Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A estreita relação entre Poema e Música

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a estreita relação entre poema e música.
  • Compreender os recursos sonoros utilizados na produção de poemas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Espera-se que os alunos já tenham contato com poemas.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Leitura de poemas e textos explicativos;
  • Questionário escrito;
  • Pesquisa na internet;
  • Apresentação oral.

 

Recursos

  • Cópia de textos e questionários;
  • Computador e data show;
  • Caixas de som;
  • Laboratório de informática.

 

Módulo 1

 

Atividade 1

 

Para introduzir o tema da aula, o professor entregará aos alunos os poemas abaixo, de Vinícius de Moraes. A seguir, pedirá a eles que  os leiam em voz alta. Primeiramente, eles deverão ler os poemas com ritmo de música. Em seguida, outro aluno deverá ler o poema, mas tentando imprimir outro ritmo. O objetivo dessa atividade é que eles percebam o quão tênue é, muitas vezes, a separação entre música e poema.

 

vinicius

Disponível em: <http://www.aconteceempetropolis.com.br/wp-content/uploads/2011/10/vinicius-de-moraes-2.jpg>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

Texto 1

A casa
(Vinícius de Moraes)
Rio de Janeiro , 1970

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque a casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.

Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

Texto 2

Aquarela
Vinicius de Moraes, Toquinho, Guido Morra, Maurizio Fabrizio

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu

Vai voando, contornando
A imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo
Um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo
Sereno indo
E se a gente quiser
Ele vai pousar

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega num muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
E depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá...

Tonga Editora Musical LTDA
Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/aquarela>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

Texto 3

O pato
Rio de Janeiro , 1970
(Vinícius de Moraes)

Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há.
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.
 
Disponível em: < http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-pato>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

 

Atividade 2

 

Após os alunos terem realizado a leitura dos poemas de Vinícius de Moraes, o professor deverá exibir para eles o vídeo de um dos poemas da atividade anterior, mas agora em formato musical, para reforçar a ideia de que poema e música são muito próximos.

 

A casa
 
casa
 
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=fEW7wd4fAnY>. Acesso em: 19 out. 2014.
 
 
Aquarela
 
aquarela
 
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=-Gsdp2zSCjY>. Acesso em: 19 out. 2014.
 
 
O pato
 
pato
 
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y>. Acesso em: 19 out. 2014.
 
 

Atividade 3

O professor apresentará  aos alunos algumas músicas gravadas por autores contemporâneos que são poemas musicados, ou seja, foram escritos como poemas, e depois criou-se uma melodia que não só acompanha os poemas, mas também acrescenta uma carga de significação diferente, por meio da interpretação do cantor.
 
 


Texto 1


O Marco Marciano
Composição: Braulio Tavares / Lenine

Pelos auto-falantes do universo
Vou louvar-vos aqui na minha loa
Um trabalho que fiz noutro planeta
Onde nave flutua e disco voa:
Fiz meu marco no solo marciano
Num deserto vermelho sem garoa

Este marco que eu fiz é fortaleza.
Elevando ao quadrado Gibraltar!
Torreão, levadiça, raio-laser
E um sistem internet de radar:
Não tem sonda nem nave tripulada
Que consiga descer nem decolar.

Construi o meu marco na certeza
Que ninguém, cibernético ou humano.
Poderia romper as minhas guardas
Nem achar qualquer falha no meu plano
Ficam todos em Fobos ou em Deimos
Contemplando o meu marco marciano

O meu marco tem rosto de pessoa
Tem ruínas de ruas e cidades
Tem muralhas, pirâmides e restos
De culturas, demônios, divindades:
A história de Marte soterrada
Pelo efêmero pó das tempestades

Construi o meu marco gigantesco
Num planalto cercado por montanhas
Precipícios gelados e falésias
Projetando no ar formas estranhas
Como os muros Ciclópicos de Tebas
E as fatais cordilheiras da Espanha

Bem na praça central. um monumento
Embeleza meu marco marciano:
Um granito em enigma recortado
Pelos rudes martelos de Vulcano:
Uma esfinge em perfil contra o poente
Guardiã mortal do meu arcano..

Disponível em: <http://letras.mus.br/lenine/119269/>. Acesso em: 19 out. 2014.

lenine

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=glkdKMoxQgY>. Acesso em: 19 out. 2014.

 


Texto 2


Quase Nada
Alice Ruiz

de você sei quase nada
pra onde vai ou porque veio
nem mesmo sei
qual é a parte da tua estrada
no meu caminho

será um atalho
ou um desvio
um rio raso
um passo em falso
um prato fundo
pra toda fome que há no mundo

noite alta que revele
o passeio pela pele
dia claro madrugada
de nós dois não sei mais nada

se tudo passa como se explica
o amor que fica nessa parada
amor que chega sem dar aviso
não é preciso saber mais nada

Disponível em: <http://letras.mus.br/alice-ruiz/395455/>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

zeca

Vídeo Quase nada, musicado por Zeca Baleiro.


Disponível em: <http:// http://www.youtube.com/watch?v=saw8Y1RJJtA#t=45>. Acesso em: 19 out. 2014.



Módulo 2

 

Atividade 1



Para os alunos conhecerem um pouco melhor sobre a os movimentos de aproximação entre poema e música, o professor entregará a eles os seguintes textos explicativos, juntamente com as questões propostas. Com essa atividade, visa-se sensibilizar os alunos para o fato de que, desde o início da Literatura tal como nós a conhecemos, bem como da Literatura em Língua Portuguesa, os poemas tem uma relação com a música.

 

Texto 1


Gênero Lírico


O termo “lírico” vem do latim (lyricu) e quer dizer “lira”, um instrumento musical grego. Durante o período da Idade Média os poemas eram cantados e divididos por métricas (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas). A combinação de palavras, aliterações e rima, por exemplo, foram cultivadas pelos poetas como forma de manter o ritmo musical. Logo, essa é a origem da métrica e da musicalidade na poesia. A temática lírica geralmente envolve a emoção, o estado de alma, os pensamentos, os sentimentos do eu-lírico, e também os pontos de vista do autor e, portanto, é inteiramente subjetiva.
Esse gênero é geralmente expresso pela poesia, contudo, não é toda poesia que pertence ao gênero referido, já que dependerá dos elementos literários inseridos nela.


Quanto à forma, da Idade Média aos dias de hoje, o estilo de poema que permaneceu com intensidade foi o soneto, poesia rimada, composta por quatorze versos, dois quartetos e dois tercetos, com métrica composta de versos decassílabos (dez sílabas) e versos alexandrinos (12 sílabas).   Quanto ao conteúdo, predominantemente subjetivo, destacam-se:

• Elegia – vem do grego e significa “canto triste”; poesia lírica que expressa sentimentos tristes ou morte. Um exemplo frequente é “O cântico do calvário” de Fagundes Varela.


• Idílio e écloga – são poemas breves com temática pastoril. A écloga, na maioria das vezes, apresenta diálogo.


• Epitalâmio – na literatura grega é um poema de homenagem aos noivos no momento do casamento. Logo, é uma exaltação às núpcias de alguém.


• Ode ou hino – derivam do grego e significam “canto”. Ode é uma poesia que exalta algo e hino que glorifica a pátria.


 • Sátira – poesia que ridiculariza os defeitos humanos ou determinadas situações.

Disponível em: <http:// http://www.brasilescola.com/literatura/genero-lirico.htm>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

1.    De acordo com o artigo, qual a origem do termo “lírico”?
2.    O gênero lírico é essencialmente o gênero em que se classificam os poemas, qual a relação dos poemas com a música durante a idade média?
3.    Quais recursos utilizados na poesia aproximam-na da música?
4.    Estes recursos ainda hoje são utilizados em poemas e músicas?
5.    Das cinco divisões feitas quanto ao conteúdo, quais são mais aproximadas da música/canto?

 

Texto 2


Trovadorismo

Introdução
 
Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.


Marco inicial  
O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.

Trovadores  
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).

Disponível em: <http:// http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

1.    O que foi o trovadorismo?
2.    Quando surgiu?
3.    O que foram os trovadores?
4.    O que são as cantigas e que tipos de cantigas existiam?
5.    O que são os cancioneiros?



Atividade 2

Após corrigir as questões da Atividade 1 e discutir com os alunos um pouco mais sobre a aproximação entre música e poesia, o professor levará os alunos ao laboratório de informática para que eles, em pequenos grupos:

  • pesquisem outros exemplos de músicas que resultam da associação de poetas e músicos, ou mesmo de poemas que foram musicados por artistas contemporâneos;
  • pesquisem um pouco mais sobre se o poema foi escrito para ser musicado ou se a canção só veio depois;
  • se há mais de uma versão musicada do mesmo poema.

 

Atividade 3

Os grupos exibirão para os colegas a letra dos poemas/músicas e apresentarão as informações que encontraram sobre como foi feita a parceria (ou não) entre o poeta e o músico.

 

Recursos Complementares

Exemplo de um projeto de Adriana Calcanhoto em que se pode observar a concepção de um trabalho que une poema e música.

Disponível em: <http://www.adrianacalcanhotto.com/sec_pelos_ares.php?page=40>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

Texto sobre a relação entre poesia e música:

Disponível em: <http://www.ipv.pt/forumedia/6/13.pdf>. Acesso em: 19 out. 2014.

 

Documentário Palavra (En)Cantada, dirigido por Helena Solberg:

A edição especial traz um disco extra com 5 módulos para provocar discussões em sala de aula sobre o tema.

Disponível em: <http://livraria.folha.com.br/shows/documentario/palavra-encantada-dvd-1159891.html?tracking_number=245>. Acesso em: 19 out. 2014.

Avaliação

Como avaliação qualitativa, o professor observará  a participação dos alunos nas diferentes atividades, bem como o envolvimento nos trabalhos em grupo no laboratório de informática.

 

Como avaliação quantitativa, o professor poderá avaliar a apresentação da pesquisa feita pelos alunos sobre exemplos da relação entre poesia e música, com dados e exemplos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.