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Substantivos: uma introdução ao conceito

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que tudo que existe no mundo tem nome; que esses nomes foram dados pelos homens devido às suas necessidades e que pode existir mais de um nome para a mesma coisa.
  • Conceituar um substantivo.
  • Criar redefinições para os substantivos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de palavra.
  • Conhecimento de que existe definição para cada palavra.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • atividade em equipe;
  • discussões coletivas e orais;
  • leitura e produção textual;
  • escuta de música e exibição de vídeo;
  • computador, internet e projetor;
  • quadro e pincel.

 

Módulo 1

 

Atividade 1

 

O objetivo é realizar uma competição por meio de substantivos e desenhos.

 

O professor deve levar uma caixa para a sala de aula e nela colocar trechos de papel com substantivos diversos:

 

TELEFONE QUADRO CHUVA GIRAFA ROSA RIO AMOR ABAJUR

Disponível em: < https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTDS7aIgovN0PFHOxyt3BvzvcDHRO8x-r0EZgxrg1zn9nfgAXSi > Acesso em: 18 out. 2014.

 

Os alunos deverão ser organizados em duas equipes.

 

Um aluno de cada equipe, ao comando do professor, deverá retirar da caixa um substantivo e desenhar o objeto nomeado no quadro para que os colegas de sua equipe identifiquem o que é o desenho. Para isso, o aluno terá o tempo de 1 minuto, que deverá ser cronometrado. Caso acerte, o grupo soma 1 ponto.

 

Ao final da dinâmica, ganha o grupo que tiver mais pontos.

 

Atividade 2

 

O objetivo é os alunos compreenderem que tudo que existe no mundo tem nome; que esses nomes foram dados pelos homens devido às suas necessidades e que pode existir mais de um nome para a mesma coisa.

 

Após a dinâmica, o professor deverá questionar os alunos:

  • O que foi necessário para cada aluno desenhar o objeto?

Professor, é esperado que os alunos digam que os nomes de coisas/seres/sentimentos foram necessários.

 

  • Será que tudo que existe no mundo tem nome?

Professor, é esperado que os alunos cheguem à conclusão que sim: tudo no mundo pode ser nomeado.

 

  • Quem colocou o nome de tudo que existe no mundo?

Professor, é preciso ressaltar aos alunos que a língua é utilizada pelos homens para nomear tudo que existe no mundo. Essa nomeação é feita de forma arbitrária, ou seja, sem uma relação necessária entre o nome e a coisa nomeada. As nomeações são convenções que se dão conforme necessidade humana. Para exemplificar, apresente aos alunos a palavra amarelar. Essa palavra significa ter medo de alguma coisa/situação/pessoa. Outro exemplo é a palavra abacaxi que pode ser usado não apenas para nomear a fruta, mas também pode significar problema, dificuldade, por exemplo: João tinha um abacaxi para descascar. Ou seja, João tinha um problema para resolver.

 

Depois, apresente a figura abaixo e questione os alunos:

 

  • Como é o nome disso?

 

http://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/10/terragde.jpg Acesso em: 18 out. 2014.

 

Professor, destaque com os alunos que é possível ter muitas palavras para nomear a mesma coisa... apresente o vídeo de Arnaldo Antunes:

O Nome Disso

Arnaldo Antunes

O nome disso é mundo
O nome disso é terra
O nome disso é globo
O nome disso é esfera
O nome disso é azul
O nome disso é bola
O nome disso é hemisfério

O nome disso é planeta
O nome disso é lugar
O nome disso é imagem
O nome disso é Arábia Saudita
O nome disso é Austrália
O nome disso é Brasil

Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
O nome disso é rotação
O nome disso é movimento
O nome disso é representação

The word for what this is is name
The name of this é isso
O nome disso is place
El nombre of name space
El nombre do nome esfera
O nome disso é ideia

O nome disso é chão
O nome disso é aldeia
O nome disso é isso
O nome disso é aqui
O nome disso é Sudão
O nome disso é África
O nome disso é continente

O nome disso é mundo
O nome disso é tudo
O nome disso é velocidade
O nome disso é Itália
O nome disso é Equador
O nome disso é coisa
O nome disso é objeto

Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?
Como é que chama o nome disso?

Disponível em: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91702/ Acesso em 18 out. 2014.

 

Para encerrar essa atividade, os alunos ouvirão a música: "Toda coisa tem um nome", de Fernando Salem:

http://www.youtube.com/watch?v=wUT2_eiGQ-U

 

Professor, aproveite para dizer aos alunos o quanto o tema (nomear) é difuso: existem até músicas sobre ele.

 

 

Atividade 3

 

O objetivo é mostrar exemplos de redefinições de substantivos.

 

Os alunos deverão ser instigados a criarem novas definições (Atividade 5) para os nomes que já existem.

 

Professor, dramatize a situação de modo que os  alunos se sintam empoderados para redefinirem o que já existe.

 

Mostre aos alunos as redefinições propostas por crianças colombianas, tais como:

 

água uma "transparência que se pode tomar"
camponês "não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos."
Colômbia "uma partida de futebol."

 

Leia coletivamente, por meio de projeção, a reportagem abaixo:

 

Dicionário de crianças colombianas surpreende adultos

Arturo Wallace

Da BBC Mundo em Bogotá18 de maio de 2013

São definições cheia de poesia e sabedoria, apesar da pouca idade de seus autores. Ou talvez, por isso mesmo.

Vão desde A de adulto ("Pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro de si", segundo Andrés Felipe Bedoya, de 8 anos), até V de violência ("A parte ruim da paz", na definição de Sara Martínez, de 7 anos).

O dicionário está no livro "Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças", uma obra que surpreendeu ao se tornar o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá, no final do mês de abril. A surpresa aconteceu especialmente porque o livro foi publicado pela primeira vez na Colômbia em 1999 e reeditado no início desse ano.

"Isso me faz pensar que o livro continua revelando, continua falando sobre as pequenas coisas", disse à BBC Mundo Javier Naranjo, que compilou as definições feitas por crianças colombianas.

"Eles têm uma lógica diferente, outra maneira de entender o mundo, outra maneira de habitar a realidade e de nos revelar muitas coisas que esquecemos", diz.

É assim que, no peculiar dicionário, a água é uma "transparência que se pode tomar", um camponês "não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos" e a Colômbia é "uma partida de futebol".

 

 

Além disso, uma das definições de Deus passa a ser "o amor com cabelo grande e poderes", a escuridão "é como o frescor da noite" e a solidão é a "tristeza que a pessoa tem às vezes".

'Outra visão do mundo'

As definições - quase 500, para um total de 133 palavras diferentes - foram compiladas durante um período "entre oito e dez anos", enquanto Naranjo trabalhava como professor em diversas escolas rurais do Estado de Antioquía, no leste do país.

"Na criação literária fazíamos jogos de palavras, inventávamos histórias. E a gênese do livro é um dos exercícios que fazíamos", conta ele, que agora é diretor da biblioteca e centro comunitário rural Laboratório do Espírito.

Ele diz que teve a ideia de pedir aos alunos uma definição do que era uma criança, em uma comemoração do dia das crianças.

"Me lembro de uma definição que era: 'uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir mais cedo'. Eu adorei, me pareceu perfeita."

"As crianças escolheram algumas palavras e eu também: palavras que me interessavam, sobre as quais eu me perguntava. Mas não fugi de nenhum", afirma Naranjo.

No dicionário aparecem temas do cotidiano da Colômbia, como guerra e "desplazado", pessoa que se desloca pelo país, geralmente fugindo de conflitos. Um dos alunos definiu a palavra criança como "um prejudicado pela violência".

Aprender a escutar

Para a publicação, Naranjo corrigiu a pontuação e a ortografia das definições escolhidas, mas afirma não ter tirado nenhuma das palavras por "questões ideológicas".

Por isso, o livro mantém a voz das crianças, com suas formas de explicar as coisas e construções gramaticais particulares. Bianca Yuli Henao, de 10 anos, define tranquilidade como "por exemplo quando seu pai diz que vai te bater e depois diz que não vai".

O ex-professor diz que o respeito à voz das crianças também é parte do sucesso do livro, que foi reeditado em 2005 e 2009 e inspirou obras semelhantes no México e na Venezuela.

As vendas do livro ajudaram a financiar as atividades da biblioteca atualmente dirigida por Naranjo, que continua convidando as crianças a deixar a imaginação voar com outras dinâmicas.

"Nós adultos somos condescendentes quando falamos com as crianças e deve ser o contrário. Mais que nos abaixarmos temos que ficar na altura deles. Estar à altura deles é nos inclinarmos para olhar as crianças nos olhos e falar com elas cara a cara. Escutar suas dúvidas, seus medos e seus desejos", diz.

Texto disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130518_dicionario_criancas_colombia_aw_cc Acesso em 18 out. 2014.

Depois, converse com os alunos:

  • Vocês gostaram da definição de "criança" apresentada pelo texto?
  • Como a definiriam?
  • Gostaram de saber que esse livro de reinvenções foi bastante vendido?
  • O dinheiro da venda do livro das reinvenções financiou as atividades da biblioteca. Acharam um bom emprego do dinheiro?
  • Em situação similar, onde empregariam o dinheiro, caso tivessem na mesma situação? Por quê?
  • Qual é, então, a importância de nomear as coisas que existem no mundo?

 

 

Professor, também é possível mostrar o livro "O dicionário das crianças", de Javier Naranjo:

 

20 de aosto de 2013

Post por Glauciana às 09:30 em Coisa de Criança

casa das estrelas javier naranjo

Eduardo e Luca, meus filhos, andam numa fase de nomear o mundo, dando significados muito próprios ao que veem. Saem coisas brilhantes, cheias de simbolismos, naturalidade com a vida e também percepções sensíveis e emocionadas.

Então, dia desses, vi o que o antropólogo, poeta e professor colombiano, Javier Naranjo, fez com seus alunos e achei o máximo, tudo a ver com o que estou vivendo com meus meninos. Ele pediu aos seus alunos que definissem a palavra “criança”. As respostas foram tão surpreendentes, que o autor percebeu o potencial que elas tinham e resolveu anotá-las e guardá-las. A partir daí, ao longo de oito anos, o professor juntou os conceitos das crianças de escolas rurais, que por meio de frases expressaram seus sentimentos, medos, sonhos e experiências.

Desse processo resultou o livro chamado “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças”, e que reúne quase 500 definições cheias de poesia e sabedoria, para um total de 133 palavras. Para o professor, as crianças têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. Nesses conceitos, as crianças falam claramente o que sentem, vivem e pensam de uma forma transparente, sem duplos sentidos e sem interesses pessoais envolvidos.

Veja as pérolas:

Adulto: Pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma (Andrés Felipe Bedoya, 8 anos)

Ancião: É um homem que fica sentado o dia todo (Maryluz Arbeláez, 9 anos)

Água: Transparência que se pode tomar (Tatiana Ramírez, 7 anos)

Branco: O branco é uma cor que não pinta (Jonathan Ramírez, 11 anos)

Camponês: um camponês não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos (Luis Alberto Ortiz, 8 anos)

Céu: De onde sai o dia (Duván Arnulfo Arango, 8 anos)

Colômbia: É uma partida de futebol (Diego Giraldo, 8 anos)

Dinheiro: Coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos (Ana María Noreña, 12 anos)

Deus: É o amor com cabelo grande e poderes (Ana Milena Hurtado, 5 anos)

Escuridão: É como o frescor da noite (Ana Cristina Henao, 8 anos)

Guerra: Gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz (Juan Carlos Mejía, 11 anos)

Inveja: Atirar pedras nos amigos (Alejandro Tobón, 7 anos)

Igreja: Onde a pessoa vai perdoar Deus (Natalia Bueno, 7 anos)

Lua: É o que nos dá a noite (Leidy Johanna García, 8 anos)

Mãe: Mãe entende e depois vai dormir (Juan Alzate, 6 anos)

Paz: Quando a pessoa se perdoa (Juan Camilo Hurtado, 8 anos)

Solidão: Tristeza que dá na pessoa às vezes (Iván Darío López, 10 anos)

Tempo: Coisa que passa para lembrar (Jorge Armando, 8 anos)

Universo: Casa das estrelas (Carlos Gómez, 12 anos)

Violência: Parte ruim da paz (Sara Martínez, 7 anos)

Texto disponível em: http://www.coisademae.com/2013/08/o-dicionario-das-criancas-do-livro-casa-das-estrelas-de-javier-naranjo/ Acesso em 18 out. 2014.

 

 

Atividade 4

O objetivo é formalizar com os alunos o conceito de substantivo.

 

O professor dirá aos alunos que o nome que damos à classe de palavras que nomeia tudo que existe no mundo é substantivo.

Em seguida, mostrará o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Mdqmqqcf8i4

 

 

Atividade 5

 

O objetivo é os alunos criarem redefinições de substantivos.

 

Para encerrar a introdução ao substantivos, os alunos terão que produzir significados para os nomes.... a ideia é criar um trabalho parecido com os de Javier Naranjo e das crianças colombianas.

 

Professor, selecione substantivos que queira que os alunos redefinam... ainda é possível pedir que cada aluno indique substantivos para o colega.

 

Ao final das redefinições, exponha-as pela escola.

Recursos Complementares

Caso seja possível, adote o livro de Adriana Falcão: "Mania de explicação".

http://www.saraiva.com.br/mania-de-explicacao-2-ed-2013-5324047.html Acesso em: 18 out. 2014.

Avaliação

Nessa proposta, a ideia é apresentar aos alunos o conceito de substantivo e, ao mesmo tempo, propiciar-lhes meios de se sentirem parte do processo de reivenção desses substantivos. Para tanto, a atividade das redefinições dos substantivos é o ponto alto da sequência.

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