Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Making invitations in English

 

16/10/2014

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer convites, aceitá-los ou não, formal e informalmente.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

recursos multimídia;

  • Imagens veiculadas na internet;
  • vídeo;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades online;
  • atividades individuais e em grupos ou duplas;
  • diálogos;
  • compreensão escrita;
  • compreensão auditiva.

 

                                  MAKING INVITATIONS

 

                                                                          

Imagem disponível ainda: https://www.google.com.br/search?q=making+invitations&espv=2&biw=1024&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=e0Y5VKzBFuXksASfsIHYCg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=making+invitations+

clippart&facrc=_&imgdii=_&imgrc=Vd50DiyQuaC14M%253A%3B_brn2SxlyWb-YM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.make-your-own-invitations.com%252Fimage-files%252Fscalloped-youre-invited.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.make-your-own-invitations.com%252Ffree-printable-invitations.html%3B360%3B213

 (Acesso em: 11.10.2014)

 

 

 

Atividade 1

 

Para introduzir  o tema da aula, projete para os alunos o texto  seguinte. Solicite a eles que se revezem na leitura. Corrija a pronúncia das palavras e solucione problemas com vocabulário, se necessário. 

 

Making invitations

Do you know how to invite someone to your house for dinner or to go to the movies? 
What do you say in English when someone invites you? 
Here are some common expressions you can use when making or responding to invitations

Inviting:

  • Do you want to go to the movies tonight?
  • Would you like to go to the theater tomorrow?
  • Would you be interested in going to the the stadium next Sunday?
  • How do you fancy going to the the restaurant for dinner?
  • How about going to the movies?
  • Care to come over for lunch?
  • I was just wondering if you would like to come over for a drink.
  • We'd be delighted to have you over for my birthday party.

Accepting invitations:

  • Sure. What time?
  • I'd love to, thanks.
  • That's very kind of you, thanks.
  • That sounds lovely, thank you.
  • What a great idea, thank you.
  • Sure. When should I be there?

Declining invitations:

  • I can't.  I have to work.
  • This evening is no good.  I have an appointment.
  • I'm busy tomorrow.  Can I take a rain check* on that? 
  • That's very kind of you, but actually I'm doing something else this afternoon.
  • Well, I'd love to, but I'm already going out to the restaurant.
  • I'm really sorry, but I've got something else on.
  • I really don't think I can - I'm supposed to be doing something else.

 

(*rain check: used to tell someone that you cannot accept invitations now, but would like to do so at a later time)

Dialogue:

Mike and Ann are in a wedding party:

Mike: Do you want to dance?
Ann: No thanks. I'm a bit tired right now
Mike: How about having a drink?
Ann: Sure, I'd love to!

 

Below are some common expressions used when making formal and informal invitations:

 

Formal invitations:

Informal invitations:

- Would you like to go to the mall Saturday night?

- Will you see a movie with me?

- I was wondering if we can see a concert tonight.

- I would like to invite you for dinner tonight.

- Do you want to go to the zoo?

- How about going to the mall together?

- Let’s have dinner on Sunday.

- Let’s play tennis together.

 

 

 

When you refuse an invitation, it is common to give an excuse. For example:

 

- I’d love to, but I can’t. I have an exam tomorrow.

- Sounds good, but I don’t think I can. I have to work late.

- No, I’d better not. My parents won’t allow me to go.

- I’m afraid i can’t. I have other plans.

 

Adaptado dos siteshttp://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-inviting.php#.VDlBXWddUeg (Acesso em: 11.10.2014); http://intellcomm.blogspot.com.br/2012/04/inviting-refusing-invitation-accepting.html (acesso em 11.10.2014)

 

Atividade 2

 

Reproduza para os alunos o vídeo "Making invitations", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QWF_fEdLvm4 (Acesso em: 11.10.2014). Primeiramente,  reproduza o vídeo sem interrupções.

 

A  seguir, repita a reprodução, pausando o vídeo para fazer aos alunos  algumas perguntas, tais como: Where are the women? What are they doing? What are they talking about?

 

Dependendo do grau de proficiência da turma,  solicite  aos alunos que descrevam as roupas das personagens, sua aparência física (cor e comprimento do cabelo, altura, cor dos olhos), os objetos que estão em cima da mesa ou na cozinha, enfim, explore as imagens, introduzindo ou rememorando o vocabulário.

 

Em seguida, peça aos alunos que  identifiquem as expressões utilizadas para fazer o convite. Que convite é feito? A amiga aceita? Faça também algumas perguntas para verificar a compreensão dos alunos em relação ao diálogo do vídeo. Escreva no quadro o vocabulário e as expressões que tratam do tema da aula.  

 

a

Imagem ilustrativa do vídeo

 

 

Atividade 3

 

Entregue para os alunos  uma cópia xerocopiada da atividade seguinte. Estipule um tempo de, aproximadamente, 15 minutos para a realização do exercício. Permita que trabalhem em duplas. Para a correção, os alunos deverão se revezar na leitura de cada frase, que poderá ser escrita no quadro, facilitando a visualização e a correção. 

 

Put the following words in order to make invitations:


 

1. Are Friday you on free dinner for

 

2. What Japanese going to the about restaurant?

 

3. Saturday, a ? party having on you come I'm can

 

4. doing Are afternoon you on Sunday anything?

 

5. What to pool ? about going swimming the

 

6. you Are home tomorrow ? morning at

 

7. do would evening this like you What to

 

8. and watch TV to you around like come Would

 

9. after What having drink about work

 

10. the question answer you don't Why?

 

11. you help you ? What's wrong any need Do with ?

 

Disponível em: http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-50159.php (Acesso em:11.10.2014)

 

Atividade 4

 

Entregue aos alunos o exercício seguinte para que criem convites formais e informais de acordo com cada situação listada, abaixo. Para isso, poderão observar  o exemplo dado na tabela: 

 

 

Invitation to

Formal

Informal

1.. Birthday Party

Would you like to go to my party?

Do you want to go to my birthday party?

2. Graduation party

   

3. Baseball game

   

4. Maher Zain concert

   

5. School Play

   

6. Dinner

   

7. Soccer

   

 

Atividade 5

 

Dando continuidade à sequência de exercícios xerocopiados, os alunos, em duplas, deverão responder aos  convites seguintes. Incentive-os a aceitar e a negar alguns deles, justificando sempre suas respostas.  No final da atividade proposta, as duplas deverão apresentar suas respostas oralmente. 

 

1.    A : Would you like to see a movie this afternoon?

B: .............................................................................................................................

2.    A: I have two tickets of Maher Zain concert next Sunday. Would you like to go?

B:..............................................................................................................................

3.    A: What a nice day! Do you want to take a walk with me?

B: ............................................................................................................................

4.    A: Tomorrow night is my graduation party. I was wondering if you can come.

B:............................................................................................................................

5.    How about going to the gym?

B:............................................................................................................................

6.   A:  I feel like eating a burger. Let’s go to wendy’s.  

B:...........................................................................................................................

 

Atividade 6

 

Nessa atividade, os alunos deverão ler o diálogo a responder às perguntas propostas. Incentive cada dupla de alunos a ler em voz alta, aproveitando esse momento para corrigir problemas com pronúncia. 

 

Linda     : Anna, are you doing anything tonight?

Anna     : Not really. Why?

Linda     : I’m going to a movie tonight. I wonder if you want to come with me.

Anna     : What kind of movie is it?

Linda     : It’s an action movie.

Anna     : No, thanks. I’m not really into action movie.

Linda        : What about having dinner?. My mother is going to go to Jakarta with my father tonight. I cannot cook.

Anna        : Oh, sure. Where?

Linda        : I heard Roka restaurant is excellent. Do you want to go there?

Anna        : Sounds good.

Linda        : Okay. I’ll pick you up at your house at seven.

Anna        : Okay. See you then.

 

Questions:

 

1. Where are they going to go?

 

2. Where are they going to meet?

 

3. What time are they going to meet?

 

Disponível em: http://intellcomm.blogspot.com.br/2012/04/inviting-refusing-invitation-accepting.html (Acesso em: 11.10.2014)

 

Atividade 7

 

Projete para os alunos algumas imagens de passeios ou ocasiões especiais. A seguir, peça a eles que elaborem um pequeno diálogo em que façam convites para um colega. Incentive-os a utilizar as expressões introduzidas na aula, convidando, aceitando ou refutando o convite.

 

Abaixo, alguns exemplos de imagens:

 

1) A wedding ceremony

 

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=wedding+ceremony+clipart&tbm=isch&imgil=dIYZWVWH-9XCjM%253A%253BGvGZge8U7nqDHM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.webweaver.nu%25252Fclipart%25252Fwedding-brides.shtml&source=iu&pf=m&fir=dIYZWVWH-9XCjM%253A%252CGvGZge8U7nqDHM%252C_&usg=__tn84C97SfKne46jNIt30RkJsvtU%3D&biw=1024&bih=643&ved=0CDsQyjc&ei=

UbI5VLKgBebbsATtgYHgBg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=dIYZWVWH-9XCjM%253A%3BGvGZge8U7nqDHM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.webweaver.nu%252Fclipart%252Fimg%252Fholidays%252F

weddings%252Fjewish-wedding.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.webweaver.nu%252Fclipart%252Fwedding-brides.shtml%3B231

%3B287 (Acesso em:11.10.2014)

 

2) A birthday party

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=wedding+ceremony+clipart&tbm=isch&imgil=dIYZWVWH-9XCjM%253A%253BGvGZge8U7nqDHM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.webweaver.nu%25252Fclipart%25252Fwedding-brides.

shtml&source=iu&pf=m&fir=dIYZWVWH-9XCjM%253A%252CGvGZge8U7nqDHM%252C_&usg=__tn84C97SfKne46jNIt30RkJsvtU%3D&biw=1

024&bih=643&ved=0CDsQyjc&ei

=UbI5VLKgBebbsATtgYHgBg#tbm=isch&q=birthday+party+clipart&facrc=_&imgdii=_&imgrc=aVMx2o8EFfrDdM%253A%3B1e3PGJD50N

db2M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.the3dstudio.com%252Fdownload_image.ashx%253Fsize%253Dlarge%2526mode%253Dproduct

%2526file_guid%253Dc49ec6ee-5d44-48d8-9aa2-ebd892c4c18c%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.the3dstudio.com%252Fproduct_details.aspx%253Fid_product%253D606281%3B600%

3B483 (Acesso em: 11.10.2014)

 

3) Movies

 

Imagem  disponível em: https://www.google.com.br/search?q=movies+clipart&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=AS7tn0zyOPWZtM%253A%253B2gPa_4ugJjWsaM%253Bhttp%25253

A%25252F%25252Famagico.com%25252Fwatching-movie-clipart-background-1-hd-wallpaper.html&source=iu&pf=m&fir=AS7tn0zyOPWZtM%253A%252C2gPa_4ugJjWsaM%252C_&usg=__1nafezOU5f89yCdHgzehVXn-J9E%3D&

ved=0CDkQyjc&ei=hLM5VO-rFM_ksASBrYH4Bg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=AS7tn0zyOPWZtM%253A%3B2gPa_4ugJjWsaM%3Bhttp%253A%252F

%252Famagico.

com%252Fimages%252Fimg9%252Fwatching-movie-clipart-background-1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Famagico.com%252Fwatching

-movie-clipart-background-1-hd-wallpaper.html%3B1024%3B744 (Acesso em: 11.10.2014)

 

4) Have dinner at a restaurant

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=have+dinner+in+a+restaurant+clipart&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=LU0xlDmC12jzMM%253A%253BH9cZgfNoDzP7DM%253Bhttp%25253

A%25252F%25252Fwww.examiner.com%25252Farticle%25252Fthermostat-wars-cost-restaurants-money-and-customers&source=iu&pf=m&fir=LU0xlDmC12jzMM%253A%252CH9cZgfNoDzP7DM%252C_&usg=__mMx2a_e-MvCju5ArB8mNLig93_w%3D&ved=0CDcQyjc&ei=JLQ5VN-7N5LjsASn94LoBg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=LU0xlDmC12jzMM%253A%3BH9cZgfNoDzP7DM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.examiner.com%252Fimages%

252Fblog%252FEXID7297%252Fimages%252FRestaurant_Clip_Art1(2).jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.examiner.com%252Farticle%252Fthermostat-

wars-cost-restaurants-money-and-customers%3B280%3B242 (Acesso em: 11.10.2014)

 

5) Pajama party

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=pajama+party+clipart&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=W04wy_Vhe7LkVM%253A%253BHxTNr7EM5PeGQM%253Bhttp%25253A%25252F%25252F

www.clipartpanda.com%25252Fcategories%25252Fpajama-clip-art-slumber-party&source=iu&pf=m&fir=W04wy_Vhe7LkVM%253A%252CHxTNr7EM5PeGQM%252C_&usg=__v7khO7R-qzLVB-JxNklit8t6pZM%3D&ved=0CDkQyjc&ei=o7Q5VPurK9PLsATj14JQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=W04wy_Vhe7LkVM%253A%3BHxTNr7EM5PeGQM%3Bhttp%253A%

252F%252Fimages.clipartpanda.com%252Fpajamas-clip-art-pj-party.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.clipartpanda.com%252Fcategories%252Fpajama-clip-

art-slumber-party%3B113%3B195 (Acesso em: 11.10.2014)

Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades propostas na aula deverão ser avaliadas pelo professor, levando-se em conta a motivação, interação, criatividade e participação dos alunos.

 

Para uma avaliação formal, os alunos deverão elaborar diálogos, tal como fizeram na última atividade da aula, no entanto deverá ser um diálogo maior, em que vários convites devem ser feitos, aceitos ou refutados. Os diálogos deverão ser apresentados para todo o grupo e uma produção escrita deverá ser compartilhada em uma plataforma virtual, especialmente criada para esse fim. Avalie a utilização das expressões aprendidas na aula. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.