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Um, Dois, Feijão com Arroz, Três, Quatro, Feijão no Prato... ou o triunfo do hambúrguer?

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Exemplificar hábitos alimentares saudáveis do brasileiro.

  • Explicar a importância nutricional da combinação arroz e feijão.

  • Identificar mudanças no perfil alimentar dos brasileiros nas últimas décadas.

  • Explicitar os motivos geradores de mudanças no perfil alimentar dos brasileiros.

  • Enumerar os problemas da adoção de alimentos fast food em substituição ao tradicional prato arroz, feijão, carne e salada.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de letra de música; estudo e produção de textos; pesquisas; coleta e tabulação de dados; elaboração de relatórios de pesquisa; publicação em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais.

Módulo 1- Perfil alimentar da turma

Atividade 1- Qual combinação?

Para iniciar o estudo deste tema, sugerimos que o professor salve em seu computador as duas imagens indicadas a seguir e projete para os alunos, utilizando o aparelho data show.

http://www.komiketo.net/imagem/komiketo06.png

Imagem disponível em: http://www.komiketo.net/imagem/komiketo06.png. Acesso em 09/10/2014.

 

http://mdemulher.abril.com.br/imagem/dieta/interna-slideshow/dieta-emagrecer-arroz-feijao-ana-maria.jpg

Imagem disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/dieta/interna-slideshow/dieta-emagrecer-arroz-feijao-ana-maria.jpg. Acesso em 09/10/2014.

 

Ao projetar as imagens, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos, fazendo indagações.

  1. Qual destas duas combinações vocês preferem?

  2. Qual delas vocês mais consomem? Quando?

 

O professor deverá ouvir dos alunos as suas preferências e combinações, sem julgamentos, apenas estimulando que falem sobre o assunto.

 

Atividade 2- Música "O preto que satisfaz (Feijão maravilha)"

Para fechar essa discussão e levantar questionamentos sobre os hábitos alimentares dos brasileiros, sugerimos que o professor trabalhe com a música "O preto que satisfaz (Feijão maravilha)" do compositor Gonzaguinha, gravado pelo grupo "As Frenéticas", no ano de 1978.

A letra e o áudio estão disponibilizados no endereço http://letras.mus.br/as-freneticas/feijao-maravilha/. Acesso em 10/10/2014.

Cada aluno deverá acessar o endereço diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizar o seu conteúdo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

Sugerimos que o professor abra o áudio de seu computador para toda a turma ouvir a música ao mesmo tempo. Provavelmente não conhecerão a letra, mas poderão aprendê-la rapidamente. O professor deverá estimular os alunos a cantarem junto com o grupo. 

O professor deverá providenciar uma cópia da letra da música para cada aluno e das questões propostas para discussão.

 Depois deste contato musical, os alunos deverão responder em seus cadernos às questões propostas para discussão.

Questões para discussão

  • Qual é a mensagem transmitida por esta letra?

  • Por que o feijão era/é considerado o fator de união da família?

  • Esta música retrata uma realidade do final da década de 1970, enaltecendo o consumo do feijão como alimento, consumido pela maioria da população. E hoje, o feijão está presente em todas as mesas do brasileiro? Explique.

 

Atividade 3- Discussão da letra da música

A discussão da letra da música deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

Atividade 4- Pesquisa em sala de aula

Após as manifestações espontâneas, o professor deverá aplicar o seguinte questionário, que deverá ser entregue digitado a cada aluno. O aluno não deverá se identificar.

Pesquisa- Hábitos alimentares da turma ______

Esta pesquisa tem como objetivo descobrir o perfil alimentar da turma _____ nas três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.

Questionário

Marque com um "X" a sua opção. Se optar por "outros", escreva a respeito na linha adiante.

Café da manhã

O que?

(    ) Café, leite e pão com manteiga/margarina.

(    ) Salgadinhos/sanduíches ou outro fast food.

(    ) Outros ________________________________________________________________________________________________________________

Onde?

(    ) Em casa.

(    ) Em padarias.

(    ) Em lanchonetes.

Almoço

O que?

(     ) Arroz, feijão, carne, salada.

(    ) Sanduíche ou outro fast food.

(    ) Outros ____________________________________________________________________________________________________________

Onde?

(    ) Em casa.

(    ) Em lanchonetes.

(    ) Em restaurantes.

Jantar

O que?

(     ) Arroz, feijão, carne, salada

(     ) Sanduíche ou outro fast food

(     ) Outros __________________________________________________________________________________________________

Onde?

(    ) Em casa.

(    ) Em lanchonetes.

(    ) Em restaurantes.

Atividade 5- Tabulação dos dados

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 6- Discussão do resultado da pesquisa

Após a tabulação dos dados e construção dos gráficos, os alunos deverão enviá-los ao professor que deverá reunir todos os gráficos propostos em um só gráfico que mostre o perfil alimentar da turma. Este gráfico deverá ser salvo no computador do professor e enviado aos alunos por e-mail. Em sala de aula, o professor deverá projetá-lo para os alunos com o aparelho data show.

Cabe ao professor suscitar novas questões, como: i) vocês consideram este perfil alimentar da turma satisfatório, em se tratando de uma alimentação saudável? ii) o perfil alimentar da turma reflete o seu perfil? iii) o seu perfil alimentar individual precisa ser revisto?

Para ajudar nesta reflexão, o professor deverá projetar e explorar as informações contidas na imagem a seguir, onde o Ministério da Saúde aponta alguns hábitos saudáveis do brasileiro, destacando o item 3: comer arroz e feijão.

E continuar indagando: por que comer arroz e feijão é considerado um hábito saudável?

O professor deverá ouvir as opiniões dos alunos e após este momento, convidá-los a estudar o tema por meio da leitura de alguns textos, conforme proposto no módulo 2.

 

http://s2.glbimg.com/aHW_0pM6xRnIH1CnMux9yWlLdwYoqOEKY32MpDzld8pIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/04/11/620x1480-habitos-saudaveis.jpg

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/aHW_0pM6xRnIH1CnMux9yWlLdwYoqOEKY32MpDzld8pIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/04/11/620x1480-habitos-saudaveis.jpg. Acesso em 09/10/2014.

 

Módulo 2- Fundamentação teórica 

Atividade 1- Leitura de textos e registros

Para fundamentação teórica sobre o tema, sugerimos que os alunos leiam os textos listados abaixo.

Texto 1- JUNQUEIRA, Eduardo; VARGAS, Samuel; GIGLIOTTI, Marcelo. O triunfo do hambúrguer. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI159934-15228,00-O+TRIUNFO+DO+HAMBURGUER.html. Acesso em 10/10/2014.

Texto 2- PAIVA, Ellen Simone. Receita da dieta saudável: arroz + feijão. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/1649-receita-da-dieta-saudavel-arroz-feijao. Acesso em 08/10/2014.

Texto 3- HIAE. Arroz e feijão: uma dupla nutritiva e saborosa. Disponível em: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/arroz-e-feijao-uma-dupla-nutritiva-e-saborosa.aspx. Acesso em 10/10/2014.

Texto 4- CONTE, Carla. Feijão e arroz fazem o peso despencar. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/feijao-arroz-ajudam-perder-peso-753516.shtml. Acesso em 10/10/2014.

Texto 5- VEJA. 'Dieta da vovó' pode ser chave para alimentação saudável. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mais-do-que-seguir-novas-dietas-imitar-o-cardapio-dos-antigos-pode-ser-chave-de-alimentacao-saudavel. Acesso em 10/10/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimi-los e disponibilizar uma cópia para cada aluno. O professor deverá entregar impressas, para cada aluno, as questões propostas para discussão.

Cada aluno deverá fazer registros daquilo que considerar mais importante e fazer uma síntese de cada texto. Além disso, deverão responder em seus cadernos as respostas às questões propostas para discussão.

Questões para discussão

  • Em termos nutricionais, por que o arroz e o feijão combinam?

  • Quais mudanças de hábitos alimentares têm acontecido nas últimas décadas? Que fatores têm contribuído para tal fato?

  • Por que comer arroz e feijão é um hábito saudável?

  • Quais são os nutrientes presentes no arroz? E no feijão?

  • Mito ou verdade? Arroz e feijão engordam. Explique.

  • Quais são as porções diárias de arroz e feijão recomendadas pelos nutricionistas?

  • O que a pesquisa do Ibope sobre os hábitos alimentares dos brasileiros revelou?

  • Por que o fast food  não é recomendado pelos nutricionistas?

Atividade 2- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

Atividade 3- Produção de texto

O professor deverá distribuir os alunos em grupos de 3 componentes para que produzam um texto dissertativo/argumentativo com o tema: arroz e feijão no prato ou o triunfo do hambúrguer?

 

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

  • Hábitos alimentares saudáveis do brasileiro.

  • Importância nutricional da combinação arroz e feijão.

  • Mudanças no perfil alimentar dos brasileiros nas últimas décadas.

  • Problemas da adoção de alimentos fast food em substituição ao tradicional prato arroz, feijão, carne e salada.

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 09/10/2014.

 

http://www.scrotos.com.br/wp-content/uploads/2014/05/mcdonalds-serve-pratos-com-arroz-e-feijao-para-seus-funcionarios-mas-tambem-os-vende-para-clientes-apesar-de-nao-divulgar-1400017544738_615x300.jpg

Imagem disponível em: http://www.scrotos.com.br/wp-content/uploads/2014/05/mcdonalds-serve-pratos-com-arroz-e-feijao-para-seus-funcionarios-mas-tambem-os-vende-para-clientes-apesar-de-nao-divulgar-1400017544738_615x300.jpg. Acesso em 10/10/2014.

 

Módulo 3- Pesquisa

Atividade 1- Coleta de dados

Propomos que os alunos façam uma pesquisa, aplicando o mesmo questionário que o professor utilizou como instrumento de coleta de dados em sala de aula no módulo 1. O professor deverá disponibilizar as cópias do questionário para cada aluno. 

Desta vez, o universo da pesquisa será composto por familiares, amigos, vizinhos, professores, colegas de outras classes etc. Cada aluno deverá coletar dados de 10 pessoas e levar os questionários respondidos para a sala de aula.

Problemas

1- Qual é a predominância nos hábitos alimentares: a dupla arroz e feijão ou os hambúrgueres e/ou outros fast food?

2- As pessoas conservam o hábito de preparar as refeições em casa ou fazem mais refeições em bares, restaurantes, lanchonetes etc.

Objetivo

Esta pesquisa tem como objetivo saber informações sobre a alimentação da população de _____________ nas três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.

Questionário

Marque com um "X" a sua opção. Se optar por "outros", escreva a respeito na linha adiante.

Café da manhã

O que?

(    ) Café, leite e pão com manteiga/margarina.

(    ) Salgadinhos/sanduíches ou outro fast food.

(    ) Outros ________________________________________________________________________________________________________________

Onde?

(    ) Em casa.

(    ) Em padarias.

(    ) Em lanchonetes.

Almoço

O que?

(     ) Arroz, feijão, carne, salada.

(    ) Sanduíche ou outro fast food.

(    ) Outros ____________________________________________________________________________________________________________

Onde?

(    ) Em casa.

(    ) Em lanchonetes.

(    ) Em restaurantes.

Jantar

O que?

(     ) Arroz, feijão, carne, salada

(     ) Sanduíche ou outro fast food

(     ) Outros __________________________________________________________________________________________________

Onde?

(    ) Em casa.

(    ) Em lanchonetes.

(    ) Em restaurantes.

Atividade 2- Tabulação dos dados

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos com cinco componentes. Este grupo deverá reunir os dados coletados individualmente e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 3 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os vídeos e os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as conclusões da pesquisa.

 

Os alunos deverão utilizar como referência para esta discussão, os dados da pesquisa constantes no texto JUNQUEIRA, Eduardo; VARGAS, Samuel; GIGLIOTTI, Marcelo. O triunfo do hambúrguer. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI159934-15228,00-O+TRIUNFO+DO+HAMBURGUER.html. Acesso em 10/10/2014.

Atividade 4- Elaboração do relatório de pesquisa.

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa e pelos resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Para produção da justificativa, os alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades anteriores e o texto produzido no módulo 2.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor/título do texto/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 10/10/2014.

 

Atividade 5- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões dos textos, os vídeos e os relatórios de pesquisa, deverá ser postada pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 09/10/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

  

http://veja.abril.com.br/assets/images/2013/11/187180/arroz-feijao-2-size-620.jpg?1384446470

Imagem disponível em: http://veja.abril.com.br/assets/images/2013/11/187180/arroz-feijao-2-size-620.jpg?1384446470. Acesso em 10/10/2014.

Recursos Complementares

JUNQUEIRA, Eduardo. O triunfo do hambúrguer REVISTA ÉPOCA/NACIONAL. Disponível em: http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4597e5fe. Acesso em 08/10/2014.

 

RODRIGUES, Alline Gouvea Martins; et al. Perfil da escolha alimentar de arroz e feijão na alimentação fora de casa em restaurante de bufê por peso. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232013000200005&script=sci_arttext. Acesso em 10/10/2014.

 

BARBOSA, Lívia. Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil no prato dos brasileiros. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832007000200005. Acesso em 10/10/2014.

Avaliação

 

  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os consolidados das discussões da música e dos textos; iii) os gráficos da tabulação dos dados; os questionários, as apresentações e os relatórios da pesquisa; iv) o texto produzido em grupo.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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