Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PLANTAR PARA COLHER. APRENDENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

21/10/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Investigar sobre como surgiu a agricultura e os diferentes tipos de agricultura.
  • Analisar os impactos ambientais gerados pela agricultura.
  • Conhecer sobre agricultura familiar.
  • Identificar as dificuldades e possibilidades das pessoas que trabalham com agricultura familiar.
  • Valorizar a agricultura familiar.
  • Desenvolver leitura e escrita.
Duração das atividades
4 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1° momento: Convide os alunos para assistir ao vídeo “Milton Nascimento Cio da Terra HD”, postado por Noemia Pimenta. Duração: 3min57seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kdJ8g9NTtrg. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo “Milton Nascimento Cio da Terra HD. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kdJ8g9NTtrg. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Segue abaixo a letra da música “O Cio da Terra”, composta por Milton Nascimento e Chico Buarque de Hollanda, extraída do encarte do CD GERAES (1976), de Milton Nascimento (acervo pessoal).

 

O Cio da Terra

 

Debulhar o trigo

Recolher cada bago do trigo

Forjar do trigo o milagre do pão

E se fartar de pão

 

Decepar a cana

Recolher a garapa da cana

Roubar da cana a doçura do mel

Se lambuzar de mel

 

Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra propícia estação

E fecundar o chão

 

 

2° momento: Sobre o vídeo apresentado, pergunte aos alunos:

 

  • Qual a mensagem principal da música?
  • Quais verbos podem resumir a mensagem principal da música?
  • Na sua percepção, existe a melhor estação para plantar determinado alimento?
  • Na sua percepção o tipo da terra influencia no que plantar para colher?
  • Em que momento, na música, os compositores acreditam que devemos cuidar bem da terra? (em “afagar a terra, conhecer os desejos da terra”)
  • Quem sabe o que é chamado de “arte de cultivar os campos”? (agricultura)
  • Como são chamadas as pessoas que trabalham na terra?

 

 

3º momento: Peça aos alunos que deitem a cabeça nas carteiras e coloque a música "O Cio da Terra" para que ouçam novamente. Oriente-os a se imaginarem em um campo, em uma fazenda ou outro local com plantação que já tenham estado ou que simplesmente imaginem, caso nunca tenham vivido essa experiência.

 

 

4º momento: Ao terminar a música, solicite aos alunos que produzam um desenho desse lugar, com plantações, com pessoas trabalhando, etc.

 

 

5º momento: Ao final das produções faça uma rodada de reflexão sobre como foi produzir esse desenho e sobre as produções propriamente ditas. O objetivo dessa atividade é sensibilizar os alunos para refletirem e discutirem o tema referente à importância da agricultura familiar.

 

 

 

AULA 2

 

 

1º momento: Dando continuidade ao assunto sobre agricultura, divida o grupo em quatro e solicite que cada grupo pesquise um aspecto relacionado à agricultura. Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola.

 

 

GRUPO I O Surgimento da Agricultura e curiosidades

 

CLICK ESCOLAR. Origens da agricultura. Disponível em: http://www.clickescolar.com.br/origens-da-agricultura.htm. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Origem da Agricultura. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/origem-da-agricultura. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

RINCON, Maria Luciana. Sabia que o surgimento da agricultura quase causou o colapso da humanidade? Disponível em: http://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/45541-sabia-que-o-surgimento-da-agricultura-quase-causou-o-colapso-da-humanidade.htm. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

GRUPO IITipos de agricultura

 

AMBIENTE BRASIL. Tipos de Agricultura. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/agricultura_organica/tipos_de_agricultura.html. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Os Tipos de Agricultura. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/os-tipos-de-agricultura. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

GRUPO IIIProdução agrícola no Brasil

 

Conheça os destaques da economia das cinco regiões do País. Disponível em: http://economia.terra.com.br/conheca-os-destaques-da-economia-das-cinco-regioes-do-pais,8478885ca376b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

GRUPO IV Impactos negativos da agricultura no meio ambiente

 

CULTIVANDO. Os impactos da agricultura. Disponível em: http://www.cultivando.com.br/saude_meio_ambiente_agricultura_sustentavel_impactos_agricultura.html. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Os impactos ambientais gerados pela agricultura. Disponível em: http://blogjackiegeo.blogspot.com.br/2012/07/os-impactos-ambientais-gerados-pela.html. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

Caso seja necessário, segue sugestão de Dicionários da Língua Portuguesa para consulta online:

 

Michaelis. Dicionário de Português Online. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Grande Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

2° momento: Oriente para que cada grupo busque dados suficientes para elaborar uma apresentação aos demais grupos. Incentive o uso de dicionários – impresso ou online - em caso de palavras que não conheçam o significado.

 

 

3° momento: Solicite que cada grupo elabore um cartaz com o tema sugerido, utilizando texto e imagem, a partir da consulta realizada nos sites indicados. Recomende aos alunos para buscarem imagens através da ferramenta Google Imagens. Disponível em: https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR&gws_rd=ssl. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Para a elaboração do cartaz, distribua cartolina branca, revista, tesoura sem ponta, cola, giz de cera, lápis de cor, caneta hidrográfica etc.

 

 

4° momento: Convide cada grupo para apresentar seu cartaz ao restante da turma. Disponibilize espaço em sala de aula para fixar os cartazes até o final de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para abordar o tema Agricultura Familiar na próxima aula, assista ao seguinte vídeo: "Caminhos da Reportagem mostra a rotina de quem trabalha com agricultura familiar", postado por TV Brasil. Duração: 52min40seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qvAe8Gk_CM0. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Sinopse: “O Caminhos da Reportagem desta semana traça um perfil dos homens e mulheres que colocam grande parte do alimento que vai para a mesa do brasileiro. Para fazer a matéria, a equipe do programa foi da região Norte até o sul do país.” Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qvAe8Gk_CM0. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora do vídeo "Caminhos da Reportagem mostra a rotina de quem trabalha com agricultura familiar". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qvAe8Gk_CM0. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

 

AULA 3

 

 

1° momento: Mantenha os grupos trabalhados na aula anterior e solicite que utilizem seus netbooks do projeto Um computador por Aluno para assistirem aos vídeos abaixo. Distribua um vídeo para cada grupo, a saber:

 

 

GRUPO I - Vídeo postado pelo Jornal da Cultura: “2014 é o ano internacional da agricultura familiar”. Duração: 03min38seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nRWoV2Q1Fm0. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

Figura 3- Imagem obtida pela autora do vídeo “2014 é o ano internacional da agricultura familiar”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nRWoV2Q1Fm0. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

 

GRUPO II - Vídeo postado por Robson Alex: "Agricultura Familiar". Duração: 02min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vIU1Gv8wenQ. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora do vídeo "Agricultura Familiar". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vIU1Gv8wenQ. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

 

GRUPO III - Vídeo postado por Portal de Notícias Catingueira Online: "Agricultura familiar ganha destaque no Sertão". Duração: 03min28seg. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=JEK-_rKOxyM. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora do vídeo "Agricultura familiar ganha destaque no Sertão". Disponível em: www.youtube.com/watch?v=JEK-_rKOxyM. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

 

GRUPO IV - Vídeo postado por Fernando Fialho: "Agricultura Familiar". Duração: 05min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gtM8V5UCYMY. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

Figura 6- Imagem obtida pela autora do vídeo "Agricultura Familiar". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gtM8V5UCYMY. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

 

2° momento: Após a exibição dos vídeos, promova a discussão com os alunos por meio das seguintes perguntas:

 

  • Vocês já haviam ouvido falar sobre agricultura familiar? O que entenderam sobre o tema?
  • Vocês sabem o que são agrotóxicos? E produtos orgânicos? Qual a relação entre agrotóxicos, produtos orgânicos e saúde do homem?
  • Como abordado no vídeo, vocês sabiam que de 60 a 80% de tudo que chega à nossa mesa é produzida pela agricultura familiar? O que pensam sobre isso?
  • Quais as dificuldades enfrentadas pelos agricultores que trabalham com agricultura familiar?
  • Existia um risco de a agricultura familiar desaparecer, por quê?
  • Na sua percepção é importante que a agricultura familiar se mantenha? Por quê?

 

 

3º Momento: Com base nos vídeos exibidos, cada grupo deverá produzir um texto, em formato de texto jornalístico, para ser publicado em revista ou jornal local sobre: “As vantagens da agricultura familiar para a preservação do meio ambiente”.

 

 

Para maiores informações sobre como trabalhar textos jornalísticos com crianças, acesse os links abaixo:

 

Plano de Aula: Texto jornalístico, disponível em: http://gavetinhadeatividades.blogspot.com.br/2011/04/plano-de-aula-texto-jornalistico.html. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

CANTALOGO, Aline Rodrigues. Como trabalhar textos jornalísticos para promover a alfabetização? (UCA). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35957. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

RIZOTTO, Denize Donizete Campos. Trabalhando com textos jornalísticos na alfabetização. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22694. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

 

 

AULA 4

 

 

1° momento: Apresentar aos alunos a seguinte tirinha do Chico Bento:

Figura 7- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-6L76lcgPgXQ/U0tDs2tK4eI/AAAAAAAAGOs/XXxI-FoaHvY/s1600/0000026823.jpg. Acesso em 19 de outubro de 2014.

 

 

2º Momento: Solicitar aos alunos que reflitam sobre a tirinha relacionando-a com o tema trabalhado nessa aula e produzam uma tirinha enfocando a importância da agricultura familiar.

Recursos Complementares

PASTRO, Gabriela; JEHA, Sabrina. Diferentes tipos de agricultura: natural, biodinâmica, ecológica, permacultura e convencional. Disponível em: http://viveirosabordefazenda.wordpress.com/2014/07/10/diferentes-tipos-de-agricultura-natural-biodinamica-ecologica-permacultura-e-convencional/. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

 

EMBRAPA. Impacto Ambiental das Atividades Agrícolas. Disponível em: http://www.cana.cnpm.embrapa.br/espec.html. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

SDRPC/RS. Comercialização de Alimentos da Agricultura Familiar. Disponível em: http://www.sdr.rs.gov.br/conteudo.php?cod_conteudo=2927&cod_menu=9. Acesso em 18 de outubro de 2014.

 

Vídeo Youtube: Agricultura Familiar: alimentando o mundo cuidando do planeta - versão longa”. Duração: 1min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Y0bvot9gi_0. Acesso em 18 de outubro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure observar se por meio da pesquisa os alunos compreenderam como surgiu a agricultura, conseguiram distinguir e identificar os diferentes tipos de agricultura. Avalie o envolvimento dos alunos no momento das produções e procure identificar suas percepções sobre os impactos ambientais gerados pela agricultura. Perceba nas rodas de conversa se os alunos compreenderam sobre a agricultura familiar e demonstraram perceber a importância de valorizá-la. Por fim, avalie a evolução da escrita e da leitura no decorrer de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.