Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A influência da mídia no corpo

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Filosofia A construção do sujeito moral
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicitar os conceitos e os padrões atuais de beleza.
  • Identificar a mídia como um dos fatores que influenciam nos padrões de beleza.

  • Explicar o apelo e as estratégias da mídia para que as pessoas almejem um corpo padronizado.

  • Identificar as relações entre capitalismo, consumo e padrões corporais.

  • Explanar sobre os problemas decorrentes das tentativas de adequações do corpo a padrões pré-estabelecidos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeo; estudo de textos; produção de resenhas críticas e de vídeos; análise de revistas; montagem de painéis; publicação de produção em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos e vídeos digitais; revistas; fotos; cartolinas.

 

http://www.advancemedical.com.br/files/thumb_imagemNoticia_210.jpg

Imagem disponível em: http://www.advancemedical.com.br/files/thumb_imagemNoticia_210.jpg. Acesso em 16/10/2014.

Módulo 1- Padrões de beleza em diferentes épocas

Atividade 1- Vídeo

Sugerimos que o professor utilize o vídeo abaixo indicado para iniciar o estudo do tema.

JACQUES, Heraldo. Fantástico - O Padrão de Beleza Feminina em 1978. Duração: 9min19seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2fMEfsG3XB0. Acesso em 15/10/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

 

Os alunos deverão registrar em seus cadernos as suas impressões ao assistirem o vídeo, além de responderem, em seus cadernos, a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Quais são os conceitos de beleza transmitidos ao longo do vídeo.

  • Enumere pelo menos três mulheres ícones de beleza ao longo do tempo e as características a elas atribuídas.

  • Quais são as relações entre a mídia e os ícones de beleza apontados no vídeo ao longo de décadas?

  • Os conceitos de beleza atuais são os mesmos das décadas de 1978 e anteriores?

  • Nos dias atuais, quais são os padrões de beleza predominantes? O que mudou de 1978 até 2014?

  • Qual é o seu conceito de beleza?

  • Você tem algum ícone de beleza? Qual(is)? Por quê?

Atividade 2- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Atividade 3- Padrões de beleza atuais

Cada aluno deverá trazer de casa uma foto ou imagem de alguém que represente o padrão atual de beleza para ele. Além desta imagem, deverão trazer revistas que tratem de temas relacionados ao corpo como moda, fitness, dietas alimentares e estéticas (Boa Forma; Men’s Health; Nova; Criativa; Vogue; Corpo etc.).

Na aula, o professor e os alunos deverão montar um painel com estas imagens, utilizando como fundo, cartolinas, papel pardo ou outro material similar. Este fundo para o painel que poderá ser feito com materiais já utilizados em outras atividades que permitam sua reutilização.

Cabe ao professor levar algumas revistas para a sala de aula, para serem utilizadas por alunos que não tenham conseguido ter acesso a este tipo de material. Estas revistas serão utilizadas, também, na atividade 4.

Depois que cada aluno colar a imagem por ele escolhida no painel, toda a turma deverá observar resultado e avaliar, respondendo às questões a seguir. 

  • Quais são os padrões de beleza levantados pela turma ________?

  • Qual é a influência da mídia (jornais, revistas, televisão, cinema, internet etc.) nestas escolhas?

 

 

https://d35x247ltsc0dr.cloudfront.net/catalogue/magazine_issue_cover/uploaded_image/5391d898596bad38f4000151/cover_9214b53e-62fd-4469-a2b9-c02748aface5.png?cover_etag=988740d45e27723e8ab1b4b5cdb6b7e9

Imagem disponível em: https://d35x247ltsc0dr.cloudfront.net/catalogue/magazine_issue_cover/uploaded_image/5391d898596bad38f4000151/cover_9214b53e-62fd-4469-a2b9-c02748aface5.png?cover_etag=988740d45e27723e8ab1b4b5cdb6b7e9. Acesso em 15/10/2014.

Atividade 4- Analisando revistas

O professor deverá distribuir os alunos em grupos de cinco componentes para que analisem as revistas que trouxeram de casa mais aquelas fornecidas pelo professor. Cada grupo analisará, portanto, no mínimo, 5 revistas, seguindo os passos 1 e 2 explicitados abaixo.

1- Deverão observar a capa, as matérias e as imagens e registrar os itens abaixo listados.

  • Conceitos atuais de beleza transmitidos ao leitor.

  • Perfis dos atuais padrões de beleza.

  • Fatores que influenciam nestes padrões atuais de beleza.

2- Deverão escolher duas matérias destas revistas, lê-las e fazer uma resenha critica de cada uma delas. Para elaboração das resenhas críticas, os alunos deverão seguir as orientações contidas no endereço abaixo.

PUCRS. Como elaborar uma resenha. Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php. Acesso em 15/10/2014.

 

Atividade 5- Discussão e socialização

O mesmo grupo da atividade 4 deverá discutir as questões da atividade 3 e fazer uma síntese desta discussão para apresentar para a turma, juntamente com a socialização da análise das revistas e das resenhas críticas, realizadas na atividade 4. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. No momento de socialização, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. Após as apresentações de todos os grupos, o professor deverá abrir o espaço para questionamentos e dúvidas.

Os consolidados, os registros e as resenhas críticas das matérias das revistas deverão ser enviados ao professor para avaliação, por e-mail.

 

http://papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2013/11/revistas.jpg

Imagem disponível em: http://papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2013/11/revistas.jpg. Acesso em 16/10/2014.

Módulo 2- Fundamentação teórica

Atividade 1- Leitura de textos

A fim de possibilitar aos alunos a construção de um aporte teórico sobre a influência da mídia no corpo, sugerimos a leitura de alguns textos listados a seguir. Todos os alunos deverão ler todos os texto e registrar os itens elencados abaixo.

  • Aspectos comuns nos textos.

  • Aspectos divergentes nos textos.

  • Padrões de beleza atuais.

  • Relação entre capitalismo, consumo e padrões corporais.

  • Influência da mídia no corpo.

  • Problemas decorrentes das tentativas de adequações a padrões pré-estabelecidos.

Textos e endereços para acesso

RIBEIRO, Paulo César Pinho; OLIVEIRA, Pietro Burgarelli Romaneli de. Culto ao Corpo: beleza ou doença? Adolescente e Saúde. 2011; 8(3):63-69. Disponível em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=287. Acesso em 15/10/2014.

 

ROSA, Yasmim. Ditadura da estética: a busca pelo corpo perfeito. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/Jornal/Ciencia-e-Tecnologia/Ditadura-da-estetica%3A-a-busca-pelo-corpo-perfeito-4306.html#.VD5k4ha--zo. Acesso em 15/10/2014.

 

CAMARGO, Orson. Mídia e o culto à beleza do corpo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm. Acesso em 15/10/2014.

 

DIÁRIO DA REGIÃO. Especial academia: A influência da mídia na busca por um “corpo perfeito”. Disponível em: http://www.odiariodaregiao.com/especial-academia-a-influencia-da-midia-na-busca-por-um-%E2%80%9Ccorpo-perfeito%E2%80%9D/. Acesso em 15/10/2014.

 

CRUZ, Priscila Postali; et alCulto ao corpo: as influências da mídia contemporânea marcando a juventude. [PDF]. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST48/Cruz-Nilson-Pardo-Fonseca_48.pdf. Acesso em 15/10/2014.

 

BEM ESTAR. Brasil se torna pela primeira vez líder em cirurgias plásticas, diz organização. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/brasil-se-torna-pela-primeira-vez-lider-em-cirurgias-plasticas-diz-organizacao.html. Acesso em 15/10/2014.

 

MARIUZZO, Patrícia. Crescimento de cirurgias plásticas demonstra fusão dos conceitos de saúde e beleza. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252012000300006&script=sci_arttext. Acesso em 15/10/2014.

 

CAMARGO, Giovana. Prisões estéticas: somos nós os carcereiros. Disponível em: http://papodehomem.com.br/prisoes-esteticas-quem-esta-dentro-e-quem-esta-fora/. Acesso em 15/10/2014.

 

SANTOS, Lionês Araújo dos; MEDEROS, Juan Felipe Sànchez. A mercantilização do corpo: mídia e capitalismo como principais agentes da promoção do consumo e do mercado. [PDF]. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/7243/5313. Acesso em 16/10/2014.

 

http://4.bp.blogspot.com/_6LLn7z8uDUI/TNQBYVGwwwI/AAAAAAAADOk/wX2X1s57ekk/s1600/Mulher+Corpo.jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_6LLn7z8uDUI/TNQBYVGwwwI/AAAAAAAADOk/wX2X1s57ekk/s1600/Mulher+Corpo.jpg. Acesso em 16/10/2014.

 

Atividade 2- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida os itens para registro propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

Atividade 3- Produção de vídeos

De posse de todas as informações e imagens analisadas nas atividades anteriores, os mesmos grupos de alunos da atividade anterior deverão produzir um vídeo sobre o tema. O vídeo deverá conter imagens, música e texto sobre a realidade estudada, além de uma síntese do conteúdo desenvolvido ao longo desta proposta. Este material deverá mostrar o olhar dos alunos sobre esta questão após este estudo.

 

Um exemplo de vídeo sobre o tema está disponível no endereço a seguir.

ABREU, Victor. Síndrome da aceitação. Duração: 10min35seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k0HCJBV_nA8. Acesso em 16/10/2014.

 

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em pen drives para a socialização para a turma e o professor e, posteriormente, publicação em blog ou site da escola.

 

Abaixo listamos algumas referências contendo orientações para a produção de vídeos. O professor poderá escolher uma delas para orientar seus alunos ou disponibilizar todas e possibilitar a eles a escolha de quais instruções seguir.

 

QUEIROZ, Luciano de. Como fazer vídeos com suas fotos. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mz8fHGHU5fM. Acesso em 16/10/2014.

 

SAFEPCTUGA. Como fazer vídeos com fotos [e música]. Disponível emhttp://safepctuga.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-videos-com-fotos.html. Acesso em 16/10/2014.

 

FURTADO, Teresa. Como editar minhas fotos online para criar um vídeo sem instalar nada. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html. Acesso em 16/10/2014.

 

Atividade 4- Socialização dos vídeos

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser socializados aos colegas e ao professor, em sala de aula. O professor deverá disponibilizar seu computador e o aparelho data show para que cada grupo, utilizando seu arquivo salvo em pen drive, faça a projeção de seu vídeo. Os vídeos apresentados deverão ser discutidos e avaliados pelos produtores, pela turma e pelo professor. A turma deverá escolher os dois melhores vídeos para postagem na internet, no blog ou site da escola e em outros sítios, como o YouTube.

Atividade 5- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões dos textos e os vídeos eleitos melhores, deverá ser postada pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 16/10/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

http://krebp3.zip.net/images/corpo-pele-removivel-1.jpg

Imagem disponível em: http://krebp3.zip.net/images/corpo-pele-removivel-1.jpg. Acesso em 16/10/2014.

Recursos Complementares

CAMPOS, Ivanir Glória de. A influência da mídia sobre o ser humano na relação com o corpo e a auto imagem de adolescentes. [PDF]. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/884-4.pdf. Acesso em 15/10/2014.

 

AMARAL, Ana Carolina Soares; FORTES, Leonardo de Sousa; FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Imagem corporal e atividade física em mulheres que realizaram cirurgia estética. Disponível em: http://www.ufjf.br/labesc/files/2011/09/Artigo_HURevista2.pdf. Acesso em 15/10/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os consolidados das discussões; ii) os registros e as resenhas críticas das matérias das revistas; iii) os vídeos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOSE LUIZ MARCONDES DE MOURA, VALDOMIRO SILVEIRA , São Paulo - disse:
    zeloco_locosom@hotmail.com

    10/11/2014

    Cinco estrelas

    Esse tema tenho trabalhado no ensino médio ,mas como estou trabalhando ensino fundamental costumo envolver esses assuntos principalmente 8 e 9 º anos onde já estão em crescimento e principalmente ambos os sexos procuram assuntos relacionado a vaidade apresento temas através de videos ,pesquisas e ainda troca de idéias principalmente no uso de anabolizantes,medicamentos para emagrecer,corpo sarado,alimentação regrada com a influencia das mídias , entra a intervenção do professor com prevenções


  • SONIA MARIA NEGRETTE KOSTEK, THEREZINHA SARTORI PROFA , São Paulo - disse:
    sonia.negrette@terra.com.br

    25/10/2014

    Cinco estrelas

    Esse tema é de suma importância, pois nossos jovens são bombardeados pelas idéias impostas pela mídia, o professor pode sim ajudá-los a ter uma visão mais crítica sobre o assunto sem se deixar influenciar, através do conhecimento e da busca pela saúde e não pela beleza.


  • SAULO ANTONIO PORPHIRO, CARLINDO REIS , São Paulo - disse:
    porphirozl@yahoo.com.br

    24/10/2014

    Cinco estrelas

    Validadíssimo! Procuro trabalhar com temas que abarcam Corpo, Mídia e Atividade Física, as aulas são bem estruturadas, contendo uma sequência didática, me ajudará em muito nas minhas práticas pedagógicas do cotidiano e ou também poderei adaptar a minha condição e realidade de trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.