20/10/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Há muitos tipos diferentes de invertebrados, desde organismos que vivem em ambiente exclusivamente aquático e permanecem fixos no fundo do mar até as mais variadas formas de insetos que habitam o planeta. São mais de 1.200.000 espécies já descritas pelos cientistas. No entanto, pouco se conhece sobre espécies de invertebrados. Neste sentido, torna-se extremamente importante que os alunos saibam da importância das espécies de invertebrados descritas, bem como as características e hábitos para que possam preservá-las.
Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema
O objetivo da atividade é identificar as características principais dos invertebrados.
Professor:
1) Com os alunos em círculo, projete a seguinte imagem.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-e-vkU92sOug/U90fWA30KZI/AAAAAAAAAws/UzqDBIgxi04/s1600/Sem+t%C3%ADtulo.pnganimais.png. Acesso em 08 de outubro de 2014.
2) Peça aos alunos que observem atentamente a imagem e apresente, oralmente, alguns questionamentos:
· Quais as características comuns destes animais?
· Quais as características que diferenciam estes animais?
· Podemos organizá-los em grupos? Quais?
3) Em seguida, solicite aos alunos que exponham as ideias, para isso oriente e estimule a participação de todos.
- Neste momento, espera-se que os alunos consigam identificar que os animais das imagens não apresentam coluna vertebral, ou seja, são classificados como invertebrados. Além disso, é importante perceberem que dentro do grupo dos invertebrados existem divisões, baseadas nas estruturas corporais e no habitat, refletindo na organização em alguns filos, como poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos.
Aulas 2, 3, 4, 5 e 6: Pesquisando sobre o tema
Imagem disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/media/esponjaspeq.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/da/Actinia_equina2.JPG/799px-Actinia_equina2.JPG. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Imagem disponível em: http://www.ascom.ufpa.br/links/imagens/artr%C3%B3podes.JPG. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Imagem disponível em: http://www.msmarine.com.br/fotos/1375917106991.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Os objetivos da atividade são
Professor:
1) Organizar os alunos em 8 grupos, sendo que cada grupo ficará responsável pela pesquisa a respeito de um filo de animal invertebrado, conforme sugestão abaixo:
- Providenciar um roteiro de atividade para cada aluno.
- Apresentar e explicar as instruções da atividade.
- Agendar, previamente com os alunos, todas as datas referentes à atividade.
Sugestão de roteiro de atividade - Tema: Animais invertebrados
A atividade a ser realizada consiste em fazer uma pesquisa a respeito dos animais invertebrados. A referência temática será a organização dos animais invertebrados em oito filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos. A proposta é a de que cada grupo investigue a respeito de um filo de invertebrado.
Instruções
Primeira etapa: Formar os grupos e indicar o tema da pesquisa por meio de sorteio.
Grupo 1 – Tema:
Grupo 2 – Tema:
Grupo 3 – Tema:
Grupo 4 – Tema:
Grupo 5 – Tema:
Grupo 6 – Tema:
Grupo 7 – Tema:
Grupo 8 – Tema:
Segunda etapa: Realização do trabalho.
O trabalho deverá ser estruturado com os itens apresentados a seguir.
1. Título.
2. Apresentação das características gerais do filo _____________________________.
3. Exemplos de espécies de cada filo.
4. Descrição da importância das espécies do filo pesquisado para o meio ambiente.
5. ORGANIZAÇÃO DO GRUPO E DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS: O grupo deverá combinar as tarefas de cada um para que não sejam realizadas reuniões nas residências.
Terceira etapa: Apresentação do trabalho.
Cronograma para a realização do trabalho
Atividades |
Datas |
Organização dos grupos |
|
Realização do trabalho |
De _____ a _______ |
Envio por e-mail da apresentação em Power Point |
|
Apresentação |
|
Sugestões de fontes para consulta
- PETRIN, Natália. Animais invertebrados. Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/animais-invertebrados/. Acesso em 08 de outubro de 2014.
- BIO. Aula de Zoologia – Invertebrados (Power Point). Disponível em: http://pt.slideshare.net/profvasco/aula-de-zoologia-invertebrados-power-point. Acesso em 08 de outubro de 2014.
- Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/. Acesso em 08 de outubro de 2014.
2) Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o site: Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.
3) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.
4) No final das apresentações, organize, junto com os alunos, um quadro com as principais características de cada filo dos invertebrados, conforme sugestão abaixo:
Filo |
Representantes |
Algumas características |
Poríferos |
|
|
Cnidários |
|
|
Moluscos |
|
|
Platelmintos |
|
|
Nematódeos |
|
|
Anelídeos |
|
|
Artrópodes |
|
|
Equinodermos |
|
|
- O quadro poderá ser afixado em sala de aula.
5) Além disso, oriente aos grupos a socializarem as apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 08/07/2014) e seguir as instruções.
Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.
PLANETA ANIMAL SEU BLOG DOS ANIMAIS. Filos dos invertebrados. Disponível em: http://naturezabiologica.blogspot.com.br/2011/12/filos-dos-invertebrados.html. Acesso em 08 de outubro de 2014.
A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados.
Em relação aos aspectos quantitativos, deverá ser avaliada a produção da apresentação em Power Point. Para isso, avalie: a descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito dos seres vivos do filo dos invertebrados em questão, a qualidade dos recursos utilizados, a organização do grupo diante da sala e o tempo da apresentação. Neste sentido, poderão ser analisadas as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!