Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EU RESENHO, TU RESENHAS, ELE RESENHA

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • fazer leitura pormenorizada de textos.
  • elaborar esquemas para a resenha.
  • construir o texto.
  • revisar o texto.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet.
  • Trabalho em grupo.
  • Produção de resenhas.

 

resenhas

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+resenhas&biw=1366&bih=673&tbm=isch&imgil=QyeO4FAHGHeEtM%253A%253B6zdtaIyj2XHSjM%253Bhttp%25253A%

25252F%25252Fleitorcabuloso.com.br%25252F2012%25252F09%25252Frascunho-a-importancia-das-resenhas%25252F&source=iu&pf=m&fir=QyeO4FAHGHeEtM%253A%252C6zdtaIyj2XHSjM%252C_&usg=__xkSMPp2EQhK2bq1V3SLffQ

gO4is%3D&ved=0CDQQyjc&ei=kSdBVM7CDIrIggS64oGwDQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=QyeO4FAHGHeEtM%253A%3B6zdtaIyj2XHSjM

%3Bhttp%253A%252F%252Fleitorcabuloso.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F09%252FLogo-Resenha11.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fleitorcabuloso.com.br%252F2012%252F09%252Frascunho-a-importancia-das-resenhas%252F%3B593%3B223 Acesso em: 18 out. 2014.

 

  • Resenha  é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito  de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra. Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor). Disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/resenha/ Acesso em: 14 out. 2014.

 

 

MÓDULO 1 - USANDO O DATASHOW

 

ATIVIDADE 1 - INFORMAÇÕES

 

Professor, inicie a aula apresentando em datashow alguns slides com informações sobre resenha para seus alunos.

 

SLIDE 1

Uma resenha pode ser:

* Descritiva – É o caso dos resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as ideias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.

* Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.

SLIDE 2

Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo - devem ser seguidos os seguintes passos:

- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.

- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as ideias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.

- Seleção das ideias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas).

- Emissão de um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica.

- Elaboração da resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar.

 

 

ATIVIDADE 2 -  APRESENTANDO UM MODELO DE RESENHA

 

Professor, forme grupos de 5 alunos cada. Providencie cópias do modelo de resenha abaixo para os alunos. Leia a resenha com eles, mostrando as partes características do gênero. Peça para que os alunos grifem de cores diferentes cada parte da estrutura. Um aluno de cada grupo deverá apresentar os resultados de sua leitura pormenorizada, mostrando as características do gênero.

A resenha abaixo está disponível em: http://pt.slideshare.net/tgspi/resenha-do-livro-safri-de-estratgia Acesso em: 18 out. 2014.

 

MODELO DE RESENHA

resenha

 

https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+resenhas&biw=1366&bih=673&tbm=isch&imgil=QyeO4FAHGHeEtM%253A%253B6zdtaIyj2XHSjM%253Bhttp%25253A

%25252F%25252Fleitorcabuloso.com.br%25252F2012%25252F09%25252Frascunho-a-importancia-das-resenhas%25252F&source=iu&pf=m&fir=QyeO4FAHGHeEtM%253A%252C6zdtaIyj2XHSjM%252C_&usg=__xkSMPp2EQhK2bq1V3

SLffQgO4is%3D&ved=0CDQQyjc&ei=kSdBVM7CDIrIggS64oGwDQ#facrc=_&imgdii=QyeO4FAHGHeEtM%3A%3Bhuno9f47kTMAFM%

3BQyeO4FAHGHeEtM%3A&imgrc=QyeO4FAHGHeEtM%253A%3B6zdtaIyj2XHSjM%3Bhttp%253A%252F%252Fleitorcabuloso.com

.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F09%252FLogo-Resenha11.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fleitorcabuloso.com.br%252F2012%252F09%252Frascunho-a-importancia-das-resenhas%252F%3B593%3B223 Acesso em: 18 out. 2014.

 

 
 
MÓDULO 2
 
 
ATIVIDADE 1 - PRODUÇÃO INICIAL
 
  • Professor, peça aos alunos para lerem o texto OUTONO DE SONHOS de Adriana Brazil e depois elaborem uma resenha, seguindo os passos descritos abaixo:
  • Dê um tempo para os alunos fazerem a leitura. Lembre-se de que a biblioteca escolar possui o livro. Se a biblioteca não tiver, professor, providencie o pedido em uma livraria ou peça aos alunos para comprarem o livro. O professor, se quiser, poderá substituir o livro por outro, conforme o nível da turma.

 

resenha 2

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.adrianabrazil.com%2F2011

%2F03%2Fresenha-no-blog-dicas-de-livros-e.html&h=0&w=0&tbnid=kjcj6YIcnBmu2M&zoom=1&tbnh=178&tbnw=284&docid=gp0sAc5SyA6pwM&tbm=isch&ei=TC5BVM

vQOtTAggTV7oCIDg&ved=0CBMQsCUoBQ  Acesso em: 18 out. 2014.

 

Roteiro para elaboração de uma resenha:

 

a- Uma leitura global da obra;
b- Segunda leitura, no entanto, mais analítica, levantando (selecionando) as  ideias e argumentos do autor;
c- Sintetização dos dados selecionados;
d- Posicionamento crítico para construção da resenha;
e- Pesquisa, se necessário, para facilitar as argumentações;
f- Produção do texto propriamente dita.
 
 
 
ATIVIDADE 2 - REESCRITA
 
 
  • Depois de lidas e corrigidas as resenhas dos alunos, o professor deverá devolvê-las para que eles possam fazer a reescrita. Importante apresentar a eles mais algumas informações sobre resenhas antes da reescrita.
 
  • Professor, providencie cópias das informações abaixo e leia com os alunos antes da reescrita.
 
Em toda resenha deve  constar: 
 
 O título (ou cabeçalho contendo o nome da instituição de ensino, título  da resenha com identificação do texto resenhado, autor/a da resenha, 
objetivo do trabalho, local e data)
 
 A referência bibliográfica da obra (citação completa da fonte, podendo  constar alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada ).
 Texto dissertativo: Síntese do conteúdo caracterizando a área do  conhecimento e o objetivo do autor. (Introdução, corpo principal do texto - uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica).
 
 A avaliação crítica, argumentativa, fundamentada em pesquisas  bibliográficas e/ou na própria obra; posicionamento final quanto ao artigo  em si; que deverá levar em consideração os seguintes pontos:
 
- Conteúdo, objetivo(s) e destinatário(s) 
- Plano estrutural e desenvolvimento lógico da temática. 
- Linguagem, vocabulário e estilo do autor. 
- Valor do texto para determinada área de conhecimento.
- Referências bibliográficas de acordo com a ABNT.
 
 
Apresentação Gráfica
 
 Papel A4 (210x297)
 Margens: Margem superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm.
 Caracteres (fontes): Arial, tamanho 12;
 Títulos e subtítulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado;
 Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto e nas referências:  simples.
 
CONSIDERAÇÕES:
 
Antes de começar a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito uma  boa leitura do texto.
O autor da resenha deve possuir um conhecimento sobre o assunto abordado,  uma vez que se prestará a dar opinião formada fundamentada na própria obra ou  outras bibliografias. 
 
Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar as falhas sem entrar em detalhes, pois o objetivo é informar.
 
A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos  essenciais da obra em questão e situá-lo no assunto da melhor maneira possível.  O texto deve ser claro, inteligível e dinâmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta  leitura e deve sentir-se convidado/a à leitura do texto resenhado.
 
A estrutura geral de uma resenha não se difere de um texto dissertativo, na  qual se observa uma introdução, o desenvolvimento e as considerações finais, sempre  recalcadas, no entanto, nas opiniões críticas do autor, embasadas em argumentos de  certa originalidade, coerência e profundidade. 
 
Caso haja necessidade de citação do próprio texto resenhado, isso deve ser  feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referência bibliográfica.
 
Obs.: Para as resenhas realizadas em sala de aula e escritas a mão,  o professor deverá desconsiderar a apresentação gráfica apresentada.
 
Texto disponível em:  http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Normas-Resenha/49704840.html Acesso em: 18 out. 2014.

 

ATIVIDADE 3 - RECORRIGINDO

Professor, recolha os textos e faça uma nova leitura.

Recursos Complementares

Professor, acesse os links abaixo para conhecer outros trabalhos sobre o tema:

 

1. Aula do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36140 Acesso em: 17 out. 2014.

 

2. Dicas para elaboração de uma resenha:

http://marciarodriguesfurg.wordpress.com/novidades/normalizacao/dicas-para-elaborar-uma-resenha/ 

Acesso em: 17 out. 2014.

Avaliação
  • Professor, avalie, por meio da observação, o interesse de seu aluno em todas as etapas da sequência. Verifique, por meio de perguntas, se ele reconhece o uso social do gênero. Recorrija o texto reescrito pelos alunos e faça uma apreciação final.
  • 1. Seguiu os passos para fazer a resenha?
  • 2. Apresentou as ideias principais?
  • 3. Apresentou a crítica (opinião) sobre a obra?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.