Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Divisão celular: meiose

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e resolver situações-problemas referentes ao processo de meiose.
  • Identificar as fases do processo de divisão celular meiose.
  • Identificar a importância da meiose para a variabilidade genética presente no ser humano.  
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de célula.
  • Estruturas da célula: membrana plasmática, citoplasma, núcleo e organelas.
  • Conceito de cromossomos e DNA.
  • Processos de divisão celular: mitose.
Estratégias e recursos da aula
  • Resolução de situações-problemas.
  • Atividades em duplas.
  • Imagens das fases do processo de meiose.
  • Discussões em grupo.
  • Criação de um vídeo animado sobre a meiose.

 

Aulas 1 e 2: Trabalhando com situações-problemas sobre meiose

Professor:

1) Com os alunos organizados em duplas, apresente algumas situações-problemas sobre meiose:

- Providenciar uma cópia para cada aluno. As discussões deverão ser registradas, pelos alunos, no caderno.

 

Sugestão de situações-problemas:

Situação-problema 1: A divisão celular é importante para o bom funcionamento do organismo. A mitose acontece desde o zigoto e contribui para a formação do indivíduo. O indivíduo ao alcançar a maturidade sexual começa a produzir as células sexuais ou gametas. Os espermatozoides, no homem, e os ovócitos, nas mulheres, são produzidos por meio da meiose. Observe a imagem do ciclo de vida com as divisões celulares e escreva, nos retângulos em branco, em quais momentos ocorrem os processos de mitose e meiose.

Ciclo de vida com as divisões celulares

Imagem disponível em: www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/download/27/24. Acesso em 18 de outubro de 2014.

Situação-problema 2: O zigoto é resultado da fecundação do ovócito pelo espermatozoide, apresentando 46 cromossomos. Por meio da mitose, o indivíduo adulto é formado e suas células somáticas apresentam 46 cromossomos. Para a produção de gametas, a células dos testículos e ovários sofrem meiose e produzem células com metade dos gametas das células originais. A meiose produz células com quantos cromossomos?

 

Situação-problema 3:

a) A meiose é o processo de divisão celular responsável pela produção de gametas. Ela é dividida em meiose I e meiose II. Na meiose I ocorre o crossing-over ou troca de segmentos entre partes dos cromossomos, enquanto na meiose II ocorre a separação das cromátides e a produção de quatro células diferentes entre sim e com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Identifique, na imagem, quais etapas correspondem a meiose I e a meiose II.

Meiose

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_uvWVvqxJ2Z0/TPk9gLqLJJI/AAAAAAAAAU0/XEQENDkMHCo/s1600/mitose.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2014.

b) Qual a importância do crossing-over para o ser humano?

2) Após um tempo pré-estabelecido para a resolução das situações-problemas em duplas (aproximadamente 50 minutos), projete as imagem e inicie a discussão com os alunos. Neste momento, é importante que todos apresentem suas hipóteses e escutem as dos outros colegas. Estimule a participação dos alunos.

- Espera-se que os alunos compreendam que a meiose é um processo importante da biologia, principalmente na reprodução. Esse processo origina células diferentes da célula-mãe, produzindo células com metade do número de cromossomos, os gametas. Os gametas estão envolvidos na reprodução sexuada, que permite a combinação de material genético do pai e da mãe na geração de outro indivíduo.

O processo de meiose também permite a produção de gametas com diferentes combinações de cromossomos, isto é, os gametas produzidos por um indivíduo não são todos iguais. As diferentes combinações possíveis entre gametas de pais e mães e o próprio processo da meiose promovem, então, a variabilidade genética, que é fundamental para o processo de evolução.

 

A meiose é composta por duas divisões celulares denominadas de meiose I e meiose II. A meiose I é subdividida em prófase, metáfase, anáfase e telófase e é quando ocorre a troca de segmentos entre cromossomos homólogos e separação dos cromossomos homólogos. A meiose II, que se assemelha com a mitose normal, caracteriza-se pela separação das cromátides-irmãs. No final desses dois processos ocorrerá a formação de gametas com número cromossômico reduzido, que é a base da reprodução sexuada e da variabilidade genética.

Texto produzido pela própria autora.

 

Aula 3: Baralho da meiose

Professor:

1) Providencie, com antecedências, imagens das fases da meiose (meiose I: prófase 1, metáfase 1, anáfase 1 e telófase 1; meiose II: prófase 2, metáfase 2, anáfase 2 e telófase 2.

- Utilize as imagens da atividade das aulas 1 e 2. Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_uvWVvqxJ2Z0/TPk9gLqLJJI/AAAAAAAAAU0/XEQENDkMHCo/s1600/mitose.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2014.

 

2) Para cada imagem, imprima 10 cópias. Cole-as em folhas papel EVA (de diferentes cores). Em seguida, corte-as, separando-as, como se fossem cartas de um baralho ou jogo.

Observação: as imagens não devem aparecer com as descrições sobre cada fase.

Cartas meiose

Cartas com algumas fases da meiose. Imagem da própria autora.

 

3) Peça aos alunos que se organizem em, no máximo, 8 grupos.

4) Cada grupo receberá, aleatoriamente, 10 cartas.

5) Informe aos alunos que eles deverão organizar as cartas na sequência correta do processo de meiose.

- Neste momento, oriente e estimule a participação dos alunos nos grupos. Sempre que necessário, questione os alunos sobre a organização das cartas e o que acontece em cada etapa. Essas ações são importantes para estimular a reflexão dos alunos a cerca do que acontece em cada fase do processo de meiose.

6) Após as discussões em grupos, proponha que os alunos apresentem oralmente as ideias para os colegas, e ao mesmo tempo, escutem as dos outros grupos.

 

Aulas 4 e 5: Criando um vídeo sobre meiose

Professor:

1) Proponha aos alunos que criem um vídeo animado sobre as etapas do processo de meiose. O vídeo deverá apresentar todas as etapas da meiose, discutidas na aula 1, destacando a fase que contribui para a variabilidade genética na espécie humana.

2) Para isso, utilize como material de apoio à aula Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker, da professora Daniela Braga de Paula. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 11 de abril de 2014.

3) Se possível, convide o professor de Informática para auxiliar na criação do vídeo animado.

4) O vídeo poderá ser disponibilizado no site da escola ou no blog da turma.

Recursos Complementares

FONSECA, Krukemberghe. Meiose. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/meiose.htm. Acesso em 08 de outubro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliados as discussões referentes às situações-problemas sobre a meiose, a organização correta das fases da meiose na aula 3 e a criação do vídeo animado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.