Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Giving orders, directions and warnings

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • dar ordens, avisos, direções ou conselhos;
  • conhecer e utilizar verbos na forma imperativa
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimento prévio, por se tratar de conteúdo de nível básico.

Estratégias e recursos da aula
  • Recursos multimídia;
  • imagens veiculadas na internet;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades online;
  • atividades realizadas em pares/grupos ou individualmente;
  • música;
  • slide;
  • vídeo

 

 

 

 

 

MÓDULO 1

 

 

Atividade 1

 

Introduza o tema da aula, projetando o slide a seguir,  disponível em http://pt.slideshare.net/jbsaenz/imperatives-12550872?qid=0d930355-f591-4af6-bd75-95598a4d940c&v=qf1&b=&from_search=5 (Acesso em: 12.10.2014). Peça para que os próprios alunos realizem a leitura dos slides, corrigindo a pronúncia quando necessário. Disponibilize tempo para que os alunos possam copiar os exemplos e as informações que julgarem mais importantes. Incentive-os a criar outros exemplos, encenando-os. 

 

 

at

Imagem ilustrativa do referido slide

 

Atividade 2

 

Toque a música Hey Jude (The Beatles), disponível no vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=d7icMyDSd8E (acesso em 16.10. 2014). Na primeira vez, os alunos deverão apenas ouvir e prestar atenção na letra. Em seguida, eles deverão identificar todos os verbos que aparecem na forma imperativa. Peça para que escrevam esses verbos no quadro. Tire dúvidas quanto ao vocabulário e incentive os alunos a cantarem. 

 

aa

Imagem ilustrativa do vídeo

 

 

Atividade 3

 

Passe o vídeo IMPERATIVE FORM, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-HZUoI0esdI (acesso em 16.10.2014). O vídeo servirá como complemento das explicações já introduzidas na atividade 1, porém ele traz algumas informações adicionais, como, por exemplo, o uso de Let´s, para convites. Enfatize o uso do Let´s e, uma vez mais, peça para que os alunos elaborem os seus próprios exemplos. 

 

at

Imagem ilustrativa do vídeo

 

 

MÓDULO 2

 

 

Atividade 4

 

Distribua uma cópia das atividades xerocopiadas para cada aluno e disponibilize um tempo de, aproximadamente, 20 minutos para a realização. Para a correção, cada aluno deverá ler uma alternativa, incentivando a participação de todos. Se houver necessidade, peça para que escrevam as respostas no quadro, facilitando a correção e a visualização. 

 

 

I)  Make the following instructions negative:

 

a) Write a letter .....................................

b) Sit down ..........................................

c) Clean the room ..............................

d) Make dinner .................................

e) Call you mother ............................

f) Put on your shoes .........................

 

II) Make the following instructions affirmative:

 

a) Don´t send the parcel .....................................

b) Don´t use the computer .................................

c) Don´t make your bed ....................................

d) Don´t close the window ................................

e) Don´t take those books away .......................

f) Don´t open the fridge ....................................

 

III) Match the two colomns to make instuctions:

 

 

a.       Feed                                       …        have a drink

b.      Wash                                       ...         put on your jacket. It´s hot!

c.       Don´t                                     ...         your bedroom

d.      Do                                          ...         go to class. It´s eight o´clock

e.       Let´s                                       ...         the dishes

f.       Tidy                                       ...         your homework

g.      Don´t                                     ...         the Bird

h.      Let´s                                       …        leave the door open

 

 

IV) Complete these sentences using an imperative form of the verbs in the box.

 

not forget

get

have

leave

think

try

walk

not worry

not call  

check

 

 

 

 

 

 

 

1 ……………. the figures on my desk and I’ll put them into the spreadsheet for you.

 2 …………….a look on the computer. His email address should still be on there somewhere.

 3 ……………….. there’s a health and safety training session tomorrow.

 4 We need to contact Owain urgently. …………….. calling his mobile.

 5 …………………me between two and five this afternoon. I’ll be in a meeting.

 6 I need some fresh air after being at the conference all day. ………………… back to the hotel.

 7 ……………………. with Jenny to make sure the invoices are ready.

 8 ……………….. - we’ve got lots of time. The meeting doesn’t start until 10.30.

 9 We need something to wake us up! ………………… a coffee.

 10 We’re all tired. ……………….. about it overnight and make the decision tomorrow.

 

 

Fontes adaptadas: http://www.kau.edu.sa/Files/0007320/Files/48393_Imperative.pdf e http://file:///C:/grammar-for-business-book-with-audio-cd-sample-pages.pdf  (acessos em 16.10.2014)

 

Atividade 5

 

Projete as seguintes imagens e peça para que os alunos se dirijam ao quadro e elaborem frases, usando o imperativo (afirmativo e negativo). Possibilite a participação de todos, criando um ambiente interativo. 

 

 

a) ........................................................................

 

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?q=n%C3%A3o+fume&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=h8nTZWzie4lCxM%253A%253B40dF8S_43yFXbM%253Bhttp%25253A%25252F%25252F

gapianos.blogspot.com%25252F2010%25252F10%25252Fqualidade-de-vida-nao-fume.html&source=iu&pf=m&fir=h8nTZWzie4lCxM%253A%252C40dF8S_43yFXbM%252C_&usg=__0ZRamuZWVyvM_MK1ZIqBIO5gG80%3D&ved=0CCYQy

jc&ei=8CZAVOSgBMvHgwTFloKIDw#tbm=isch&q=n%C3%A3o+fume&facrc=_&imgdii=_&imgrc=h8nTZWzie4lCxM%253A%3B40dF8S_43yFXbM%3Bhttp%253

A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_Hh6G30xd2-s%252FTL95OJvm7vI%252FAAAAAAAABrk%252Fub-_7jwOKGY%252Fs1600%252F1026823_94595321.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fgapianos.blogspot.com%252F2010%252F10%252Fqualidade-de-vida-nao-fume.html%3B1600%3B1067 (acesso em 16.10.2014)

 

 

b) ..............................................................................

 

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?q=n%C3%A3o+fume&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=h8nTZWzie4lCxM%253A%253B40dF8S_43yFXbM%253Bhttp%25253A%25252F%25252F

gapianos.blogspot.com%25252F2010%25252F10%25252Fqualidade-de-vida-nao-fume.html&source=iu&pf=m&fir=h8nTZWzie4lCxM%253A%252C40dF8S_43yFXbM%252C_&usg=__0ZRamuZWVyvM_MK1ZIqBIO5gG80%3D&ved=0CCYQyjc

&ei=8CZAVOSgBMvHgwTFloKIDw#tbm=isch&q=silencio&facrc=_&imgdii=_&imgrc=FsQChoR9xQ5UMM%253A%3BsIvK4TXmJ19p0M%3Bhttp%253A%252F%

252Ffotos0.mundofotos.net%252F2008%252F03_11_2008%252Ffantasy1225744558%252Fojos-verdes-pide-silencio.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmomentopoliticorn.blogspot.com%252F2014%252F02%252Fvereadores-de-parnamirim-estao-em-total.html%3B250%

3B308 (acesso em 16.10.2014)

 

c) .............................................................

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?q=n%C3%A3o+fume&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=h8nTZWzie4lCxM%253A%253B40dF8S_43yFXbM%253Bhttp%25253A%25252F%25252F

gapianos.blogspot.com%25252F2010%25252F10%25252Fqualidade-de-vida-nao-fume.html&source=iu&pf=m&fir=h8nTZWzie4lCxM%253A%252C40dF8S_43yFXbM%252C_&usg=__0ZRamuZWVyvM_MK1ZIqBIO5gG80%3D&ved=0CCYQyjc&ei

=8CZAVOSgBMvHgwTFloKIDw#tbm=isch&q=sit+down&facrc=_&imgdii=_&imgrc=lhYwKde6Rdk1XM%253A%3BjE2poH4EYFA6uM%3Bhttps%253A%252F%252F

www.superteachertools.net%252Fjeopardyx%252Fuploads%252F20140406%252FSit.png%3Bhttps%253A%252F%252Fwww.superteachertools.net%252Fspeed

match%252Fspeedmatchfromj.php%253Fgamefile%253D1396820748%3B250%3B399 (acesso em 16.10.2014)

 

d) ...............................................................

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?q=n%C3%A3o+fume&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=h8nTZWzie4lCxM%253A%253B40dF8S_43yFXbM%253Bhttp%25253A%25252F%25252F

gapianos.blogspot.com%25252F2010%25252F10%25252Fqualidade-de-vida-nao-fume.html&source=iu&pf=m&fir=h8nTZWzie4lCxM%253A%252C40dF8S_43yFXbM%252C_&usg=__0ZRamuZWVyvM_MK1ZIqBIO5gG80%3D&ved=0CCYQy

jc&ei=8CZAVOSgBMvHgwTFloKIDw#tbm=isch&q=clean+the+room&facrc=_&imgdii=_&imgrc=d9z4vtqVCV9dqM%253A%3B-sRmPIHPfOJg1M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.kidactivities.net%252Fimage.axd%253Fpicture%253D2009%25252F7%25252Fmess%252Bsweep.jpg%3B

http%253A%252F%252Fwww.kidactivities.net%252Fcategory%252FTransitions-Clean-Up-Time.aspx%3B250%3B233 (acesso em 16.10.2014)

 

e) .......................................................

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?q=n%C3%A3o+fume&espv=2&biw=1024&bih=643&tbm=isch&imgil=h8nTZWzie4lCxM%253A%253B40dF8S_43yFXbM%253Bhttp%25253A%25252F%25

252Fgapianos.blogspot.com%25252F2010%25252F10%25252Fqualidade-de-vida-nao-fume.html&source=iu&pf=m&fir=h8nTZWzie4lCxM%253A%252C40dF8S_43yFXbM%252C_&usg=__0ZRamuZWVyvM_MK1ZIqBIO5gG80%3D&ved=0CC

YQyjc&ei=8CZAVOSgBMvHgwTFloKIDw#tbm=isch&q=dont+touch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=7kyxdEgY5_jx2M%253A%3Bz_QMPB2U1asK9M%3Bhttp%2

53A%252F%252Fthumbs.dreamstime.com%252Fz%252Fdont-touch-21131647.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.dreamstime.com%252Froyalty-free-

stock-photography-dont-touch-image21131647%3B1300%3B1059

 

f) ....................................................

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?q=don%C2%B4t+feed+the+animals&espv=2&biw=1024&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=R49BVLrYD4PksASQ5ICACg&ved=0CAYQ_AUoAQ#facrc=

_&imgdii=_&imgrc=W2ac07FipyjQ_M%253A%3BeDxvbnxQkmD4YM%3Bhttp%253A%252F%252Furbanhawks.blogs.com%252F.a%252F6a00d83451c30169e2

01310f383196970c-pi%3Bhttp%253A%252F%252Furbanhawks.blogs.com%252Furban_hawks%252Fcentral-park-coyote%252F%3B480%3B480 (acesso em 17.10.2014)

 

g) .............................................................

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?q=don%C2%B4t+feed+the+animals&espv=2&biw=1024&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=R49BVLrYD4PksASQ5ICACg&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=

isch&q=open+your+book&facrc=_&imgdii=_&imgrc=W1gWrl9Ap1u07M%253A%3BWZlxU6bxMmK9WM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishforlearner.com

%252Fenglishpictures%252Fb_50548e8e0ef93.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishforlearner.com%252Fword%252F954%252Fopen-your-books%3B8

00%3B677 (acesso em 17.10.2014)

 

Atividade 6

 

Distribua a seguinte atividade xerocopiada aos alunos que terão um tempo de 15 minutos para a sua realização. Permita que trabalhem em duplas, já que a tarefa exige um pouco mais de conhecimento de vocabulário. Disponibilize dicionários impressos ou online, para que possam procurar por palavras desconhecidas. Para a correção, os alunos deverão ir ao quadro e escrever suas frases. Oportunize a participação de todos e aceite possibilidades diversas de juntar as palavras das 3 tabelas e formar frases. 

 

                                                            Common classroom expressions 

 

Match the words in the three boxes below and write sentences. Feel free to add more words.

 

Example: Please hand in your homework before the end of class.

 

Please  

Please don’t  

 

Give - give out - try - finish off-  put away - hand in - hand out -  speak throw things - collect -unplug – touch - leave - plug in - work - compare 

 

independently 

the microphone 

the tests 

this exercise tonight 

your  homework 

on the floor  

your mobile phones 

too loudly 

your bags near the door 

not  to be late 

some examples 

to your partner 

with your partner 

 

1.______________________________________________________

2._____________________________________________________

3.______________________________________________________

4.______________________________________________________

5.______________________________________________________

6.______________________________________________________

7.______________________________________________________

8.______________________________________________________

 

Fonte adaptada: http://www.eslflow.com/Classroom_expressions_matching__worksheet.pdf (acesso em 17.10.2014)

 

Atividade 7

 

Para finalizar a aula, distribua a seguinte atividade, que se refere a fazer frases no modo imperativo para cada uma das situações dadas. Caso não haja tempo suficiente, a tarefa poderá ser finalizada em casa e corrigida na aula seguinte. 

 

                                                           Imperative Sentences

 

Make an imperative sentence for each of the following situations.

 

1. You are a teacher. Give some instructions to start a class.

 

2. You are a father or a mother. Your son is going to practice karate for the first time. You are worried.

You say…

 

3. You are a doctor. You have a patient with cough and fever. Give him some basic recommendations.

 

4. You have a little brother. He’s eating dirt from the flowerpot. What do you say?

 

5. You had an accident. You are in bed and can’t move. You need some help…

 

6. You have a sister. She's going on vacation to the beach. Give some advice to her…

 

7. It is cold and windy outside. You are going to go out. Your mother says…

 

8. Your friends are going to go shopping. You want something. You say…

 

9. You have a little sister. You are going out to school, but she is taking too long to get ready. It’s 6:35!

You say…

 

10. Your cousin is at home using your computer, but you need it now to do some homework. You say…

 

Fonte: http://www.azargrammar.com/assets/beginning/BEGTeacher-CreatedWorksheets/Worksheets13/BEGCh13ImperativeSentences.pdf (acesso em 17.10.2014)

Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades da aula deverão ser avaliadas pelo professor, que levará em conta a interação, participação e envolvimento dos alunos. 

Para uma avaliação formal, os alunos deverão fazer cartazes com imagens e frases usando os verbos no modo imperativo e apresentar ao grupo. Os trabalhos poderão ser compartilhados, ainda, em uma plataforma virtual, criada especialmente para esse fim

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.