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Como extrair o DNA humano?

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e caracterizar a molécula de DNA humano.
  • Extrair moléculas de DNA humano.
  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.
  • Construir argumentação e elaborar propostas de roteiro de experimento investigativo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Composição e estrutura da célula humana.
  • Caracterização e localização da molécula de DNA.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em grupos.
  • Experimento de investigação.
  • Socialização das ideias.
  • Elaboração de um relatório de experimento científico.

 

Compreender o corpo humano como um todo, com suas diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos e tecidos em geral e reconhecer fatores internos e externos que ocorrem na manutenção do equilíbrio é de suma importância. Neste sentido, é importante discutir o conceito de DNA.

 

Aula 1: Extração de DNA humano

DNA

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_6nh43Ab3CT8/TMWMAKqXqqI/AAAAAAAAAbc/R1PzQnZoZBc/s1600/dna1.jpg. Acesso em 10 de outubro de 2014.

A atividade tem como objetivos:

  • identificar e caracterizar a molécula de DNA humano; e
  • extrair moléculas de DNA humano.

Professor:

1) Providencie, com antecedência, um kit contendo os seguintes materiais para a atividade:

·         2 copos americanos de água;

·         1 litro álcool (92 inpm);

·         1 detergente líquido incolor;

·         50 gramas de cozinha;

·         corante de cozinha;

·         2 copos americanos;

·         2 colheres de sopa;

·         1 recipiente transparente de 300 mL.

- Sugere-se que a atividade seja realizada em grupos. Cada grupo deverá ter um kit.

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Ciências/Biologia ou na sala de aula.

2) Proponha que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas.

3) Cada integrante do grupo receberá uma cópia com as instruções para a realização da atividade.

Sugestão de roteiro investigativo:

Extraindo o DNA:

  1. Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
  2. Em seguida acrescente uma colher de sal e misture bem.
  3. Separe três colheres da mistura feita acima e faça um bochecho por mais ou menos um minuto.
  4. Durante o bochecho, separe mais ou menos meio copo de álcool e coloque duas gotas de corante.
  5. Após bochechar, cuspa o líquido em um copo e acrescente uma gota de detergente. Misture devagar para não formar bolhas.
  6. Por fim, misture o álcool com o líquido bochechado e espere mais ou menos dois minutos. O DNA começará a aparecer

DNA

Imagem disponível em: http://media.tumblr.com/tumblr_mdt8a7cNjh1rvdszq.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.

4) Em seguida, realize alguns questionamentos, oralmente:

·         O que foi observado?

·         Onde se localiza a molécula de DNA?

·         Qual a função da molécula de DNA?

·         Por que foi utilizado detergente?

- Peça aos alunos que registrem as respostas no caderno.

5) Neste momento é  importante que os alunos apresentem suas ideias e, ao mesmo tempo, escutem as ideias dos colegas.

- Espera-se que os alunos apresentem que, por meio do experimento, foi possível visualizar um emaranhado de milhares de moléculas de DNA, uma vez que o DNA é somente visto com o uso de microscopia eletrônica. O DNA, localizado no núcleo da célula, contém o código genético do ser vivo, ou seja, as informações genéticas para o funcionamento e caracterização do organismo. Os detergentes são normalmente empregados para dissolver gorduras ou lipídios. Como a membrana celular tem em sua composição química uma grande quantidade de lipídios, sob a ação do detergente, estes se tornam solúveis e são extraídos junto com as proteínas que também fazem parte das membranas.

 

Aulas 2 e 3: Elaboração de um relatório de experimento investigativo

A atividade tem como objetivos:

  • confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas;
  • interpretar e analisar experimentos;
  • construir argumentos; e
  • elaborar um roteiro de experimento investigativo.

dna

Imagem disponível em: http://www.laboratoriogeyer.com.br/imgs/relatorio_icone.jpg. Acesso em 10 de outubro de 2014.

 

Professor:

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da Escola. Os alunos poderão usar computadores compartilhados ou individuais.

1) Mantenha os grupos da aula 1.

2) Apresente e discuta com os alunos as normas de organização do relatório. Para isso, apresente as seguintes instruções:

- O relatório deverá apresentar:

  • Página inicial.
  • Introdução.
  • Material e métodos.
  • Resultados e discussão.
  • Conclusões.
  • Referências bibliográficas.

 

  1. A página inicial do relatório deverá apresentar: nome completo da escola, disciplina, título do experimento (cada grupo poderá criar um), nome do professor, nome dos alunos, ano de ensino e turma, data e local.
  2. Na introdução deverá ser apresentando um pequeno texto sobre o tema do experimento (DNA), os objetivos da investigação e importância ou relevância do tema. Para isso, os alunos deverão realizar pesquisas sobre a molécula de DNA (estrutura, composição, função, importância, localização), em sites, como no Google Acadêmico.
  3. Na seção material e métodos, os alunos deverão registrar e informar detalhadamente todo o procedimento do experimento.
  4. Nos resultados e discussão deverão ser registrados a situação inicial do experimento, todas as alterações que ocorreram ao longo das observações e as explicações para o que foi observado.
  5. A conclusão deverá apresentar a conclusão de todo o experimento.
  6. Na seção referências bibliográficas, os alunos deverão apresentar todos os textos e sites consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor, título do texto, endereço eletrônico, data de acesso). Para maiores informações sobre normas para referências bibliográficas, o professor poderá acessar Normas da ABNT, disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 24 de junho de 2014.

3) Os relatórios deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.

4) Devolva aos alunos os relatórios com as sugestões de correções.

5) Proponha que os grupos apresentem a pesquisa sobre a molécula de DNA, os resultados , as discussões e a conclusão. Os alunos poderão utilizar o recurso Power Point.

- Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.

Recursos Complementares

SAQQAF, Hanadi Al. 60 anos: descoberta da estrutura DNA. Duração: 22min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=C5x073iElaA. Acesso em 10 de outubro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, a elaboração do relatório de um experimento científico deverá ser avaliada. Essas produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentos em relação identificação e caracterização da molécula de DNA.

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