17/10/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como formações socioespaciais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Entender o que caracteriza a agricultura familiar.
- Saber qual é a participação da agricultura familiar na produção dos alimentos básicos disponíveis em nossa mesa.
- Reconhecer a importância dos agricultores familiares nos dias atuais.
O estudantes devem ter conhecimentos básicos sobre a organização do espaço agrário brasileiro.
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância da agricultura familiar para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre participação da agricultura familiar na produção de alimentos básicos disponíveis em nossa mesa.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a origem dos alimentos que consumimos cotidianamente. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/m9FAD>, (acesso em 11/10/2014):
Figura 01: Vídeo: Matéria do Globo Rural sobre Agricultura familiar
Fonte: Disponível em <http://migre.me/m9FAD>. Acesso em 11/10/2014.
- Em seguida, problematize:
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Agricultura familiar" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa atividade econômica.
Atividade 02
Agricultura familiar... qual a sua importância?
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Agricultura familiar". Para auxiliar na introdução da pesquisa, se possível, apresente a matéria "Agricultores familiares diversificam a produção para garantir lucro no PR", disponível no link <http://migre.me/m9FAD>, acesso em 07/10/2014.
Figura 02: Vídeo: Matéria do Globo Rural sobre Agricultura familiar
Fonte: Disponível em <http://migre.me/m9FAD>. Acesso em 11/10/2014.
Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário foi exibido pelo Globo Rural (Rede Globo), e relata a história de uma propriedade familiar em Campo Magro-PR, que produz leite, iogurte, pão e frutas em uma pequena propriedade.
- Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, resumindo as principais ideias apresentadas.
- Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre as informações narradas pela reportagem que mais lhes despertaram a atenção. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do vídeo, com destaque para as diversas atividades diárias que são desenvolvidas nesta propriedade familiar.
- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia dos textos "Agricultores familiares diversificam a produção para garantir lucro no PR", disponível no endereço web <http://migre.me/m9FAD>, acesso em 11/10/2014, e “Agricultura familiar” disponível no endereço web <http://migre.me/mf3pP>, acesso em 11/10/2014.
- Sugira, também, a Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/>, acesso em 08/10/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Textos complementares:
A agroindústria caracteriza-se pela instalação de indústrias no campo para realizar a transformação das matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, piscicultura ou silvicultura, em subprodutos, com vistas a agregar valores aos mesmos. A agroindústria pode se inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, os enlatados, os laticínios, na indústria de couro, de biocombustíveis, de produção têxtil dentre muitos outros. A agroindústria, que corresponde à fusão entre a produção agropecuária e a indústria, possui uma interdependência com relação a diversos ramos da indústria, pois necessitam de embalagens, insumos agrícolas, irrigação, máquinas e implementos. |
Módulo Fiscal: Trata-se de uma unidade de medida de área (expressa em hectares) fixada diferentemente para cada município, uma vez que levam em conta as particularidades locais como (art. 50, Lei 4.504/64): o tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal); a renda obtida com esta exploração predominante; outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada; e o conceito de propriedade familiar (art 4º, II, Lei 4.504/64). O módulo fiscal corresponde à área mínima necessária a uma propriedade rural para que sua exploração seja economicamente viável. O tamanho do módulo fiscal para cada município está fixado através de Instruções Especiais (IE) expedidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com a Lei nº 8.629/93, no art. 4º, II, o módulo fiscal também é parâmetro para a classificação fundiária do imóvel rural quanto a sua dimensão, sendo entendido como minifúndio o imóvel rural de área inferior a 1 (um) módulo fiscal; pequena propriedade o imóvel rural de área compreendida entre 1 (um) e 4 (quatro) módulos fiscais; média propriedade aquele de área compreendida entre 4 (quatro) e 15 (quinze) módulos fiscais; e grande propriedade com área superior a 15 (quinze) módulos fiscais. Fonte: <http://migre.me/m9FtK> |
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Participação da produção agrícola familiar
Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 2006.
Figura 04: Exemplo de produção agrícola familiar
Fonte: Disponível em <http://migre.me/mf5DY>. Acesso em 11/10/2014.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
Características da agricultura familiar.
Participação da agricultura familiar na produção dos alimentos básicos disponíveis em nossa mesa.
A importância dos agricultores familiares nos dias atuais.
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes países se apropriam do espaço rural e modificam a paisagem a partir do uso de técnicas agrícolas modernas; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas agrícolas modernas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.
Agricultores familiares diversificam a produção para garantir lucro no PR. Disponível em: <http://migre.me/m9FAD>. Acesso em 07/10/2014.
Agricultura Familiar. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/tags/agricultura-familiar>. Acesso em 07/10/2014.
Agricultura familiar. EMATER. Disponível em: <http://www.emater.al.gov.br/agricultura-familiar/agricultura-familiar>. Acesso em 07/10/2014.
Agricultura familiar. Disponível em: <http://migre.me/mf3pP>. Acesso em 11/10/2014.
Agricultura familiar. Disponível em: <http://migre.me/mfzx7>. Acesso em 11/10/2014.
2014. Ano Internacional da Agricultura Familiar. Disponível em: <https://www.embrapa.br/2014-ano-internacional-da-agricultura-familiar>. Acesso em 11/10/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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