Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e utilizando nossa imaginação

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que a imaginação não tem limites;
  • Identificar o significado do termo imaginação;
  • Estimular a imaginação;
  • Materializar a imaginação por meio de desenhos;
  • Conhecer Bob, um personagem imaginativo;
  • Possibilitar a imaginação por meio da música Aquarela;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de out. 2014.

Não é segredo algum que é muito fértil, produtiva e criativa a mente das crianças. Elas conseguem imaginar e interpretar das formas mais inimagináveis possíveis, situações comuns e cotidianas. Isso é se suma importância para a Filosofia com crianças, pois, seu objetivo principal não é apenas ministrar conteúdo da História da Filosofia, mas proporcionar às crianças a oportunidade de filosofar e exercitar o talento da razão.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Imaginação

Professor, se faz necessário transmitir aos alunos que a imaginação é um importante componente criativo, que deve ser levado ao máximo de sua potencialidade criativa. De forma a exercitar a mente a ter uma espécie de ápice de ideias e soluções para os problemas que a vida nos impõe.

Para isso, é preciso haver uma espécie de desprendimento das razões lógicas e matemáticas, que permeiam a grande maioria da população. E buscar viver dias de conforto mental, e de equilíbrio e reencontro de si próprio, com suas próprias ideias, e o que elas podem fazer por você, como uma forma de transformação e de um processo criacionista como um todo.

Imaginacao - Crianca voando

Fonte: “URE Chapadinha”. Imagem disponível em: <http://urechapadinha.blogspot.com.br/2013/06/a-imaginacao-e-o-processo-de-criacao.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Professor, para motivar seus alunos a participarem desta aula refletindo e descobrindo o que significa imaginação, exiba as figuras abaixo e abra uma roda de conversa e proponha as seguintes perguntas.

  • O que pode imaginar uma criança?
  • Qual é o limite de sua imaginação?
  • O que é imaginação?

Imaginacao - crianca mente aberta

Fonte: Imagem disponível em: <http://theabduction.tumblr.com/post/2061774800/a-imaginacao-foi-feita-para-ser-sentida-a>. Acesso em: 19 de out. 2014. 

Algumas pessoas terão dificuldades de explicar o que é imaginação, mas certamente, não deixam de imaginar coisas o tempo todo.

Se analisarmos o próprio termo IMAGINAÇÃO, encontraremos dentro dele 2 palavras: imagem e ação. Dessa maneira, podemos concluir que imaginar é dar ação a uma imagem.

Por exemplo, quando uma criança de 6 anos vê uma mulher com a barriga muito grande, ela imagina que dentro de um tempo, nascerá um bebê. Mas ela ainda não sabe como se dá o processo de uma gravidez, como o bebê foi “colocado” lá e nem como ele vai sair de lá. Assim, ela começa a imaginar, ou seja, criar (ação) uma imagem de acordo como ela acha que é.

Imaginação - gravidez

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.humorbabaca.com/cartoons/diversos/a-imaginacao-das-criancas>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Ou ainda, quando ele passa por cima de um buraco, se não sabe o que tem embaixo, imediatamente começa a criar (ação) uma imagem do que ele considera que tem ou está acontecendo, conforme a figura abaixo. 

Imaginacao - faixa de pedestre

Fonte: Blog Coisas da Márcia. Imagem disponível em: <http://coisasdamarciakleinhans.blogspot.com.br/2012/10/imaginacao-infantil.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Cortando ao meio

Fonte: Blog Ian Nogueira. Imagem disponível em: <http://coisasdamarciakleinhans.blogspot.com.br/2012/10/imaginacao-infantil.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Professor, exiba o vídeo abaixo do personagem Bob, do desenho animado “O fantástico mundo de Bob”, um garoto que dá asas à sua imaginação. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

O fantastico mundo de Bob

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KFBMFE_eCWA>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Atividades - aluna

1)      Analisando o termo “imaginação”, encontramos duas palavras. Quais? ____________________ e __________________. O que podemos concluir desse termo? __________________________________________________________.

2)      O que pode imaginar uma criança? Sua imaginação tem limites? _____________________________________________________________________.

3)      Você conhecia o personagem Bob? Você o considera uma criança imaginativa? Justifique. ______________________________________________________________________________________________________________________________.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Faz de conta

O mundo do faz de conta

Fonte: Mega Buzz. Imagem disponível em: <http://www.megabuzz.com.br/o_mundo_do_faz_de_conta-2/>. Acesso em: 06 de out. 2014. 

Professor, a criança é naturalmente “imaginadora”. Sua mente é muito aberta à imaginação e podemos verificar isso quando as vemos brincar de faz de conta.

Ela brinca sozinha, fazendo de conta que tem alguém em sua companhia, faz de conta que é adulto, faz de conta que já trabalha: médico, professor, dona de casa, mãe, dentre outros afazeres.

Brincadeira faz de conta

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.botoezinhos.com/2012/10/open-end-toys.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.

  Atividades - aluna

1)      Você já brincou de faz de conta? Escreva de que brincou.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

2)      Como você imagina se salvar, se tivesse que ficar por três dias em uma selva e lá existissem muitos animais ferozes? Como iria se alimentar, onde iria dormir e como se protegeria dos perigos da selva?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

3)      Faça de conta que você é o professor de sua sala de aula. O que você ensinaria a seus colegas?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

4)      Faça de conta que você é o prefeito de sua cidade. Quais as leis que você criaria para ajudar as crianças?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

5)      Faça um desenho de como você imagina que seria o mundo sem a presença de adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, neste último momento desta aula, sugerimos trabalhar uma música muito antiga, talvez você até já tenha trabalhado antes com outras turmas. Ela é muito trabalhada na educação, contudo, totalmente adequada para este momento. Ela servirá de incentivo para despertar a imaginação de seus alunos. Se trata da música Aquarela, de Toquinho. Exiba o vídeo para que possa trabalhar algumas atividades.

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

Musica Aquarela - video

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-Gsdp2zSCjY>. Acesso em: 06 de out.2014.

 

Atividades - aluna

1) O que você achou mais interessante desse vídeo? ______________________________________________________________________________________________________________________________

2) O que o autor quer dizer quando fala: “que descolorirá”? _________________________________________________________________________________________________________________________

3) Você consegue ter a imaginação tão aberta quanto a do autor da música, ou seja, tendo um papel e um lápis em mãos, desenhar qualquer coisa, como um sol, castelo, um guarda-chuva com apenas dois riscos, uma gaivota voando a partir de um pouquinho de tinta no papel?  Faça um desenho demonstrando o quanto você é uma criança criativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Utilize a sua imaginação e, a partir dos símbolos abaixo, desenhe o que se pede.

a) Um rádio.

 

b) Um conjunto de prédios.

Imaginacao - conjunto de predios

c) Um castelo.

Triangulo invertido

 

5)      Professor, para descontrair e verificar o quão é aberta a imaginação deles, proponha a seus alunos o seguinte teste, exposto no link abaixo. Fonte: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cqcO7BrvhDg>. Livro na mão esquerda e balões amarrados no dedo direito. Acesso em: 06 de out. 2014.

Sistematizando socializando o que aprenderam

Professor, depois que fizerem o teste, solicite que façam um registro relatando o que aprenderam sobre imaginação e ilustrem com um desenho criativo. Faça uma exposição das produções dos alunos para que socializem o que aprenderam. Lembre-os de identificarem seus trabalhos com nome, titulo, turma e data de realização.

Recursos Complementares

Recursos complementares:

Sítio: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagina%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles reconheceram que a imaginação não tem limites; se aprenderam o significado do termo imaginação; se aprenderam a estimular a imaginação; se tiveram a possibilidade de materializar a imaginação por meio de desenhos; se conheceram Bob, um personagem imaginativo; se conheceram algumas possibilidades de imaginação por meio da música Aquarela; se formularam hipóteses sobre o tema da aula; se reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; se desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; se respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.