Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Seguindo passos: textos instrucionais

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Identificar e conhecer a característica de um texto instrucional;
  • Interpretar e elaborar textos;
  • Compreender o uso dos textos instrucionais;
  • Conhecer a importância social do gênero texto instrucional;
  • Conhecer as características, a função e os elementos constituintes do gênero trabalhado;
  • Identificar as sequências dos fatos;
  • Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
  • Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever frases e textos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, por meio de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações como: título, sequência de fatos e autoria do texto. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e filmadora. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, nesta aula o aluno deverá ler frases e pequenos textos e reconhecer finalidades de gêneros textuais diversos. É necessário desenvolver nos alunos os conhecimentos e as habilidades para a inserção em situações variadas de uso da oralidade.

Fonte: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa, MEC. 2012, p. 35.

 

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para a presente aula, sugerimos que apresente aos alunos, a receita: “Bolo de Caneca”, em Data Show ou se preferir por escrito em cartolina ou papel Kraft.

 

 

T instrucional 1    

T Instrucional 2

 

T instrucional 3

 

Fonte: Sítio: Sou mãe e me cuido. Receita do Bolo de chocolate na caneca. Disponível em: <http://soumaeemecuido.blogspot.com.br/2012/06/receita-bolo-de-chocolate-na-caneca.html>.  (Neste sítio você encontrará a sugestão da receita do “Bolo de chocolate na caneca”.). Acesso em: 12 de out. 2014.

Após a leitura e a apreciação da receita, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e discutir sobre algumas questões referentes ao texto. Por exemplo:

  •  Quais são os ingredientes dessa receita?
  • Qual o modo de preparo desse bolo?
  • O que você acha das instruções dessa receita?
  • O que tem de diferente nesta receita?
  • Qual a função das imagens ou dos textos escritos na receita?

Professor, converse com os alunos sobre as características desse texto. Uma parte do texto informa quais ingredientes devem ser utilizados e a outra o modo de fazer, apresentando as instruções da receita.

Os textos instrucionais apresentam informações sobre procedimentos, passos ou regras que devem ser seguidos pelo leitor para realizar determinadas atividades: fazer uma receita; montar um brinquedo; participar de um jogo, seguindo suas regras; uma bula de remédio.

 

Interpretando o texto

 

1. Esse texto ensina a fazer um bolo por meio de imagens e texto escrito. Como é chamado esse gênero textual?

(           )  POEMA

(           )  RECEITA

(           )  HISTÓRIA EM QUADRINHO

 

2. Observe os passos da receita e ordene de acordo com as instruções do modo de preparo.

 

Texto instrucional 5

 

3. Reescreva uma parte da receita substituindo as imagens por palavras.

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

Fonte das atividades: Acervo da própria autora.

Fonte das imagens: Sítio: Sou mãe e me cuido. Disponível em: <http://soumaeemecuido.blogspot.com.br/2012/06/receita-bolo-de-chocolate-na-caneca.html >. Acesso em:  12 de out. 2014.

 

Professor, prepare fichas contendo algumas receitas escritas e disponibilize aos alunos organize-os em grupos. Peça que eles leiam e elaborem receitas divertidas como a apresentada acima, substituindo palavras por desenhos. Veja algumas receitas:

 

Receita 1

 

BOLO DE MILHO

 

Ingredientes:

3 ovos

1 pacote de queijo ralado tipo parmessão

1 lata de milho verde

1 lata (a mesma lata do milho) de açúcar

1 lata de fubá

1 lata de leite

1/2 lata de óleo

1 colher (sopa) de fermento

 

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o fubá, o açúcar, o milho verde, o leite , o óleo e o queijo ralado por 2 minutos.

Em seguida, coloque o fermento em pó.

Mexa com uma colher e coloque para assar em forno médio por 40 minutos.

 

Fonte: Sítio: Tudo Gostoso. Bolo de Milho. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/24452-bolo-de-milho.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de receitas variadas.). Acesso em: 13 de out. 2014.

 

Receita 2

 

BRIGADEIRO

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de margarina sem sal

7 colheres rasas das de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó

chocolate granulado para fazer bolinhas

 

Modo de preparo:

Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó.

Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau.

Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.

Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado. As forminhas você encontra em qualquer supermercado.

 

Fonte: Sítio: Tudo Gostoso. Mousse de Limão rápido. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/114-brigadeiro.html>.

 (Neste sítio você encontrará sugestões de receitas variadas.). Acesso em: 13 de out. 2014.

 

Receita 3

 

GELATINA CREMOSA

 

Ingredientes:

2 caixas de gelatina de morango.

1 lata de creme de leite.

1 lata de leite condensado.

 

Modo de preparo:

Faça a gelatinas conforme as instruções da embalagem, porém substitua a metade da água quente por água fria, pois vai ser batida com os outros leites, e se estiver muito quente pode talhar.

Bata no liquidificador a gelatina, o leite condensado e o creme de leite.

Levar à geladeira até ficar consistente.

Não precisa esperar a gelatina esfriar para bater.

 

Fonte: Sítio: Tudo Gostoso. Mousse de Limão rápido. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/55269-gelatina-cremosa.html>.  (Neste sítio você encontrará sugestões de receitas variadas.). Acesso em: 13 de out. 2014.

 

Receita 4

 

MOUSSE DE LIMÃO

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado.

1 lata de creme de leite.

1/2 copo americano de suco puro de limão (pode ser qualquer tipo de limão).

Bis de limão (opcional)

 

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite, por mais ou menos uns 3 minutos.

Aos poucos acrescente o suco de limão.

Coloque em um refratário ou em taças individuais.

Se preferir quebre o bis e coloque no fundo do recipiente ou simplesmente para decorar na hora de servir.

Leve à geladeira. Uma receita rápida e muito fácil, além de ser maravilhosa.

 

Fonte: Sítio: Tudo Gostoso. Mousse de Limão rápido. Disponível em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/155693-mousse-de-limao-rapido.html>. (Neste sítio você encontrará sugestões de receitas variadas.). Acesso em: 13 de out. 2014.

 

Professor, providencie materiais como revistas, panfletos, canetinhas, tesouras para os alunos elaborarem receitas divertidas e criativas com imagens e escrita.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá sugerir que representem a receita com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, prepare com os alunos um momento de socialização das receitas e depois exponha-as no mural da sala de aula.

 

Atividade de Casa

 

Pesquise em livros, internet ou revistas juntamente com seus familiares e selecione uma brincadeira ou jogo preferido da sua família. Registre na ficha e traga na próxima aula.

Atividade de Casa

Escolha uma brincadeira ou jogo preferido da sua família e escreva-o abaixo. Em seguida, ilustre com desenhos ou recortes.

Nossa brincadeira preferida...

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

                                      (DESENHO/RECORTES)

 

 

 

 


Fonte:  Acervo da própria autora.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando com as informações

 

Proponha um momento para socialização das pesquisas realizadas em casa com os familiares. Peça que os alunos formem um círculo e comentem sobre suas brincadeiras ou jogos preferidos. Exponha as fichas no mural da sala de aula.

Converse com os alunos que as brincadeiras ou jogos também têm a característica de um texto instrucional. Ele informa os passos a seguir e as regras para que a brincadeira ou jogo aconteça.

Professor, elabore com os alunos um gráfico contendo as brincadeiras e jogos preferidos das famílias da sua turma.

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

  • Escreva os nomes das brincadeiras e jogos nos retângulos do lado esquerdo.
  • Na linha de cada brincadeira, pinte um quadradinho que representa número de pessoas que preferem essa brincadeira e esse jogo.
  • Escolha um título para o gráfico.
  • Quantas brincadeiras foram pesquisadas?

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

 

  • Qual é a brincadeira ou jogo mais preferido das famílias?

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

 

  • Qual foi a brincadeira ou jogo que você mais gostou? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

 

 

VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar sobre as regras das brincadeiras preferidas dos seus familiares, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

Veja algumas sugestões:

 

 

 

 

Como registro, proponha aos alunos que, em duplas, elaborem cartazes para informar as regras e os passos que se devem seguir em cada brincadeira ou jogo,nome da brincadeira, lista de quantas pessoas e/ou materiais usados (se for o caso), modo de brincar (com uso de verbos no imperativo que é o modo da ordem ou pedido.).

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o texto com desenhos e escritas, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

 

Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas produções.

Em seguida, escolha com os alunos algumas brincadeiras para serem realizadas no pátio da escola, caso tenha oportunidade convide os familiares para participar desse momento.

Professor, nas brincadeiras realizadas no pátio pelos alunos, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Texto instrucional: dobraduras

 

Professor, apresente aos alunos outro texto divertido e fácil de acompanhar:  a dobradura. Proponha que sigam as instruções do texto e criem a sua dobradura. Para isso, projete em Data Show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina, papel Kraft. 

 

T instrucional 7

Fonte: Sítio: Smartkids. Passatempo. Dia dos pais Avião dobradura. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/aviao-falcao-dobradura.html>. (Neste sítio você encontrará as instruções de como fazer uma dobradura de um avião.). Acesso em: 13 de out. 2014.

 

Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar textos com orientações de como construir algumas dobraduras, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

 

 

 

 

Professor, prepare com a turma uma exposição de dobraduras pesquisadas e convide amigos de outras turmas e os familiares para visitá-la.

 

PREPARANDO A EXPOSIÇÃO

 

1. Professor, organize a turma em grupos e distribua os pedaços de papéis coloridos.

2. Combine no grupo quem fará a dobradura.

3. Depois, coloque as dobraduras em uma base de papelão ou papel cartão e escreva instruções de como se faz a dobradura. E não se esqueça de registrar ao lado da dobradura o autor do trabalho.

4. Escolha um nome para a exposição dos trabalhos.

Professor, organize um livro com as dobraduras da exposição. Prepare junto com os alunos: capa, sumário e depois, presenteiem alguém da sua escola, esta é uma excelente forma de socializar o que aprenderam além de valorizar o trabalho dos alunos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: Revista escola. Regras para brincadeiras com roda. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/regras-brincadeiras-bola-599756.shtml>. (Neste sítio você encontrará um texto instrucional de uma brincadeira para se divertir.). Acesso em: 14 de out. 2014.

 

Sugestões de links para os professores:

Sítio: Infoescola. Texto disponível em:<http://www.infoescola.com/linguistica/texto/>. (Neste sítio você encontrará informações sobre as características de um texto.). Acesso em: 14 de out. 2014.

 

Sítio: Wordpress. Brasileirinhos. 100 brincadeiras para ensinar/aprender. Disponível em:  <http://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/>. (Neste sítio você encontrará sugestões de várias brincadeiras para realizar com os alunos.). Acesso em: 14 de out. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar e conhecer as características de um texto instrucional; interpretar e elaborar textos; compreender o uso dos textos instrucionais; conhecer a importância social do gênero texto instrucional; conhecer as características, a função e os elementos constituintes do gênero trabalhado; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo  e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • KATIA VICENTE ZUBKO, Secretaria Municipal de Educação de CAMPO GRANDE , Mato Grosso do Sul - disse:
    katiazubko@gmail.com

    16/11/2014

    Cinco estrelas

    Considerei a aula muito interessante, o que irá contribuir para minha prática em sala, sobre textos instrucionais. Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.