Estratégias e recursos:
- atividades em duplas;
- discussões orais e coletivas;
- pesquisa na internet;
- interpretação textual;
- desenhos.
Módulo 1
Atividade 1
O objetivo dessa atividade é sensibilizar os alunos para as potencialidade e possibilidades das imagens de um rosa e da bomba de Hiroshima.
O professor deverá projetar para os alunos a imagem abaixo e questioná-los:

Imagem disponível em: <http://www.torange-pt.com/photo/17/13/Rosa-em-fundo-branco-1358589715_60.jpg>
Acesso em: 19 out. 2014.
- O que é isso?
- Como você se sente ao ver isso?
- Onde encontramos isso?
- O que as pessoas fazem com isso?
- Quando utilizamos isso?
Em seguida, o professor exibirá nova imagem e fará as mesmas perguntas anteriores.

http://3.bp.blogspot.com/_mmP80g0QO-U/SJlU5W7G34I/AAAAAAAADPg/hQlJ30i9CZ4/s400/Hiroshima.jpg Acesso em: 19 out. 2014.
Depois de discutir cada imagem, o professor exibirá uma terceira, possibilitando a relação entre as duas anteriores:

Imagem disponível em:<http://2.bp.blogspot.com/-aoqVBscVTX4/UQROe31n-KI/AAAAAAAAC7Q/y0NoifjResI/s640/P1260122.JPG> Acesso em: 19 out. 2014.
Questionará aos alunos:
- Seria possível conjugar as duas imagens em uma só? Como isso dar-se-ia?
Professor, é importante dizer aos alunos que essa imagem já foi pensada por Vinícius de Moraes no poema que os alunos conhecerão na próxima atividade.
Atividade 2
O objetivo é refletir sobre o poema por meio de imagens.
O professor deverá projetar aos alunos o poema "Rosa de Hiroshima", de Vinícius de Moraes.
Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A antirrosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa, sem nada
Disponível em http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/49279/ Acesso em 19 out. 2014.
|
O professor pedirá que os alunos leiam silenciosamente o poema e, em seguida, fará a leitura do poema para os alunos em voz alta.
Depois, exibirá para os alunos o vídeo de Ney Matogrosso interpretando a canção:
Vídeo disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=9YJaaVAQ5lE >
Acesso em: 19 out. 2014.
Ao final da escuta, o professor perguntará:
- Qual o sentimento de vocês ao escutarem a interpretação da canção?
- Vocês sabem a que se refere a "Rosa de Hiroshima"?
Aliadas a essas perguntas, o professor projetará outras imagens (acessadas em 19 out. 2014.) que, de alguma forma, relacionam-se ao poema musicado:

Imagem disponível em: <http://www.brasilescola.com/upload/e/a%20analise%20do%20poema%20a%20rosa%20de%20hiroxima.jpg>

Imagem disponível em:<http://www.historianet.com.br/imagens/conteudo/hiroxima4.jpg

Imagem disponível em:<http://thecatholiccatalogue.com/wp-content/uploads/2013/08/151857-111105-hiroshima-588x366.jpg>

Imagem disponível em:<http://4.bp.blogspot.com/-GWpnsyqIbr8/TWSb4ViScjI/AAAAAAAAAJ0/W61xxZ8BP8o/s1600/hiroshima02-full.jpg>

Imagem disponível em:<http://4.bp.blogspot.com/-CdLkytoh84s/TfkTnN7i7OI/AAAAAAAAACM/heEOYoywkgc/s1600/Hiroshima.jpg>

Imagem disponível em:<http://img.historiadigital.org/2012/08/Hiroshima-Hospital.jpg>
Ao final da apresentação das imagens, o professor pedirá aos alunos que oralmente associem a letra do poema às cenas apresentadas, construindo sentidos.
Atividade 3
O objetivo é a contextualização histórica do evento que tornou base da obra de Vinícius de Moraes.
Professor, aproveite para trabalhar em parceria com o professor de História.
No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos que pesquisem sobre a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945.
Professor, o esperado é que os alunos entendam que o desfecho entre EUA e Japão resultou no bombardeio nuclear, pelos EUA, às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, exterminando mais de 250 mil pessoas em Hiroshima e quase exterminando por completo a cidade de Nagasaki, com mais de 40 mil mortes.
Sugestões de sítios acessados em 19 out. 2014.:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/hiroshima-e-nagasaki-bombas-e-terror.htm
http://www.dw.de/os-ataques-nucleares-a-hiroshima-e-nagasaki/g-16999750
http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=274
Em linhas gerais, os alunos devem construir um esquema sobre o acontecido, para que possam criar sentidos para o poema trabalhado.
Atividade 4
O objetivo é interpretar o poema "Rosa de Hiroshima".
Em duplas, os alunos deverão, a partir do esquema feito pela pesquisa sobre o bombardeio nuclear dos EUA ao Japão, propor interpretações para o poema de Vinícius de Moraes.
A interpretação do poema deverá ser lida e ou explicada oralmente a todos os colegas de classe, com intervenções do professor.
Professor, seguem alguns sítios, acessados em 19 out. 2014, nos quais você encontrará breves análises das quais pode partir. São possibilidades.
http://www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/vinicius-de-moraes-as-metaforas-de-uma-bomba-verso-a-verso
http://sdezonne.blog.uol.com.br/critica/arch2008-06-01_2008-06-30.html
http://bia-senday.blogspot.com.br/2011/01/rosa-de-hiroshima.html
http://teorialiterariaufrj.blogspot.com.br/2009/06/faces-da-obra-literaria.html
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3721675
http://interpretacaopessoal.blogspot.com.br/2012/09/interpretacao-significado-rosa-de-hiroshima.html
Professor, valorize as interpretações, pedindo aos alunos que postem-nas no blog da sala, para que possam ser lidas por outras pessoas.
Atividade 5
O objetivo é os alunos representarem o poema estudado por meio de imagens.
O professor solicitará que cada aluno proponha uma representação imagética do poema trabalhado.
Os desenhos deverão ser postados no blog da escola, junto com as análises.