Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mudanças climáticas e biodiversidade

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar as mudanças climáticas, bem como analisar suas consequências para a biodiversidade.

  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas referentes as mudanças climáticas.

  • Avaliar propostas de alcance individual e/ou coletivo, identificando aquelas que visam à minimizar as possíveis alterações climáticas.

  • Promover a sensibilização da comunidade a respeito das mudanças climáticas, estimulando uma mudança de postura.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Exibição de vídeos.
  • Discussões coletivas.
  • Pesquisa na internet.
  • Produção de texto.
  • Confecção de um folheto informativo.

 

Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

O objetivo da atividade é: caracterizar as mudanças climáticas, bem como analisar suas consequências para a biodiversidade.

Mudanças climáticas

Imagem disponível em: http://www.rb.am.br/wp-content/uploads/2014/06/terra-em-fogo2.jpg. Acesso em 18 de outubro de 2014.

Professor:

1) Apresente, para os alunos, o recurso educacional do Portal do Professor, intitulado Mudanças Ambientais Globais - Conclusões o que nos espera no futuro. Esse vídeo está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9221/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.html. Acesso em 18 de outubro de 2014.

2) Durante a exibição do vídeo, proponha aos alunos que registrem algumas informações, como por exemplo:

  • Quais são as causas das mudanças climáticas globais?
  • Quais são as consequências das alterações nas temperaturas para a biodiversidade?

3) Em seguida, organize os alunos em círculo e proponha que os alunos apresentem suas ideias a respeito do vídeo. É importante que os alunos, também, escutem as ideias dos colegas.

4) Oriente e estimule a participação de todos. É importante verificar o conhecimento prévio dos alunos, realizando intervenções sempre que julgar necessário.

- Espera-se que neste momento os alunos apresentem que as causas das mudanças climáticas estão relacionadas, recentemente, as atividades humanas. O aquecimento global, o efeito estufa e o desmatamento podem provocar mudanças de temperatura e de precipitação, por exemplo. Essas alterações têm provocando modificações no planeta, como o aumento na incidência de doenças e desgelo de calotas polares.

 

Aulas 2, 3 e 4: Pesquisando sobre o tema

Os objetivos da atividade são:

  • Caracterizar as mudanças climáticas, bem como analisar suas consequências para a biodiversidade.
  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas referentes às mudanças climáticas.
  • Avaliar propostas de alcance individual e/ou coletivo, identificando aquelas que visam minimizar as possíveis alterações climáticas.

Mudanças climáticas

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-cLtiql3aieQ/VCIWX25xd6I/AAAAAAAAWvM/vGO6J0v0TBk/s1600/calor.gif. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Professor:

1) Após as discussões, proponha que os alunos, em duplas ou trios, explorem os variados materiais sobre o tema Mudanças climáticas e biodiversidade, acessando o material: MARENGO, José A. Mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/imprensa/_arquivos/livro%20completo.pdf. Acesso em 18 de outubro de 2014.

- Os textos poderão ser divididos, sendo que duas duplas ou trios ficaram responsáveis por uma parte, conforme sugestão abaixo: 

Grupo 1: Introdução.

Grupo 2: O clima do presente.

Grupo 3: Caracterização da variabilidade e tendências climáticas regionais para o Brasil durante o século XX.

Grupo 4: Os relatórios IPCC de 1990 a 2007.

Grupo 5: Os modelos globais e cenários climáticos do IPCC.

Grupo 6: Cenários climáticos do futuro para a América do Sul: projeções da AOMGs globais do IPCC para o século XXI.

Grupo 7: Análises regionais de cenários climáticos do futuro no Brasil e na América do Sul.

Grupo 8: Conclusões e discussões.

 

- Para isso, a atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática, utilizando computadores individuais ou compartilhados. Caso não seja possível, providencie o material impresso referente a cada grupo para os alunos.

 

2) Após terminado as leituras, informe aos alunos que eles deverão produzir um texto, registrando em um documento no Microsoft Word.

- O texto de cada grupo deverá apresentar as ideias principais de cada capítulo, além da avaliação de propostas de alcance individual e/ou coletivo, identificando aquelas que visam minimizar as possíveis alterações climáticas.

3) Em seguida, proponha que os alunos socializem as ideias.

Para a socialização das ideias solicite aos alunos que:

1.      Em grupos, apresentem, oralmente, os registros da sua temática. Destine um tempo de 10 minutos para apresentação e 10 minutos para apreciação e debate dos demais colegas sobre a temática apresentada.

2.      Ao final de cada apresentação e debate, todo o grupo de alunos deverão avaliar se as proposições são possíveis de serem efetivadas.

3.      Terminada todas as apresentações e avaliações das proposições, toda a turma deverá definir quais ações serão propostas para minimizar as possíveis alterações climáticas.

4.      As propostas serão compiladas em um folheto informativo.

 

Aulas 5 e 6: Produção de um folheto informativo

O objetivo da atividade é promover a sensibilização da comunidade a respeito das mudanças climáticas, estimulando uma mudança de postura.

 

Professor:

1) Como atividade de encerramento das discussões, proponha aos alunos, ainda organizados nos seus grupos de trabalho, que produzam um folheto informativo com o tema: Mudanças climáticas e biodiversidade.

- Os folhetos deverão abordar: as discussões, questões presentes no texto coletivo construído nas AULAS 2, 3 e 4 e apresentar imagens.

2) Convide os professores de Informática e Língua Portuguesa para ministrarem uma oficina sobre produção de folhetos informativos.

- Caso não seja possível a participação dos professores de Informática e Língua Portuguesa, peça aos alunos que acessem o site: Criar panfleto no Microsoft Word. Duração: 20min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7ZpByuF4s5w. Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Após as produções dos folhetos, proponha aos alunos que socializem entre os colegas da mesma turma via e-mail. Em seguida, peça os que apresentem, projetando-o em sala de aula com auxílio do data show.

- Durante as apresentações dos alunos, estimule e oriente de modos que todos possam apresentar suas ideias, bem como ouvir as dos colegas. Verifique as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao tema. Faça intervenções sempre que necessário.

4) Além disso, proponha que os alunos entreguem os folhetos para os outros alunos da escola ou disponibilizem no blog da turma.

Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Professor mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

FAPESP. Mudanças climáticas, biodiversidade e biogeoquímica. Disponível em: http://www.fapesp.br/eventos/2013/09/conclima/11/Mercedes.pdf. Acesso em 18 de outubro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliadas, a produção de texto e a produção do folheto informativo.

As produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamento sem relação à temática.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.