Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Animais vertebrados

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar animais vertebrados de animais invertebrados.
  • Identificar as características principais de cada classe de vertebrados.
  • Descrever cinco espécies de animais de cada classe de vertebrados.
  • Identificar a importância das relações dos animais vertebrados com os componentes abióticos dos ambientes.
  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características gerais do reino Animalia.
  • Características gerais dos animais vertebrados.
Estratégias e recursos da aula
  • Imagens.
  • Discussões coletivas.
  • Pesquisa na internet, livros didáticos e revistas.
  • Produção de uma apresentação no Power Point.

 

O Brasil é um país com uma fauna riquíssima, existem milhares de espécies de animais invertebrados e vertebrados que se encontram distribuídos por todo o território brasileiro, sendo considerado patrimônio de biodiversidade do mundo. Diante disso, torna-se extremamente importante que os alunos saibam da importância desse patrimônio e conheçam as características e hábitos dos animais para que possam preservá-los.

Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

O objetivo da atividade é identificar as características principais de cada classe de vertebrados.

Professor:

1) Com os alunos em duplas, projete a seguinte imagem.

Animais vertebrados

Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_HnobL5WoM_I/SniLSSrZuGI/AAAAAAAAAL0/kVQvF-p0Km4/JogoMemoria.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2014.

 

2) Peça aos alunos que observem atentamente a imagem e tentem identificar qual é a ideia principal dela.

- Caso os alunos não consigam compreender que a imagem trata das classes dos animais vertebrados, induza-os por meio de perguntas como:

·         Quais as características comuns destes animais?

·         Quais as características que diferenciam estes animais?

·         Podemos organizá-los em grupos? Quais?

3) Em seguida, solicite aos alunos que organizem, no caderno, os animais das imagens nas 5 classes de vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Peça-os que informem, por escrito, os critérios utilizados para a organização dos animais em 5 classes.

4) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões em duplas, solicite aos alunos que se organizem em um círculo, na salas de aula, para que todos  possam apresentar as ideias e ouvir as dos colegas.

5) Oriente e estimule a participação de todos.

6) Neste momento, é importante verificar o conhecimento prévio dos alunos, realizando intervenções sempre que julgar necessário.

Aulas 2, 3, 4, 5 e 6: Pesquisando sobre o tema

Os objetivos da atividade são:

  • identificar as características principais de cada classe de vertebrados;
  • descrever cinco espécies de animais de cada classe de vertebrados;
  • identificar a importância das relações dos animais vertebrados com os componentes abióticos dos ambientes; e
  • confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.

Peixe

Imagem disponível em: http://pontosolidario.org.br/wp-content/uploads/2012/07/pirarucu2.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Perereca

Imagem disponível em: http://imgms.viajeaqui.abril.com.br/2/foto-galeria-materia-620-eh.jpeg?1322734963. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Cascavel

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/74/Cobra_cascavel_280707-_23_04_40s_-_49_06_55w_REFON_(1).jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Aves

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-RZ6B72SHjYo/UKD4HJo-QMI/AAAAAAAAAEc/aU9rIy9Gexo/s1600/WikiAves-IMG_7953.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.

Lobo-guará

Imagem disponível em: http://www.lsi.usp.br/~tesuzuki/eco/gifs/lobo.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Professor:

1) Organizar os alunos em 5 grupos, sendo que cada grupo ficará responsável pela pesquisa a respeito de uma das classes de animais vertebrados, conforme sugestão abaixo:

- Providenciar um roteiro de atividade para cada aluno.

- Apresentar e explicar as instruções da atividade.

- Agendar, previamente com os alunos, todas as datas referentes à atividade.

Sugestão de roteiro de atividade - Tema: Animais vertebrados

            A atividade a ser realizada consiste em fazer uma pesquisa a respeito dos animais vertebrados que habitam os biomas brasileiros. A referência temática será a classificação dos animais vertebrados em classes, ou seja, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Para realizar a pesquisa, serão formados grupos que irão trabalhar de acordo com as orientações apresentadas a seguir. A proposta é a de que cada grupo investigue a respeito de uma classe de vertebrado. 

Instruções

Primeira etapa: Formar os grupos e indicar o tema da pesquisa por meio de sorteio.

Grupo 1 – Tema:

Grupo 2 – Tema:

Grupo 3 – Tema:

Grupo 4 – Tema:

Grupo 5 – Tema:

 

Segunda etapa: Realização do trabalho.

O trabalho deverá ser estruturado com os itens apresentados a seguir.

1. Título.

2. Apresentação das características gerais da classe dos _____________________________.

3. Descrição de cinco espécies de animais que habitam em biomas brasileiros: nome, características, hábitos alimentares, bioma em que é encontrado.

4. Descrição de cadeias alimentares em que as espécies citadas estejam inseridas (uma para cada espécie)

5. Descrição de relações dos animais da classe dos ____________________________ com o ambiente físico (componentes abióticos: solo, ar, água): explicar a importância dessas relações para a sobrevivência dos animais e, também, os riscos de desequilíbrios que podem ocorrer caso esses componentes sejam afetados por ações humanas.

6. ORGANIZAÇÃO DO GRUPO E DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS: O grupo deverá combinar as tarefas de cada um para que não sejam realizadas reuniões nas residências.

 

Terceira etapa: Apresentação do trabalho.

  • Cada grupo deverá organizar a apresentação do trabalho em Power Point.
  •  Organizar os slides da apresentação de acordo com a sequência de itens descrita na etapa anterior.
  • A apresentação deverá ser enviada com antecedência para o e-mail da professora: Cada grupo deverá organizar uma dinâmica para que cada aluno apresente uma parte do trabalho.
  • A apresentação será no tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 15 minutos para cada grupo.
  • Critérios para avaliação: descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito dos seres vivos da classe de vertebrados em questão, qualidade dos recursos utilizados, organização do grupo diante da sala, tempo da apresentação.
  • Caso haja necessidade de esclarecimento de dúvidas com a professora, agende horário com ela.

Cronograma para a realização do trabalho

Atividades

Datas

Organização dos grupos

 

Realização do trabalho

De _____ a _______

Envio por e-mail da apresentação em Power Point

 

Apresentação

 

 

Sugestões de fontes para consulta

2) Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

4) No final das apresentações, organize, junto com os alunos, um quadro com as principais características de cada classe de vertebrado, conforme sugestão abaixo:

Classe

Características gerais

Habitat

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- O quadro poderá ser afixado em sala de aula.

5) Além disso, oriente aos grupos a socializarem as apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 08/07/2014) e seguir as instruções.

Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

TODA MATÉRIA. Animais vertebrados. Disponível em: http://www.todamateria.com.br/animais-vertebrados/. Acesso em 08 de outubro de 2014.

HURTADO, Tales. Os vertebrados – Laboratório de Ciências. Duração 16min01seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nLxTJSfi04Q. Acesso em 08 de outubro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverá ser avaliada a produção da apresentação em Power Point. Para isso, avalie: a descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito dos seres vivos da classe de vertebrados em questão, a qualidade dos recursos utilizados, a organização do grupo diante da sala e o tempo da apresentação. Neste sentido, poderão ser analisadas as aproximações e distanciamento sem relação aos objetivos propostos durante as atividades.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Franciele Martins, EBM Manoel Antonio de Freitas , Santa Catarina - dijo:
    francielebiologa@outlook.com

    30/10/2015

    Cinco estrelas

    A atividade é bem organizada, com etapas e critérios bem estabelecidos, assim ajudando na organização e interesse deles. É importante para a diferenciação das classes de vertebrados e utilizando o conhecimento prévio dos alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.