Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre o quilograma: algumas possibilidades interessantes

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler, interpretar e produzir registros utilizando instrumento convencional das medidas de massa;
  • Resolver problemas que evidenciem a necessidade de usar unidades de medidas de massa;
  • Identificar diferentes instrumentos para medir a massa;
  • Conhecer, utilizar e estabelecer relações entre grandezas mensuráveis (massa) utilizando instrumentos convencionais e não convencionais e elaborando estratégias pessoais de medição;
  • Compreender a necessidade de medir massas em situações do cotidiano e reconhecer a importância das medidas;
  • Identificar as unidades de medida de massa, especificamente o grama (g) e o quilograma (kg), no contexto diário e as operações de adição e subtração que as envolvem;
  • Conhecer e utilizar procedimentos na resolução de situações problema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita de diferentes gêneros textuais; identificação dos números; conhecimento básico das operações matemáticas (adição, subtração) da unidade de medida massa através de diferentes estratégias, a fim de que os alunos sejam capazes de medir massas e realizar operações de subtração em situações do cotidiano. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 07 de out. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 07 de out. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para a presente aula converse com os alunos em uma roda de ideias sobre o que eles entendem sobre medidas de massa. Deixe que os alunos exponham seus comentários. Em seguida, apresente a capa do Almanacão de férias da Turma da Mônica.

 

Fonte: Sítio: Toda oferta. Disponível em: <http://todaoferta.uol.com.br/comprar/almanacao-de-ferias-no-36-monica-2002-EXP7BOL26F#rmcl>. (Neste sítio você encontrará a imagem apresentada.). Acesso em: 12 de out. 2014.

 

Professor, promova um diálogo sobre a História em Quadrinhos – HQ,  apresentada levantando os seguintes questionamentos:

 

  • Você conhece esses personagens?  Quem são eles?
  • O que está acontecendo na cena?
  • O Jotalhão é um elefante muito forte. Quantas crianças ele conseguiu levantar na gangorra?
  • Em sua opinião, as crianças conseguirão levantar o elefante na gangorra?Justifique sua resposta.
  • Quantos quilogramas você acredita que tem um elefante?

 

Depois dos questionamentos, explique aos alunos que medir a massa é o que usualmente denominam “pesar”. Em nosso cotidiano é comum o uso de “peso” no lugar de massa e esse costume é errado, pois peso não é a mesma coisa que massa. O peso de um corpo é resultante da atração da gravidade sobre esse corpo (força) e a massa de um corpo é a quantidade de matéria desse corpo. (Professor, procure evitar o uso da palavra peso e deixe que seus alunos se apropriem dele com o tempo.).

 Se achar melhor poderá explicar usando a tirinha abaixo:

 

Aula Kg - 2

Fonte: Sítio: “WebEducador de educadores para educadores”. Disponível em: <http://www.webeducador.com/album/medidas/massa-quilo-e-grama-n3-jpg/>. (Neste sítio você encontrará atividades relacionadas a grama e quilograma.). Acesso em: 15 de out. 2014.

 

Explore o assunto perguntando:

 

  • Que produtos vocês conhecem que são vendidos de acordo com sua massa?
  • O que vocês conhecem que medem mais que um quilograma?
  • Um apontador mede mais ou menos que um quilograma?
  • Qual a massa do seu corpo em quilogramas?

 

Professor, comente com os alunos que, para medirmos a massa de um corpo usamos a unidade de medida que é o quilograma, cujo símbolo é kg uma das unidades de medidas de massa. E para sabermos a medida da massa utilizamos a balança que é utilizada para determinar a massa.

Apresente aos alunos modelos de diferentes tipos de balança e o texto a seguir: (Se possível leve modelos reais para mostrar para turma.).

 

Aula Kg 3

 

 

Fonte: Sítio: Aprendendo Matemática - Atividades para o 3º ano - Medidas de massa por Sônia. Disponível em: <http://operandoamatematica.blogspot.com.br/2012/11/atividades-para-o-3-ano-medidas-de.html>.  ( Neste sítio você encontrará atividades relacionadas a medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.

 

Aula Kg 4

Fonte: Sítio: Atividades de Matemática – Exercícios de Matemática. Disponível em: <http://www.atividades-matematica.com/2014/01/atividades-de-matematica-3-ano.html>. (Neste sítio você encontrará atividades para o 3° ano sobre medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.

 

Depois, solicite aos alunos que resolvam as atividades abaixo no caderno de Matemática:

 

01-  Das balanças mostradas acima qual é a mais utilizada nos dias atuais?

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

                02-  Qual delas é usada para medir o quilograma de bebês?

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

 

                03- De acordo com as imagens do texto, escreva:

a)      Quantos quilogramas têm o tomate?_____________________________________________________________________________________

 

b)      E a carne?__________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade de casa

 

Faça uma lista de alimentos que podemos comprar em quilograma. Depois organize sua lista em uma tabela separando os alimentos que “pesam” mais de um quilograma e alimentos que “pesam” menos de um quilograma.

 

Alimentos

Mais que um quilograma

Menos que um quilograma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos compartilharem o que descobriram.

Apresente a imagem da feira de frutas à turma em Data Show ou se preferir, faça uma cópia para ser colada no caderno de Matemática. Em seguinte solicite aos alunos que realizem as atividades propostas:

 

Aula Kg 5

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: Matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 200, 201. (Imagem adaptada.).

 

01-   Dos alimentos que aparecem na imagem, quais podem ser pesados para a venda?________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________

 

02-   Qual é o instrumento utilizado pela vendedora para descobrir o “peso” das frutas?________________________________________________________________________________________________________________________

 

03-   Que outros produtos você conhece que são vendidos por quilograma?

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

04-   Bárbara foi à feira para comprar frutas e fazer uma salada. Em cada grupo de frutas marque as que ela vai usar e determine quantas vão sobrar:

  • Resolva as situações problema utilizando desenhos e uma subtração.

 

a)      Bárbara comprou 24 bananas e vai usar 12. Quantas sobrarão?

 

 

 

 

 

 

Pode-se registrar a subtração assim:

  • Usando uma sentença matemática: 24 – 12 = 12
  • Usando o Quadro Valor de Lugar:

D

U

    2

   4

-  1

   2

   1

   2

 

 

 

 

 

 

·        

 

  • Resposta: Sobrarão 12 laranjas.
  •  O sinal de (–) indica uma subtração.

 

b)      Ela comprou 33 maçãs e vai usar 13. Quantas sobrarão?

 

 

 

 

 

 

c)      Bárbara comprou 15 morangos e vai usar 11. Quantos sobrarão?

 

 

 

 

 

 

d)     Ela comprou 12 bananas e vai usar todas elas. Quantos sobrarão?

 

 

 

 

 

 

05- Observe a tabela abaixo. Ela corresponde a quantidade de frutas vendidas em um dia de feira.

 

Frutas

Quantidade em quilogramas

Abacate

35 kg

Uva

20 kg

Maçãs

15 kg

Cajus

10 kg

 Fonte: Acervo da própria autora.

 

Agora, elabore um gráfico desenhando as frutas vendidas durante o dia na feira. Lembre-se: Cada fruta desenhada equivale a 5 kg.

 

 

Aula Kg - 6

  Fonte: Acervo da própria autora.

 

a)      Qual é o total de quilogramas vendidos  de frutas  em um dia de feira?

__________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      Quantos quilogramas de abacate foram vendidos a mais que uva?

___________________________________________________________________________________________________________________

 

c)      Quantos quilogramas de caju foram vendidos a menos que maçãs?

___________________________________________________________________________________________________________________

 

Desafio

Quanto pesa mais: 1 kg de algodão ou 1 kg de ferro? Explique sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3° Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

A feira: aplicando o que aprendemos

 

Que tal montar uma feira para por em prática o que aprenderam sobre medidas de massa?

 

Então, mãos a obra!

  • Combine com a turma o que deverão trazer para a montagem da feira alguns dias antes da execução da atividade.
  • Faça uma lista com os materiais que cada um deverá trazer: mesas, bacias de plástico ou caixas de papelão, sacolas plásticas e ou sacolas retornáveis, folhas de papel sulfite, canetas coloridas, balança (pode ser de cozinha até 5 kg). alimentos que compramos aos quilogramas ( legumes, cereais entre outros).
  •  Envie um texto aos pais explicando o objetivo da atividade e solicitando o material. Outra opção é a própria escola oferecer os alimentos.

 

Divulgando a feira: trabalhando com cartazes

 

Professor, aproveite o evento para trabalhar com gênero textual “cartaz”. Proponha que os alunos divulguem a feira por meio de cartazes, para isso disponibilize materiais para que ilustrem os cartazes tornando-os atrativos e comunicativos, tais como: glíter, cola colorida, canetas, revistas para recortes, dentre outros. Depois, divulgue-os nos corredores da escola.

 

 

No dia da feira

 

  • Professor, solicite a colaboração de outros professores que trabalham com a turma: professor de Artes, de  Educação Física, dentre outros, pois a parceria enriquece o trabalho e torna mais fácil a organização.
  • Organize a feira: coloque cada tipo de alimento no lugar mais apropriado, distribua-os nas mesas, coloque a balança e simule os preços por quilograma de cada alimento fazendo folhetos.
  • Faça um sorteio para ver quais alunos serão os feirantes e outros, os compradores. Deixe-os livres para escolherem os alimentos que desejam comprar, depois faça o revezamento, ou seja, que foi vendedor, passa a ser o comprador.

 

Registrando e avaliando o evento

 

Professor, solicite a colaboração de algum estagiário ou de outro profissional da escola para registrar a feira. Utilize uma filmadora ou uma máquina digital no modo filmar. Esta é uma etapa importante, pois servirá como instrumento de avaliação. Depois de concluída a atividade assista com os alunos e avaliem o resultado questionando os alunos sobre:

  • O que mais gostaram na brincadeira?
  • Como estava o preço do quilograma dos alimentos? Qual era o alimento mais caro? E o mais barato?
  • Quanto ele era mais caro do que o alimento mais barato?
  • Sabendo que 1 kg equivale a 1000 gramas calcule em gramas a quantidade de quilogramas vendidos na feira.
  • Solicite que façam o registro por escrito.
Recursos Complementares

Sítio: Escola Kids – Conhecendo as medidas de massa. Disponível em: <http://www.escolakids.com/conhecendo-as-medidas-de-massa.htm>.  (Neste sítio você encontrará informações sobre as medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.

 

Sítio: Compartilhar e educar – educação e cultura – Métodos de alfabetização. Disponível em: <http://compartilhareducar.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html>. (Neste sítio você encontrará textos sobre métodos de alfabetizar e atividades de medidas de massa.). Acesso em: 15 de out. 2014.

 

Sugestões de links para os alunos:

 

Sítio: Vídeo: YouTube - Mochilas escolares sobrepeso é o vilão - Saúde. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=z0mjmX2gGPg>.  (Neste sítio você encontrará um vídeo com dicas de como organizar e usar a mochilas e peso adequado para a criança.). Acesso em: 15 de out. 2014.

 

Sítio: Smartkids – Para colorir - Balança de feira. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/balanca-de-feira.html>.   (Neste sítio você encontrará uma atividade de colorir uma balança de feira.). Acesso em: 15 de out. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler, interpretar e produzir registros utilizando instrumento convencional das medidas de massa; resolver problemas que evidenciem a necessidade de usar unidades de medidas de massa; identificar diferentes instrumentos para medir a massa; conhecer, utilizar e estabelecer relações entre grandezas mensuráveis (massa) utilizando instrumentos convencionais e não convencionais e elaborando estratégias pessoais de medição; compreender a necessidade de medir massas em situações do cotidiano e reconhecer a importância das medidas; identificar as unidades de medida de massa, especificamente o grama (g) e o quilograma (kg), no contexto diário e as operações de adição e de subtração que as envolvem; conhecer e utilizar procedimentos na resolução de situações problema; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.