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Utilizando a “Turma da Mônica” como pretexto para alfabetizar

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar diferentes gêneros textuais e sua função social;
  • Produzir textos de acordo com os gêneros trabalhados;
  • Associar a linguagem oral ao código linguístico;
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Enriquecer a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 01 de nov. 2014.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema

rodinha

Fonte imagem: Sitio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 01 de nov. 2014.

 

Professor, para motivar os alunos, prepare com antecedência, alguns rolinhos de papel com as imagens dos personagens da Turma da Mônica.

Para iniciar a aula, organize os alunos em uma roda e passe os rolinhos com as imagens dos personagens. Combine com eles que, quando bater palmas, quem estiver com o rolinho deverá abri-lo e descobrir quem é o personagem e comentar sobre ele.  Ao final da dinâmica questione:

  • Quem conhece esta turma?
  • Como ela se chama?
  • Quem criou estes personagens?
  • Como se chama o livro em que são publicadas as histórias destes personagens?
  • Qual a finalidade das histórias da Turma da Mônica?
  • Quem gosta deste tipo de leitura?

 

Trabalhando com o gênero textual: biografia

 

Monica 1

Fonte da imagem: Sitio: “Linka Brasil”. Disponível em: <http://linkabrasil.com/10654/desenhos-da-turma-da-monica-para-colorir>.  Acesso em: 02 de nov. 2014.

 

Professor, aproveite a mobilização dos alunos em torno da turma da Mônica e proponha que conheçam a história do autor. Para isto, explique para eles que este tipo de texto se chama biografia e todos nós podemos ter uma, pois é a história de vida de alguém, onde se escreve o que é mais importante e significativo na vida da pessoa biografada.

Você poderá projetar o vídeo com a biografia de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, utilizando um projetor multimídia ou levá-los ao Laboratório de Informática, mas se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablete   e acessar o sítio:

 

Biografia

Filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha  Araújo de Sousa 1. Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu.2  Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores2.

Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho3 de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados Cebolinha.

Atualmente Bidu, que é o animal de estimação de Franjinha, participa tanto com seu dono como em historinhas em que é o astro principal, dialogando com outros cães e até com pedras(!). Bidu é o símbolo da empresa de Mauricio, a Mauricio de Sousa Produções.

 Na revistas Lostinho-Perdidinhos nos Quadrinhos e no primeiro número da revista Saiba Mais, no entanto, é revelado que a primeira criação de Mauricio foi um personagem super-herói chamado "Capitão Picolé".

Junto dos desenhistas como Messias de Mello, Gedeone Malagola, Ely Barbosa, Júlio Shimamoto integrou a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP), a ADESP  tinha como bandeira a nacionalização das histórias em quadrinhos, Mauricio chegou a ser presidente da associação, com a instalação da Ditadura Militar, saiu da associação, alegando que estava ganhando conotação política.4

Em 1963, Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano. Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d'O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.

Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda  e Marcelo Pereira), além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada.2

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os Vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo, que fechou em fevereiro de 2010. Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.

De 1970— quando foi lançada a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares5— a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini,6 que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Fonte: Sitio: “ Wikipedia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa>. Acesso em: 02 de nov. 2014.

 

Professor, você também poderá imprimir o texto e promover a leitura oral dos alunos por frases. Aproveite para trabalhar a noção de frases, que terminam com o ponto, pois os alunos nas séries iniciais ainda não têm este conhecimento consolidado e sempre que fizer leituras orais é uma boa oportunidade para fixar.

 

Outra forma agradável e interessante de conhecer a biografia de Mauricio de Sousa,  é por meio do  sitio do “YouTube”, Vida e obra de Mauricio de Souza, com o apoio de  slides ilustrados com os personagens . Veja a seguir:

 

Monica 2

Fonte da imagem: Sitio: YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=UY7WH5KTdlM>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Depois de assistirem ao vídeo ou lerem o texto discuta com os alunos sobre o que acharam mais interessante na biografia do Mauricio de Sousa, pois ele é um grande artista, desenhista, ilustrador e escritor brasileiro.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando os direitos de aprendizagem com os gêneros: Capa de gibi e tirinhas

 

Monica 3

Fonte da imagem: Sitio: “Arquivos Turma da Mônica”. Disponível em: <http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/06/tina-e-rolo-hq-click-mania.html>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Professor,  apresente a capa do gibi no projetor multimídia ou uma capa de gibi que tiver disponível em sua sala de aula e explore a estrutura textual:

 

  • Como se chama este texto? Dê opções para que os alunos reflitam e descubram qual é a resposta correta: receita, bilhete, propaganda ou capa de um gibi?
  • De qual coleção esta revista faz parte?
  • Turma do Balão Mágico, Galinha Pintadinha ou  Turma da Mônica?
  • Qual o nome da história da capa?
  • O que as imagens da capa  sugerem? 

 

Monica 4

Fonte da imagem: Sitio: “Blog do Xandro”. Disponível em: <http://blogdoxandro.blogspot.com.br/2010/01/tiras-n780-turma-da-monica-mauricio-de.html>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Professor, reproduza a tirinha e entregue uma cópia para cada aluno e passe as atividades  na lousa ou apresente-as  abaixo da tirinha para otimizar o trabalho.

 

Observe a expressão da Mônica no primeiro quadrinho e responda:

Aparentemente ela está:

 

(    ) Triste     

(    ) Zangada      

(    ) Surpresa    

(    ) Alegre

 

A intenção da Mônica ao dar o presente para sua mãe  foi:

 

(    ) Deixar sua mãe feliz.

(    ) Fazer uma surpresa para sua  mãe.

(    ) Ficar com o presente.

(    ) Convencer sua mãe a fazer uma dieta.

 

A finalidade deste texto é:

 

(    ) Dar instruções.     

(    ) Informar o leitor.

(    ) Divertir o leitor.    

(    ) Fazer um convite.

 

Na frase “Empresta pra mim?”, o ponto de interrogação serve para:

 

(    ) Indicar que a frase acabou.                           

(    ) Indicar uma pergunta.

(    ) Mostrar que a Mônica quer usar o vestido.  

(    ) Mostrar que a mãe ficou surpresa.

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando com o gênero textual: cartaz

 

Professor, acesse o sitio abaixo e apresente o cartaz para seus alunos, utilize o projetor multimídia ou tenha a cópia do cartaz em mãos:

Monica 5

Fonte da imagem: Sitio: “Magazine Luiza”. Disponível em: <http://www.magazineluiza.com.br/brinquedos-turma-da-monica/brinquedos/s/br/btdm/>.

Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

1 - Observe o cartaz e responda:

a-      Quem é  que:

Está andando de skate?________________________________

Está tomando sorvete?_________________________________

Está andando de bicicleta?_____________________________

Está andando de patinete?______________________________

É um cachorrinho?_______________________________________

É o cadeirante?_________________________________________

Está soltando pipa?_____________________________________

 

Mônica – Bidu   -   Magali  -  Jeremias -   Cascão   - Cebolinha -  Dorinha 

 

b-      Sobre o  tempo  podemos dizer que é:

(    ) Noite   

(    ) Dia  

(    ) Está chuvoso

 

c-      Sobre o lugar, é correto afirmar, exceto:

(    ) Estão em uma rua asfaltada.                      

(    ) Estão em uma rua esburacada.

(    ) A rua tem uma descida.                              

(    ) É uma rua de um parque.

 

2 – Observando a fonte da imagem percebemos que foi retirada do sitio de uma loja, então podemos concluir que o cartaz foi utilizado para:

(    ) Divulgar os brinquedos da loja.

(    ) Falar sobre a inclusão.

(    ) Mostrar que  as crianças têm o direito de brincar.

(    ) Vender patins, bicicletas e cadeiras de roda.

 

 

3-Vamos revisar o texto da tirinha  e conferir a fala do Cebolinha?

 

Professor dê para os alunos dois balões recortados em papel colorido, cópia da imagem do Cebolinha  e a cópia da tirinha abaixo.  Oriente os alunos:

 

Leia as falas do Cebolinha e transcreva  nos balões  sem as trocas de letras do personagem e cole em seu caderno de Língua Portuguesa.

 

Monica 6

Fonte da imagem: Sitio “Tirinhas da Turma da Mônica”. Disponível em: <http://tirinhasdaturmadamonica2012.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Monica 7Monica 8 Monica 8

Fonte da imagem Cebolinha: Sitio: “89 embalagens”. Disponível em: <http://www.89embalagens.com.br/produto/mini-painel-eva-cebolinha-r0443-1470/>.

Acesso em: 03 de nov. 2014.

Fonte das imagens dos balões: Acervo da própria autora.

 

Professor, nesta atividade é importante discutir com seus alunos que as trocas de letras nas falas do Cebolinha é uma característica para marcar o personagem, que na época em que foi criado, era uma criança ainda pequena e que não pronunciava a letra “r”, mas que é importante falarmos pronunciando corretamente as palavras para que na escrita não aconteça estas trocas.

Faça a correção, escrevendo na lousa as falas corretas para que seus alunos possam conferir e tirar as dúvidas.

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Produzindo texto: história em quadrinhos

 

Professor, dê a cópia da tirinha para cada aluno e oriente que cole no caderno ou em uma folha de papel para ser recolhida. Conte a história a partir da interpretação das imagens.

Você pode sugerir a estratégia da construção de uma dissertação, um diálogo ou a reprodução da história com balões. Dê aos alunos estas três possibilidades, mas explique e exemplifique cada uma.

Lembre os alunos da pontuação utilizada em diálogos e o uso de onomatopeias.

 

Monica 10

Fonte da imagem: Sitio: “Educação especial”. Disponível em: <http://educacaoespecial-nedivonfruauff.blogspot.com.br/2012/02/tirinhas-da-turma-da-monica-1.html>.    Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ESEBA/UFU

Aluno (a)_______________________________________  ____/11/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra  opção interessante de produção de texto com história em quadrinhos é dar a tirinha com os balões para que os alunos construam as falas dos personagens.

É importante tomar cuidado com o tamanho dos balões, pois é comum as crianças nesta faixa etária terem dificuldades de escreverem em espaços pequenos, pois sua grafia ainda não está bem definida. Muitas vezes, deixam de colocar o que gostariam  ou extrapolam os espaços dos balões.

Sugerimos então que amplie a tirinha antes de reproduzi-la.

 

Monica 11

Fonte da imagem:  Sitio: “Fnac”. Disponível em: <http://blog.fnac.com.br/index.php/livros/50-anos-da-monica-fnac-realiza-concurso-de-tirinhas-para-criancas-nas-lojas-morumbi-paulista-e-pinheiros/>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando a consciência cidadã e a valorização da leitura

 

Campanha de arrecadação de gibis para escola: Montando a “Gibiteca”

 

Professor, aproveitando todo envolvimento e o trabalho com a Turma da Mônica, promova a campanha de arrecadação de gibis para escola, montando a “Gibiteca”.

 

Para isso, discuta com os alunos sobre a importância deste trabalho, defina quais estratégias vão usar para sensibilizar os alunos das outras turmas da escola, pais, amigos e familiares.

Sugerimos a construção de bilhetes para os pais onde os alunos serão os autores.

Para isto apresente a estrutura textual deste gênero textual “bilhete”  e argumente que ele deve convencer os pais, amigos e familiares que a campanha é importante, para que recebam muitas doações.

 

Bilhete: trabalhando em duplas

 

Situações didáticas em duplas

“Os trabalhos em dupla são especialmente eficazes nesse sentido. Os alunos levantam hipóteses, discutem e argumentam sobre suas ideias de forma mais intensa, sem que precisem disputar a fala com um grupo maior.”

Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola- Ministério da Educação – CEEL - Telma Ferraz Leal

Fonte: Sitio: “Ser digital”. Disponível em: <www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>.   Acesso em:  03 de nov. 2014.

 

Professor, proponha aos alunos a construção dos bilhetes em duplas, assim as ideias fluem mais e um ajuda o outro. Depois que escreveram  os bilhetes, faça a revisão ortográfica  e oriente para que, em casa, façam cópias para cada pessoa que irão entregar.

Defina o prazo de distribuição dos bilhetes e arrecadação, pois a campanha deverá ter uma culminância. Lembre-os das informações que devem constar no bilhete:

  • Para quem:
  • Qual a finalidade.
  • Quando, como e para quem entregar a  doação.
  • Nome de quem está enviando o bilhete.

 

Construindo os cartazes: trabalhando em grupo

Monica 12

Fonte da imagem: Sitio: “Palavras que brincam”. Disponível em:  <http://palavrasquebrincam.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html>. Acesso em: 02 de nov. 2014.

 

Professor, antes de organizar os alunos em grupos para a construção dos cartazes, discuta com a turma e defina as regras e como deve ser a estrutura dos cartazes.

Organize o material necessário com antecedência, para que possa oferecer aos grupos: ( papel kraft, cartolinas, canetinhas, pincéis,  gibis velhos para recortes, tesourinhas, colas, dentre outros.).

 

Situações didáticas em pequenos grupos

“As atividades em pequenos grupos são especialmente importantes, por propiciarem, de modo mais íntimo, trocas de experiências entre os alunos, levando-os a compartilhar saberes, a levantar questões e respostas que os adultos escolarizados nem sempre se propõem”.

Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola. Ministério da Educação – CEEL - Telma Ferraz Leal

Fonte: Sitio: “Ser digital”. Disponível em: <www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Professor, verifique se eles possuem as imagens do objeto da campanha (recortes de gibis variados, não só da Turma da Mônica).

  • Quem está fazendo a solicitação.
  • O que estão solicitando.
  • Onde e quando entregar as doações.
  • Destacar em letras grandes e negrito o que for importante.
  • Devem ter uma organização para que o leitor possa ler e interpretar corretamente o cartaz.
  • Faça a revisão ortográfica das frases antes de serem transcritas nos cartazes.
  • No rodapé dos cartazes deverá ter os nomes dos autores.
  • Definir com a turma onde cada grupo irá colar seu cartaz, na escola.

 

Trabalhando a argumentação e oralidade

 

Monica 13

Fonte da imagem: Sitio: “ Castelo do rei”. Disponível em: <http://castelodorei.com.br/sitenovo/?cat=1>.  Acesso em: 02 de nov. 2014.

 

Professor, aproveitando os grupos que construíram os cartazes defina qual grupo irá em cada sala para divulgar a campanha. Inclua a cantina, sala dos pedagogos, direção, laboratório, biblioteca e secretaria. É importante não esquecer nenhum espaço da escola e envolver todos.

Elabore coletivamente as falas  e quem será o relator de cada grupo, assim você dará mais segurança aos alunos e garantirá que a mensagem seja repassada adequadamente.

Solicite a ajuda da professora eventual, bibliotecária ou pedagoga para acompanhar os grupos, assim garantirá um melhor desempenho das equipes. Este processo é fundamental para consolidar o trabalho desenvolvido.

Recursos Complementares

Este sitio apresenta várias opções de jogos com atividades de alfabetização, usando a Turma da Mônica como personagem. Um bom aliado no processo de alfabetização. Sitio: “Alfabetização no tempo certo comunidades net”. Disponível em: <http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/index.php?pagina=1792640571>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

O sitio “Jogue net” tem várias opções de jogos que trabalham com a turma da Mônica em atividades que exploram valores humanos e alfabetização. Vale a pena conferir. Disponível em: <http://www.jogue.net/Tags/Jogos-Online/Jogos-Turma-Da-Monica-Alfabetizacao/>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

No sitio do “YouTube”, temos vários filmes da Turma da Mônica, ótima oportunidade de assistir histórias divertidas e educativas, pois muitas apresentam questões ambientais, respeito as diferenças e valores humanos. Bom recurso de apoio pedagógico, mas melhor ainda e optar pelo gibi, onde os alunos exercitam a leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oxUtwtImHjc>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

No acervo do PNDL, consta o gibi publicado pela Melhoramentos de São Paulo Livrarias Ltda. Turma da Mônica e o abc 13714l0017 -  Linguagens e Códigos, é um gibi que trabalha a alfabetização com toda ludicidade da história em quadrinhos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

O artigo fala a respeito da  contribuição da histórias em quadrinho  para despertar o interesse pela leitura e escrita, assim, os gibis podem ter grande eficácia nas aulas de alfabetização. Sitio: “Revista educação - UOL”. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/205/gibis-na-alfabetizacao-311386-1.asp>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Esta aula apresenta as características do gênero textual história em quadrinho e sua utilização no processo de alfabetização. Sítio: “Portal do professor – mec”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38715>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Avaliação

Professor, avaliar pressupõe observações e análise de instrumentais que  possibilitem visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos, portanto é indispensável que ao longo do processo  tenhamos  sistematizadas algumas atividades de leitura e de escrita, assim como um portfólio do trabalho realizado.Esta aula apresenta uma série de recursos didáticos, como: produção de texto, atividades de registro  de leitura, escrita e oralidade, a partir de  estratégias individuais e em grupo. Elas dão ao professor um feedback  das diferentes  habilidades desenvolvidas de acordo com os direitos de aprendizagem. Cabe ao professor portanto, o discernimento para  utilizar os dados obtidos e replanejar suas ações, elaborando novas estratégias para garantir os avanços de seus alunos, a partir das observações e registros realizados ao longo do trabalho desenvolvido.

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