20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de out. 2014.
A mitologia grega tem uma extensa influência sobre a cultura, as artes e a literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem ocidental. Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presente têm sua inspiração derivada da mitologia grega e têm descoberto significados contemporâneos e relevâncias em seus temas.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
O Mito grego
Professor, antes de falar sobre a Mitologia, antes é necessário explicar aos alunos o que significa Mito. Conforme a imagem acima, o objetivo ao término desta aula, é que os alunos saibam o significado de Mito, os elementos mitológicos, exemplos de Mitos e serão capazes de construir Mitos.
Fonte: Imagem disponível em: <http://joneibauer.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Professor, organize seus alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que pensam sobre mitos, o que já ouviram falar sobre isso. Depois, explique-lhes que o conceito de Mito, perdeu o seu sentido original. Atualmente, referem-se ao termo Mito para designar uma crendice popular (aquilo que as pessoas acreditam), muitas vezes não fundamentada em algo concreto.
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.rac.com.br/_conteudo/2014/07/especial/estilo_rac/camila_dutra/188918-mito-ou-verdade-antibioticos-enfraquecem-os-dentes.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Vejamos alguns exemplos:
- O cabelo cresce mais rápido se o cortarmos na Lua Crescente?
- É bom passar Coca Cola na pele para se bronzear?
- Beber água gelada em jejum emagrece?
- Comer manga e beber leite na sequência faz mal?
- Chicletes ficam no estômago por até sete anos?
- Se engolirmos uma semente crescerá um pé de fruta no estômago?
- A criança aprende uma segunda língua mais rápido do que os adultos?
Ufa! Quantas perguntas que nos deixam em dúvida!
Professor, a seguir, exiba o vídeo abaixo que esclarece o “Mito” sobre a aprendizagem da segunda língua para as crianças. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: G1. Vídeo completo disponível em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/vida-e-saude/videos/t/edicoes/v/e-mito-ou-verdade-que-a-crianca-aprende-uma-segunda-lingua-mais-rapido-do-que-os-adultos/3382809/>. Acesso em: 10 de out. 2014.
O verdadeiro sentido do Mito
Professor, explique aos alunos que os Mitos eram histórias contadas pelos gregos antigos. Nestas histórias, os gregos procuravam explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; das práticas de caça, pesca, medicina, dos fenômenos da natureza), entre outros. Assim como o Sol ilumina a Terra, o Mito iluminava a mente dos povos gregos.
Fonte: Blog Korrerya. Imagem disponível em: <http://korrerya.spaceblog.com.br/783226/Sol-iluminando-a-Terra/>. Acesso em: 10 de out. 2014.
O Mito também pretendia explicar sobre o amor, ódio, mentira e das relações dos seres humanos entre si, dos seres humanos com os animais e dos seres humanos com a natureza.
Nessas histórias, os principais personagens eram os deuses, os semideuses e heróis e todos eles interferiam na história e na vida dos seres humanos. Esse intervalo de tempo ficou conhecido como Período Mítico.
De maneira resumida, Mito significa explicar alguma coisa para alguém por meio de histórias que não podemos comprovar. O Mito era de origem divina, ou seja, ninguém discordava, pois, eram os próprios deuses que afirmavam.
Professor, ao término deste 1º momento, proponha uma atividade para que as explicações fiquem fixadas na mente dos alunos.
1) Complete as charadas e depois, preencha os tracejados com as palavras que descobriu.
Charadas:
a) Quando explicamos alguma coisa para alguém por meio de histórias que não podemos comprovar, chamamos a isso _________________________.
b) Atualmente, os Mitos passaram a designar as __________________ popular (aquilo que as pessoas acreditam)..
c) O intervalo de tempo onde as pessoas contavam histórias que os principais personagens eram os deuses, os semideuses e heróis e todos eles interferiam na história e na vida dos seres humanos, ficou conhecido como período________________________.
d) Assim como o _______________ ilumina a Terra, o Mito iluminava a mente dos povos gregos.
Tracejados:
a) M ___ ___ ___
b) ___ ___ ___ ___ ___ I ___ ___ ___
c) ___ ___ T ___ ___ ___
d) ___ O ___
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
A Mitologia Grega e seus deuses
Professor, inicie este momento questionando seus alunos, eles aprenderam o que é mito, será que saberiam dizer o que é Mitologia grega? Depois que eles falarem suas hipóteses, você poderá falar em Mitologia. Resumidamente, podemos falar que Mitologia Grega é o estudo, análise e explicação dos mitos e ensinamentos que pertencem à Grécia Antiga, sobre seus deuses, semideuses e heróis, a natureza do mundo, as origens e o significado de seu próprio culto e práticas rituais.
Era parte da religião na Grécia antiga. Estudiosos modernos ainda nos dias de hoje estudam os mitos na tentativa de entender a sociedade grega antiga: como se comportavam as instituições políticas e religiosas da Grécia Antiga e sua civilização, a fim de aprender com eles.
Com o surgimento do cristianismo, os mitos foram perdendo suas forças, deixando de ser a base das explicações e serviam apenas como literatura.
Deuses, semideuses e heróis.
Fonte: Sítio: GP Turismo. Imagem disponível em: <http://www.gpturismo.com.br/importante_saber_2.asp>. Acesso em: 10 de out. 2014.
O período mítico é anterior ao cristianismo, ou seja, na época em que se falava dos inúmeros deuses gregos, ainda não existiam os cristãos, que defendem a existência de um único e verdadeiro Deus como conhecemos hoje.
Os gregos seguiam a religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Hoje, a maior parte das pessoas acredita em um só Deus, o criador de todas as coisas.
Professor, este é o momento adequado para conceituar e apresentar alguns deuses gregos.
Deuses: seres poderosos que derrotaram os Titãs. Eram imortais (não morrem) e possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos: maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características.
Vejamos agora, alguns dos principais deuses:
Nome grego |
Nome latino |
Características |
Zeus |
Júpiter |
Considerado o rei de todos os deuses. Era o senhor do céu, o deus das nuvens e das chuvas, e tinha no raio a sua maior arma. No entanto, não era onipotente. Era possível opor-se a ele ou mesmo enganá-lo. |
Poseidon |
Netuno |
Irmão de Zeus, era o senhor dos mares e ocupava o segundo lugar na hierarquia do Olimpo. |
Hera |
Juno |
Irmã e mulher de Zeus. Era a protetora dos casamentos. Muito ciumenta, vingava-se sempre dos constantes relacionamentos adúlteros do marido. |
Hades |
Plutão |
Dominava o mundo subterrâneo, onde habitavam os mortos: o Tártaro, onde eram punidos os vilões, o Elíseo, onde eram recompensados os heróis. |
Palas Atena |
Minerva |
Gerada da cabeça de Zeus, era sua filha favorita e a deusa da sabedoria. |
Apolo |
Febo |
Filho de Zeus e Leto, era identificado com o Sol e considerado o deus da música e da cura - artes que ensinou aos homens |
Ártemis |
Diana |
Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça e da castidade. |
Afrodite |
Vênus |
Deusa do amor e da beleza, que a todos seduzia, fossem deuses ou simples mortais. |
Hermes |
Mercúrio |
Filho de Zeus e mensageiro dos deuses, dos quais era o mais esperto ou astuto. Por isso, protegia comerciantes e ladrões. |
Ares |
Marte |
Filho de Zeus e Hera, é o deus da Guerra, considerado, por Homero, "a maldição dos mortais". |
Hefesto |
Vulcano |
Deus do fogo, ferreiro e artesão, que fabricava os utensílios e as armas de deuses e heróis. |
Héstia |
Vesta |
Era o símbolo do lar e foi mais cultuada pelos romanos que pelos gregos. |
Crono |
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Deus do tempo.. |
Dionísio |
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Deus das festas e do vinho. |
Deméter |
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Deus da colheita e da agricultura. |
Eros |
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Deusa do amor e da paixão. |
1) Colora alguns dos deuses gregos.
ZEUS |
HADES E CÉRBERO |
HERMES |
ATENA |
HERA
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POSEIDON |
Fonte: Blog do Paulo Sérgio de Carvalho. Imagem disponível em: <http://blogdopaulosergiodecarvalho.blogspot.com.br/2013/05/voce-sabia.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Monte Olimpo: Segundo os povos gregos antigos, os 12 principais deuses do olimpo habitavam o topo da mais alta montanha da Grécia, chamada de Monte Olimpo.
Os Jogos Olímpicos aconteciam numa cidade da Grécia chamada Olímpia, que deu origem ao nome do evento, Olimpíadas.
Esse evento tinha caráter religioso, pois os gregos acreditavam que nessa cidade no monte sagrado, o Monte Olimpo, encontrava-se a morada dos deuses. Os jogos serviam como festa em homenagem aos deuses do Olimpo, destacando-se Zeus, o mais poderoso dentre eles.
Fonte: Imagens disponíveis em: <http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/06/monte-olimpo.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Estes 12 principais deuses eram: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.
Os doze deuses romanos correspondentes eram Júpiter, Juno, Netuno, Minerva, Marte, Ceres, Febo, Diana, Vulcano, Vénus, Mercúrio e Baco.
Hades (no panteão romano, Plutão) não era geralmente incluído nesta lista. Não tinha assento no panteão porque passava a maior parte do seu tempo nos Infernos.
2) No 1º quadro abaixo, desenhe o Monte Olimpo – A morada dos deuses gregos; no 2º quadro, desenhe sua casa – a morada do/a filósofo/a ________________________.
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3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Os semideuses e heróis
Professor, muitas pessoas confundem quem são esses dois tipos de personagens. Momento oportuno para esclarecer essas dúvidas.
Semideuses: eram os filhos de deuses com parceiros mortais, ou seja, seres humanos. Eles normalmente se destacavam por possuírem poderes especiais superiores aos seres humanos como força, inteligência e velocidade.
Heróis: eram seres mortais – quase sempre semideuses. Por possuírem poderes especiais superiores aos dos humanos,cumpriam feitos de grande bravura. Eles eram capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais).
Vejamos alguns dos principais heróis da mitologia grega e seus grandes feitos:
1) Colora alguns dos heróis gregos e coloque os nomes deles.
a) _________________________;
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.imagesdisney.com/hercules.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.
b) ___________________________.
Fonte: Blog Colorir e pintar. Imagem disponível em: <http://colorir-e-pintar.blogspot.com.br/2011/08/minotauro.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.
c) ________________________________.
Fonte: Hello Kids.com. Imagem disponível em: <http://br.hellokids.com/c_27081/desenhos-para-colorir/paginas-para-colorir-paises/paginas-para-colorir-grecia/paginas-para-colorir-da-grecia-antiga/desenho-para-colorir-mitologia-grega/desenho-do-mito-de-perseu-e-medusa-para-colorir>. Acesso em: 10 de out. 2014.
4º Momento: aproximadamente 60 minutos
Conhecendo a Missão Mitologia – Revista Recreio
Professor, finalize esta aula, exibindo alguns desenhos animados que retratam histórias mitológicas.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=abLT_jovL7E>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5OgRnUIi2qM>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6EG5fEECKYY>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=GBdR-HKtc8Q>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=20bVidCkrdw>. Acesso em: 06 de out. 2014.
1) Professor, após a exibição, solicite que seus alunos escolham um dos personagens que mais gostaram e faça um desenho dele.
Produzindo texto: criando um Mito
Professor, entregue uma folha para seus alunos e solicite que identifiquem com: nome, professor, turma e data de realização do trabalho. Proponha que eles inventem um Mito, ou seja, uma história que explica alguma coisa para alguém. Lembre-se que esta história pode conter elementos de sua imaginação e não precisa ser comprovada. Utilize um dos elementos da natureza como sendo um dos personagens da história.
Depois de realizada esta atividade, peça que troquem entre os colegas e cada um deverá ler e comentar o que achou do mito que o colega criou, em seguida, faça a divulgação no mural da sala ou no corredor da escola, se achar interessante, faça uma revisão textual para verificar problemas de tessitura textual: coesão e coerência e problemas ortográficos, mas se possível, faça isso com os alunos. Sabemos que durante a aula não é fácil fazer esta revisão com todos os alunos, por isso, você poderá trabalhar com 5 textos por dia, até conseguir rever todos com os alunos, para depois expor no mural.
Para a consulta do professor:
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aprenderam que o termo Mito perdeu o seu sentido filosófico original; aprenderam o verdadeiro significado de Mito; conheceram algumas histórias míticas; conseguiram construir Mitos; descobriram onde era a morada dos deuses: Monte Olimpo; conheceram a história de vários deuses, semideuses e heróis; formularam hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
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