Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e produção de poemas visuais

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer  poemas visuais.
  • Perceber a forma de organização desses poemas;
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Espera-se que os alunos tenham noção do que são poemas e também que a forma de significação dos poemas visuais se dá de forma diferente de outros gêneros textuais.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Leitura e discussão de poemas visuais.
  • Questionário sobre poemas.
  • Atividade de relacionar texto e imagem.
  • Produção textual.
  • Publicação online de poemas visuais.

 

Recursos

  • Laboratório de informática.
  • Coletânea de textos. 
  • Material para produção textual.

 

Módulo 1

 

Atividade 1

 

Para introduzir o tema  da aula, primeiramente, o professor exibirá  para os alunos os poemas abaixo (preferencialmente projetando com um data show), perguntando a eles, sobre cada um dos poemas:

  1. Qual a disposição do texto em relação ao papel?
  2. Como podemos definir a forma/estrutura do texto?
  3. A qual gênero textual ele pertence?
  4. Como podemos ler / qual o significado desse texto?
  5. Trata-se de um texto verbal, não verbal ou de linguagem mista (verbal e não verbal)?
  6. O texto organiza-se em parágrafos, em versos ou de outra forma?

 

Em seguida, se os alunos ainda não houverem  reconhecido o gênero  a que pertencem os textos, o professor deverá explicar que se trata de poemas visuais, cujo significado se expressa por meio não só das palavras, mas também da forma como estas ocupam o papel.

 

Textos:

 

lixo luxo augusto de campos

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-5KXEhEqo-pI/Ux2wgJrogUI/AAAAAAAAGQs/I8nVjplhBeY/s1600/Lixo+Luxo.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

petala

Disponível em: <http://31.media.tumblr.com/815e411f2b30ddee543832bb8948c97f/tumblr_n421tvpMpY1sthf15o1_1280.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

infinito

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_f-ux49N6fx8/THbuFpnQ5GI/AAAAAAAAACs/Cdtkn90tfG4/s1600/infinito.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

traço um círculo

Disponível em: <http://www.posfacio.com.br/wp-content/uploads/2014/02/o-inseto-no-papel.png>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

amor

Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/alunos/poesiavisual/amor.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

Atividade 2

 

Após terem discutido sobre os poemas visuais apresentados, o professor explicará aos alunos sobre um tipo específico de poema visual: os caligramas.
Para uma explicação sobre o que são os caligramas, sugerimos a definição a seguir:
 

Um caligrama é "um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres gráficos formam uma figura relacionada com o conteúdo ou a mensagem do texto" (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). A palavra tem origem no termo calligramme, amálgama de calligraphie, «caligrafia», e idéogramme, «ideograma» (idem). Possivelmente, foi o poeta francês Apollinaire (1880-1918) quem criou o termo com a publicação de Calligrammes (1918), embora a técnica do caligrama já fosse conhecida desde a Antiguidade, passando pela época do Barroco.


Disponível em: <http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=21014>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

Para exemplificar, o professor entregará  aos alunos os caligramas abaixo, solicitando a eles que identifiquem qual a relação entre os textos e a  forma com que eles se apresentam.

 

1. Caligramas de Apolinaire no original (francês) e traduzidos para o português.

 

Caligrama Caligrama 2

 

reconnais toi  reconhecete

Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/apollinaire.html>. Acesso em: 18 out. 2014.

Disponível em: <http://grafados.blogspot.com.br/2012/07/guillaume-apollinaire-caligrama.html#.VEL59fldV8F>. Acesso em: 18 out. 2014.
 

 

2. Caligrama Diário de um banana

diario de greg

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-9urB37Qc0JE/Tsqya4vTxFI/AAAAAAAAAn0/MEEPOHrQU70/s1600/caligrama+6+el+diario+de+greg181.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

3. Caligrama guarda-chuva

guarda-chuva

Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-docF2naG8zU/Tdp2zivdlKI/AAAAAAAAAOk/3c_59EMss-Y/s1600/Kaligrama%2BI.png>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

4. Pêndulo

Pendulo

Disponível em: <http://setepinceladas.files.wordpress.com/2010/10/ernesto-manuel-de-melo-e-castro.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

5. Divisão

divisao

Disponível em: <http://concretismo.zip.net/images/divisao.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.

 

Módulo 2

 

Atividade 1

 

A partir da análise da forma como foram construídos os poemas visuais (Módulo 1), os alunos deverão produzir seus próprios poemas visuais, tendo como tema:

  • a cidade onde moram;
  • as paisagens existentes em sua cidade;
  • pessoas famosas que ali nasceram/viveram;
  • manifestações culturais da cidade ou da região onde ela está inserida.

 

 

Atividade 2

 

Os alunos irão apresentar os poemas visuais que criaram. Cada aluno deverá apresentar a sua produção e os outros colegas deverão tentar identificar o que foi representado pela imagem formada pelo poema visual. Se os colegas não conseguirem identificar o que foi exposto o autor lerá o que tiver escrito e explicitará a relação (nem sempre óbvia) entre o que está escrito e o que está desenhado no poema visual.

 

Atividade 3

 

O professor levará os alunos para um laboratório de informática para que os alunos possam:

 

  • Escanear os textos produzidos e publicá-los em um blog de produções textuais; ou
  • Reproduzir o que foi feito no papel, utilizando-se de programas como o Word ou o Paint e depois publicá-los  em um blog de produções textuais.
Recursos Complementares

Sites com outros exemplos de poemas visuais:

Disponível em: <http://www.poemavisual.com.br/html/pv.php>. Acesso em: 18 out. 2014.

Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html>. Acesso em: 18 out. 2014.

Disponível em: <http://www.artistasgauchos.com.br/jacira/?pg=404>. Acesso em: 18 out. 2014.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto à participação nas atividades de discussão sobre os poemas visuais apresentados, bem como nas discussões sobre a relação entre os textos e as imagens dos caligramas.

 

Como instrumento de avaliação quantitativa, o professor avaliará os poemas visuais criados pelos alunos (com a temática principal sendo a cidade/região onde moram), bem como a publicação desses textos em um blog na internet.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.