20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.
.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2014.
Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de out. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://saberedicas.blogspot.com.br/2009/11/contacao-de-historia.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Professor, inicie a aula com a roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Explique aos alunos que esta aula terá como objetivo trabalhar com o gênero textual Lenga-lenga. Explique aos alunos que um Lenga-lenga é um texto com frases curtas que normalmente rimam e com muitas repetições que permitem decorá-lo com muita facilidade. Geralmente, as lenga-lengas estão associadas a brincadeiras e jogos.
Professor, apresente para os alunos algumas brincadeiras com lenga-lengas para que eles possam familiarizar com o tema. Para que eles tenham a visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Fonte: Sítio: YouTube. Escatumbararibe. Lenga lenga. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ft6Kg7S-LBE>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Escatumbararibê
Zum Zum Zum
Escatumbararibê
Escatumbararibê
Escatumbatinga
Auê sarubê abá
Escatumbararibê
Escatumbatinga
Fonte: Sítio: YouTube. Batom Lenga la lenga. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=5SdoVBHMtXo>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, após os alunos assistirem o vídeo, proponha que cada grupo escolha um lenga-lenga, para brincar. Escolha um espaço da escola para que as brincadeiras sejam desenvolvidas.
Em seguida, proponha que os alunos assistam outro lenga-lenga, utilize os recursos tecnológicos da escola, para melhor visualização dos alunos.
Fonte: Sítio: YouTube. A velha a fiar. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_JFLskZuXbE>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, relembre aos alunos que uma história que é feita de repetições e que parece não ter fim é uma lenga-lenga.
Professor, comente com os alunos que antigamente as mulheres fiavam, ou seja transformava o algodão em fios e também utilizava a lã retirada dos carneiros para fazer os fios. Este trabalho era feito com uma ferramenta chamada Roca. Veja o desenho abaixo para apresentar aos alunos.
Fonte: Imagem 1. Sítio: Alma de vidro. Tecer. Disponível em: <http://almadevidro-merovingio.blogspot.com.br/2011/05/tecer.html>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Fonte: Imagem 2. Sítio: Vida em miniatura. Roca de fiar. Disponível em: <http://vidaemminiatura-vendas.blogspot.com.br/p/costura-sewing.html>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Para continuar o lenga-lenga, qual o personagem você colocaria depois do homem: 1. Complete a frase: Estava o homem no seu lugar, veio o _____________________lhe fazer mal. 2. Qual é o único personagem do lenga-lenga que está trabalhando? O que está fazendo?
3. Sublinhe no texto os personagens que aparecem.
4. Escreva o nome dos personagens em ordem alfabética.
|
Observe o texto abaixo. Reescreva o texto substituindo as imagens pelos seus nomes.
Fonte: BORGATTO, Ana Maria Triconi. 2o Ano. Letramento e alfabetização. São Paulo: Ática. 2001. p. 54.
Você já ouviu alguém dizer? __ Chega de lenga-lenga! Vá já para a escola meninos.
Fonte: Sítio: Portal Sementinhas Kids. Disponível em: <http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2010/05/figura-2-licao-7.jpg>. Acesso em: 12 de out. 2014. Lenga-lenga é o nome que se dá também ás conversas compridas ou choramingos de que não quer fazer alguma coisa ou quer “enrolar”. Professor, pergunte aos alunos se eles são cheios de lenga-lenga ou são rápidos? Quando eles fazem mais lenga-lenga?
|
Professor, peça que os alunos pesquisem em casa outros tipos de lenga-lengas e tragam para a próxima aula.
Hoje aprendemos sobre os lenga-lengas e descobrimos que este tipo de texto também tem outros nomes, como parlenda, ou conto cumulativo, e que é um tipo de história com muitas repetições e com ritmos e que costuma no final voltar ao ponto de partida. Em casa, com a ajuda da família pesquise sobre as lenga-lengas, escolha uma e traga para a próxima aula.
|
Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://saberedicas.blogspot.com.br/2009/11/contacao-de-historia.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, peça para cada aluno apresentar os lenga-lengas que trouxeram de casa.
Professor, peça que os alunos façam a troca dos lenga-lengas que trouxeram com os outros alunos. Em seguida, proponha que todos decorem o texto para apresentar aos demais colegas.
Proponha um desafio, de quem irá decorar o lenga-lenga escolhido mais rápido. Escolha um espaço da escola para que os alunos façam suas apresentações. Os vencedores serão aqueles que melhor falar o lenga-lenga.
Após esta atividade, apresente um vídeo do lenga-lenga infantil “ O pintinho piu” utilize os recursos tecnológicos que sua escola disponibiliza.
Fonte: Sítio: YouTube. E o pintinho piu. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=SGwOHvkb_fU>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Fonte: Sítio disponível em: <http://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/pintinho-piu.html#ixzz3GGjGAqIN>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, após fazer a leitura do lenga-lenga e passar o vídeo para os alunos, divida a sala em duplas, proponha que eles criem um lenga-lenga de objetos que irão se juntando e juntando seus barulhos numa história sem fim.
Proponha que eles pensem em quatro objetos que produzam som. Pode ser buzina, corneta, alarme, brinquedos ou outra coisa, em seguida as duplas irão escrever o lenga-lenga juntando um objeto ao outro nas frases abaixo.
Na minha loja tinha______________________________________________________
Na minha loja tinha______________________________________________________
Na minha loja tinha uma porta.
Na minha loja tinha uma porta.
E a porta toc, e a porta toc
Na minha loja tinha um tambor,
Na minha loja tinha um tambor,
E o tambor bum, bum, e a porta toc, toc.
Professor, após as duplas produzirem a lenga-lenga. Peça aos alunos que treinem bem a leitura de seus textos. Oriente para uma leitura expressiva para a fala dos sons das onomatopeias. Caso você não tenha trabalhado em sala de aula com este tema, aproveite este momento e explique o que são onomatopeias, para que os alunos possam entender o significado dos sons no texto.
Professor, após os alunos treinarem os lenga-lengas, distribua folhas, de cartolina ou outro papel que possa ser utilizado para escrever, e peça que as duplas façam a reescrita dos lenga-lengas que criaram de forma legível e façam a ilustração. Em seguida, proponha que cada dupla apresente seu cartaz e faça a leitura do lenga-lenga que recriaram com suas ideias. Proponha após a apresentação que fixem seus cartazes no mural da escola para visualização de todos.
Fonte: Sítio: Infante Dom Fenando. Lenga-lenga. Disponível em: <http://infantedomfernando.blogspot.com.br/2011/04/dia-mundial-da-poesia.html>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Fazendo arte
Professor, após os alunos fazerem as atividades do lenga-lenga acima, proponha que façam a dobradura do pintinho. Leve para a sala de aula o material necessário para que a atividade seja desenvolvida. Veja sugestão abaixo da dobradura de um pintinho.
Fonte: BORGATTO, Ana Maria Triconi. 2o Ano. Letramento e alfabetização. São Paulo: Ática. 2001. p. 46.
Professor, após os alunos fazerem as dobraduras dos pintinhos proponha que eles montem um cenário de acordo com a música e ilustrem em uma folha de papel, em seguida peça para eles colarem o pintinho no cenário que eles montaram.
Fonte: Sítio: Beth Educa. Dobradura de pintinho. Disponível em: <http://beteeduca.blogspot.com.br/2011_10_02_archive.html>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, exponha as atividades dos alunos no mural da escola, para que os demais alunos possam conhecer os trabalhos da turma.
Professor, para consolidar as atividades que foram desenvolvidas com o tema lenga-lenga, leve para a sala de aula a história de Tatyana Belinky “ “Os dez sacizinhos”, onde trabalha a sonoridade, o lenga-lenga com repetições, frases curtas, rimas e enumerações crescentes e decrescentes.
Fonte: Sítio: YouTube. Quintal da Cultura. Sacizinhos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=eQ_kVSTXR94>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Fonte: Sítio: Professora Ivani Pereira. Os dez sacizinhos. Disponível em: <http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2013/08/os-dez-sacizinhos.html >. Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, após contar a história dos dez sacizinhos, explore as repetições de sons e palavras, as rimas e a contagem crescente e decrescente, relembre as características dos lenga-lengas e proponha em seguida que os alunos produzam seus próprios textos. Para que este trabalho seja feito divida a turma em pequenos grupos, e proponha que cada grupo escolha um personagem e um lugar onde se passa a história, o texto deverá combinar esses elementos com as rimas dos números de 1 a 10.
Professor, enquanto os alunos produzem seus textos, faça as intervenções necessárias nos grupos, orientando sobre a sequência do texto, a coerência ao escrever, a releitura para fazer as correções ortográficas, entregue para cada grupo um dicionário para assim facilitar as correções ortográficas através da pesquisa.
Assistam um vídeo com um exemplo de lenga-lenga, criado após a leitura do texto "Dez sacizinhos".
Fonte: Sítio: YouTube. Leitura de lenga-lenga. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=WevAHZ2Mf_A>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Veja outro exemplo, com a lenga-lenga 1 2 3.
Fonte: Sítio: Mal me queres. Lenga lengas 1 2 3. Disponível em: <http://malmequeres.blogs.sapo.pt/2535.html>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, após os grupos montarem seu lenga-lenga e fazerem as correções necessárias com a sua intervenção, peça que os grupos ilustrem seus trabalhos e em seguida, organize a sala de aula para uma exposição das lenga-lengas produzidas. Peça que os alunos façam a leitura de suas produções para os demais alunos.
Professor:
Sítio: Jogo, Interação e aprendizagem. Lenga la lenga. Experiências musicais. Disponível em: <http://jogointeracaoelinguagem.blogspot.com.br/2010/09/lenga-la-lenga-experiencias-musicais-de.html>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Sítio: Ciência hoje das crianças. Lenga-lengas. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/lenga-lengas-cantadas/>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Sítio: Lenga la lenga. Disponível em: <http://www.lengalalenga.com.br/>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Sítio: Klick Educação. A velha a fiar. Disponível em: <http://www.klickeducacao.com.br/2006/arq_img_upload/portacurtas/11/avelhaafiarrenatafrauendorf.pdf>. Acesso em: 12 de out. 2014.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gênero textual estudado; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!