20/10/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Compreender o corpo humano como um todo, com suas diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos e tecidos em geral e reconhecer fatores internos e externos que ocorrem na manutenção do equilíbrio é de suma importância. Neste sentido, é importante discutir o conceito de DNA.
Aula 1: Extração de DNA humano
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_6nh43Ab3CT8/TMWMAKqXqqI/AAAAAAAAAbc/R1PzQnZoZBc/s1600/dna1.jpg. Acesso em 10 de outubro de 2014.
A atividade tem como objetivos:
Professor:
1) Providencie, com antecedência, um kit contendo os seguintes materiais para a atividade:
· 2 copos americanos de água;
· 1 litro álcool (92 inpm);
· 1 detergente líquido incolor;
· 50 gramas de cozinha;
· corante de cozinha;
· 2 copos americanos;
· 2 colheres de sopa;
· 1 recipiente transparente de 300 mL.
- Sugere-se que a atividade seja realizada em grupos. Cada grupo deverá ter um kit.
- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Ciências/Biologia ou na sala de aula.
2) Proponha que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas.
3) Cada integrante do grupo receberá uma cópia com as instruções para a realização da atividade.
Sugestão de roteiro investigativo:
Extraindo o DNA:
Imagem disponível em: http://media.tumblr.com/tumblr_mdt8a7cNjh1rvdszq.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2014.
4) Em seguida, realize alguns questionamentos, oralmente:
· O que foi observado?
· Onde se localiza a molécula de DNA?
· Qual a função da molécula de DNA?
· Por que foi utilizado detergente?
- Peça aos alunos que registrem as respostas no caderno.
5) Neste momento é importante que os alunos apresentem suas ideias e, ao mesmo tempo, escutem as ideias dos colegas.
- Espera-se que os alunos apresentem que, por meio do experimento, foi possível visualizar um emaranhado de milhares de moléculas de DNA, uma vez que o DNA é somente visto com o uso de microscopia eletrônica. O DNA, localizado no núcleo da célula, contém o código genético do ser vivo, ou seja, as informações genéticas para o funcionamento e caracterização do organismo. Os detergentes são normalmente empregados para dissolver gorduras ou lipídios. Como a membrana celular tem em sua composição química uma grande quantidade de lipídios, sob a ação do detergente, estes se tornam solúveis e são extraídos junto com as proteínas que também fazem parte das membranas.
Aulas 2 e 3: Elaboração de um relatório de experimento investigativo
A atividade tem como objetivos:
Imagem disponível em: http://www.laboratoriogeyer.com.br/imgs/relatorio_icone.jpg. Acesso em 10 de outubro de 2014.
Professor:
- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da Escola. Os alunos poderão usar computadores compartilhados ou individuais.
1) Mantenha os grupos da aula 1.
2) Apresente e discuta com os alunos as normas de organização do relatório. Para isso, apresente as seguintes instruções:
- O relatório deverá apresentar:
3) Os relatórios deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.
4) Devolva aos alunos os relatórios com as sugestões de correções.
5) Proponha que os grupos apresentem a pesquisa sobre a molécula de DNA, os resultados , as discussões e a conclusão. Os alunos poderão utilizar o recurso Power Point.
- Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o site: Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/.Acesso em 29 de abril de 2014.
SAQQAF, Hanadi Al. 60 anos: descoberta da estrutura DNA. Duração: 22min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=C5x073iElaA. Acesso em 10 de outubro de 2014.
A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados.
Em relação aos aspectos quantitativos, a elaboração do relatório de um experimento científico deverá ser avaliada. Essas produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentos em relação identificação e caracterização da molécula de DNA.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!