17/10/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem
Entender os movimentos de rotação e translação da Terra.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a entender o que é, onde, quando e por que ocorre o Sol da meia-noite.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o Sol da meia-noite. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/me241>, (acesso em 11/10/2014), e problematize:
Figura 01: Sol da meia-noite
Fonte: Disponível em <http://migre.me/me241>. Acesso em 11/10/2014.
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Sol da meia-noite" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre esse fenômeno.
Atividade 02
Sol da meia-noite... Por que esse fenômeno acontece?
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Sol da meia-noite". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Questões:
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "O que é, onde, quando e por que ocorre o Sol da meia-noite?", disponível na revista Escola no endereço web <http://migre.me/me3hb>, acesso em 11/10/2014. Sugira, também, a Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/>, acesso em 08/10/2014.
- Para auxiliar na introdução da pesquisa, se possível, apresente a matéria "Sol brilha à meia-noite e dia nunca termina no verão da Lapônia", exibida pelo Globo Repórter, disponível no endereço web <http://migre.me/me3z1>, acesso em 11/10/2014.
Figura 02: Vídeo: Sol da meia-noite
Fonte: Disponível em <http://migre.me/me3z1>. Acesso em 11/10/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Atividade 02
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Esquema mostrando a iluminação do Sol da meia-noite no polo Norte
Fonte: Disponível em <http://migre.me/me3hb>. Acesso em 11/10/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/08/2014.
Capitão Tormenta e Paco em estações do ano. Disponível em <http://migre.me/me6b0>, acesso em 11/10/2014.
O que é, onde, quando e por que ocorre o Sol da meia-noite. Disponível em <http://migre.me/me3hb>, acesso em 11/10/2014.
O Sol da meia-noite. Disponível em <http://migre.me/me5Od>, acesso em 11/10/2014.
Os polos do planeta Terra. Disponível em <http://migre.me/me5RT>, acesso em 11/10/2014.
Uma viagem ao mundo gelado: polo Norte e polo Sul. Disponível em <http://migre.me/me5Xu>, acesso em 11/10/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!