Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e aprendendo com a Mitologia Grega

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender que o termo Mito perdeu o seu sentido filosófico original;
  • Aprender o verdadeiro significado de Mito;
  • Conhecer histórias míticas;
  • Construir Mitos a partir do tema trabalhado;
  • Descobrir onde era a morada dos deuses: Monte Olimpo;
  • Conhecer a história de vários deuses, semideuses e heróis;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de out. 2014.

A mitologia grega tem uma extensa influência sobre a cultura, as artes e a literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem ocidental. Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presente têm sua inspiração derivada da mitologia grega e têm descoberto significados contemporâneos e relevâncias em seus temas.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

O Mito grego

Professor, antes de falar sobre a Mitologia, antes é necessário explicar aos alunos o que significa Mito. Conforme a imagem acima, o objetivo ao término desta aula, é que os alunos saibam o significado de Mito, os elementos mitológicos, exemplos de Mitos e serão capazes de construir Mitos.

Mito - imagem circular

Fonte: Imagem disponível em: <http://joneibauer.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Professor, organize seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que pensam sobre mitos, o que já ouviram falar sobre isso. Depois, explique-lhes que o conceito de Mito, perdeu o seu sentido original. Atualmente, referem-se ao termo Mito para designar uma crendice popular (aquilo que as pessoas acreditam), muitas vezes não fundamentada em algo concreto.  

 

Mito ou verdade - imagem

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.rac.com.br/_conteudo/2014/07/especial/estilo_rac/camila_dutra/188918-mito-ou-verdade-antibioticos-enfraquecem-os-dentes.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Vejamos alguns exemplos:

- O cabelo cresce mais rápido se o cortarmos na Lua Crescente?

- É bom passar Coca Cola na pele para se bronzear?

- Beber água gelada em jejum emagrece?

- Comer manga e beber leite na sequência faz mal?

- Chicletes ficam no estômago por até sete anos?

- Se engolirmos uma semente crescerá um pé de fruta no estômago?

- A criança aprende uma segunda língua mais rápido do que os adultos?

Ufa! Quantas perguntas que nos deixam em dúvida!

Professor, a seguir, exiba o vídeo abaixo que esclarece o “Mito” sobre a aprendizagem da segunda língua para as crianças. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

Mito ou verdade - video

  Fonte: Sítio: G1. Vídeo completo disponível em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/vida-e-saude/videos/t/edicoes/v/e-mito-ou-verdade-que-a-crianca-aprende-uma-segunda-lingua-mais-rapido-do-que-os-adultos/3382809/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

O verdadeiro sentido do Mito

Professor, explique aos alunos que os Mitos eram histórias contadas pelos gregos antigos. Nestas histórias, os gregos procuravam explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; das práticas de caça, pesca, medicina, dos fenômenos da natureza), entre outros. Assim como o Sol ilumina a Terra, o Mito iluminava a mente dos povos gregos.

 

Sol que ilumina a Terra

Fonte: Blog Korrerya. Imagem disponível em: <http://korrerya.spaceblog.com.br/783226/Sol-iluminando-a-Terra/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

O Mito também pretendia explicar sobre o amor, ódio, mentira e das relações dos seres humanos entre si, dos seres humanos com os animais e dos seres humanos com a natureza.

Nessas histórias, os principais personagens eram os deuses, os semideuses e heróis e todos eles interferiam na história e na vida dos seres humanos. Esse intervalo de tempo ficou conhecido como Período Mítico.

De maneira resumida, Mito significa explicar alguma coisa para alguém por meio de histórias que não podemos comprovar. O Mito era de origem divina, ou seja, ninguém discordava, pois, eram os próprios deuses que afirmavam.

Professor, ao término deste 1º momento, proponha uma atividade para que as explicações fiquem fixadas na mente dos alunos.

 

Atividades - aluna

1)      Complete as charadas e depois, preencha os tracejados com as palavras que descobriu.

 

Charadas:

 

a) Quando explicamos alguma coisa para alguém por meio de histórias que não podemos comprovar, chamamos a isso _________________________.

b) Atualmente, os Mitos passaram a designar as __________________ popular (aquilo que as pessoas acreditam)..

c) O intervalo de tempo onde as pessoas contavam histórias que os principais personagens eram os deuses, os semideuses e heróis e todos eles interferiam na história e na vida dos seres humanos, ficou conhecido como período________________________.

d) Assim como o _______________ ilumina a Terra, o Mito iluminava a mente dos povos gregos.

 

Tracejados:

a)                                        M ___ ___ ___

b) ___ ___ ___ ___ ___ I ___ ___ ___

c)                         ___ ___ T ___ ___ ___

d)                                ___ O ___

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A Mitologia Grega e seus deuses

Professor, inicie este momento questionando seus alunos, eles aprenderam o que é mito, será que saberiam dizer o que é  Mitologia grega? Depois que eles falarem suas hipóteses, você poderá falar em Mitologia. Resumidamente, podemos falar que Mitologia Grega é o estudo, análise e explicação dos mitos e ensinamentos que pertencem à Grécia Antiga, sobre seus deuses, semideuses e heróis, a natureza do mundo, as origens e o significado de seu próprio culto e práticas rituais.

Era parte da religião na Grécia antiga. Estudiosos modernos ainda nos dias de hoje estudam os mitos na tentativa de entender a sociedade grega antiga: como se comportavam as instituições políticas e religiosas da Grécia Antiga e sua civilização, a fim de aprender com eles.

Com o surgimento do cristianismo, os mitos foram perdendo suas forças, deixando de ser a base das explicações e serviam apenas como literatura.

 

Deuses, semideuses e heróis.

E importante saber

Fonte: Sítio: GP Turismo. Imagem disponível em: <http://www.gpturismo.com.br/importante_saber_2.asp>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

O período mítico é anterior ao cristianismo, ou seja, na época em que se falava dos inúmeros deuses gregos, ainda não existiam os cristãos, que defendem a existência de um único e verdadeiro Deus como conhecemos hoje.

Os gregos seguiam a religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Hoje, a maior parte das pessoas acredita em um só Deus, o criador de todas as coisas.

Professor, este é o momento adequado para conceituar e apresentar alguns deuses gregos.

Deuses: seres poderosos que derrotaram os Titãs. Eram imortais (não morrem) e possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos: maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características.

 

Vejamos agora, alguns dos principais deuses:

Nome grego

Nome latino

Características

Zeus

Júpiter

Considerado o rei de todos os deuses. Era o senhor do céu, o deus das nuvens e das chuvas, e tinha no raio a sua maior arma. No entanto, não era onipotente. Era possível opor-se a ele ou mesmo enganá-lo.

Poseidon

Netuno

Irmão de Zeus, era o senhor dos mares e ocupava o segundo lugar na hierarquia do Olimpo.

Hera

Juno

Irmã e mulher de Zeus. Era a protetora dos casamentos. Muito ciumenta, vingava-se sempre dos constantes relacionamentos adúlteros do marido.

Hades

Plutão

Dominava o mundo subterrâneo, onde habitavam os mortos: o Tártaro, onde eram punidos os vilões, o Elíseo, onde eram recompensados os heróis.

Palas Atena

Minerva

Gerada da cabeça de Zeus, era sua filha favorita e a deusa da sabedoria.

Apolo

Febo

Filho de Zeus e Leto, era identificado com o Sol e considerado o deus da música e da cura - artes que ensinou aos homens

Ártemis

Diana

Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça e da castidade.

Afrodite

Vênus

Deusa do amor e da beleza, que a todos seduzia, fossem deuses ou simples mortais.

Hermes

Mercúrio

Filho de Zeus e mensageiro dos deuses, dos quais era o mais esperto ou astuto. Por isso, protegia comerciantes e ladrões.

Ares

Marte

Filho de Zeus e Hera, é o deus da Guerra, considerado, por Homero, "a maldição dos mortais".

Hefesto

Vulcano

Deus do fogo, ferreiro e artesão, que fabricava os utensílios e as armas de deuses e heróis.

Héstia

Vesta

Era o símbolo do lar e foi mais cultuada pelos romanos que pelos gregos.
 

Crono      

                    

 Deus do tempo..                                                                                                                                                                                                                                               

Dionísio

 

 Deus das festas e do vinho.

Deméter

 

Deus da colheita e da agricultura.

Eros

 

 Deusa do amor e da paixão.

 

Atividades - aluna

1) Colora alguns dos deuses gregos.

 

Zeus

ZEUS

Hades e Cerbero

HADES E CÉRBERO

 

Hermes

HERMES

Atena

ATENA

Hera

HERA

Poseidon

POSEIDON

 

 

Voce sabia

Fonte: Blog do Paulo Sérgio de Carvalho. Imagem disponível em: <http://blogdopaulosergiodecarvalho.blogspot.com.br/2013/05/voce-sabia.html>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Monte Olimpo: Segundo os povos gregos antigos, os 12 principais deuses do olimpo habitavam o topo da mais alta montanha da Grécia, chamada de Monte Olimpo.  

Os Jogos Olímpicos aconteciam numa cidade da Grécia chamada Olímpia, que deu origem ao nome do evento, Olimpíadas.

Esse evento tinha caráter religioso, pois os gregos acreditavam que nessa cidade no monte sagrado, o Monte Olimpo, encontrava-se a morada dos deuses. Os jogos serviam como festa em homenagem aos deuses do Olimpo, destacando-se Zeus, o mais poderoso dentre eles.

 

Monte Olimpo

Fonte: Imagens disponíveis em: <http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/06/monte-olimpo.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Estes 12 principais deuses eram: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.

Os doze deuses romanos correspondentes eram Júpiter, Juno, Netuno, Minerva, Marte, Ceres, Febo, Diana, Vulcano, Vénus, Mercúrio e Baco. 

Hades (no panteão romano, Plutão) não era geralmente incluído nesta lista. Não tinha assento no panteão porque passava a maior parte do seu tempo nos Infernos. 

 

Atividades - aluna

2)      No 1º quadro abaixo, desenhe o Monte Olimpo – A morada dos deuses gregos; no 2º quadro, desenhe sua casa – a morada do/a filósofo/a ________________________.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Os semideuses e heróis

Professor, muitas pessoas confundem quem são esses dois tipos de personagens. Momento oportuno para esclarecer essas dúvidas.

Semideuses: eram os filhos de deuses com parceiros mortais, ou seja, seres humanos. Eles normalmente se destacavam por possuírem poderes especiais superiores aos seres humanos como força, inteligência e velocidade. 

Heróis: eram seres mortais – quase sempre semideuses. Por possuírem poderes especiais superiores aos dos humanos,cumpriam feitos de grande bravura. Eles eram capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais). 

Vejamos alguns dos principais heróis da mitologia grega e seus grandes feitos:

  • Aquiles: participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Paris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tróia. 
  • Herácles (Hércules) - a força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.
  • Teseu: venceu o Minotauro no labirinto de Creta.
  • Agamenon: guerreiro valente e forte. Foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia.
  • Perseu: foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa. 
  • Ajax: herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia.
  • Édipo: único a conseguir, com sua inteligência superior, decifrar o enigma da Esfinge. Tonou-se rei da cidade de Tebas.
  • Cadmo: venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas. 
  • Atlanta: heroína grega que participou da caçada ao javali de Caridon.

 

Atividades - aluna

1) Colora alguns dos heróis gregos e coloque os nomes deles.

 

a)  Hercules_________________________;

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.imagesdisney.com/hercules.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

b)  Teseu e o Minotauro___________________________.

Fonte: Blog Colorir e pintar. Imagem disponível em: <http://colorir-e-pintar.blogspot.com.br/2011/08/minotauro.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

c)  Perseu e a Medusa________________________________.

Fonte: Hello Kids.com. Imagem disponível em: <http://br.hellokids.com/c_27081/desenhos-para-colorir/paginas-para-colorir-paises/paginas-para-colorir-grecia/paginas-para-colorir-da-grecia-antiga/desenho-para-colorir-mitologia-grega/desenho-do-mito-de-perseu-e-medusa-para-colorir>.  Acesso em: 10 de out. 2014.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos

 

Conhecendo a Missão Mitologia – Revista Recreio

Professor, finalize esta aula, exibindo alguns desenhos animados que retratam histórias mitológicas.

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

 

Missao mitologia - A origem de Zeus

Fonte:  Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=abLT_jovL7E>. Acesso em: 10 de  out. 2014.

 

Missao mitologia - Hades

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5OgRnUIi2qM>.  Acesso em: 10 de  out. 2014.

 

Missao mitologia - Medusa

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6EG5fEECKYY>. Acesso em: 10 de  out. 2014.

 

Missao mitologia - Os ciclopes

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=GBdR-HKtc8Q>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Missao mitologia - Minotauro

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=20bVidCkrdw>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Atividades - aluna

1) Professor, após a exibição, solicite que seus alunos escolham um dos personagens que mais gostaram e faça um desenho dele.

 

Produzindo texto: criando um Mito

 

Professor, entregue uma folha para seus alunos e solicite que identifiquem com: nome, professor,  turma e data de realização do trabalho.  Proponha que  eles inventem um Mito, ou seja, uma história que explica alguma coisa para alguém. Lembre-se que esta história pode conter elementos de sua imaginação e não precisa ser comprovada. Utilize um dos elementos da natureza como sendo um dos personagens da história. 

Depois de realizada esta atividade, peça que troquem entre os colegas e cada um deverá ler e comentar o que achou do mito que o colega criou, em seguida, faça a divulgação no mural da sala ou no corredor da escola, se achar interessante, faça uma revisão textual para verificar problemas de tessitura textual: coesão e coerência e problemas ortográficos, mas se possível, faça isso com os alunos. Sabemos que durante a aula não é fácil fazer esta revisão com todos os alunos, por isso, você poderá trabalhar com 5 textos por dia, até conseguir rever todos com os alunos, para depois expor no mural.

Recursos Complementares

Para a consulta do professor:

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aprenderam que o termo Mito perdeu o seu sentido filosófico original; aprenderam o verdadeiro significado de Mito; conheceram algumas histórias míticas; conseguiram construir Mitos; descobriram onde era a morada dos deuses: Monte Olimpo; conheceram a história de vários deuses, semideuses e heróis; formularam hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;  desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.