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Agricultura familiar: o pão nosso de todo dia

 

17/10/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como formações socioespaciais
Ensino Fundamental Final Geografia Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Entender o que caracteriza a agricultura familiar.

 

- Saber qual é a participação da agricultura familiar na produção dos alimentos básicos disponíveis em nossa mesa.

 

- Reconhecer a importância dos agricultores familiares nos dias atuais.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudantes devem ter conhecimentos básicos sobre a organização do espaço agrário brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância da agricultura familiar para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre participação da agricultura familiar na produção de alimentos básicos disponíveis em nossa mesa.

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

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Atividade 01

 

Agricultura familiar... o que é isso?

PASSO A PASSO

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a origem dos alimentos que consumimos cotidianamente. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/m9FAD>, (acesso em 11/10/2014):

 

Figura 01: Vídeo: Matéria do Globo Rural sobre Agricultura familiar

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Fonte: Disponível em <http://migre.me/m9FAD>. Acesso em 11/10/2014.

 

- Em seguida, problematize:

  • Que leitura(s) pode(m)-se fazer desta imagem?
  • De onde vêm os alimentos que consumimos diariamente?
  • Esses alimentos são produzidos por quem?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Agricultura familiar" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa atividade econômica.

Atividade 02

 

Agricultura familiar... qual a sua importância?

 

PASSO A PASSO

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- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Agricultura familiar". Para auxiliar na introdução da pesquisa, se possível, apresente a matéria "Agricultores familiares diversificam a produção para garantir lucro no PR", disponível no link <http://migre.me/m9FAD>, acesso em 07/10/2014.

 

Figura 02: Vídeo: Matéria do Globo Rural sobre Agricultura familiar

 

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Fonte: Disponível em <http://migre.me/m9FAD>. Acesso em 11/10/2014.

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário foi exibido pelo Globo Rural (Rede Globo), e relata a história de uma propriedade familiar em Campo Magro-PR, que produz leite, iogurte, pão e frutas em uma pequena propriedade.

- Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, resumindo as principais ideias apresentadas.

 

 - Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre as informações narradas pela reportagem que mais lhes despertaram a atenção. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do vídeo, com destaque para as diversas atividades diárias que são desenvolvidas nesta propriedade familiar.

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

  • Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, qual é a participação da agricultura familiar na produção dos alimentos que entram no prato do brasileiro?
  • Qual é o tamanho máximo que uma propriedade deve ter para ser considerada “agricultura familiar”?
  • Quais são as principais características de uma agricultura familiar, em relação à mão de obra e a renda?
  • Segundo o último censo agropecuário, qual é a porcentagem das propriedades rurais do Brasil consideradas “agricultura familiar”?
  • Considerando o tamanho da área das propriedades rurais familiares, juntas, essas ocupam qual porcentagem do total da área de fazendas e sítios brasileiros? Isso é positivo ou negativo? Explique.
  • De acordo com o coordenador geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF) qual é a participação da agricultura familiar na produção dos alimentos básicos disponíveis em nossa mesa?
  • Explique por que a família Escher, residente no município de Campo Magro-PR, é considerada um exemplo de agricultura familiar.
  • De acordo com a reportagem, o que se entende por agricultura orgânica?
  • O sítio da família Escher pode ser considerado um exemplo de produção “monocultura” ou “policultura”? Por quê?
  • Explique por que a produção da família Escher pode ser considerada um exemplo de agroindústria.
  • Segundo a proprietária (Salete), quais são os principais obstáculos para se cumprir a legislação sendo um pequeno produtor?
  • Os produtos da família Escher e de muitos outros são entregues em um barracão da Associação dos Agricultores Agroecológicos. Qual é a finalidade de formação de cooperativas agrícolas?
  • Como se caracteriza os agricultores familiares nos dias atuais? Explique.

  

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia dos textos "Agricultores familiares diversificam a produção para garantir lucro no PR", disponível no endereço web <http://migre.me/m9FAD>, acesso em 11/10/2014, e “Agricultura familiar” disponível no endereço web <http://migre.me/mf3pP>, acesso em 11/10/2014.

- Sugira, também, a Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/>, acesso em 08/10/2014.

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

Textos complementares:

A agroindústria caracteriza-se pela instalação de indústrias no campo para realizar a transformação das matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, piscicultura ou silvicultura, em subprodutos, com vistas a agregar valores aos mesmos. A agroindústria pode se inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, os enlatados, os laticínios, na indústria de couro, de biocombustíveis, de produção têxtil dentre muitos outros. A agroindústria, que corresponde à fusão entre a produção agropecuária e a indústria, possui uma interdependência com relação a diversos ramos da indústria, pois necessitam de embalagens, insumos agrícolas, irrigação, máquinas e implementos. 


 

Módulo Fiscal: Trata-se de uma unidade de medida de área (expressa em hectares) fixada diferentemente para cada município, uma vez que levam em conta as particularidades locais como (art. 50, Lei 4.504/64): o tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal); a renda obtida com esta exploração predominante; outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada; e o conceito de propriedade familiar (art 4º, II, Lei 4.504/64).

O módulo fiscal corresponde à área mínima necessária a uma propriedade rural para que sua exploração seja economicamente viável. O tamanho do módulo fiscal para cada município está fixado através de Instruções Especiais (IE) expedidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com a Lei nº 8.629/93, no art. 4º, II, o módulo fiscal também é parâmetro para a classificação fundiária do imóvel rural quanto a sua dimensão, sendo entendido como minifúndio o imóvel rural de área inferior a 1 (um) módulo fiscal; pequena propriedade o imóvel rural de área compreendida entre 1 (um) e 4 (quatro) módulos fiscais; média propriedade aquele de área compreendida entre 4 (quatro) e 15 (quinze) módulos fiscais; e grande propriedade com área superior a 15 (quinze) módulos fiscais.

Fonte: <http://migre.me/m9FtK>

 
 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • 2014 é o ano internacional da Agricultura Familiar. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 70% dos alimentos que entram no prato do brasileiro vêm da agricultura familiar. Esse tipo de agricultura é muito antigo, mas a definição atual é de 2006.
  • O tamanho da propriedade não pode ultrapassar os quatro módulos fiscais, que é uma medida que varia de região para região. Para ser considerado um agricultor familiar, a mão de obra deve ser, predominantemente, da família. A renda deve vir, principalmente, das atividades econômicas da terra e o sítio deve ser dirigido com a família.
  • Segundo o último censo agropecuário, quase 85% das propriedades rurais do Brasil são de agricultura familiar. O número é alto, mas como a área delas é pequena, juntas, ocupam menos de 25% da área de fazendas e sítios.
  • Segundo o IBGE, em 2006 a agricultura familiar era responsável por grande parte da produção de alimentos no país, conforme a tabela abaixo.

 

Figura 03 Participação da produção agrícola familiar

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Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 2006.

 

  • O coordenador geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF) Marcos Rochinski relata que as principais atividades desenvolvidas nos sítios: produção de mais de 80% do feijão, mais de 80% da mandioca, mais de 80% do leite, das carnes como aves e suínos. Mesmo em commodities, como milho e soja, os agricultores familiares têm uma participação expressiva.

 

Figura 04 Exemplo de produção agrícola familiar

 

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Fonte: Disponível em <http://migre.me/mf5DY>. Acesso em 11/10/2014.

 

 

  • A família Escher, de Campo Magro-PR, é um exemplo de agricultura familiar, pois todos os membros da família cuidam de todo o serviço do sítio.
  • A propriedade é policultora, pois se cria vacas leiteiras, tem um pomar com mudas de pessegueiro, laranjeira e cultivos de tomate, morango, abobrinha.
  • A agroindústria caracteriza-se pela instalação de indústrias no campo para realizar a transformação das matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, piscicultura ou silvicultura, em subprodutos, com vistas a agregar valores aos mesmos.
  • As cooperativas agrícolas servem para conseguir escoar, da melhor maneira possível, a produção agropecuária. Os preços de compra praticados pelas cooperativas costumam ser razoáveis e justos. Com a produção de muitos produtores rurais, as cooperativas conseguem fazer grandes negócios, inclusive na área de exportação. São negócios que, individualmente, os cooperados nunca teriam condições de efetuar. Além da parte comercial, a maioria das cooperativas mantém uma equipe de técnicos, veterinários e agrônomos para dar suporte aos produtores, garantindo maiores e melhores produções, o que é interesse tanto do cooperado quanto da cooperativa. 
  • Assim são os agricultores familiares nos dias de hoje. Nada de produzir somente pra subsistência. Eles buscam melhorar. Eles sabem quem são, sabem o valor do seu trabalho e, principalmente, têm orgulho do que fazem.

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Características da agricultura familiar.

  •  Participação da agricultura familiar na produção dos alimentos básicos disponíveis em nossa mesa.

  • A importância dos agricultores familiares nos dias atuais.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes países se apropriam do espaço rural e modificam a paisagem a partir do uso de técnicas agrícolas modernas; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas agrícolas modernas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Agricultores familiares diversificam a produção para garantir lucro no PR. Disponível em: <http://migre.me/m9FAD>. Acesso em 07/10/2014.

Agricultura Familiar. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/tags/agricultura-familiar>. Acesso em 07/10/2014.

Agricultura familiar. EMATER. Disponível em: <http://www.emater.al.gov.br/agricultura-familiar/agricultura-familiar>. Acesso em 07/10/2014.

Agricultura familiar. Disponível em: <http://migre.me/mf3pP>. Acesso em 11/10/2014.

Agricultura familiar. Disponível em: <http://migre.me/mfzx7>. Acesso em 11/10/2014.

2014. Ano Internacional da Agricultura FamiliarDisponível em: <https://www.embrapa.br/2014-ano-internacional-da-agricultura-familiar>. Acesso em 11/10/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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