20/10/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+resenhas&biw=1366&bih=673&tbm=isch&imgil=QyeO4FAHGHeEtM%253A%253B6zdtaIyj2XHSjM%253Bhttp%25253A%
%3Bhttp%253A%252F%252Fleitorcabuloso.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F09%252FLogo-Resenha11.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fleitorcabuloso.com.br%252F2012%252F09%252Frascunho-a-importancia-das-resenhas%252F%3B593%3B223 Acesso em: 18 out. 2014.
Resenha é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra. Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor). Disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/resenha/ Acesso em: 14 out. 2014.
MÓDULO 1 - USANDO O DATASHOW
ATIVIDADE 1 - INFORMAÇÕES
Professor, inicie a aula apresentando em datashow alguns slides com informações sobre resenha para seus alunos.
SLIDE 1
Uma resenha pode ser: * Descritiva – É o caso dos resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as ideias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade. * Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema. |
SLIDE 2
Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo - devem ser seguidos os seguintes passos: - Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema. - Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as ideias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela. - Seleção das ideias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas). - Emissão de um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica. - Elaboração da resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar. |
ATIVIDADE 2 - APRESENTANDO UM MODELO DE RESENHA
Professor, forme grupos de 5 alunos cada. Providencie cópias do modelo de resenha abaixo para os alunos. Leia a resenha com eles, mostrando as partes características do gênero. Peça para que os alunos grifem de cores diferentes cada parte da estrutura. Um aluno de cada grupo deverá apresentar os resultados de sua leitura pormenorizada, mostrando as características do gênero.
A resenha abaixo está disponível em: http://pt.slideshare.net/tgspi/resenha-do-livro-safri-de-estratgia Acesso em: 18 out. 2014.
.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F09%252FLogo-Resenha11.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fleitorcabuloso.com.br%252F2012%252F09%252Frascunho-a-importancia-das-resenhas%252F%3B593%3B223 Acesso em: 18 out. 2014.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.adrianabrazil.com%2F2011
vQOtTAggTV7oCIDg&ved=0CBMQsCUoBQ Acesso em: 18 out. 2014.
Roteiro para elaboração de uma resenha:
Em toda resenha deve constar:
O título (ou cabeçalho contendo o nome da instituição de ensino, título da resenha com identificação do texto resenhado, autor/a da resenha,
objetivo do trabalho, local e data)
A referência bibliográfica da obra (citação completa da fonte, podendo constar alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada ).
Texto dissertativo: Síntese do conteúdo caracterizando a área do conhecimento e o objetivo do autor. (Introdução, corpo principal do texto - uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica).
A avaliação crítica, argumentativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas e/ou na própria obra; posicionamento final quanto ao artigo em si; que deverá levar em consideração os seguintes pontos:
- Conteúdo, objetivo(s) e destinatário(s)
- Plano estrutural e desenvolvimento lógico da temática.
- Linguagem, vocabulário e estilo do autor.
- Valor do texto para determinada área de conhecimento.
- Referências bibliográficas de acordo com a ABNT.
Apresentação Gráfica
Papel A4 (210x297)
Margens: Margem superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm.
Caracteres (fontes): Arial, tamanho 12;
Títulos e subtítulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado;
Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto e nas referências: simples.
CONSIDERAÇÕES:
Antes de começar a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito uma boa leitura do texto.
O autor da resenha deve possuir um conhecimento sobre o assunto abordado, uma vez que se prestará a dar opinião formada fundamentada na própria obra ou outras bibliografias.
Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar as falhas sem entrar em detalhes, pois o objetivo é informar.
A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questão e situá-lo no assunto da melhor maneira possível. O texto deve ser claro, inteligível e dinâmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a à leitura do texto resenhado.
A estrutura geral de uma resenha não se difere de um texto dissertativo, na qual se observa uma introdução, o desenvolvimento e as considerações finais, sempre recalcadas, no entanto, nas opiniões críticas do autor, embasadas em argumentos de certa originalidade, coerência e profundidade.
Caso haja necessidade de citação do próprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referência bibliográfica.
Obs.: Para as resenhas realizadas em sala de aula e escritas a mão, o professor deverá desconsiderar a apresentação gráfica apresentada.
Texto disponível em:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Normas-Resenha/49704840.html Acesso em: 18 out. 2014.
|
ATIVIDADE 3 - RECORRIGINDO
Professor, recolha os textos e faça uma nova leitura.
Professor, acesse os links abaixo para conhecer outros trabalhos sobre o tema:
1. Aula do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36140 Acesso em: 17 out. 2014.
2. Dicas para elaboração de uma resenha:
http://marciarodriguesfurg.wordpress.com/novidades/normalizacao/dicas-para-elaborar-uma-resenha/
Acesso em: 17 out. 2014.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!