Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais invertebrados

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar os grupos de animais invertebrados.
  • Identificar as características dos principais grupos de animais invertebrados.
  • Identificar a importância das relações dos diferentes grupos de animais invertebrados com os componentes abióticos dos ambientes.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características gerais do reino Animalia.
  • Diferenças entre animais vertebrados e invertebrados.
  • Características gerais dos animais invertebrados.
Estratégias e recursos da aula
  • Discussões coletivas.
  • Pesquisa na internet, livros didáticos e revistas.
  • Produção de uma apresentação no Power Point.
  • Preenchimento de um quadro comparativo.

Há muitos tipos diferentes de invertebrados, desde organismos que vivem em ambiente exclusivamente aquático e permanecem fixos no fundo do mar até as mais variadas formas de insetos que habitam o planeta. São mais de 1.200.000 espécies já descritas pelos cientistas. No entanto, pouco se conhece sobre espécies de invertebrados. Neste sentido, torna-se extremamente importante que os alunos saibam da importância das espécies de invertebrados descritas, bem como as características e hábitos para que possam preservá-las.

Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

O objetivo da atividade é identificar as características principais dos invertebrados.

Professor:

1) Com os alunos em círculo, projete a seguinte imagem.

Invertebrados

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-e-vkU92sOug/U90fWA30KZI/AAAAAAAAAws/UzqDBIgxi04/s1600/Sem+t%C3%ADtulo.pnganimais.png. Acesso em 08 de outubro de 2014.

 

2) Peça aos alunos que observem atentamente a imagem e apresente, oralmente, alguns questionamentos:

·         Quais as características comuns destes animais?

·         Quais as características que diferenciam estes animais?

·         Podemos organizá-los em grupos? Quais?

3) Em seguida, solicite aos alunos que exponham as ideias, para isso oriente e estimule a participação de todos.

- Neste momento, espera-se que os alunos consigam identificar que os animais das imagens não apresentam coluna vertebral, ou seja, são classificados como invertebrados. Além disso, é importante perceberem que dentro do grupo dos invertebrados existem divisões, baseadas nas estruturas corporais e no habitat, refletindo na organização em alguns filos, como poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos.

 

Aulas 2, 3, 4, 5 e 6: Pesquisando sobre o tema

Poríferos

Imagem disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/media/esponjaspeq.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Cnidários

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/da/Actinia_equina2.JPG/799px-Actinia_equina2.JPG. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Artrópodes

Imagem disponível em: http://www.ascom.ufpa.br/links/imagens/artr%C3%B3podes.JPG. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Serpente-do-mar

 

Imagem disponível em: http://www.msmarine.com.br/fotos/1375917106991.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.

 

Os objetivos da atividade são

  • Diferenciar os grupos de animais invertebrados.
  • Identificar as características dos principais grupos de animais invertebrados.
  • Identificar a importância das relações dos diferentes grupos de animais invertebrados com os componentes abióticos dos ambientes.

Professor:

1) Organizar os alunos em 8 grupos, sendo que cada grupo ficará responsável pela pesquisa a respeito de um filo de animal invertebrado, conforme sugestão abaixo:

- Providenciar um roteiro de atividade para cada aluno.

- Apresentar e explicar as instruções da atividade.

- Agendar, previamente com os alunos, todas as datas referentes à atividade.

Sugestão de roteiro de atividade - Tema: Animais invertebrados

            A atividade a ser realizada consiste em fazer uma pesquisa a respeito dos animais invertebrados. A referência temática será a organização dos animais invertebrados em oito filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos. A proposta é a de que cada grupo investigue a respeito de um filo de invertebrado. 

Instruções

Primeira etapa: Formar os grupos e indicar o tema da pesquisa por meio de sorteio.

Grupo 1 – Tema:

Grupo 2 – Tema:

Grupo 3 – Tema:

Grupo 4 – Tema:

Grupo 5 – Tema:

Grupo 6 – Tema:

Grupo 7 – Tema:

Grupo 8 – Tema:

 

Segunda etapa: Realização do trabalho.

O trabalho deverá ser estruturado com os itens apresentados a seguir.

1. Título.

2. Apresentação das características gerais do filo _____________________________.

3. Exemplos de espécies de cada filo.

4. Descrição da importância das espécies do filo pesquisado para o meio ambiente.

5. ORGANIZAÇÃO DO GRUPO E DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS: O grupo deverá combinar as tarefas de cada um para que não sejam realizadas reuniões nas residências.

Terceira etapa: Apresentação do trabalho.

  • Cada grupo deverá organizar a apresentação do trabalho em Power Point.
  •  Organizar os slides da apresentação de acordo com a sequência de itens descrita na etapa anterior.
  • A apresentação deverá ser enviada com antecedência para o e-mail da professora: Cada grupo deverá organizar uma dinâmica para que cada aluno apresente uma parte do trabalho.
  • A apresentação será no tempo mínimo de 5 minutos e máximo de 10 minutos para cada grupo.
  • Critérios para avaliação: descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito dos seres vivos da classe de vertebrados em questão, qualidade dos recursos utilizados, organização do grupo diante da sala, tempo da apresentação.
  • Caso haja necessidade de esclarecimento de dúvidas com a professora, agende horário com ela.

Cronograma para a realização do trabalho

Atividades

Datas

Organização dos grupos

 

Realização do trabalho

De _____ a _______

Envio por e-mail da apresentação em Power Point

 

Apresentação

 

 

Sugestões de fontes para consulta

  • Livros didáticos.
  • Sites da internet:

- PETRIN, Natália. Animais invertebrados. Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/animais-invertebrados/. Acesso em 08 de outubro de 2014.

- BIO. Aula de Zoologia – Invertebrados (Power Point). Disponível em: http://pt.slideshare.net/profvasco/aula-de-zoologia-invertebrados-power-point. Acesso em 08 de outubro de 2014.

- Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/. Acesso em 08 de outubro de 2014.

2) Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

4) No final das apresentações, organize, junto com os alunos, um quadro com as principais características de cada filo dos invertebrados, conforme sugestão abaixo:

Filo

Representantes

Algumas características

Poríferos

 

 

Cnidários

 

 

Moluscos

 

 

Platelmintos

 

 

Nematódeos

 

 

Anelídeos

 

 

Artrópodes

 

 

Equinodermos

 

 

- O quadro poderá ser afixado em sala de aula.

5) Além disso, oriente aos grupos a socializarem as apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 08/07/2014) e seguir as instruções.

Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

PLANETA ANIMAL SEU BLOG DOS ANIMAIS. Filos dos invertebrados. Disponível em: http://naturezabiologica.blogspot.com.br/2011/12/filos-dos-invertebrados.html. Acesso em 08 de outubro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverá ser avaliada a produção da apresentação em Power Point. Para isso, avalie: a descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito dos seres vivos do filo dos invertebrados em questão, a qualidade dos recursos utilizados, a organização do grupo diante da sala e o tempo da apresentação. Neste sentido, poderão ser analisadas as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.