20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de out. 2014.
Não é segredo algum que é muito fértil, produtiva e criativa a mente das crianças. Elas conseguem imaginar e interpretar das formas mais inimagináveis possíveis, situações comuns e cotidianas. Isso é se suma importância para a Filosofia com crianças, pois, seu objetivo principal não é apenas ministrar conteúdo da História da Filosofia, mas proporcionar às crianças a oportunidade de filosofar e exercitar o talento da razão.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Imaginação
Professor, se faz necessário transmitir aos alunos que a imaginação é um importante componente criativo, que deve ser levado ao máximo de sua potencialidade criativa. De forma a exercitar a mente a ter uma espécie de ápice de ideias e soluções para os problemas que a vida nos impõe.
Para isso, é preciso haver uma espécie de desprendimento das razões lógicas e matemáticas, que permeiam a grande maioria da população. E buscar viver dias de conforto mental, e de equilíbrio e reencontro de si próprio, com suas próprias ideias, e o que elas podem fazer por você, como uma forma de transformação e de um processo criacionista como um todo.
Fonte: “URE Chapadinha”. Imagem disponível em: <http://urechapadinha.blogspot.com.br/2013/06/a-imaginacao-e-o-processo-de-criacao.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Professor, para motivar seus alunos a participarem desta aula refletindo e descobrindo o que significa imaginação, exiba as figuras abaixo e abra uma roda de conversa e proponha as seguintes perguntas.
Fonte: Imagem disponível em: <http://theabduction.tumblr.com/post/2061774800/a-imaginacao-foi-feita-para-ser-sentida-a>. Acesso em: 19 de out. 2014.
Algumas pessoas terão dificuldades de explicar o que é imaginação, mas certamente, não deixam de imaginar coisas o tempo todo.
Se analisarmos o próprio termo IMAGINAÇÃO, encontraremos dentro dele 2 palavras: imagem e ação. Dessa maneira, podemos concluir que imaginar é dar ação a uma imagem.
Por exemplo, quando uma criança de 6 anos vê uma mulher com a barriga muito grande, ela imagina que dentro de um tempo, nascerá um bebê. Mas ela ainda não sabe como se dá o processo de uma gravidez, como o bebê foi “colocado” lá e nem como ele vai sair de lá. Assim, ela começa a imaginar, ou seja, criar (ação) uma imagem de acordo como ela acha que é.
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.humorbabaca.com/cartoons/diversos/a-imaginacao-das-criancas>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Ou ainda, quando ele passa por cima de um buraco, se não sabe o que tem embaixo, imediatamente começa a criar (ação) uma imagem do que ele considera que tem ou está acontecendo, conforme a figura abaixo.
Fonte: Blog Coisas da Márcia. Imagem disponível em: <http://coisasdamarciakleinhans.blogspot.com.br/2012/10/imaginacao-infantil.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Fonte: Blog Ian Nogueira. Imagem disponível em: <http://coisasdamarciakleinhans.blogspot.com.br/2012/10/imaginacao-infantil.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Professor, exiba o vídeo abaixo do personagem Bob, do desenho animado “O fantástico mundo de Bob”, um garoto que dá asas à sua imaginação. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KFBMFE_eCWA>. Acesso em: 06 de out. 2014.
1) Analisando o termo “imaginação”, encontramos duas palavras. Quais? ____________________ e __________________. O que podemos concluir desse termo? __________________________________________________________.
2) O que pode imaginar uma criança? Sua imaginação tem limites? _____________________________________________________________________.
3) Você conhecia o personagem Bob? Você o considera uma criança imaginativa? Justifique. ______________________________________________________________________________________________________________________________.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Faz de conta
Fonte: Mega Buzz. Imagem disponível em: <http://www.megabuzz.com.br/o_mundo_do_faz_de_conta-2/>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Professor, a criança é naturalmente “imaginadora”. Sua mente é muito aberta à imaginação e podemos verificar isso quando as vemos brincar de faz de conta.
Ela brinca sozinha, fazendo de conta que tem alguém em sua companhia, faz de conta que é adulto, faz de conta que já trabalha: médico, professor, dona de casa, mãe, dentre outros afazeres.
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.botoezinhos.com/2012/10/open-end-toys.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.
1) Você já brincou de faz de conta? Escreva de que brincou.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
2) Como você imagina se salvar, se tivesse que ficar por três dias em uma selva e lá existissem muitos animais ferozes? Como iria se alimentar, onde iria dormir e como se protegeria dos perigos da selva?
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
3) Faça de conta que você é o professor de sua sala de aula. O que você ensinaria a seus colegas?
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
4) Faça de conta que você é o prefeito de sua cidade. Quais as leis que você criaria para ajudar as crianças?
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
5) Faça um desenho de como você imagina que seria o mundo sem a presença de adultos.
|
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Professor, neste último momento desta aula, sugerimos trabalhar uma música muito antiga, talvez você até já tenha trabalhado antes com outras turmas. Ela é muito trabalhada na educação, contudo, totalmente adequada para este momento. Ela servirá de incentivo para despertar a imaginação de seus alunos. Se trata da música Aquarela, de Toquinho. Exiba o vídeo para que possa trabalhar algumas atividades.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-Gsdp2zSCjY>. Acesso em: 06 de out.2014.
1) O que você achou mais interessante desse vídeo? ______________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que o autor quer dizer quando fala: “que descolorirá”? _________________________________________________________________________________________________________________________
3) Você consegue ter a imaginação tão aberta quanto a do autor da música, ou seja, tendo um papel e um lápis em mãos, desenhar qualquer coisa, como um sol, castelo, um guarda-chuva com apenas dois riscos, uma gaivota voando a partir de um pouquinho de tinta no papel? Faça um desenho demonstrando o quanto você é uma criança criativa.
|
4) Utilize a sua imaginação e, a partir dos símbolos abaixo, desenhe o que se pede.
a) Um rádio.
|
b) Um conjunto de prédios.
c) Um castelo.
5) Professor, para descontrair e verificar o quão é aberta a imaginação deles, proponha a seus alunos o seguinte teste, exposto no link abaixo. Fonte: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cqcO7BrvhDg>. Livro na mão esquerda e balões amarrados no dedo direito. Acesso em: 06 de out. 2014.
Sistematizando socializando o que aprenderam
Professor, depois que fizerem o teste, solicite que façam um registro relatando o que aprenderam sobre imaginação e ilustrem com um desenho criativo. Faça uma exposição das produções dos alunos para que socializem o que aprenderam. Lembre-os de identificarem seus trabalhos com nome, titulo, turma e data de realização.
Recursos complementares:
Sítio: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagina%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles reconheceram que a imaginação não tem limites; se aprenderam o significado do termo imaginação; se aprenderam a estimular a imaginação; se tiveram a possibilidade de materializar a imaginação por meio de desenhos; se conheceram Bob, um personagem imaginativo; se conheceram algumas possibilidades de imaginação por meio da música Aquarela; se formularam hipóteses sobre o tema da aula; se reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; se desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; se respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/11/2014
Quatro estrelasSão abordagens de amplas possibilidades para exploração.