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Trabalhando a leitura e a escrita com o gênero textual: bula de remédio

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Conhecer o gênero textual bula de remédio: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação;
  • Localizar informações no texto;
  • Utilizar o din
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos;
  • Fazer os registros nos cadernos.
  • Conscientizar do uso racional dos medicamentos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

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Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2014. 

Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de out. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

 

Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://saberedicas.blogspot.com.br/2009/11/contacao-de-historia.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Explique aos alunos que esta aula terá como objetivo trabalhar “Bulas de Remédios” onde irão aprender sobre a importância da interpretação das bulas que acompanham os remédios que usamos os significados das tarjas, que informam a categoria, segundo o Ministério da Saúde e dos riscos provenientes do uso de remédios sem receita médica ou com data de validade vencida.

Apresente algumas caixas e bulas de remédios,  para que os alunos se familiarizem com o assunto.

Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

 

Imagem 1. Fonte: Sítio: Como Identificar Genéricos. Disponível em: <http://www.emsgenericos.com.br/como-identificar-generico.asp>. Acesso em: 07 de Out. 2014.

Imagem 2. Fonte: Sítio: TV Pet On line. Arquivo da categoria. Uncategorized. Disponível em: <http://tinindos.wordpress.com/category/uncategorized/page/2/>. Acesso em: 07 de out. 2014.

Imagem 3. Fonte: Sítio: Bromatologia Saúde. Óleo de alho. Disponível em: <http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2010/12/oleo-de-alho-redutor-dos-niveis-de.html>. Acesso em: 07 de out. 2014.

 

 

Professor,  conceitue o que é medicamentos, para que os alunos possam familiarizar com o termo que será usado, como também as outras palavras desconhecidas.

 

Vamos lembrar o que são medicamentos?

 

Medicamentos são “produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos

ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de

diagnóstico” (Lei 5991 de 17/12/1973).

Fonte: Sítio: Anvisa. Caderno de atividades. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/propaganda/educacao_saude/caderno_atividades.pdf>. Acesso em: 08 de out. 2014.

 

Em seguida, comente com os alunos sobre a cor da tarja que aparece nas caixas de remédios e seu significado e que de acordo com as normas do Ministério da Saúde, os medicamentos são divididos em três categorias. Veja abaixo sugestão de texto informando sobre estas categorias.

Os medicamentos presentes no mercado brasileiro estão classificados de acordo com a cor da tarja que a embalagem traz. Esta classificação tem como objetivo esclarecer o consumidor em relação aos riscos que tal remédio oferece à saúde, visto que existem medicamentos altamente tóxicos que só podem ser consumidos seguindo prescrição médica. Quando isto não ocorre, os danos podem ser bem superiores aos males que se pretendia curar.

Existem quatro formas de classificar os medicamentos:a primeira é a ausência de tarja na embalagem – remédio de venda livre -, isto quer dizer que o remédio em questão raramente apresenta contraindicação, efeito colateral e tem baixa toxidade, podendo, portanto, ser consumido sem grandes riscos, sem a apresentação da receita médica. Cabe, aqui, ressaltar que a pessoa que vai consumir estes medicamentos deve ser responsável o suficiente para consumi-los corretamente e sem excessos.

A tarja amarela é utilizada para sinalizar que o medicamento é genérico, ou seja, possui as mesmas características (princípio ativo) de remédios mais caros (chamados remédios de referência), porém com preço inferior, a embalagem traz a letra G em formato grande e na cor preta. Outra característica desta embalagem é a inscrição Medicamento Genérico grafada de azul.

 

 

A tarja vermelha  é usada em remédios que somente podem ser comercializados com receita médica (impressa em papel branco), que depois da venda ser efetuada deverá permanecer na farmácia. Esta classe de medicamentos pode causar efeitos colaterais severos, pois são psicotrópicos e/ou remédios controlados.

A presença da tarja preta indica que se trata de remédios que oferecem alto risco para o paciente, pois ativam o sistema nervoso central  (SNC) ou provocam ação sedativa e, por este motivo, podem causar dependência física ou psíquica. As receitas utilizadas para a comercialização deste tipo de remédio são impressas na cor azul, são também retidas nas farmácias e retiradas periodicamente por órgãos públicos de saúde.

Fonte: Sítio: Info Escola. Tarjas dos remédios. Disponível em: <http://www.infoescola.com/fenomenos-opticos/tarjas-dos-remedios/>.  Acesso em: 08 de out. 2014.

 

Professor, após explicar para os alunos sobre as características das caixas de remédio, fale também sobre as características das bulas de remédio.  Explique que a bula é o nome que se dá ao conjunto de informações sobre um  medicamento que obrigatoriamente os laboratórios farmacêuticos devem acrescentar à embalagem de seus produtos vendidos no varejo. As informações podem ser direcionadas aos usuários dos medicamentos, aos   profissionais de saúde ou a ambos.

 

Explique para os alunos que as informações encontradas nas bulas de medicamentos são, geralmente, divididas e organizadas segundo os tópicos abaixo:

 

Nome do medicamento:

Apresentação: Formas ou formulações;

Composição:  Ingredientes e suas dosagens;

Informações ao paciente: Cuidados de armazenamento, prazo de validade;

Informações técnicas: Dados farmacológicos gerais sobre o medicamento;

Farmacocinética: O metabolismo do medicamento no organismo;

Indicações: Contra indicações - Indicam condições em que o medicamento não deverá ser utilizado;

Precauções: Cuidados a serem tomados durante o uso do medicamento;

Gravidez: Informações sobre o uso do medicamento durante a gestação e a lactação;

Interações: Dados sobre o uso concomitante com outras substâncias;

Reações adversas: Efeitos colaterais possíveis ou esperados do medicamento;

Posologia: Informações sobre a dosagem e os intervalos de administração;

Superdosagem: Informações sobre o uso excessivo ou em altas doses. Informações adicionais.

 

Professor, após explicar  sobre as características das bulas de remédio, distribua cópia de uma bula para que os alunos possam observar e fazer a interpretação da mesma.

 

Fonte: Sítio: Variedades textuais. Bula de remédio. Disponível em: <http://variedades-textuais0.blogspot.com.br/2013/06/normal-0-21-false-false-false_9596.html>.Acesso em: 09 de out. 2014.

 

Interpretação:

  • Por que é importante ler a bula de remédio?
  • Qual o nome do remédio?
  • Para que serve?
  • Como se deve conservar o remédio?
  • Quais são as contraindicações?
  • Em caso de dúvidas sobre o remédio a quem deve procurar?

 

Copie da bula os tópicos existentes nela:

 

FÓRMULA: ________________________________________________

 

INDICAÇÃO: ______________________________________________

 

EFEITOS COLATERAIS: ____________________________________

 

POSOLOGIA: ______________________________________________

 

Professor, após os alunos responderem a interpretação, faça a correção coletiva, caso eles apresentem alguma dificuldade na atividade, aproveite este momento para esclarecer as dúvidas que surgirem.

 

Estas atividades teve como finalidade levar os alunos a concluírem que a bula serve para descrever de que é composto, para que serve e como usar um determinado remédio.

Aproveite este momento para conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com  uso de medicamentos sem prescrição médica como também os cuidados que as crianças devem ter a mexer em um remédio sem a presença de um adulto.

Professor, peça para os alunos trazerem bulas de remédio para a próxima aula.

 

 

           

para casa

Hoje trabalhamos em sala de aula com as bulas de remédios, aprendemos sobre sua utilização, como também os cuidados que devemos ter com uso de medicamentos. Traga para a próxima aula bulas de remédios e caixas de remédios vazias, para desenvolvermos um trabalho sobre o tema que está sendo estudado.

 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, proponha que os alunos assistam a um vídeo sobre a leitura de bulas de remédios. Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

 

Fonte: Sítio: YouTube. Aprenda como ler uma bula de remédio. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8ZHtHJPha1A>. Acesso em: 09 de out. 2014.

 

Trabalhando em grupo

 

Professor, após os alunos assistirem ao vídeo, divida a sala em pequenos grupos  e solicite que  eles façam a  leitura das bulas de remédio que trouxeram de casa e anotem o que acharam mais importante e interessante.  Em seguida, peça para cada grupo escolher um representante  para fazer  a leitura do que foi anotado para os outros grupos.

 

Pesquisando no dicionário

 

Depois das leituras, distribua dicionários para os grupos e peça para  eles pesquisarem sobre as palavras que desconhecerem. Proponha que os grupos listem as palavras desconhecidas com seus significados e logo após exponha em mural para o conhecimento de todos.

 

Listando medicamentos

 

Professor, após os  grupos montarem os painéis com os significados das palavras destacadas nas bulas de remédios pesquisadas, proponha que listem o nome dos medicamentos que trouxeram de casa e ao lado de cada medicamento, a sua indicação.

 

Nome do medicamentos

Indicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida peça para os grupos apresentarem sua lista de medicamento. Exponha as listas no mural da sala para socialização da atividade.

Professor, para a próxima aula proponha que os alunos tragam uma receita de um medicamento caseiro, para que possamos trabalhar a produção e bulas de remédio.

 

 

para casa

Para a próxima aula traga uma receita de medicamento caseiro para que possamos trabalhar com as bulas de remédios.

 

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula pedindo para  os alunos apresentarem a receita de medicamento caseiro que trouxeram. Das receitas que eles trouxeram escolha 5 e divida em grupos para que possam criar uma bula para elas. Cada grupo ficará como uma receita e irá produzir a bula do medicamento. Peça para seguirem o roteiro para montarem a bula. Veja um exemplo de receita de medicamento caseiro.

 

Suco de guaco com cenoura para tosse

O suco de guaco com cenoura para tosse contém propriedades broncodilatadoras e expectorantes que ajudam a eliminar o excesso de catarro, permitindo respirar melhor. Além disso, ao adicionar hortelã/pimenta ao suco obtém-se uma ação anti-inflamatória que reduz os acessos de tosse, principalmente em casos de gripe, bronquite ou asma.

Ingredientes

  • 5 folhas de guaco

  • 1 cenoura

  • 2 ramos de hortelã/pimenta

Modo de preparo

Passar os ingredientes na centrífuga e misturar. Depois, coar e adoçar com 1 colher (de chá) de mel. Beber 20 ml do suco várias vezes ao dia.

Fonte: Sítio: Tua saúde. Remédio caseiro para tosse. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-tosse/>. Acesso em: 08 de out. 2014.

 

Para verificar se os alunos compreenderam o texto, levante as seguintes questões:

  • Quais os ingredientes utilizados na receita?
  • Para que serve o medicamento?
  • Qual a quantidade a ser tomada?
  •  Qual a dosagem?

 

Em seguida peça para que os grupos preencham a bula da receita que escolheram.

 

Fórmula

 

Indicações

 

Posologia

 

 

 

Professor, aproveite este momento para comentar sobre receitas médicas, como também, culinárias, caso ainda não tenha trabalhado com os alunos. Após os alunos criarem as bulas de remédio, peça que apresentem seus trabalhos e logo após exponha no mural para visualização de todos.

 

Criando medicamentos

 

Proponha que os grupos criem um medicamento para curar tristeza. Comente com os alunos que o profissional que cria estes medicamentos costumam ser químicos. Peça para inventarem um nome para o medicamento que cura tristeza. Logo após escreva uma fórmula do remédio e crie uma embalagem para o produto. Aproveite este momento e entregue para os alunos as caixas de medicamentos que trouxeram de casa, para observarem e utilizarem as mesmas como modelo para a criação da embalagem.

Em seguida, peça para  eles produzirem uma bula de remédio, informando como se deve usar o medicamento que o grupo criou.

Professor, para esta aula leve para a sala de aula materiais que serão utilizados na produção das embalagens dos medicamentos, como; papelão, cartolina, papeis coloridos, ou até mesmo reutilizar as embalagens que trouxeram de casa.

Em seguida peça para os grupos apresentarem seus trabalhos e logo após exponha as embalagens e as bulas criadas pelos alunos no mural da escola.

 

Fonte: Sítio: Cultura. Confecção de embalagens de remédio. Disponível em:  <http://juditek.blogspot.com.br/>. Acesso em: 08 de out. 2014.

 

Trabalhando com a Matemática na farmacinha da turma

 

Professor, com as embalagens que os alunos criaram ou com as que trouxeram de casa e que não foram utilizadas na atividade anterior, divida a turma em pequenos grupos e proponha que eles brinquem de farmacinha. Peça que eles coloquem preço nos produtos. Distribua moedinhas e notas de papel sem valor, eles são facilmente encontrados em lojas populares, ou proponha que os grupos confeccionem os dinheirinhos.

 

Fonte: Sítio: 2º Ano. Série Anos Iniciais.  Brincando e aprendendo. Disponível em: <http://2anoseriesiniciaisbs.blogspot.com.br/2013/06/projeto-pintando-o-7-brincando-e_6.html>. Acesso em: 09 de out. 2014.

 

Após os alunos colocarem preços nos produtos, monte uma tabela com o nome dos remédios e seus preços, para visualização de todos. Veja sugestão.

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

 

Professor, em seguida proponha como atividade que os alunos façam compras na farmacinha. Coloque um aluno para ser o farmacêutico e assim orientar sobre o uso do remédio, como também um vendedor dos medicamentos e um caixa para receber o dinheiro e se necessário dar o troco.

Em seguida, elabore problemas orais e escritos, utilizando como enredo a brincadeira de farmacinha e os medicamentos que os alunos criarem. Veja exemplos de problemas:

 

a)     Fui na farmácia e comprei uma caixa de GRIPOL no valor de  R$ 10, 49. Paguei com uma nota de R$ 20, 00. Quanto sobro de troco?

 

b)      Luís comprou um Preguicina e um Naturilio. Qual foi o valor de sua compra?

 

Professor, nesta atividade você pode pedir aos alunos que construam problemas para que os outros colegas resolvam, em seguida faça a correção coletiva.

 

 

Conscientizando os alunos sobre a auto medicação

 

Professor, para consolidar esta aula, é interessante convidar  um farmacêutico, médico ou enfermeiro, que possa orientar sobre o uso indevido de medicamentos, os cuidados que devem ter. Convide um destes profissionais para conversar com os alunos.

Proponha aos alunos que para esta conversa, elaborem perguntas sobre o que já foi estudado para ser perguntados no dia da visita . Veja uma sugestão de roteiro para elaborar as  perguntas.

 

1.      Como é feita uma receita de remédio?

2.      Qual a importância da existência da bula de remédio?

3.      Como se calcula a quantidade e a dose de remédio a ser tomada?

4.      O que pode acontecer se uma pessoa tomar um remédio vencido?

5.      Qual o perigo de se automedicar?

6.      Todos os remédios possuem bula?

7.      Por que encontramos nas bulas de remédio a seguinte frase: “Todo medicamento deve ser mantido longe do alcance das crianças”.

8.      Onde os remédios devem ficar guardados?

9.      O que devemos fazer se uma pessoa tomar um remédio errado e sentir mal?

 

Produzindo relatório coletivo

 

Professor, após a entrevista com o profissional da saúde que foi escolhido, proponha junto a turma a produção de um relatório, sobre o assunto que foi falado. Em seguida faça a leitura para os alunos do relatório.

Proponha, que para consolidar este trabalho, os alunos, em grupos, produzam cartazes de conscientização do uso irracional de medicamentos, se for o caso explique o que significa esta campanha. Distribua para cada grupo cartolinas ou outros tipos de papeis e pinceis para a construção de frases que chamem a atenção dos outros alunos da escola sobre o uso irracional e  sem prescrição médica dos medicamentos.

 

Fonte: Sítio: Jornal Montes Claros. Uso racional dos medicamentos. Disponível em: <http://jornalmontesclaros.com.br/2014/06/02/montes-claros-campanha-estimula-uso-racional-de-medicamentos-em-montes-claros.html>. Acesso em: 09 de out. 2014.

 

Exponha os cartazes no pátio da escola, como também na parte externa, para conscientizar também os moradores dos arredores da escola.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Sítio: Anvisa. Caderno de atividades. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/propaganda/educacao_saude/caderno_atividades.pdf>. Acesso em: 08 de out. 2014.

 

Sítio: Cris Aprendendo e ensinando.  Bula de remédio. Disponível em: <http://crisaprendendoensinando.blogspot.com.br/search/label/Bula%20de%20rem%C3%A9dio>. Acesso em: 08 de out. 2014.

Avaliação

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades  propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender as características dos gêneros em estudo, bem como as principais ideias; localizar informações no texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; reconhecer o gêneros textual Bula de remédio; lista; tabela; fazer os registros nos cadernos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Daniela, Escola Municipal Comendador Antonio Florencio Nogueira , Minas Gerais - dijo:
    danielamariadarocha@gmail.com

    11/04/2015

    Cinco estrelas

    Adorei! Dá para trabalhar em quase todas as disciplinas! Muito bem elaborado. Parabéns.


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