22/10/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Estratégias e recursos:
O objetivo é apresentar minicontos aos alunos e definir esse texto coletivamente.
O professor projetará alguns minicontos com o objetivo de mostrar aos alunos o que seria esse tipo de texto.
Sugestões de sítios:
http://www.minicontos.com.br/minicontos Acesso em 20 out. 2014.
http://www.leonardobrasiliense.com.br/?apid=0&tipo=2 Acesso em 20 out. 2014.
http://autoressaconcursosliterarios.blogspot.com.br/2013/05/os-20-minicontos-classificados.html Acesso em 20 out. 2014.
https://twitter.com/minicontos Acesso em 20 out. 2014.
Depois, provocará uma discussão cujo resultado culminará na escrita de um texto coletivo com a definição de miniconto.
Sugestão de sítio com proposta de definição para subsidiar a discussão:
O miniconto
|
O objetivo é confrontar vários textos do mesmo gênero a fim de reforçar suas características estilísticas, composicionais e estruturais.
Em duplas, os alunos escolherão 3 minicontos para apresentar à sala, discorrendo sobre sua interpretação.
Professor, esse é o momento de os alunos depararem-se com vários textos do mesmo gênero, o que facilitará a identificação das características e funções descritas na atividade anterior.
O objetivo é interpretar coletivamente dois minicontos.
@minicontosminicontos No Senado, muitos escândalos e sujeiras faziam barulho. Mas no país ninguém ouvia, era quarta-feira e o Galvão gritava gol muito alto. RS 5 Ago 09 via web http://twitter.com/#!/minicontos Acesso em 20 out. 2014. a) Qual o sentido atribuído à palavra “barulho” no miniconto? b) A qual país o produtor do texto se refere ao dizer “no país ninguém ouvia”? Como você chegou a essa resposta? Explique por meio de pistas linguísticas contidas no próprio texto e de seu conhecimento de mundo. c) Existe no miniconto uma ironia, ou seja, o produtor do texto escreve algo objetivando, na verdade, dizer o contrário do que escreveu. Pergunta: qual a ironia no texto? Explique. d) É possível afirmar que há uma crítica no miniconto? Se sim, o que ou quem é criticado e por quê? e) Como esses sentidos estão colocados no miniconto? f) Quais os efeitos provocados pelo miniconto no leitor? |
Neném Depois de muitos anos e várias tentativas, ele chegou, chorando forte. A cunhada foi a única com coragem para trazê-lo.
Marcelo Spalding
30/01/2012
http://www.minicontos.com.br/?apid=2416&tipo=2&dt=0&wd=&autor=Marcelo%20Spalding&titulo=Nen%E9m Acesso em 20 out. 2014.
a) Recrie a história do miniconto em uma narrativa tradicional.
b) O que indica humor nesse texto? Por quê?
c) A última palavra do miniconto, "trazê-lo", pode ter diferentes interpretações. Quais seriam?
d) Por que a cunhada e não a mãe?
e) "Coragem" pressupõe alguns sentidos nesse contexto. Quais seriam? Justifique-os!
f) Quais os efeitos provocados pelo miniconto no leitor?
|
O objetivo é produzir minicontos.
Os alunos, após conhecimento do gênero, deverão criar pelo menos um miniconto que deverá compor um painel virtual no sítio da escola. Antes da mostra, cada aluno deverá propor interpretação aos minicontos dos colegas em uma roda de conversa.
Para leitura do professor:
http://www.parabolaeditorial.com.br/downloads/4MINICONTOSMODAIS.pdf Acesso em 20 out. 2014.
http://www.artistasgauchos.com.br/marcelospalding/arquivos/dissertacao.pdf Acesso em 20 out. 2014.
Nessa proposta, as atividades primam a compreensão do gênero miniconto como um texto de concisão, narratividade e efeito.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2014
Três estrelasGostei bastante da aula. Minha sugestão é trabalhar os minicontos nos espaços de publicação deles, no twitter, em blogs, sites dos autores etc. Analisar com os alunos a influência desses espaços na produção pode ser bastante interessante. Na atividade 4, os alunos produzirão seus contos a partir de quais temáticas? Também acredito que a tarefa dos autores interpretarem os contos para os colegas seja dispensável. Porque, afinal, os autores profissionais não fazem isso. Abraço e parabéns!
05/11/2014
Cinco estrelasGostei muito do seu plano de aula. É muito bom para fazer com que nossos estudantes viagem na imaginação.
01/11/2014
Cinco estrelasPerfeito!
24/10/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula. Irretocável. Pode ser adaptada para qualquer série, reduzida ou ampliada.
22/10/2014
Cinco estrelasMuito interessante. Mas com certeza, sofreria adaptações, dependendo do perfil da turma. Amei o desenvolvimento da proposta, pois sou apaixonada por esse gênero. Como tornar a proposta tão estimulante sem o computador e a internet no colégio? E quando a maior parte da turma tem aversão à leitura? A equipe está de parabéns. O trabalho está irretocável, a meu ver. Caberia a produção de um livro de minicontos, pela turma?