20/10/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Para introduzir o tema da aula, o professor entregará aos alunos os poemas abaixo, de Vinícius de Moraes. A seguir, pedirá a eles que os leiam em voz alta. Primeiramente, eles deverão ler os poemas com ritmo de música. Em seguida, outro aluno deverá ler o poema, mas tentando imprimir outro ritmo. O objetivo dessa atividade é que eles percebam o quão tênue é, muitas vezes, a separação entre música e poema.
Disponível em: <http://www.aconteceempetropolis.com.br/wp-content/uploads/2011/10/vinicius-de-moraes-2.jpg>. Acesso em: 19 out. 2014.
Texto 1
A casa
(Vinícius de Moraes)
Rio de Janeiro , 1970
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque a casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.
Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa>. Acesso em: 19 out. 2014.
Texto 2
Aquarela
Vinicius de Moraes, Toquinho, Guido Morra, Maurizio Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando
A imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo
Um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo
Sereno indo
E se a gente quiser
Ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega num muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
E depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá...
Tonga Editora Musical LTDA
Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/aquarela>. Acesso em: 19 out. 2014.
Texto 3
O pato
Rio de Janeiro , 1970
(Vinícius de Moraes)
Após os alunos terem realizado a leitura dos poemas de Vinícius de Moraes, o professor deverá exibir para eles o vídeo de um dos poemas da atividade anterior, mas agora em formato musical, para reforçar a ideia de que poema e música são muito próximos.
|
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=glkdKMoxQgY>. Acesso em: 19 out. 2014.
|
Vídeo Quase nada, musicado por Zeca Baleiro.
Disponível em: <http:// http://www.youtube.com/watch?v=saw8Y1RJJtA#t=45>. Acesso em: 19 out. 2014.
Para os alunos conhecerem um pouco melhor sobre a os movimentos de aproximação entre poema e música, o professor entregará a eles os seguintes textos explicativos, juntamente com as questões propostas. Com essa atividade, visa-se sensibilizar os alunos para o fato de que, desde o início da Literatura tal como nós a conhecemos, bem como da Literatura em Língua Portuguesa, os poemas tem uma relação com a música.
Texto 1 Disponível em: <http:// http://www.brasilescola.com/literatura/genero-lirico.htm>. Acesso em: 19 out. 2014.
|
1. De acordo com o artigo, qual a origem do termo “lírico”? 2. O gênero lírico é essencialmente o gênero em que se classificam os poemas, qual a relação dos poemas com a música durante a idade média? 3. Quais recursos utilizados na poesia aproximam-na da música? 4. Estes recursos ainda hoje são utilizados em poemas e músicas? 5. Das cinco divisões feitas quanto ao conteúdo, quais são mais aproximadas da música/canto? |
Texto 2 Disponível em: <http:// http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm>. Acesso em: 19 out. 2014.
|
1. O que foi o trovadorismo? 2. Quando surgiu? 3. O que foram os trovadores? 4. O que são as cantigas e que tipos de cantigas existiam? 5. O que são os cancioneiros? |
Após corrigir as questões da Atividade 1 e discutir com os alunos um pouco mais sobre a aproximação entre música e poesia, o professor levará os alunos ao laboratório de informática para que eles, em pequenos grupos:
Os grupos exibirão para os colegas a letra dos poemas/músicas e apresentarão as informações que encontraram sobre como foi feita a parceria (ou não) entre o poeta e o músico.
Exemplo de um projeto de Adriana Calcanhoto em que se pode observar a concepção de um trabalho que une poema e música.
Disponível em: <http://www.adrianacalcanhotto.com/sec_pelos_ares.php?page=40>. Acesso em: 19 out. 2014.
Texto sobre a relação entre poesia e música:
Disponível em: <http://www.ipv.pt/forumedia/6/13.pdf>. Acesso em: 19 out. 2014.
Documentário Palavra (En)Cantada, dirigido por Helena Solberg:
A edição especial traz um disco extra com 5 módulos para provocar discussões em sala de aula sobre o tema.
Disponível em: <http://livraria.folha.com.br/shows/documentario/palavra-encantada-dvd-1159891.html?tracking_number=245>. Acesso em: 19 out. 2014.
Como avaliação qualitativa, o professor observará a participação dos alunos nas diferentes atividades, bem como o envolvimento nos trabalhos em grupo no laboratório de informática.
Como avaliação quantitativa, o professor poderá avaliar a apresentação da pesquisa feita pelos alunos sobre exemplos da relação entre poesia e música, com dados e exemplos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!