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Influência africana: uma herança cultural no Brasil

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura africana;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender através de um vídeo por que a nação brasileira possui uma variação de mistura de raças e cores;
  • Ampliar o vocabulário procurando o significado de palavras que considerarem incompreensíveis;
  • Identificar-se como parte integrante da cultura africana;
  • Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais que influenciaram a cultura africana no Brasil;
  • Conhecer alimentos da cultura africana que estão presente na nossa alimentação;
  • Conhecer e reconhecer músicas, ritmos, instrumentos musicais e danças de origem africana presentes na cultura brasileira;
  • Dialogar e debater sobre a presença da cultura Africana no Brasil;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, pequenos textos e músicas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de out. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 05 de out. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Conversando com a turma

Professor, para a presente aula, apresente o vídeo “Que cor é a minha cor?" da autora Martha Rodrigues, em Data Show ou se preferir leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola, acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

 

video

Fonte: Sítio:YouTube. Que cor é a minha cor? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MxeFFyF5bp4>. (Neste sítio você encontrará um vídeo que conta a história de uma menina com várias cores, raças e etnias uma mistura de muitas raças – o povo Brasileiro.). Acesso em: 15 de out. 2014.

 

Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre o vídeo.

  • Qual o assunto principal do vídeo?
  • Você sabe por que a menina tem essa cor?
  • E você qual é a sua cor?
  • O que você aprendeu com a história contada?

Professor, providencie alguns  dicionários para que os alunos em duplas ou trios procurem o significado das palavras que considerarem incompreensíveis ampliando o seu vocabulário. Sugira a eles procurarem o significado das palavras: cultura, raça, etnia.

Assim, cultura significa os costumes e as tradições que caracteriza cada povo, sua forma de falar, suas vestimentas, as músicas, danças dentre outras.

Professor, converse com os alunos sobre a forte influência dos africanos em nossa cultura que veio para o Brasil na época da escravidão.

O povo brasileiro é formado por uma rica cultura.

 

atividade de casa

Pesquise juntamente com seus familiares informações e ilustrações sobre:

  • Alimentos da cultura africana que estão presente na nossa alimentação.
  • Músicas, ritmos, instrumentos musicais e danças de origem africana presente na cultura brasileira.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Vamos conhecer a influência de um povo na cultura brasileira?

Professor, promova um momento para alunos compartilharem as informações pesquisadas sobre a alimentação, música e danças influenciados pela cultura africana.

Em seguida, organize os alunos em grupos onde cada um deverá elaborar um cartaz com as informações e ilustrações pesquisadas, depois exponha-os no mural da sala de aula.

  • Alimentação;
  • Música e dança.

 

quadros

 

Professor, disponibilize aos alunos o texto abaixo e resolva as atividades propostas no caderno de História.

 

Você sabia que muitos dos alimentos do nosso dia a dia são de origem africana?

            Podemos citar o azeite de dendê, a pimenta malagueta, o feijão preto e o quiabo. Além disso, africanos nos ensinaram a fazer vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha.

            Foram africanos, também, que nos ensinaram a fazer pratos com camarão seco e a usar panelas de barro e a colher de pau.

 

panelas

Fonte: Sítio: Oficial. Professora muito maluquinha -  Cultura Africana  Dominó culinária. Disponível em: <http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com.br/2010/11/cultura-africana-varias-atividades.html>. ( Neste sítio você encontrará diversas atividades relacionadas com a cultura africana.). Acesso em: 19 de out. 2014. (Atividade adaptada.).

 

1.      Circule no texto as contribuições da influência da cultura africana em nossa alimentação.

2.      Escreva uma lista em ordem alfabética dos nomes desses alimentos.

quadro com linhas

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

APRENDENDO  E JOGANDO

Dominó da Culinária

Professor, convide  os alunos para brincarem com o jogo “Dominó  da Culinária” imprima a ficha do jogo e recorte-a . É importante que você cole essas fichas recortadas em papel cartão e passe papel contact .

 

dminó                            doninó continuação

Fonte: Acervo da própria autora.

 

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, apresente o vídeo "Quintal da cultura - Instrumentos Africanos"  para que os alunos conheçam  alguns instrumentos e músicas de origem africana.

vídeo

Fonte: Sítio: YouTube. Quintal da cultura. Instrumentos africanos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RbydoLmDMv8>. (Neste sítio você conhecerá alguns instrumentos e músicas de origem africana.). Acesso em: 16 de out.  2014.

Depois de assistirem ao vídeo, questione:

  • Quais foram os instrumentos apresentados?
  • Existe algum instrumento que você já conhecia? Qual?
  • Qual a origem desses instrumentos?
  • Qual foi o som dos instrumentos apresentados que você mais gostou?

Professor, disponibilize as atividades para os alunos realizem no caderno de História.

 

1.      Encontre no caça- palavra os nomes dos instrumentos musicais de origem africana.

berimbal

2.      Agora, observe os instrumentos e identifique-os.:

instrumentos

Fonte das imagens: Sítio: Bandeira mágica - Caça Palavras - Instrumentos Musicais Africanos. Disponível em: <http://batedeiramagica.blogspot.com.br/2011/05/caca-palavras-instrumentos-musicais.html>. (Neste sítio você encontrará atividades sobre os instrumentos musicais de origem africana.). Acesso em: 17 de out. 2014.

 

Oficina de instrumentos

Professor, proponha aos alunos a construção de um instrumento musical: Xerequê. Para isso, solicite aos alunos que acessem  no Laboratório de Informática da escola no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

Fonte: Sítio: Oficina Pedagógica construção de instrumentos de percursão. Xerequê. Disponível em: <http://lem-uemg2013contrucaodeinstrumentos.blogspot.com.br/2013/05/xequere.html>. (Neste sítio você encontrará passo a passo como construir um instrumento musical de origem africana.). Acesso em: 16 de out.  2014.

 

Selecione os materiais e mãos à obra!

xerequiê

MATERIAL:

* Uma cabaça grande;

* Linha encerada;

* Miçangas coloridas.

 

COMO FAZER:

·         Corte um pequeno pedaço da menor extremidade da cabaça, retire as sementes, limpando-a bem, por dentro e por fora;

·         Pegue a linha encerada, dobre-a de maneira que fique em linha dupla, passe em volta do "pescoço" da cabaça sem apertar;

·         Preencha a linha dupla de miçangas de maneira a formar um "colar" e amarre no "pescoço" da cabaça;

·         Conte as miçangas e divida-as por um número múltiplo. Essa divisão indicará quantas linhas duplas serão usadas para trançar a cabaça, criando a malha de miçangas. Exemplo: 50/5=10. A cada 5 miçangas, um pedaço de linha dupla deverá ser colocado;

·         Corte os pedaços de linha dupla de tamanho 3 vezes maior que o necessário para envolver a cabaça. Depois que as linhas forem colocadas, inicie o trançado, colocando o mesmo número de miçangas em cada linha, nessa etapa, amarrando-as, sem apertar muito. Repita esse processo até toda a cabaça estar envolta em miçangas.

Para finalizar, basta dar um nó na extremidade da cabaça com o pedaço de linha que restar.

Professor, proponha aos alunos que divulgue pela comunidade escolar o instrumento construído, sua origem e como foi feito.

Fonte: Sítio: Oficina Pedagógica construção de instrumentos de percursão. Xerequê. Disponível em: <http://lem-uemg2013contrucaodeinstrumentos.blogspot.com.br/2013/05/xequere.html>. Acesso em: 16 de out.  2014.

 

4ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, comente com os alunos que em nosso cotidiano usamos uma linguagem que também é  uma influência da linguagem dos africanos.

Apresente o dicionário online sobre algumas palavras africanas utilizadas em nosso país. Para isso, projete em Data Show ou se preferir leve os alunos ao laboratório de informática da escola, acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

Em seguida, peça aos alunos que pesquisem nesse dicionário algumas palavras de origem africana e crie um acróstico com o seu nome. Veja um exemplo: 

cruzadinha

Fonte: Acervo imagem da própria autora.

 

CONSTRUINDO UM DICIONÁRIO

Professor, elabore com a turma um dicionário contendo as palavras que mais lhe chamaram atenção no portal da cultura africana. Para isso, organize os alunos em pequenos grupos e cada um ficará responsável por pesquisar palavras com determinadas letras do alfabeto. Prepare as fichas para cada grupo escrever a palavra e seu significado. Veja abaixo:

 

abc

Fonte: Sítio: Alfabetização Divertida. Cultura Afro Brasileira. Disponível em: <http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2011/11/cultura-afro-brasileira.html>. (Neste sítio você encontrará a sugestão de um dicionário com palavras de origem africanas.). Acesso em: 18 de out.  2014.

 

Proponha aos alunos que façam um desenho que melhor represente a capa do seu dicionário, auxilie-os a utilizarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para o dicionário. Você poderá sugerir: “Dicionário Afro Brasileiro”.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: Slideshare – As panquecas de Mama Panya. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/moreiraeleonora/slideshare-as-panquecas-de-mama-panya>. (Neste sítio você encontrará a história completa e algumas imagens do Quênia.). Acesso em: 15 de out.  2014.

Sugestões de links para os professores:

Sítio: A cor da cultura. Memória das palavras. Disponível em: <http://batedeiramagica.blogspot.com.br/2011/05/caca-palavras-instrumentos-musicais.html>. (Neste sítio você encontrará um dicionário da linguagem africana que teve influencia na cultura brasileira.). Acesso em: 16 de out.  2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos: conseguiram: resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura africana; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender através de um vídeo por que a nação brasileira possui uma variação de mistura de raças e cores; ampliar o vocabulário procurando o significado de palavras que considerarem incompreensíveis;identificar-se como parte integrante da cultura africana; pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais que influenciaram a cultura africana no Brasil; conhecer alimentos da cultura africana que estão presente na nossa alimentação; conhecer e reconhecer músicas, ritmos, instrumentos musicais e danças de origem africana presente na cultura brasileira; dialogar e debater sobre a presença da cultura africana no Brasil; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

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