20/10/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Não há necessidades de conhecimento prévio, por se tratar de conteúdo de nível básico.
Atividade 1
Introduza o tema da aula, projetando o slide a seguir, disponível em http://pt.slideshare.net/jbsaenz/imperatives-12550872?qid=0d930355-f591-4af6-bd75-95598a4d940c&v=qf1&b=&from_search=5 (Acesso em: 12.10.2014). Peça para que os próprios alunos realizem a leitura dos slides, corrigindo a pronúncia quando necessário. Disponibilize tempo para que os alunos possam copiar os exemplos e as informações que julgarem mais importantes. Incentive-os a criar outros exemplos, encenando-os.
Imagem ilustrativa do referido slide
Atividade 2
Toque a música Hey Jude (The Beatles), disponível no vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=d7icMyDSd8E (acesso em 16.10. 2014). Na primeira vez, os alunos deverão apenas ouvir e prestar atenção na letra. Em seguida, eles deverão identificar todos os verbos que aparecem na forma imperativa. Peça para que escrevam esses verbos no quadro. Tire dúvidas quanto ao vocabulário e incentive os alunos a cantarem.
Imagem ilustrativa do vídeo
Atividade 3
Passe o vídeo IMPERATIVE FORM, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-HZUoI0esdI (acesso em 16.10.2014). O vídeo servirá como complemento das explicações já introduzidas na atividade 1, porém ele traz algumas informações adicionais, como, por exemplo, o uso de Let´s, para convites. Enfatize o uso do Let´s e, uma vez mais, peça para que os alunos elaborem os seus próprios exemplos.
Imagem ilustrativa do vídeo
Atividade 4
Distribua uma cópia das atividades xerocopiadas para cada aluno e disponibilize um tempo de, aproximadamente, 20 minutos para a realização. Para a correção, cada aluno deverá ler uma alternativa, incentivando a participação de todos. Se houver necessidade, peça para que escrevam as respostas no quadro, facilitando a correção e a visualização.
I) Make the following instructions negative:
a) Write a letter .....................................
b) Sit down ..........................................
c) Clean the room ..............................
d) Make dinner .................................
e) Call you mother ............................
f) Put on your shoes .........................
II) Make the following instructions affirmative:
a) Don´t send the parcel .....................................
b) Don´t use the computer .................................
c) Don´t make your bed ....................................
d) Don´t close the window ................................
e) Don´t take those books away .......................
f) Don´t open the fridge ....................................
III) Match the two colomns to make instuctions:
a. Feed … have a drink
b. Wash ... put on your jacket. It´s hot!
c. Don´t ... your bedroom
d. Do ... go to class. It´s eight o´clock
e. Let´s ... the dishes
f. Tidy ... your homework
g. Don´t ... the Bird
h. Let´s … leave the door open
IV) Complete these sentences using an imperative form of the verbs in the box.
not forget |
get |
have |
leave |
think |
try |
walk |
not worry |
not call |
check |
|
|
|
|
|
|
1 ……………. the figures on my desk and I’ll put them into the spreadsheet for you.
2 …………….a look on the computer. His email address should still be on there somewhere.
3 ……………….. there’s a health and safety training session tomorrow.
4 We need to contact Owain urgently. …………….. calling his mobile.
5 …………………me between two and five this afternoon. I’ll be in a meeting.
6 I need some fresh air after being at the conference all day. ………………… back to the hotel.
7 ……………………. with Jenny to make sure the invoices are ready.
8 ……………….. - we’ve got lots of time. The meeting doesn’t start until 10.30.
9 We need something to wake us up! ………………… a coffee.
10 We’re all tired. ……………….. about it overnight and make the decision tomorrow.
Fontes adaptadas: http://www.kau.edu.sa/Files/0007320/Files/48393_Imperative.pdf e http://file:///C:/grammar-for-business-book-with-audio-cd-sample-pages.pdf (acessos em 16.10.2014)
Atividade 5
Projete as seguintes imagens e peça para que os alunos se dirijam ao quadro e elaborem frases, usando o imperativo (afirmativo e negativo). Possibilite a participação de todos, criando um ambiente interativo.
a) ........................................................................
b) ..............................................................................
3B308 (acesso em 16.10.2014)
c) .............................................................
match%252Fspeedmatchfromj.php%253Fgamefile%253D1396820748%3B250%3B399 (acesso em 16.10.2014)
d) ...............................................................
http%253A%252F%252Fwww.kidactivities.net%252Fcategory%252FTransitions-Clean-Up-Time.aspx%3B250%3B233 (acesso em 16.10.2014)
e) .......................................................
stock-photography-dont-touch-image21131647%3B1300%3B1059
f) ....................................................
01310f383196970c-pi%3Bhttp%253A%252F%252Furbanhawks.blogs.com%252Furban_hawks%252Fcentral-park-coyote%252F%3B480%3B480 (acesso em 17.10.2014)
g) .............................................................
00%3B677 (acesso em 17.10.2014)
Atividade 6
Distribua a seguinte atividade xerocopiada aos alunos que terão um tempo de 15 minutos para a sua realização. Permita que trabalhem em duplas, já que a tarefa exige um pouco mais de conhecimento de vocabulário. Disponibilize dicionários impressos ou online, para que possam procurar por palavras desconhecidas. Para a correção, os alunos deverão ir ao quadro e escrever suas frases. Oportunize a participação de todos e aceite possibilidades diversas de juntar as palavras das 3 tabelas e formar frases.
Match the words in the three boxes below and write sentences. Feel free to add more words.
Example: Please hand in your homework before the end of class.
Please |
Please don’t |
Give - give out - try - finish off- put away - hand in - hand out - speak throw things - collect -unplug – touch - leave - plug in - work - compare |
independently |
the microphone |
the tests |
this exercise tonight |
your homework |
on the floor |
your mobile phones |
too loudly |
your bags near the door |
not to be late |
some examples |
to your partner |
with your partner |
1.______________________________________________________
2._____________________________________________________
3.______________________________________________________
4.______________________________________________________
5.______________________________________________________
6.______________________________________________________
7.______________________________________________________
8.______________________________________________________
Fonte adaptada: http://www.eslflow.com/Classroom_expressions_matching__worksheet.pdf (acesso em 17.10.2014)
Atividade 7
Para finalizar a aula, distribua a seguinte atividade, que se refere a fazer frases no modo imperativo para cada uma das situações dadas. Caso não haja tempo suficiente, a tarefa poderá ser finalizada em casa e corrigida na aula seguinte.
Make an imperative sentence for each of the following situations.
1. You are a teacher. Give some instructions to start a class.
2. You are a father or a mother. Your son is going to practice karate for the first time. You are worried.
You say…
3. You are a doctor. You have a patient with cough and fever. Give him some basic recommendations.
4. You have a little brother. He’s eating dirt from the flowerpot. What do you say?
5. You had an accident. You are in bed and can’t move. You need some help…
6. You have a sister. She's going on vacation to the beach. Give some advice to her…
7. It is cold and windy outside. You are going to go out. Your mother says…
8. Your friends are going to go shopping. You want something. You say…
9. You have a little sister. You are going out to school, but she is taking too long to get ready. It’s 6:35!
You say…
10. Your cousin is at home using your computer, but you need it now to do some homework. You say…
Fonte: http://www.azargrammar.com/assets/beginning/BEGTeacher-CreatedWorksheets/Worksheets13/BEGCh13ImperativeSentences.pdf (acesso em 17.10.2014)
Para outras atividades sobre o tema, acesse:
http://www.brasilescola.com/ingles/imperative.htm (acesso em 12.10.2014)
http://pt.slideshare.net/nemba14/the-imperative-form acesso em 12.10.2014)
http://www.eslflow.com/Classroom_rules___commands_exercise_with_answers.pdf (acesso em 17.10.2014)
http://www.eslflow.com/Classroomexpressions.html (acesso em 17.10.2014)
Todas as atividades da aula deverão ser avaliadas pelo professor, que levará em conta a interação, participação e envolvimento dos alunos.
Para uma avaliação formal, os alunos deverão fazer cartazes com imagens e frases usando os verbos no modo imperativo e apresentar ao grupo. Os trabalhos poderão ser compartilhados, ainda, em uma plataforma virtual, criada especialmente para esse fim
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!