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O carteiro chegou! Aprendendo a escrever cartas

 

21/10/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer o gênero textual: carta;
  • Perceber as características do gênero textual carta;
  • Produzir carta e envelope;
  • Fazer os registros em cadernos;
  • Enviar cartas pelos Correios e via internet;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e a escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >.  Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2014.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de out. 2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa expondo o assunto. Fale sobre o gênero textual que será estudado. Comente sobre o conceito de carta, e para que é usado, dentre outros. Vejam um texto informativo sobre o tema, para orientar nas explicações, como também a estrutura de uma carta.

 

Fonte da imagem: Sítio disponível em <http://saberedicas.blogspot.com.br/2009/11/contacao-de-historia.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

 

A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.

Apesar de haver os recursos tecnológicos, como MSN, Facebook  e outros, a carta ainda continua sendo um instrumento de comunicação de grande utilidade.

A linguagem utilizada é de acordo com o nível de intimidade estabelecido entre o remetente – a pessoa que envia,  e o destinatário – a pessoa que recebe. Podendo ser mais formal ou informal.

Fonte:  Sítio:  Escola Kids. Carta Pessoal . Disponível em: <http://www.escolakids.com/carta-pessoal.htm >. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Fonte: Sítio: Aprendendo com amor. Escrevendo cartas. Disponível em:                                                             <http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2011/04/trabalhando-com-cartas.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Produzindo cartas

 

Comente com os alunos sobre o Projeto "Escreve Cartas", criado em 2001 em São Paulo, o projeto tem como objetivo escrever cartas para pessoas analfabetas ou que têm dificuldades para escrever. A proposta é unir pessoas que estão distantes e resgatar laços amorosos, familiares ou simplesmente de amizade. Para que este projeto aconteça eles contam com a ajuda de voluntários que cedem um pouco do seu tempo para serem os escribas.

Assista um vídeo com os alunos sobre o projeto para que eles possam familiarizar com o tema. Para que tenham a visualização, você poderá projetá-lo utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

Fonte: Sítio: You Tube. Projeto escreve cartas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=3ip2jzdich8>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Professor, organize a sala em duplas e proponha que eles produzam uma carta de acordo com a estrutura que você explicou. Peça para eles fazerem como o projeto "Escreve Cartas", onde um dita e o outro escreve, assim cada viverá um papel, um será o analfabeto e o outro o escriba.

Um aluno ditará para o outro escrever uma carta para alguém que tenha vontade. O aluno que for escrever deverá ouvir com atenção o que está sendo ditado e irá escrever. Em seguida troca-se de papeis e o aluno que ditou se torna o escriba, para que o outro possa viver a experiência de ditar uma carta para que o outro escreva.

Professor, lembre os alunos dos elementos que compõem uma carta:

  • Local e data;
  • Saudação;
  • Assunto;
  • Despedida;
  • Assinatura.

 

Após as duplas fazerem esta atividade, peça que façam a correção ortográfica caso seja necessário. Em seguida, façam uma rodinha para conversar sobre o que acharam desta experiência que vivenciaram, se gostaram mais de ditar ou de escrever a carta?

Professor,  comente com os alunos que para fazer parte deste projeto, o voluntário deve saber guardar segredos, ter boa caligrafia, ser paciente e educado, e ser maior de 18 anos, como também não devem alterar as ideias da pessoa que dita a carta.

Depois da atividade realizada, recolha as cartas dos alunos e peça como tarefa de casa, que os alunos pesquisem sobre os selos usados nos envelopes de cartas. Peça também que tragam os endereços das pessoas que eles escreveram as cartas e um selo  para preencher os envelopes e enviar para os Correios.

 

AA

Hoje estudamos em sala de aula, sobre as cartas, aprendemos sobre sua estrutura, como também assistimos a um vídeo sobre o Projeto "Escrever Cartas", em seguida escrevemos cartas. Para próxima aula, traga o endereço da pessoa para quem  você escreveu a carta, traga também um selo para utilizarmos nos envelopes e pesquise como sugiram os selos.

 

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Fonte: Sítio: Bigstock. Crianças olhando para um album de selos. Disponível em: <http://www.bigstock.com.br/image-31809467/stock-photo-crian%C3%A7as-olhando-para-um-%C3%A1lbum-de-selos>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Professor, inicie a aula pedindo para os alunos  apresentarem os selos que trouxeram de casa e também comentarem o que eles descobriram sobre os selos. Em seguida, apresente as curiosidades sobre os selos, onde surgiu, como é usados.

 

Como sugiram os selos

 

O primeiro selo reconhecido oficialmente pelos historiadores surgiu na Inglaterra em 1840. Naquela época, enviar cartas era um processo caro e demorado, com as tarifas dependendo do peso da correspondência e da distância até o destinatário, sendo calculadas por meio de fórmulas complicadas. Antes de receber sua carta, o destinatário tinha que pagar pelo serviço - e muitos se recusavam a fazer isso, dando prejuízo aos correios. Para resolver o problema, o educador e administrador Rowland Hill elaborou uma proposta de reforma postal. Ele sugeriu a redução das tarifas e a adoção de um preço uniforme, independente da distância entre remetente e destinatário. O valor também só seria cobrado na hora da postagem, sendo que um pequeno papel auto-adesivo colado ao envelope comprovaria o pagamento. O projeto de Hill entrou em vigor em 1840, com a tarifa de 1 penny (moeda inglesa de pequeno valor) para cada meia onça (em torno de 15 gramas) de peso da correspondência.

O Penny Black - como ficou conhecido esse primeiro selo - foi lançado para o público em 1º de maio daquele ano. Mas a originalidade da ideia de Rowland Hill tem sido questionada. "Em 1818, na Sardenha, na Itália, já eram vendidas nos correios folhas de papel seladas, com desenhos chamados de Cavalinhos da Sardenha", diz o filatelista cearense Francisco Firmino de Araújo, membro da Câmara Brasileira de Filatelia. Firmino diz que a importância de Hill é indiscutível, mas afirma que sua grande conquista foi acabar com os problemas de contabilidade que prejudicavam o serviço postal britânico. 

O Brasil foi o segundo país no mundo a fazer selos. O primeiro selo brasileiro foi lançado em 1843. Existem alguns selos chamados comemorativos. Eles recebem esse nome porque têm sua imagem relacionada a um determinado acontecimento ou evento. Os primeiros selos comemorativos brasileiros foram produzidos em 1900. Eles celebravam os quatrocentos anos da chegada dos portugueses ao Brasil.

 

Veja alguns selos:

 

Fonte: PRADO, Angélica. Projeto Prosa: letramento e alfabetização linguística. 2º Ano. Saraiva: São Paulo. 2008. p. 250.

 

Construindo selos

 

Professor, após comentar com os alunos sobre os selos , proponha que eles criem um selo comemorativo, escolham um tema e faça a  ilustração do selo com o tema escolhido.

 

 

Imagine que você fosse criar um selo para comemorar um dia especial.  Que dia você escolheria? Ilustre-o.

 

 

 

Professor, após os alunos ilustrarem o selo comemorativo que escolheram, proponha que eles apresentem para os demais alunos, explicando o porquê de terem escolhido este selo. Em seguida exponha os trabalhos dos alunos no mural da escola.

 

Preenchendo envelopes

 

Professor, após os alunos exporem os trabalhos, retome a aula anterior onde foi feito o trabalho de escrita de cartas. Devolva as cartas para os alunos e peça para  fazerem a releitura  das cartas. Explique sobre a necessidade de colocá-las em um envelope preenchido e selado para enviar ao destinatário, ou seja, para quem a carta foi escrita. Mostre um modelo de envelope e como deve ser preenchido. Utilize os recursos tecnológicos que possa ter em sua escola para a melhor visualização dos alunos, como também um melhor desenvolvimento do trabalho.

 

Veja a seguir como preencher devidamente um envelope.

 

   

Fonte: Sítio: Dona Perfeitinha. Como escrever corretamente no envelope. Disponível em: <http://www.donaperfeitinha.com/2010/12/como-escrever-corretamente-no-envelope.html> .Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Professor, após fazer a explanação sobre o preenchimento do envelope, proponha que os alunos construam um envelope para colocar a carta que escreveram. Veja sugestão da construção de um envelope e os materiais que você precisará providenciar para os alunos.

 

Vamos construir um envelope

 

Materiais

- Cartolina, papel colorido ou outro de sua preferência;
- Tesoura;
- Lápis;
- Cola;
- Régua.

Escolha entre os três moldes, risque no papel que você escolheu e dobre onde tem os pontilhados, cole cada dobra. Seu envelope está pronto.

 

     

Fonte: Sítio: Como  fazer em casa. Como fazer um envelope para carta. Disponível em: <http://www.comofazeremcasa.net/como-fazer-um-envelope-para-carta-com-papel/>. Acesso: 10 de out. 2014.

 

Professor, após os alunos montarem seu envelopes peça para pegarem os endereços que trouxeram de casa, das pessoas que escolheram para escrever a carta e preencha corretamente de acordo com a orientação que foi dada. Em seguida cole o selo que trouxeram de casa para postar a carta.

 

Trabalho de campo: Visitando uma agência dos Correios

 

Professor, procure saber onde fica a agência dos Correios mais próxima de sua escola.  Organize os alunos para visitarem a agência e levarem as cartas devidamente preenchidas para serem postadas. 

Lembre-se que toda atividade que necessita sair da escola, é importante um planejamento coletivo, juntamente com os alunos, pois é precedida de algumas ações, tais como:

 

  • Agendar com a pessoa responsável pela agência do Correio, um horário de menor movimentação, para que possam receber os alunos;
  • Enviar uma solicitação por escrito;
  • Estabelecer uma data e horário em que será realizada;
  • Listar os alunos que irão fazendo chamada na saída e no retorno do trabalho;
  • Solicitar o uso do uniforme para os alunos;
  • Organizar o meio de transporte; se vamos a pé, ônibus ou outro meio de transporte;
  • Solicitar a autorização dos pais;
  • Criar regras de conduta para os alunos, antes, durante e após a atividade;
  • Estipular os objetivos do trabalho;
  • Levar câmera fotográfica digital ou o laptop do Projeto UCA, para registrar alguns momentos importantes;
  • Solicitar a ajuda de mais um profissional da escola para acompanhar você e sua turma.

 

Professor, após os alunos fazerem a visita, proponha que, em duplas, façam um relatório sobre o que acharam do passeio, o que mais os chamou a atenção, dentre outras informações. Logo após peça para cada dupla apresentar seu relatório para os demais alunos. Aproveite este momento para esclarecer dúvidas que possam surgir.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, aproveite este momento para contar a história do "Coelho escritor Felpo Filva", para em seguida trabalhar o tema "Carta do leitor".

 

Resenha

 

A história de FELPO FILVA é muito interessante e bem humorada.

Felpo é um coelho solitário e deprimido, pois quando criança era alvo de gozação dos seus colegas por ter uma orelha mais comprida que a outra.

Felpo é escritor e os livros que escreve são carregados de pessimismo.

Um dia recebe a cartinha de uma fã, Charlô, que além de discordar do teor pessimista de suas histórias ainda resolve reescrevê-los de modo mais alegre e positivo.

Dessa maneira, inicia-se a troca de correspondência entre ambos que vai se desenrolando ao longo da leitura.

É um livro que pode ser trabalhado desde a sua dedicatória, tratando das diferenças entre as pessoas e explorando os diversos gêneros – carta, bula, manual de instrução, receitas, etc. – apresentados no decorrer do livro.

 

 

Fonte: Sítio: Alfabetização Blog. Projeto Felpo Filva. Disponível em: <http://miriamveiga.com/ensino-fundamental-5/felpofilva/>. 3º Ano. Ensino Fundamental. São Paulo. Ática. 2011. p. 154, 155.

>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

 

Fonte: BORGATTO, Ana Maria Triconi. Letramento e alfabetização. São Paulo: Saraiva. 2012. p. 136.

Professor, após a leitura do texto, faça a interpretação, passe na lousa para que os alunos tenham como registro.

 

Interpretando o texto

 

Responda as questões a seguir de acordo com o texto "Felpo Filva":

 

a.       Quem escreveu a carta?___________________________________________________________

 

b.      Para quem foi enviada a carta?______________________________________________________

 

c.       Qual a data?_____________________________________________________________________

 

d.      Qual é a cidade?__________________________________________________________________

 

2.      O assunto da carta é um poema de Felpo. Responda:

a.       Qual o poema?__________________________________________________________________

b.      Por que Charlô não gostou dele?___________________________________________________

____________________________________________________________________________________

c.       Copie da carta uma frase que mostra que Charlô não gostou da história:_________________

____________________________________________________________________________________

 

 

Professor, após os alunos responderem as atividades  referente ao texto Felpo Filva e conversarem sobre a estrutura de uma carta, proponha que escrevam uma carta para Felpo dando sua opinião sobre o que acharam da carta de Charlô.

Em seguida, peça para cada aluno ler para seus colegas de turma, sua carta .

 

 

Carta do leitor

 

Professor, comente com os alunos que outro tipo de carta que encontramos, são as cartas ao leitor,  explique aos alunos que quando uma pessoa lê textos publicados em revistas e jornais, por exemplo, pode escrever uma carta para elogiar, criticar ou até sugerir novos assuntos de reportagens, foi o que vimos na carta escrita por Charlô para o escritor Felpo Filva. Charlô expôs sua opinião sobre os poemas escritos por Felpo Filva e ainda deu  sugestão para melhorar, esta é a função da carta do leitor.

Apresente outras duas cartas de leitores de uma revista para que os alunos possam se familiarizar com o tema. Em seguida proponha que seja feita a interpretação das cartas. Distribua cópias das cartas e da interpretação, para que os alunos tenham como registro no caderno.

 

Carta 1

 

 

REVISTA NOTA 1.000

 

Querida CHC! É a primeira vez que escrevo para dizer que essa revista é nota

1.000! Tenho 13 anos e estou cursando a 7ª série. Gostei muito da matéria “A

linguagem dos códigos”, publicada na CHC 154. Gostaria que vocês publicassem uma

matéria falando sobre correios e como organizar um diário. Seria muito divertido

pesquisar os diários das adolescentes brasileiras. Quero pedir para toda a galera do

Brasil que escreva para mim. Com carinho...

 

Danielli Araújo Monteiro. Rua Principal 170, Tutóia Velha, 65580-000,

Tutóia/MA

 

Muito bem, Danielli, vamos anotar suas ideias. Quem sabe para as próximas

edições? Abraços!

 

 

Carta 2

 

POR QUÊ?

 

Nós, alunos do terceiro ano da E.M. Prof. Amilton Suga Gallego, viemos por

meio desta fazer uma pergunta à revista Ciência Hoje das Crianças. A CHC é ótima,

traz bastante temas interessantes, ensina a proteger a natureza e os animais, então... Por

que a revista desperdiça plástico – que leva um tempão para se decompor – embalando

revista por revista, se a maioria das pessoas joga os saquinhos no lixo?

Bianca de Souza Mamed e mais 81 assinaturas.

 

Que bom saber que você e seus amigos, Bianca, usaram os conhecimentos que

têm a respeito do meio ambiente para fazer uma crítica construtiva e, assim tentar

evitar qualquer desperdício que possa prejudicar a natureza. A CHC agradece pelo

alerta e informa que o uso de plástico para embalar cada edição da revista está sendo

reavaliado.

 

Fonte: Sítio: Leitura e análise linguística: carta do leitor na Revista ciência hoje das crianças. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/096.pdf>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Quem escreveu a carta com o título "Por quê?" ?_________________________________________________________________________________

 

Qual foi a intenção da leitora ao escrever essa carta?______________________________________________________________________________

 

 

Qual foi o pedido feito por Danielli em sua carta?__________________________________________________________________________________  

 

Qual foi a resposta da equipe da revista? _________________________________________________________________________________________

 

Quais os assuntos você gostaria de encontrar em uma revista de Ciências para crianças? Por quê? _______________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Lendo reportagens, construindo cartas

 

Fonte: Blog do Mauelzão. Educação. Disponível em: <http://www.manuelzao.ufmg.br/educacao/blog>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Professor, após os alunos responderem as atividades, distribua várias revistas destinadas a faixa etária que está sendo trabalhada, proponha aos alunos que façam a leitura das revistas e escolham a matéria que mais chamou a atenção.

Em seguida, peça para cada aluno ler a reportagem que escolheu para a turma. Faça uma votação da reportagem que mais chamou a atenção de todos os alunos, e proponha a produção coletiva de uma carta, que será enviada para a redação da revista, com sugestões, elogios e críticas.

Professor, comente com os alunos sobre os outros meios de comunicação que vem tomando o lugar das cartas, como os e-mails, WhatsApp, dentre outros . Que os próprios leitores de revistas hoje tem um endereço eletrônico das revistas, onde podem acessar e deixar seus comentários. Vale ressaltar que mesmo com todas as tecnologias, aInda existem pessoas que gostam desta forma de se comunicar, enviando cartas.

Recursos Complementares

Para o professor

 

Sítio: Ensinando e aprendendo com a professora Ana Alice. Carta, bilhetes e convites. Disponível em: <http://anaaliceflopes.blogspot.com.br/2011/05/cartas-bilhetes-e-convites-atividades.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

Fonte: Sítio: “Cantinho das atividades escolares. Trabalhando com carta”. Disponível em: <http://lbganbarros.blogspot.com.br/2011/04/trabalhando-com-carta.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

Fonte: Disponível em: Aprendendo com amor. Escrevendo cartas. <http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2011/04/trabalhando-com-cartas.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.

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