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As letras L e U no final de sílaba

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Perceber que algumas palavras apesar de terem o mesmo som são escritas de maneiras diferentes com o L e o U;
  • Localizar informações no texto;
  • Pesquisar em jornais, revistas e dicionários palavras com L no final de sílaba e  seus significados;
  • Identificar a escrita de palavras com L e U;
  • Memorizar a ortografia correta de algumas  palavras escritas com L ou U;
  • Perceber a coincidência sonora do U e do L no final das sílabas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar, identificar e diferenciar letras em palavras. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de out. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 08 de out. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula convidando os alunos para assistirem ao vídeo da brincadeira "Passar anel", para isso, utilize um projetor multimídia ou leve-os ao Laboratório de Informática.

 

quintal da cultura

  • Fonte: Sítio: "Vídeo Youtube – Quintal da cultura - Passa anel 02/08/11". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nwhqniG7J5M>.  (Neste sítio você encontrará o vídeo que ensina a brincadeira passar anel acompanhada com uma cantiga). Acesso em: 08 de out. 2014.

Em seguida, leve-os ao pátio da escola para brincarem como fizeram os personagens do vídeo.

Depois da brincadeira, Questione:

  • Em sua opinião, por que a brincadeira recebeu esse nome?
  • Qual é o som que a letra l representa na palavra anel?
  • Você gostou de brincar?
  • Nessa brincadeira, o que se deve acertar?
  • O que acontece com quem não acerta? (Pode-se inventar com os alunos algumas “prendas” para quem não acertar com quem está o anel. Por exemplo: recitar um poema, procurar alguma coisa, equilibrar em um pé só dentre outras.).

 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
  • Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.). 

Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.

Professor, disponibilize uma cópia da cantiga “O anel de Manuel” de Bia Beldran para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e completarem com as letras U e L que estão faltando nas palavras.

O Ane____ de Manue____

Bia Bedran

Chora, Manue____, não chora

Ele chora porque não tem se____ ane____
O ane____ entro____ na roda
Andando de mão em mão
Ele vai, ele vem
Por aqui já passou
Ele vai onde está o meu amor

Fonte: Sítio: "Letras.mus.com - O Anel de Manuel". Disponível em: <  http:http://letras.mus.br/bia-bedran/303147/>. ( Neste sítio você encontrará a letra da música trabalhada e todas as letras das músicas de Bia Beldran.). Acesso em: 08 de out. 2014.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

HORA DO VÍDEO

Professor, organize os alunos para uma atividade no Laboratório de Informática ou os auxilie a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:

 

Orto e Grafia

  • Fonte: Sítio: "Vídeo Youtube - Ortografia - Uso do X, CH - Língua Portuguesa". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=q-5McFkqrLE>. (Neste sítio você encontrará sugestão de um vídeo para trabalhar a ortografia das letras U e L e a escrita das palavras com os alunos.). Acesso em: 08 de out. 2014.

Professor, depois que os alunos assistirem ao vídeo solicite a eles que realizem as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

01- Observe as duas listas de palavras que os personagens do vídeo apresentaram e descubra o “segredo” para que você possa continuá-las nas colunas abaixo:

 

QUADRO

 

02- Desembaralhe as letras e escreva as palavras que você encontrou: 

palavras embaralhadas

Pista: Todas as palavras são nomes de peças de roupa.

 

03- Substitua os símbolos por letras para formar palavras.

 

RO * PÃO                    AVENTA *                FRA * DA                 LENÇO *

 RO*PA           CA * ÇA                    CO * CHA                 CA * ÇÃO    

_____________________________,  _________________________, __________________________, ________________________

_____________________________, _________________________, __________________________, _________________________

 

  04- Descubra a palavra que não pertence ao grupo e justifique a sua escolha: 

 

PASTEL – ANEL – CARRETEL – CARROSSEL – CHAPÉU – CORONEL – MEL

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3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, disponibilize o poema “Girassol” de Vinícius de Morais. Realize com os alunos a leitura  e as atividades. 

 

             texto girassol

 

Fonte: Sítio: “A alegria de partilhar – 1° Ano”. Disponível em: <http://aalegriadepartilhar.blogspot.com.br/2012/03/1-ano_11.html>. (Neste sítio você encontrará várias atividades que podem ser aplicadas para alunos do 1° ano.). Acesso em: 08 de out. 2014.

 

Logo após, a leitura solicite aos alunos que realizem as atividades no caderno de Língua Portuguesa.

 

01 - Explique com suas palavras por que para o poeta, o girassol é um carrossel de abelhas?

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02 - Escolha 5 palavras do poema que terminam com a letra L. Procure seu significado no dicionário e identifique em qual verso as palavras aparecem.

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03 - Descubra as  rimas que aparecem no poema e escreva qual é o som que se repete mais vezes no final dos versos.

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04 - Descubra o segredo que lhe permitirá criar novas palavras. Observe o exemplo e continue:

Caça – calça

a)      Cama:____________________                   

b)      Cada:_____________________

c)      Caçada:___________________

d)     Ama:_____________________

e)      Tema:____________________

f)       Ato:_____________________

g)      Povo:____________________

 

05 - Que tal construir um dicionário ortográfico? Para isso, escolha o maior número de palavras que você estudou sobre palavras escritas com l ou U . Procure o significado no dicionário e copie-as em folhas de papel sulfite dobradas ao meio. Depois é só fazer uma capa e ilustrar.

Depois deixe o trabalho exposto no pátio da escola para apreciação das outras turmas.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

. Sítio: “Regra de quando usar u ou l no meio ou final da palavra”. Disponível em: <http://concursopmerj2010.forum-livre.com/t4027-regra-de-quando-usar-u-e-l-no-meio-ou-final-da-palavra>.  (Neste sítio você encontrará.). Acesso em: 09 de set. 2014.

. Sítio: Escola kids - “Dicas ortográficas: U ou l no final?”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/dicas-ortograficas-u-ou-l-no-final.htm>. (Neste sítio você encontrará regras ortográficas do uso das letras  U ou L no final de sílaba.). Acesso em: 05 de set. 2014.

. Sítio: “SOS Professor Atividades – ortografia L ou U”. Disponível em: <http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2011/07/ortografia.html>. (Neste sítio você encontrará atividades referentes a ortografia do L e U.). Acesso em: 09 de set. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; perceber que algumas palavras apesar de terem o mesmo som são escritas de maneiras diferentes com o L e o U; localizar informações no texto; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; pesquisar em jornais, revistas e dicionários palavras com L no final de sílaba e  seus significados; identificar a escrita de palavras com L e U; memorizar a ortografia correta de algumas  palavras escritas com L ou U; perceber a coincidência sonora do U e do L no final das sílabas; identificar a escrita de palavras com L e U; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
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