e explore com os alunos oralmente suas características.
Relacione o bichinho ao animal verdadeiro e peça que falem sobre seu habitat, o que come, como se defende dos predadores, dentre outras. Ajude-os para descreverem corretamente o animal.
A partir das sugestões dos alunos, vá construindo na lousa a descrição do bichinho, lembrando-se de dar um nome a ele e falando sobre onde mora, o que gosta de comer e as outras informações que falaram.
Pergunte-lhes durante a elaboração do texto:
Após a conclusão do texto que foi elaborado por eles, solicite que registrem no caderno, cuidando para que o texto não fique extenso, considerando as dificuldades para os registros, nesta faixa etária.
4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: ”TV Escola, a poção salvadora”. Disponível em: <http://beta.tvescola.org.br/tve/video?idItem=5381>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Trabalhando com o gênero receita culinária
1º momento: Explorando a "receita culinária"
Aproveite a receita do suco de mangalarancia do vídeo para trabalhar o gênero receita culinária.
Comece questionando sobre quem se lembra do nome do suco de Anabela.
Depois, lembre que a receita foi cantada pelo coral, mas que é possível saber os ingredientes a partir do nome da receita.
Proponha a escrita da receita na lousa a partir da fala dos alunos.
Registre a receita sem respeitar a organização padrão deste gênero textual e questione se está correto.
Busque a participação dos alunos para que concluam que está faltando dividir o texto em: Ingredientes e modo de fazer.
2º momento: Criando e saboreando
Proponha que criem um suco misturando diferentes frutas para descobrirem o sabor. Utilize combinações que conhece ou faça testes antes de produzir em quantidade suficiente para os alunos.
Antes de iniciar a elaboração da receita dos alunos discuta com eles sobre as frutas da época, pois é uma ótima oportunidade para discutir o consumo consciente, a utilização completa das frutas sem desperdício e de baixo custo.
Para isto, pode solicitar como atividade de casa um dia antes.
Pesquisando em casa
Proponha aos alunos que façam uma pesquisa.
Pergunte aos seus pais, quais são as frutas da estação e que estão mais baratas. Anote os nomes para apresentar na sala de aula. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ |
Trabalhando de forma interdisciplinar
Fonte da Imagem: Acervo da própria autora.
Professor, aproveite a atividade para trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Para isso, discuta com os alunos a composição do suco que querem criar estabelecendo a variedade máxima de 3 frutas e seguindo o critério de utilizarem as frutas da época, pesquisadas em casa por eles.
É importante, calcular o gasto total de frutas, considerando que, vamos fazer suco para toda turma.
Utilize o desenho para representar as frutas e calcular a quantidade ou façam o cálculo utilizando as operações necessárias.
Crie situações problema de acordo com as operações que estiver trabalhando, para isso observe o grau de dificuldades, lembrando-se de partir dos dados apresentados na receita. Veja um exemplo:
1- Quanto gastaremos de cada fruta para fazer suco para toda turma se em 1 jarra dá para fazer suco para 5 copos?
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Escreva a receita de acordo com a fala dos alunos, discuta a necessidade ou não de utilizarem o açúcar, o gelo e qual a proporção de água.
5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
1º momento: Nomeando
A partir da construção da receita, proponha a eleição do nome do suco, que deve combinar com ele.
Deixe que os alunos sugiram os nomes e promova a eleição.
Escreva na lousa os nomes sugeridos horizontalmente e faça colunas .
Dê para cada aluno um rolinho de fita adesiva.
Oriente que vá até a lousa pegue uma fichinha colorida e cole sua ficha abaixo do nome que escolheu, sendo que cada nome terá uma cor de identificação.
Será uma boa maneira de visualizarem o resultado e de participarem do processo de escolha.
Combine com os alunos que todos devem votar, em uma das opções de nome e que o total de votos deve ser igual ao total de alunos da sala (votantes).
|
nome |
nome |
nome |
nome |
nome |
|
|
|
|||
|
|
||||
|
|
|
|||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Total |
5 |
3 |
2 |
4 |
7 |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Calcule a quantidade que irá precisar de cada fruta e divida a turma em três grupos. Cada grupo trará um tipo de fruta .
Envie um bilhete para casa, solicitando a contribuição dos pais enviando as frutas, para fazerem o suco, sendo que no bilhete já deverá estar definido qual fruta.
No dia seguinte, organize os ingredientes, peça que os alunos lavem as frutas e siga as regras de higiene.
Combine com alguém da escola para te auxiliar na atividade.
Procure contar com a participação dos alunos na confecção do suco, exceto na utilização de facas, se possível combine antecipadamente com uma funcionária da cantina da escola para descascar as frutas que precisarem e para que disponibilize os equipamentos da cantina para baterem o suco. Outra opção seria solicitar aos pais que enviem a fruta descascada e picada, assim tornará o trabalho mais ágil.
Escolha uma equipe para participar da confecção da receita e outra para servir, assim terá a participação de todos em uma das etapas da atividade.
2º momento: Cantando a receita
Professor, sabemos que cantar, além de ser uma atividade divertida é uma ótima estratégia de aprendizagem. Portanto, aproveite a ideia do coral da Ilha dos Jurubebas e proponha colocar uma melodia na receita construída pelos seus alunos.
Utilize uma música que os alunos conhecem e faça uma adaptação para o ritmo dela, ou seja, uma paródia.
Cante com eles, tornando a atividade mais prazerosa.
6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Brincando com as palavras
Professor, nas atividades de sistematização você poderá escolher algumas, para passar na lousa e outras providencie cópias para os alunos, aproveite para trabalhar o uso correto do caderno e os objetivos propostos a partir do tema.
1) Vamos atualizar nossa agenda e colocar nossos amigos da Ilha dos Jurubebas, em nossos contatos. Para isso, organize os nomes de acordo com a ordem alfabética.
Manu |
|
Bido |
|
Anabela |
|
Ozo |
|
Broa |
|
Lucrão |
|
Ocride |
|
Chico |
|
2) A partir do vídeo podemos afirmar que :
( ) Mangalarancia é um suco que tem goiaba.
( ) Ocride detesta jiló.
( ) Manu é o avô do Chico.
( ) Chico é o apelido de um menino chamado Pacheco.
3) Localize as informações no texto e responda:
a-Quais são os ingredientes da poção salvadora?
______________________________,_____________________________, ____________________________________
b- O que estes nomes têm em comum? ________________________________________________________________
c- Chico teve dificuldade na leitura de qual ingrediente da poção salvadora?__________________________________
4- Circule as palavras abaixo que têm a mesma sílaba que Chico teve dificuldade em ler na palavra “caqui”:
água - sapoti - aqui - parque – quibe – queijo - máquina melancia - pequi – quiabo - manga - goiaba – pesquisa |
Professor leve os alunos a concluírem que Chico teve dificuldade em ler a sílaba “qui”, por que não pronunciamos o som da vogal “u”.
5- Descubra o que tem em comum nas palavras da lista das frutas da poção salvadora e continue escrevendo mais três pares de palavras com o mesmo critério:
uva – ovo ___________________,__________________
banana – danada ___________________,__________________
caqui – aqui ___________________,__________________
6- Observe as frases, passe um traço com lápis de cor entre as palavras e depois reescreva utilizando os espaços adequados entre as palavras:
BroaéamigodoMonstroOzo.ElesperseguiramChicoeOcride.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
7- Siga as dicas e descubra novas palavras:
Observe a palavra “poção”, acrescente o “R” no espaço em branco, você terá a palavra: PO__ÇÃO
Agora, utilizando a palavra que formou a reescreva retirando a cedilha. Você escreverá a palavra: POR___ÃO
Trocando a letra “C” da palavra anterior pela letra “ T”, teremos: POR__ÃO.
8- Observe as imagens das frutas e escreva o nome de cada uma.
___________________, ______________________, ______________
___________________, ______________________, ______________
___________________, ______________________, ______________
9- Agora, observe as sílabas dos nomes de cada fruta e crie um nome utilizando a primeira sílaba de cada uma e leia.
|
-------------------------------------------------------, ---------------------------------------------------, -----------------------------------------------------
Fonte das imagens: Sitio “Baú da Web”. Disponível em: <http://baudaweb.blogspot.com.br/2010/05/desenhos-de-frutas-para-colorir.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Socializando: apresentando o que aprenderam
Fonte da imagem: Sítio: “CanStockPhoto”. Disponível em: <http://www.canstockphoto.com.br/caricatura-menino-gritando-shouting-14204458.html>.
Acesso em: 06 de out. 2014.
Professor, aproveite o trabalho realizado e proponha que os alunos apresentem para outras turmas ou para os pais o que aprenderam ao longo do trabalho realizado, para isso façam um planejamento coletivo e definam:
Registre o evento, para isso utilize os laptops UCA no modo filmar ou uma máquina fotográfica ou tablet. Depois assista com os alunos e façam uma boa avaliação do trabalho.
. Sitio: “Portal do professor”. Aula sobre receitas culinárias que utiliza ingredientes alternativos: elaborando receitas inteligentes: aprendendo com a culinária alternativa. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19141>. Acesso em: 06 de out. 2014.
. Sitio: “Portal do professor”. Aula sobre receitas culinárias e sua utilização no dia a dia:Hora da receita: cozinhar é aprender! Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50582>. Acesso em: 06 de out. 2014.
. <Sitio: “Alfabetização, práticas de sucesso”. Sítio aborda algumas questões relevantes sobre alfabetização. Disponível em: <http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/>. Acesso em: 06 de out. 2014.
A avaliação é um processo que demanda muita observação e atenção nos registros e interação dos alunos, com o objeto de estudo. É importante estar atento para perceber se os alunos: compreenderam o contexto da história, conseguiram interagir nas atividades orais e nas brincadeiras, pois são momentos preciosos que refletem as dúvidas, mas também mostram as relações e associações, bem como as aprendizagens consolidadas. As atividades de sistematização, possibilitam um bom feedback da apropriação do sistema de escrita e dos direitos de aprendizagem, mas são apenas parte do conjunto. Durante todo processo registre a participação dos alunos, para que possa obter mais dados para análise do processo de ensino e de aprendizagem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!