Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Agricultura orgânica: alimentos mais saudáveis!

 

17/10/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como formações socioespaciais
Ensino Fundamental Final Geografia Dilemas socioambientais para a segurança alimentar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

- Entender o que caracteriza a agricultura orgânica.

- Saber qual é a participação da agricultura orgânica na produção dos alimentos disponíveis em nossa mesa.

- Reconhecer a importância da produção de alimentos orgânicos nos dias atuais.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudantes devem ter conhecimentos básicos sobre a organização do espaço agrário brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância da agricultura orgânica para o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre participação da agricultura orgânica na produção dos mais alimentos mais saudáveis para o nosso consumo.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Alimentos orgânicos... o que são??

PASSO A PASSO

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a qualidade dos alimentos que consumimos cotidianamente. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/mf6FH>, (acesso em 11/10/2014):

 

Figura 01: Agricultura orgânica

 

kkkk

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mf6FH>. Acesso em 11/10/2014.

 

 

- Em seguida, problematize:

  • Que leitura(s) pode(m)-se fazer desta imagem?
  • Você sabe o que diferencia os alimentos orgânicos dos demais?
  • Esses alimentos são produzidos por quem?

 - Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Agricultura orgânica" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa atividade econômica.

 

Atividade 02

 

Agricultura orgânica... como são produzidos?

 

PASSO A PASSO

hhh  

- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Agricultura orgânica". Para auxiliar na introdução da pesquisa, se possível, apresente a matéria "Agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, transgênicos e adubos químicos", disponível no link <http://migre.me/mf7H0>, acesso em 07/10/2014.

 

Figura 02: Vídeo: Agricultura orgânica

ggg

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mf7H0>. Acesso em 11/10/2014.

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo, explique aos estudantes que este documentário foi exibido pelo Globo Ecologia (Rede Globo), e relata a história dos alimentos orgânicos. Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, resumindo as principais ideias apresentadas.

 - Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre as informações narradas pela reportagem que mais lhes despertaram a atenção. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do vídeo, com destaque para a importância da produção orgânica para a nossa saúde e para a natureza.

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

  • O que são alimentos orgânicos?
  • Quais são as principais características de uma produção orgânica?
  • Como a produção de alimentos interfere na natureza?
  • Por que os alimentos orgânicos são mais saudáveis?
  • Como se cultiva os produtos orgânicos?
  • Os produtos orgânicos são cultivados em grande escala?
  • Qual é a participação da agricultura orgânica na economia mundial?
  • Qual é a participação da agricultura familiar na produção total dos alimentos em nosso país? Esta produção vem crescendo ou diminuindo?
  • Quem são as pessoas que se interessam pelo consumo de alimentos orgânicos?
  • Por que os produtos orgânicos têm um custo maior?
  • Os produtos orgânicos podem ser industrializados?
  • Como saber se os produtos que estamos consumindo são realmente orgânicos?

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia dos textos "Agricultura orgânica", disponível na Britannica Escola Online, endereço web <http://escola.britannica.com.br/article/574438/agricultura-organica>, acesso em 11/10/2014, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares. Sugira, também, o site do Ministério da Agricultura, disponível no endereço web <http://migre.me/mfgmZ>, acesso em 11/10/2014, onde se encontram perguntas e repostas sobre o tema “Agricultura Orgânica”.

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • A agricultura orgânica é uma técnica de produção que emprega métodos biológicos de adubação e controle de pragas em vez de fertilizantes químicos, pesticidas e outros produtos sintéticos, considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
  • A produção orgânica vai além da não utilização de agrotóxicos. O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável. Com a agricultura orgânica procura-se criar um ecossistema mais equilibrado, preservar a biodiversidade e oferecer produtos mais saudáveis para a alimentação humana e animal.
  • Para controlar as pragas, a agricultura orgânica utiliza métodos naturais e promove o uso racionado de água. Um deles é a agricultura diversificada em que se combinam, por exemplo, vários plantios como de café e de feijão junto com a criação de frangos e suinos. Com a diversificação, o agricultor recicla e aproveita os dejetos dos animais e os restos das plantas para a adubação do solo.
  • A agricultura orgânica promove a rotação de cultivos e o plantio de espécies de plantas que afastam as pragas. É comum o uso de técnicas como a liberação de insetos predadores de pragas, ou seja, insetos que comem outros insetos prejudiciais às plantas e ao solo.
  • A agricultura orgânica costuma ser relacionada a produções em pequena escala. Desde a década de 1970, quando o processo orgânico começou a ser difundido no meio acadêmico e científico, novas tecnologias foram desenvolvidas e estudos realizados para possibilitar produções em grande escala e evitar pragas e doenças sem a utilização de agrotóxicos.

 

Figura 03: Modelo de agricultura orgânica

ooo

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mhvC7>. Acesso em 11/10/2014.

 

  • A agricultura orgânica usa menos combustíveis fósseis, como o petróleo, do que a agricultura convencional.
  • Os produtos orgânicos são mais saudáveis por que não se usa produtos agrotóxicos nem adução química em sua produção. As pessoas que buscam uma dieta equilibrada para ser ter mais qualidade de vida procuram cada vez mais consumir produtos orgânicos.
  • No mundo inteiro as vendas de produtos orgânicos movimentam mais de 100 bilhões de reais. No Brasil, esses produtos representam quase 3% da produção agrícola, com uma taxa de crescimento anual de cerca de 20%, o dobro da taxa mundial. Até o ano 2006 havia 90 mil produtores orgânicos registrados (dados do IBGE).
  • O produtor orgânico se preocupa com a preservação do meio ambiente e tem compromisso com a qualidade de vida de seus empregados. O produto, então, pode ter seu custo de produção um pouco maior, acrescido destas responsabilidades cidadãs. A oferta em relação à procura por produtos mais saudáveis, também eleva o preço no mercado. Mas, tanto em supermercados como nas feiras livres é possível adquirir produtos orgânicos com preços compatíveis.
  • A maior parte dos produtos orgânicos produzidos no Brasil é exportada principalmente ao Japão, Estados Unidos e a União Europeia. Os produtos exportados incluem cacau, soja, açúcar, arroz, carne, leite e derivados, mel e palmito.
  • Conforme a legislação brasileira, em vigor desde janeiro de 2011, o consumidor reconhece o produto orgânico através do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Todo produto orgânico vendido em lojas e mercados tem que apresentar o selo em seu rótulo.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Características a agricultura agricultura orgânica.

  • Participação da agricultura orgânica na produção dos alimentos disponíveis em nossa mesa.

  • A importância da produção de alimentos orgânicos nos dias atuais.

 

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes países se apropriam do espaço rural e modificam a paisagem a partir do uso de técnicas agrícolas modernas; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das práticas agrícolas modernas; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.

O que são alimentos orgânicos? Disponível em <http://migre.me/mfC0e>. Acesso em 24/08/2014.

Agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, transgênicos e adubos químicos. Disponível em: <http://migre.me/mf7H0>. Acesso em 07/10/2014.

Agricultura orgânica. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/agricultura-organica.htm>. Acesso em 07/10/2014.

Agricultura orgânica cresceu 22% no Brasil em 2013. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/agricultura-organica.htm>. Acesso em 07/10/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.