20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações e pequenos textos. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de out. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 05 de out. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Conversando com a turma
Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa. Os alunos deverão expor suas ideias sobre o que pensam sobre o que é ser criança. Em seguida peça a eles que observem a imagem abaixo e discutam:
Fonte: Sítio: Pintando o 7 - Dia de Combate ao Trabalho Infantil. Disponível em: <http://www.desenhoseatividades.com/2013/05/dia-de-combate-ao-trabalho-infantil-35.html>. ( Neste sítio você encontrará atividades relacionadas ao trabalho infantil.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Depois, apresente o vídeo com a música “É bom ser criança” de Toquinho e discuta com os alunos sobre as ideias presentes na música .
Fonte: Sítio: YouTube – Toquinho É bom ser criança. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=eYOkLWHg43Y>. ( Neste sítio você ouvirá a música
É bom ser criança acompanhada com imagens.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Como forma de registro, se achar necessário, imprima a letra da música para trabalhar as questões de interpretação no caderno de Língua Portuguesa.
É bom ser criança
Ter de todos atenção
Da mamãe, carinho
Do papai, a proteção
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar
Só comer, crescer, dormir, brincar.
É bom ser criança
Isso às vezes nos convém
Nós temos direitos
Que gente grande não tem
Só brincar, brincar, brincar
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim.
É bom ser criança
E não ter que se preocupar
Com a conta no banco
Nem com filhos pra criar
É tão bom não ter que ter
Prestações pra se pagar
Só comer, crescer, dormir, brincar.
É bom ser criança
Ter amigos de montão
Fazer cross saltando
Tirando as rodas do chão
Soltar pipas lá no céu
Deslizar sobre patins
Bem que isso podia nunca mais ter fim.
Fonte: Sítio: Letras.mus.br. É bom ser criança. Disponível em: <http://letras.mus.br/toquinho/87224/>. (Neste sítio você encontrará a letra da música "É bom ser criança" e o vídeo da música.). Acesso em: 16 de out. 2014.
01- Faça uma lista das brincadeiras que aparecem na letra da música.
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
02- Você já brincou com alguma dessas brincadeiras. Qual/quais?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
03- Qual delas você nunca experimentou?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
Leia a estrofe a seguir:
“É bom ser criança
Isso às vezes nos convém
Nós temos direitos
Que gente grande não tem
Só brincar, brincar, brincar
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim”
04- No segundo verso da estrofe, a autora diz que as crianças têm direitos que os adultos não têm. Quais são estes direitos?
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
05- Você conhece outros direitos da criança? Quais?
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
06- Em sua opinião, todas as crianças brincam? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
07- Para deixar a letra da música mais divertida, faça ilustrações em volta dela.
Escolha uma pessoa de sua família para entrevistar seguindo o roteiro:
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________
Observação: Lembre-se de agradecer pela entrevista.
|
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos apresentarem suas entrevistas. Depois, conversem com eles sobre as respostas dos entrevistados.
Disponibilize o poema “Os direitos da criança” segundo Ruth Rocha e realize a leitura alternando as estrofes com os meninos e as meninas.
OS DIREITOS DAS CRIANÇAS
O Direito das Crianças
Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
__._,_.___
Fonte: Sítio: Atividades para colorir – Os direitos da Criança por Ruth Rocha. Disponível em: <http://www.atividadesparacolorir.com.br/2011/01/os-direitos-das-criancas-por-ruth-rocha.html>. ( Neste sítio você encontrará além do poema, atividades variadas de Língua Portuguesa em artigos relacionados.). Acesso em: 16 de out 2016.
Professor, ao término da leitura realize com os alunos a interpretação do poema no caderno de Língua Portuguesa.
01- Qual é o assunto principal do poema?
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
02- Você aprendeu que crianças têm direitos. Em sua opinião, os direitos citados no poema são todos respeitados? Como você sabe disso?
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
03-Segundo Ruth Rocha as crianças devem ser protegidas dos rigores do tempo e da vida. O que isso significa? Explique com suas palavras.
___________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________
04- Encontre no poema cinco direitos que são garantidos a todas as crianças e sublinhe-os.
05- Dos direitos que você sublinhou escolha três deles e elabore uma frase com cada um.
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
06 - Escolha a estrofe que mais gostou e represente-a por meio de desenhos.
____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ Ilustração
|
Professor, comente com os alunos que eles aprenderam que toda criança tem direito, mas não podemos nos esquecer de que juntamente com os direitos tem os deveres que também devem ser respeitados como por exemplo: ajudar organizar a casa e estudar. Existem crianças que pensam que ter direitos significa não ter responsabilidades e isso não é verdade. Responsabilidade é uma virtude que começa na infância.
Agora é hora de escrever sobre os deveres das crianças. Para isso, junte-se em trios e escrevam alguns dos deveres que vocês acham importante para crianças. Depois é só apresentar para os colegas da sala de aula.
Ao apresentarem os deveres conversem sobre o que consideram mais fácil falar sobre os direitos ou sobre os deveres.
Professor, comente com os alunos que antigamente por volta de 19 horas as crianças podiam trabalhar em diversos serviços. No campo elas trabalhavam na lavoura e nas cidades o trabalho era em fábricas de tecidos, vidros, alimentos e outros.
Os donos das fábricas gastavam menos quando empregavam crianças, pois o custo de salário delas era bem menor e a carga horária de serviço era de 14 horas por dia. Muitas das crianças sofriam acidentes de trabalho gravíssimos.
Apresente as fotografias em Data Show ou se preferir leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola, acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:
Fonte das imagens: Sítio: Criatives – Criatividade, inovação e artes. Disponível em: <http://www.criatives.com.br/2013/10/fotografias-retratam-o-trabalho-infantil-em-1900-nos-estados-unidos/>. (Neste sítio você encontrará fotografias de crianças trabalhando em 1900.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Professor, providencie uma cópia do texto abaixo e cole no caderno de História.
Você sabia que no Brasil ainda existem crianças que trabalham para ajudar no sustento familiar? Leia o texto a seguir:
O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração, quase de escravidão, já que muitos deles não chegam a receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos. Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz. |
Fonte: Sítio: Guiainfantil.com – Trabalho infantil no Brasil. Disponível em: <http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o trabalho infantil no Brasil.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Fonte: Sítio: Veja fotos. Disponível em: <http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html>. (Neste sítio você encontrará fotografias sobre o trabalho infantil no Brasil.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Entrevistando familiares
Professor, convide alguns familiares de preferência os avós dos alunos para contar um pouco sobre como eram os direitos e deveres no tempo em que eram crianças. Esta proposta vai gerar diversas atividades, tais como:
Professor, fotografe as entrevistas e imprima as fotos para uma exposição.
Depois que os convidados tiverem contado as histórias solicite aos alunos que comentem o que concluíram sobre a vida das crianças do passado com a vida das crianças dos dias atuais e elaborem um texto coletivo no caderno.
Exposição: painel de fotos
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “Vídeos Youtube: Mara Maravilha – Direito da criança”. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=Nhz2BelscJM>. (Neste sítio você encontrará um vídeo com a música direito da criança da Mara Maravilha.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Sítio: “MPT games - Infância livre”. Disponível em: <http://www.mptgames.com.br/infancialivre/>. (Neste sítio você encontrará um jogo muito divertido em que você terá que salvar dez crianças que estão trabalhando no lixão.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Sugestões de links para os professores:
Sítio: “Divirta-se – Game tenta estimular a prevenção e o combate ao trabalho infantil”. Disponível em: <http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/games/2014/10/14/noticia-games,160387/game-tenta-estimular-a-prevencao-e-o-combate-ao-trabalho-infantil.shtml>. (Neste sítio você encontrará um texto explicativo sobre os jogos que podem ajudar a questão do trabalho infantil.) . Acesso em: 16 de out. 2014.
Sítio: “Vídeos YouTube: Estatuto da Criança e do adolescente”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MJfYF9giTmM>. (Neste sítio você encontrará um vídeo com a leitura do estatuto da criança e do adolescente da turma da Mônica.). Acesso em: 16 de out. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e compreender os textos trabalhados; refletir sobre o que é ser criança; conhecer e reconhecer os direitos e deveres da criança; conhecer por meio de fotografias tipos de trabalho infantil dos dias atuais e de antigamente; perceber a importância dos direitos da criança para sua vida; identificar semelhanças e diferenças entre os direitos e deveres dos dias atuais e antigamente; conhecer um pouco sobre como era os direitos e deveres de pessoas com mais vivência, ou seja, os avós; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2015
Cinco estrelasAdorei e usei algumas partes adaptando para crianças da rede pública carente.