20/10/2014
Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.
Figura 1 - Habitat 1
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php (Acesso em 01 out. 2014).
Figura 2 - Habitat 2
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php (Acesso em 01 out. 2014).
Figura 3 - Habitat 3
Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/conceitos-ecologicos/os-conceitos-de-habitat-e-nicho-ecologico.html (Acesso em 01 out. 2014).
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras acima?
2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras acima?
3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?
Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Comentário:
Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre habitat e nicho ecológico (Figura 4). O vídeo tem duração de 7 minutos e 26 segundos.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=I73M0X9oRQo (Acesso em 01 out. 2014).
Comentário:
Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Observação:
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=I73M0X9oRQo (Acesso em 01 out. 2014).
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
Observações:
1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.
Questionário de Contextualização
1 – Defina habitat.
2 – Como é o habitat das trutas?
4 – O que é nicho ecológico?
5 – Quais são as ações do nicho ecológico?
6 – Como ocorre a competição no nicho ecológico e qual é a sua principal consequência?
Comentário:
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.
Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.
Grupo 1: Os conceitos de habitat e nicho ecológico, site Colégio Web
Fonte: Disponível em http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/conceitos-ecologicos/os-conceitos-de-habitat-e-nicho-ecologico.html (Acesso em 01 out. 2014).
Grupo 2: Termo de Ecologia, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php (Acesso em 01 out. 2014).
Grupo 3: Habitat e nicho ecológico, site Mundo Educação
Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/habitat-nicho-ecologico.htm (Acesso em 01 out. 2014).
Grupo 4: Habitat e Nicho Ecológico, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/habitat-nicho-ecologico.htm (Acesso em 01 out. 2014).
Observação:
O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.
Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/ecoconceitos.html (Figura 5) (Acesso em 01 out. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre conceito de nicho ecológico.
Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.
Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/ecoconceitos.html (Acesso em 01 out. 2014).
Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
1 - A baleia jubarte é uma espécie encontrada em todos os oceanos, portanto é considerada uma espécie cosmopolita. Sua alimentação é baseada basicamente na ingestão do kril, pequeninos crustáceos comuns em mares polares.
Sobre o krill e a baleia jubarte, tem-se que:
a) O krill é um predador natural da baleia jubarte.
b) O krill e a baleia jubarte possuem o mesmo nicho ecológico.
c) O krill e a baleia jubarte possuem uma relação de cooperação.
d) O krill e a baleia jubarte nunca compartilham o mesmo habitat.
e) O krill e a baleia jubarte podem possuir o mesmo habitat, mas nichos ecológicos diferentes.
2 - O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita.
A frase acima diz respeito:
a) ao habitat do golfinho-rotador.
b) à sociedade dos golfinhos-rotadores.
c) ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
d) às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.
e) às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados nas águas oceânicas.
3 - Ao falarmos sobre a relação de um ser vivo com outros, sua forma de alimentação e sua reprodução, estamos descrevendo seu:
a) bioma.
b) habitat.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
4 - A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
a) nicho ecológico.
b) pirâmide invertida.
c) habitat preferencial.
d) territorialidade social.
e) produtividade primária.
5 - O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) habitat.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
Gabarito
1 – E |
2 – A |
3 – D |
4 – A |
5 – D |
Fonte: Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-biologia/exercicios-sobre-habitat-nicho-ecologico.htm (Acesso em 01 out. 2014).
Sugestões de links para professores:
Artigo: “Ecologia de População – Nicho Ecológico”, site Slide Share
Fonte: Disponível em http://pt.slideshare.net/popecologia/nicho-ecolgico (Acesso em 01 out. 2014).
Sugestões de links para os alunos:
Vídeo: “Conceitos Básicos em Ecologia”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=fIQxV8SKKPA (Acesso em 01 out. 2014).
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
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