Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você sabe fazer perguntas filosóficas?

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o auxílio da Filosofia na formulação de perguntas;
  • Aprender a refletir para formular perguntas e dar respostas;
  • Conhecer alguns tipos de perguntas;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Conhecer a história da Esfinge Grega;
  • Identificar as ideias do cientista Albert Einstein;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de out. 2014.

Há séculos que o ato de perguntar se tornou um hábito conhecido e necessário na evolução dos seres humanos. Mas será que sabemos formular bem nossas perguntas?

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Perguntas e respostas

Fonte: “Tudo celular.com”. Imagem disponível em: <http://www.tudocelular.com/lg/noticias/n37065/perguntas-leitores-4.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Professor, existe um canal de TV que diz que “o que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas”. De fato, mas é certo que as respostas também são caminhos para se obter conhecimentos.

 

As perguntas

Professor, explique a seus alunos que Pergunta é uma frase que deseja convidar um ouvinte ou leitor a dar uma explicação, uma informação, um esclarecimento ou a refletir sobre alguma coisa.

Na Filosofia a pergunta é o princípio das discussões importantes que motivam o ser humano a refletir sobre o mundo que está ao seu redor.

A pergunta pode ser geral, específica, coletiva ou individual. O interessante é que todas as perguntas possuem respostas, mesmo que a resposta seja: eu não sei.

Um símbolo que expressa uma pergunta é o ponto de interrogação (?).

Vejamos o vídeo abaixo que trata da questão das perguntas e das respostas.

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

 

Canal Futura - comercial

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EVmejcPkkjI>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Não importa de que maneira, seja pela religião ou pela simples curiosidade, as perguntas nos movem em direção às respostas, e mais do que isso, precisamos das perguntas certas para as respostas certas.

Professor, proponha a seus alunos, a brincadeira do é, não e porquê. Por meio dela, eles deverão refletir para formular as perguntas corretas e para responder sem infringir a lei da brincadeira.

 

 Brincadeira do é, não e porquê

Atividades - aluna

Você brincará da brincadeira chamada: “é, não e porquê”. Brinca-se em duplas, onde no período de 1 minuto, um faz perguntas para o outro e quem está respondendo está proibido de falar as palavras que dão nome a brincadeira, conforme o vídeo explicativo abaixo.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

Brincadeira do é, nao e porque

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TJKf1FTpR8M>. Acesso em: 06 de out.2014.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

As respostas

Professor, ao iniciar este momento, apresente a seus alunos a história da Esfinge Grega.

A esfinge era um monstro alado com corpo de mulher e leão que afligia a cidade de Tebas. Primeiramente apresentava aos homens o seguinte enigma: “Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?” como nenhum dos homens conseguiu decifrar tal enigma, a esfinge os devorava.

Esfinge Grega

Fonte: Sítio: Brasil Escola. Imagem e texto disponíveis em: <http://www.brasilescola.com/mitologia/esfinge.htm>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Isso ocorreu até que Édipo, filho de Laio enfrentou a esfinge e conseguiu decifrar seu enigma respondendo: “O homem, pois engatinha na infância, anda ereto na idade adulta e necessita de bengala na velhice.”

Com seu enigma decifrado, a esfinge sofreu uma grande frustração, jogou-se num precipício e pereceu.

 

Professor, se entendermos que a pergunta é um problema, a resposta é uma solução de um problema. Esses problemas podem ser simples ou complexos.

Exemplo: Se eu me atrasar para a aula, terei um prejuízo. Logo, preciso saber as horas para que eu possa me orientar. Logo, pergunto: “que horas são?”. A isso eu chamo problema e a solução desse problema é a resposta: “São 9 horas”.

Existem problemas muito difíceis de serem respondidas, por isso, as respostas podem às vezes não atender às expectativas das pessoas, mesmo que nos esforcemos para dá-las. Devemos nos esforçar também para dar boas e educadas respostas às pessoas.

É normal quando não sabemos dar uma resposta. Temos que manter a calma e refletir até que nos venha algo a responder e ainda assim, pode ser que não venha nada. O fato, é que não estamos diante da Esfinge grega que nos devorará se não soubermos as respostas das perguntas que nos forem feitas.

 

Atividades - aluna

1) A figura abaixo ilustra a frase de um dos maiores cientista do mundo. O que você entendeu da figura abaixo?

Einsten - exclamacao interrogacao

Fonte: Imagem disponível em: <http://seminariointegradomargarida.blogspot.com.br/2014/03/iniciando-nosso-seminario.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) O nome do cientista é Albert Einsten. Sua frase foi adotada pelo Canal Futura, o canal do conhecimento.

Complete a sua frase: “O que move ...______________________________________________________________________________________________”.

 

3) Marque com um (X) a alternativa que você acha que mais se relaciona com a imagem.

 

Interrogacoes

Fonte: Imagem disponível em: <http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/o-que-te-motiva/2012/04/02/qual-o-poder-da-pergunta/>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

a) (   ) As pessoas tem respostas para todas as perguntas;

b) (   ) Nós estamos cercados de perguntas por todos os lados;

c) (   ) Somente as crianças precisam fazer perguntas.

 

4) Leia com atenção o texto e responda as questões:

 

“PERGUNTA VAI, PERGUNTA VEM

PERGUNTA UM, PERGUNTA CEM

REPOSTA VAI, RESPOSTA VEM

RESPOSTA SÓ DÁ QUE TEM”

 

a) Em que situação pergunta vai e vem?

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Para que fazemos perguntas? _____________________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Em sua opinião qual é mais importante: as perguntas ou as respostas? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

d) Quem foi Albert Einstein?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

e) Escreva o que você entendeu dessa frase: “Quando penso que já sei todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

5) Escreva em seu caderno, 10 perguntas que dificilmente algum colega de sua sala saberá responder.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

As perguntas filosóficas

 

Professor, acabamos de estudar sobre as perguntas. Percebemos que existem vários tipos de perguntas: as informativas (que nos transmitem informações), as que questionam (para que? Por quê?), as que orientam (onde?), as que são feitas de curiosidade (o que está fazendo? Onde está indo?), as que nos fazem conhecer as coisas (o que é?) e várias outras.

Dentre tantos tipos existentes, existem também as perguntas filosóficas. Mas o que são perguntas filosóficas? São perguntas que são feitas para nos levar a uma reflexão.

Exemplos:

- Como surgiu o mundo?

- Quem sou eu?

- De onde vim? Para onde vou?

- O que é a vida?

- Existem vidas em outros planetas?

- Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

- Por que o céu é azul?

- É melhor mentir e se dar bem ou falar a verdade e se dar mal?

- As pessoas podem mudar?

- O que é ser livre?

 

Atividades - aluna

1) Faça 10 perguntas filosóficas em seu caderno. Você não precisa saber a resposta. Lembre-se que esse tipo de pergunta leva as pessoas a pensarem muito antes de respondê-las e as vezes nem conseguirão responder. Boa sorte!

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos Complementares

- Sítio: Explicação da brincadeira do “é, não e porque”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DRGdSofHf8Q>. Acesso em: 06 de out. 2014.

- Sítio: Exemplos de perguntas filosóficas. Disponível em: <http://filosofiacritica.wordpress.com/8-perguntas-filosoficas/>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Avaliação

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: reconheceram o auxílio da Filosofia na formulação de perguntas; aprenderam a refletir para formular perguntas e propor respostas; conheceram alguns tipos de perguntas; formularam hipóteses sobre o tema da aula; conheceram a história da Esfinge Grega; identificaram as ideias do cientista Albert Einstein; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.