20/10/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Professor:
1) Com os alunos organizados em duplas, apresente algumas situações-problemas sobre meiose:
- Providenciar uma cópia para cada aluno. As discussões deverão ser registradas, pelos alunos, no caderno.
Sugestão de situações-problemas:
Situação-problema 1: A divisão celular é importante para o bom funcionamento do organismo. A mitose acontece desde o zigoto e contribui para a formação do indivíduo. O indivíduo ao alcançar a maturidade sexual começa a produzir as células sexuais ou gametas. Os espermatozoides, no homem, e os ovócitos, nas mulheres, são produzidos por meio da meiose. Observe a imagem do ciclo de vida com as divisões celulares e escreva, nos retângulos em branco, em quais momentos ocorrem os processos de mitose e meiose.
Imagem disponível em: www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/download/27/24. Acesso em 18 de outubro de 2014.
Situação-problema 2: O zigoto é resultado da fecundação do ovócito pelo espermatozoide, apresentando 46 cromossomos. Por meio da mitose, o indivíduo adulto é formado e suas células somáticas apresentam 46 cromossomos. Para a produção de gametas, a células dos testículos e ovários sofrem meiose e produzem células com metade dos gametas das células originais. A meiose produz células com quantos cromossomos?
Situação-problema 3:
a) A meiose é o processo de divisão celular responsável pela produção de gametas. Ela é dividida em meiose I e meiose II. Na meiose I ocorre o crossing-over ou troca de segmentos entre partes dos cromossomos, enquanto na meiose II ocorre a separação das cromátides e a produção de quatro células diferentes entre sim e com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Identifique, na imagem, quais etapas correspondem a meiose I e a meiose II.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_uvWVvqxJ2Z0/TPk9gLqLJJI/AAAAAAAAAU0/XEQENDkMHCo/s1600/mitose.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2014.
b) Qual a importância do crossing-over para o ser humano?
2) Após um tempo pré-estabelecido para a resolução das situações-problemas em duplas (aproximadamente 50 minutos), projete as imagem e inicie a discussão com os alunos. Neste momento, é importante que todos apresentem suas hipóteses e escutem as dos outros colegas. Estimule a participação dos alunos.
- Espera-se que os alunos compreendam que a meiose é um processo importante da biologia, principalmente na reprodução. Esse processo origina células diferentes da célula-mãe, produzindo células com metade do número de cromossomos, os gametas. Os gametas estão envolvidos na reprodução sexuada, que permite a combinação de material genético do pai e da mãe na geração de outro indivíduo.
O processo de meiose também permite a produção de gametas com diferentes combinações de cromossomos, isto é, os gametas produzidos por um indivíduo não são todos iguais. As diferentes combinações possíveis entre gametas de pais e mães e o próprio processo da meiose promovem, então, a variabilidade genética, que é fundamental para o processo de evolução.
A meiose é composta por duas divisões celulares denominadas de meiose I e meiose II. A meiose I é subdividida em prófase, metáfase, anáfase e telófase e é quando ocorre a troca de segmentos entre cromossomos homólogos e separação dos cromossomos homólogos. A meiose II, que se assemelha com a mitose normal, caracteriza-se pela separação das cromátides-irmãs. No final desses dois processos ocorrerá a formação de gametas com número cromossômico reduzido, que é a base da reprodução sexuada e da variabilidade genética.
Texto produzido pela própria autora.
Professor:
1) Providencie, com antecedências, imagens das fases da meiose (meiose I: prófase 1, metáfase 1, anáfase 1 e telófase 1; meiose II: prófase 2, metáfase 2, anáfase 2 e telófase 2.
- Utilize as imagens da atividade das aulas 1 e 2. Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_uvWVvqxJ2Z0/TPk9gLqLJJI/AAAAAAAAAU0/XEQENDkMHCo/s1600/mitose.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2014.
2) Para cada imagem, imprima 10 cópias. Cole-as em folhas papel EVA (de diferentes cores). Em seguida, corte-as, separando-as, como se fossem cartas de um baralho ou jogo.
Observação: as imagens não devem aparecer com as descrições sobre cada fase.
Cartas com algumas fases da meiose. Imagem da própria autora.
3) Peça aos alunos que se organizem em, no máximo, 8 grupos.
4) Cada grupo receberá, aleatoriamente, 10 cartas.
5) Informe aos alunos que eles deverão organizar as cartas na sequência correta do processo de meiose.
- Neste momento, oriente e estimule a participação dos alunos nos grupos. Sempre que necessário, questione os alunos sobre a organização das cartas e o que acontece em cada etapa. Essas ações são importantes para estimular a reflexão dos alunos a cerca do que acontece em cada fase do processo de meiose.
6) Após as discussões em grupos, proponha que os alunos apresentem oralmente as ideias para os colegas, e ao mesmo tempo, escutem as dos outros grupos.
Aulas 4 e 5: Criando um vídeo sobre meiose
Professor:
1) Proponha aos alunos que criem um vídeo animado sobre as etapas do processo de meiose. O vídeo deverá apresentar todas as etapas da meiose, discutidas na aula 1, destacando a fase que contribui para a variabilidade genética na espécie humana.
2) Para isso, utilize como material de apoio à aula Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker, da professora Daniela Braga de Paula. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 11 de abril de 2014.
3) Se possível, convide o professor de Informática para auxiliar na criação do vídeo animado.
4) O vídeo poderá ser disponibilizado no site da escola ou no blog da turma.
FONSECA, Krukemberghe. Meiose. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/meiose.htm. Acesso em 08 de outubro de 2014.
A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados.
Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliados as discussões referentes às situações-problemas sobre a meiose, a organização correta das fases da meiose na aula 3 e a criação do vídeo animado.
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