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Ecologia: conhecendo habitat e nicho ecológico

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

 

Figura 1 - Habitat 1

 

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Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php (Acesso em 01 out. 2014).

 

 

Figura 2 - Habitat 2

 

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Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php (Acesso em 01 out. 2014).

 

Figura 3 - Habitat 3

 

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Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/conceitos-ecologicos/os-conceitos-de-habitat-e-nicho-ecologico.html (Acesso em 01 out. 2014).

 

 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras acima?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras acima?

3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: aprofundando o assunto

 

 Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre habitat e nicho ecológico (Figura 4). O vídeo tem duração de 7 minutos e 26 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=I73M0X9oRQo  (Acesso em 01 out. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 4: Vídeo: Habitat e nicho ecológico (7:01)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=I73M0X9oRQo (Acesso em 01 out. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

       

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – Defina habitat.

2 – Como é o habitat das trutas?

4 – O que é nicho ecológico?

5 – Quais são as ações do nicho ecológico?

6 – Como ocorre a competição no nicho ecológico e qual é a sua principal consequência?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais

 

Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Os conceitos de habitat e nicho ecológico, site Colégio Web
Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/conceitos-ecologicos/os-conceitos-de-habitat-e-nicho-ecologico.html  (Acesso em 01 out. 2014).


Grupo 2: Termo de Ecologia, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php   (Acesso em 01 out. 2014).


Grupo 3: Habitat e nicho ecológico, site Mundo Educação
Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/habitat-nicho-ecologico.htm  (Acesso em 01 out. 2014).
 

Grupo 4: Habitat e Nicho Ecológico, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/habitat-nicho-ecologico.htm  (Acesso em 01 out. 2014).
 

 Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: viajando no conhecimento

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/ecoconceitos.html  (Figura 5) (Acesso em 01 out. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre conceito de nicho ecológico.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 5: Conceito de Nicho Ecológico

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/ecoconceitos.html  (Acesso em 01 out. 2014).
 


Quinto momento: explorando o conhecimento

 

Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 - A baleia jubarte é uma espécie encontrada em todos os oceanos, portanto é considerada uma espécie cosmopolita. Sua alimentação é baseada basicamente na ingestão do kril, pequeninos crustáceos comuns em mares polares.

 

Sobre o krill e a baleia jubarte, tem-se que:

 

a) O krill é um predador natural da baleia jubarte.
b) O krill e a baleia jubarte possuem o mesmo nicho ecológico.
c) O krill e a baleia jubarte possuem uma relação de cooperação.
d) O krill e a baleia jubarte nunca compartilham o mesmo habitat.
e) O krill e a baleia jubarte podem possuir o mesmo habitat, mas nichos ecológicos diferentes.

 

2 - O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita.
 

A frase acima diz respeito:

 

a) ao habitat do golfinho-rotador.
b) à sociedade dos golfinhos-rotadores.
c) ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
d) às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.
e) às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados nas águas oceânicas.

 

3 - Ao falarmos sobre a relação de um ser vivo com outros, sua forma de alimentação e sua reprodução, estamos descrevendo seu:

 

a) bioma.
b) habitat.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.


 

4 - A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:

 

a) nicho ecológico.
b) pirâmide invertida.
c) habitat preferencial.
d) territorialidade social.
e) produtividade primária.

 

5 - O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!

 

(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)

 

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu

 

a) habitat.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

 

Gabarito

 

1 – E

2 – A

3 – D

4 – A

5 – D

 

Fonte: Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-biologia/exercicios-sobre-habitat-nicho-ecologico.htm  (Acesso em 01 out. 2014).

 

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para professores:


Artigo: “Ecologia de População – Nicho Ecológico”, site Slide Share
Fonte: Disponível em http://pt.slideshare.net/popecologia/nicho-ecolgico   (Acesso em 01 out. 2014).

 

Sugestões de links para os alunos:


Vídeo: “Conceitos Básicos em Ecologia”, site Youtube
Fonte: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=fIQxV8SKKPA   (Acesso em 01 out. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

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