20/10/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O Brasil é um país com uma fauna riquíssima, existem milhares de espécies de animais invertebrados e vertebrados que se encontram distribuídos por todo o território brasileiro, sendo considerado patrimônio de biodiversidade do mundo. Diante disso, torna-se extremamente importante que os alunos saibam da importância desse patrimônio e conheçam as características e hábitos dos animais para que possam preservá-los.
Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema
O objetivo da atividade é identificar as características principais de cada classe de vertebrados.
Professor:
1) Com os alunos em duplas, projete a seguinte imagem.
Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_HnobL5WoM_I/SniLSSrZuGI/AAAAAAAAAL0/kVQvF-p0Km4/JogoMemoria.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2014.
2) Peça aos alunos que observem atentamente a imagem e tentem identificar qual é a ideia principal dela.
- Caso os alunos não consigam compreender que a imagem trata das classes dos animais vertebrados, induza-os por meio de perguntas como:
· Quais as características comuns destes animais?
· Quais as características que diferenciam estes animais?
· Podemos organizá-los em grupos? Quais?
3) Em seguida, solicite aos alunos que organizem, no caderno, os animais das imagens nas 5 classes de vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Peça-os que informem, por escrito, os critérios utilizados para a organização dos animais em 5 classes.
4) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões em duplas, solicite aos alunos que se organizem em um círculo, na salas de aula, para que todos possam apresentar as ideias e ouvir as dos colegas.
5) Oriente e estimule a participação de todos.
6) Neste momento, é importante verificar o conhecimento prévio dos alunos, realizando intervenções sempre que julgar necessário.
Aulas 2, 3, 4, 5 e 6: Pesquisando sobre o tema
Os objetivos da atividade são:
Imagem disponível em: http://pontosolidario.org.br/wp-content/uploads/2012/07/pirarucu2.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Imagem disponível em: http://imgms.viajeaqui.abril.com.br/2/foto-galeria-materia-620-eh.jpeg?1322734963. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/74/Cobra_cascavel_280707-_23_04_40s_-_49_06_55w_REFON_(1).jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-RZ6B72SHjYo/UKD4HJo-QMI/AAAAAAAAAEc/aU9rIy9Gexo/s1600/WikiAves-IMG_7953.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Imagem disponível em: http://www.lsi.usp.br/~tesuzuki/eco/gifs/lobo.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Professor:
1) Organizar os alunos em 5 grupos, sendo que cada grupo ficará responsável pela pesquisa a respeito de uma das classes de animais vertebrados, conforme sugestão abaixo:
- Providenciar um roteiro de atividade para cada aluno.
- Apresentar e explicar as instruções da atividade.
- Agendar, previamente com os alunos, todas as datas referentes à atividade.
Sugestão de roteiro de atividade - Tema: Animais vertebrados
A atividade a ser realizada consiste em fazer uma pesquisa a respeito dos animais vertebrados que habitam os biomas brasileiros. A referência temática será a classificação dos animais vertebrados em classes, ou seja, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Para realizar a pesquisa, serão formados grupos que irão trabalhar de acordo com as orientações apresentadas a seguir. A proposta é a de que cada grupo investigue a respeito de uma classe de vertebrado.
Instruções
Primeira etapa: Formar os grupos e indicar o tema da pesquisa por meio de sorteio.
Grupo 1 – Tema:
Grupo 2 – Tema:
Grupo 3 – Tema:
Grupo 4 – Tema:
Grupo 5 – Tema:
Segunda etapa: Realização do trabalho.
O trabalho deverá ser estruturado com os itens apresentados a seguir.
1. Título.
2. Apresentação das características gerais da classe dos _____________________________.
3. Descrição de cinco espécies de animais que habitam em biomas brasileiros: nome, características, hábitos alimentares, bioma em que é encontrado.
4. Descrição de cadeias alimentares em que as espécies citadas estejam inseridas (uma para cada espécie)
5. Descrição de relações dos animais da classe dos ____________________________ com o ambiente físico (componentes abióticos: solo, ar, água): explicar a importância dessas relações para a sobrevivência dos animais e, também, os riscos de desequilíbrios que podem ocorrer caso esses componentes sejam afetados por ações humanas.
6. ORGANIZAÇÃO DO GRUPO E DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS: O grupo deverá combinar as tarefas de cada um para que não sejam realizadas reuniões nas residências.
Terceira etapa: Apresentação do trabalho.
Cronograma para a realização do trabalho
Atividades |
Datas |
Organização dos grupos |
|
Realização do trabalho |
De _____ a _______ |
Envio por e-mail da apresentação em Power Point |
|
Apresentação |
|
Sugestões de fontes para consulta
2) Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o site: Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.
3) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.
4) No final das apresentações, organize, junto com os alunos, um quadro com as principais características de cada classe de vertebrado, conforme sugestão abaixo:
Classe |
Características gerais |
Habitat |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- O quadro poderá ser afixado em sala de aula.
5) Além disso, oriente aos grupos a socializarem as apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 08/07/2014) e seguir as instruções.
Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.
TODA MATÉRIA. Animais vertebrados. Disponível em: http://www.todamateria.com.br/animais-vertebrados/. Acesso em 08 de outubro de 2014.
HURTADO, Tales. Os vertebrados – Laboratório de Ciências. Duração 16min01seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nLxTJSfi04Q. Acesso em 08 de outubro de 2014.
A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados.
Em relação aos aspectos quantitativos, deverá ser avaliada a produção da apresentação em Power Point. Para isso, avalie: a descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito dos seres vivos da classe de vertebrados em questão, a qualidade dos recursos utilizados, a organização do grupo diante da sala e o tempo da apresentação. Neste sentido, poderão ser analisadas as aproximações e distanciamento sem relação aos objetivos propostos durante as atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/10/2015
Cinco estrelasA atividade é bem organizada, com etapas e critérios bem estabelecidos, assim ajudando na organização e interesse deles. É importante para a diferenciação das classes de vertebrados e utilizando o conhecimento prévio dos alunos.