20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar, identificar e diferenciar letras em palavras. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de out. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 08 de out. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula convidando os alunos para assistirem ao vídeo da brincadeira "Passar anel", para isso, utilize um projetor multimídia ou leve-os ao Laboratório de Informática.
Em seguida, leve-os ao pátio da escola para brincarem como fizeram os personagens do vídeo.
Depois da brincadeira, Questione:
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).
Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.
Professor, disponibilize uma cópia da cantiga “O anel de Manuel” de Bia Beldran para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e completarem com as letras U e L que estão faltando nas palavras.
Chora, Manue____, não chora
Ele chora porque não tem se____ ane____
O ane____ entro____ na roda
Andando de mão em mão
Ele vai, ele vem
Por aqui já passou
Ele vai onde está o meu amor
Fonte: Sítio: "Letras.mus.com - O Anel de Manuel". Disponível em: < http:http://letras.mus.br/bia-bedran/303147/>. ( Neste sítio você encontrará a letra da música trabalhada e todas as letras das músicas de Bia Beldran.). Acesso em: 08 de out. 2014.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
HORA DO VÍDEO
Professor, organize os alunos para uma atividade no Laboratório de Informática ou os auxilie a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
Professor, depois que os alunos assistirem ao vídeo solicite a eles que realizem as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
01- Observe as duas listas de palavras que os personagens do vídeo apresentaram e descubra o “segredo” para que você possa continuá-las nas colunas abaixo:
02- Desembaralhe as letras e escreva as palavras que você encontrou:
Pista: Todas as palavras são nomes de peças de roupa.
03- Substitua os símbolos por letras para formar palavras.
RO * PÃO AVENTA * FRA * DA LENÇO * RO*PA CA * ÇA CO * CHA CA * ÇÃO |
_____________________________, _________________________, __________________________, ________________________
_____________________________, _________________________, __________________________, _________________________
04- Descubra a palavra que não pertence ao grupo e justifique a sua escolha:
PASTEL – ANEL – CARRETEL – CARROSSEL – CHAPÉU – CORONEL – MEL
____________________________________________________________________________________________________________
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, disponibilize o poema “Girassol” de Vinícius de Morais. Realize com os alunos a leitura e as atividades.
Fonte: Sítio: “A alegria de partilhar – 1° Ano”. Disponível em: <http://aalegriadepartilhar.blogspot.com.br/2012/03/1-ano_11.html>. (Neste sítio você encontrará várias atividades que podem ser aplicadas para alunos do 1° ano.). Acesso em: 08 de out. 2014.
Logo após, a leitura solicite aos alunos que realizem as atividades no caderno de Língua Portuguesa.
01 - Explique com suas palavras por que para o poeta, o girassol é um carrossel de abelhas?
___________________________________________________________________________________________________________________________
02 - Escolha 5 palavras do poema que terminam com a letra L. Procure seu significado no dicionário e identifique em qual verso as palavras aparecem.
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
03 - Descubra as rimas que aparecem no poema e escreva qual é o som que se repete mais vezes no final dos versos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
04 - Descubra o segredo que lhe permitirá criar novas palavras. Observe o exemplo e continue:
Caça – calça
a) Cama:____________________
b) Cada:_____________________
c) Caçada:___________________
d) Ama:_____________________
e) Tema:____________________
f) Ato:_____________________
g) Povo:____________________
05 - Que tal construir um dicionário ortográfico? Para isso, escolha o maior número de palavras que você estudou sobre palavras escritas com l ou U . Procure o significado no dicionário e copie-as em folhas de papel sulfite dobradas ao meio. Depois é só fazer uma capa e ilustrar.
Depois deixe o trabalho exposto no pátio da escola para apreciação das outras turmas.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Regra de quando usar u ou l no meio ou final da palavra”. Disponível em: <http://concursopmerj2010.forum-livre.com/t4027-regra-de-quando-usar-u-e-l-no-meio-ou-final-da-palavra>. (Neste sítio você encontrará.). Acesso em: 09 de set. 2014.
. Sítio: Escola kids - “Dicas ortográficas: U ou l no final?”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/dicas-ortograficas-u-ou-l-no-final.htm>. (Neste sítio você encontrará regras ortográficas do uso das letras U ou L no final de sílaba.). Acesso em: 05 de set. 2014.
. Sítio: “SOS Professor Atividades – ortografia L ou U”. Disponível em: <http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2011/07/ortografia.html>. (Neste sítio você encontrará atividades referentes a ortografia do L e U.). Acesso em: 09 de set. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; perceber que algumas palavras apesar de terem o mesmo som são escritas de maneiras diferentes com o L e o U; localizar informações no texto; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; pesquisar em jornais, revistas e dicionários palavras com L no final de sílaba e seus significados; identificar a escrita de palavras com L e U; memorizar a ortografia correta de algumas palavras escritas com L ou U; perceber a coincidência sonora do U e do L no final das sílabas; identificar a escrita de palavras com L e U; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/11/2015
Quatro estrelasExcelente as sugestões de atividades e vídeos...adoreiiii
30/01/2015
Cinco estrelasnossa maravilhosa essa aula!!!!
20/10/2014
Cinco estrelasExcelente esta aula! Adoreiiiii