20/10/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Para introduzir o tema da aula, primeiramente, o professor exibirá para os alunos os poemas abaixo (preferencialmente projetando com um data show), perguntando a eles, sobre cada um dos poemas:
Em seguida, se os alunos ainda não houverem reconhecido o gênero a que pertencem os textos, o professor deverá explicar que se trata de poemas visuais, cujo significado se expressa por meio não só das palavras, mas também da forma como estas ocupam o papel.
Textos:
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-5KXEhEqo-pI/Ux2wgJrogUI/AAAAAAAAGQs/I8nVjplhBeY/s1600/Lixo+Luxo.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.
Disponível em: <http://31.media.tumblr.com/815e411f2b30ddee543832bb8948c97f/tumblr_n421tvpMpY1sthf15o1_1280.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_f-ux49N6fx8/THbuFpnQ5GI/AAAAAAAAACs/Cdtkn90tfG4/s1600/infinito.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.
Disponível em: <http://www.posfacio.com.br/wp-content/uploads/2014/02/o-inseto-no-papel.png>. Acesso em: 18 out. 2014.
Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/alunos/poesiavisual/amor.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.
Após terem discutido sobre os poemas visuais apresentados, o professor explicará aos alunos sobre um tipo específico de poema visual: os caligramas.
Para uma explicação sobre o que são os caligramas, sugerimos a definição a seguir:
Um caligrama é "um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres gráficos formam uma figura relacionada com o conteúdo ou a mensagem do texto" (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). A palavra tem origem no termo calligramme, amálgama de calligraphie, «caligrafia», e idéogramme, «ideograma» (idem). Possivelmente, foi o poeta francês Apollinaire (1880-1918) quem criou o termo com a publicação de Calligrammes (1918), embora a técnica do caligrama já fosse conhecida desde a Antiguidade, passando pela época do Barroco.
Disponível em: <http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=21014>. Acesso em: 18 out. 2014.
Para exemplificar, o professor entregará aos alunos os caligramas abaixo, solicitando a eles que identifiquem qual a relação entre os textos e a forma com que eles se apresentam.
1. Caligramas de Apolinaire no original (francês) e traduzidos para o português.
Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/apollinaire.html>. Acesso em: 18 out. 2014.
Disponível em: <http://grafados.blogspot.com.br/2012/07/guillaume-apollinaire-caligrama.html#.VEL59fldV8F>. Acesso em: 18 out. 2014.
2. Caligrama Diário de um banana
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-9urB37Qc0JE/Tsqya4vTxFI/AAAAAAAAAn0/MEEPOHrQU70/s1600/caligrama+6+el+diario+de+greg181.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.
3. Caligrama guarda-chuva
Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-docF2naG8zU/Tdp2zivdlKI/AAAAAAAAAOk/3c_59EMss-Y/s1600/Kaligrama%2BI.png>. Acesso em: 18 out. 2014.
4. Pêndulo
Disponível em: <http://setepinceladas.files.wordpress.com/2010/10/ernesto-manuel-de-melo-e-castro.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.
5. Divisão
Disponível em: <http://concretismo.zip.net/images/divisao.jpg>. Acesso em: 18 out. 2014.
A partir da análise da forma como foram construídos os poemas visuais (Módulo 1), os alunos deverão produzir seus próprios poemas visuais, tendo como tema:
Os alunos irão apresentar os poemas visuais que criaram. Cada aluno deverá apresentar a sua produção e os outros colegas deverão tentar identificar o que foi representado pela imagem formada pelo poema visual. Se os colegas não conseguirem identificar o que foi exposto o autor lerá o que tiver escrito e explicitará a relação (nem sempre óbvia) entre o que está escrito e o que está desenhado no poema visual.
O professor levará os alunos para um laboratório de informática para que os alunos possam:
Sites com outros exemplos de poemas visuais:
Disponível em: <http://www.poemavisual.com.br/html/pv.php>. Acesso em: 18 out. 2014.
Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html>. Acesso em: 18 out. 2014.
Disponível em: <http://www.artistasgauchos.com.br/jacira/?pg=404>. Acesso em: 18 out. 2014.
Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto à participação nas atividades de discussão sobre os poemas visuais apresentados, bem como nas discussões sobre a relação entre os textos e as imagens dos caligramas.
Como instrumento de avaliação quantitativa, o professor avaliará os poemas visuais criados pelos alunos (com a temática principal sendo a cidade/região onde moram), bem como a publicação desses textos em um blog na internet.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/02/2016
Cinco estrelasExcelente!!
12/09/2015
Cinco estrelasExcelente ideia, sem dúvidas será uma aula produtiva. Obrigada.