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Como se escreve com F ou V? Aprendendo de forma lúdica

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar em jornais, revistas e dicionários palavras com F e V  e  seus significados;
  • Identificar a escrita de palavras com ou  V;
  • Memorizar a ortografia correta de algumas  palavras escritas com ou V;
  • Desenvolver  a consciência sonora do F e do V nas sílabas;
  • Encontrar estratégias para escrever palavras com as letras F ou V;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Treinar a atenção e o cuidado com a escrita;
  • Diferenciar palavras com a letra F e a letra V;
  • Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras F e V;
  • Ampliar vocabulário;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita  e de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de Aula. Ano:  1,  Unidade 4  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04  de nov. 2014. 

 

Ressaltamos que trabalhar com ortografia (parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita) é a maneira correta de escrever as palavras. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “ainda que tenha um forte apelo à memória, a aprendizagem da ortografia não é um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual a intervenção pedagógica tem muito a contribuir” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental.). 

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema:  Jogo da forca

 

F ou V 1

Fonte da imagem: Sitio: “Uma aula diferente”. Disponível em: <http://umaauladiferente.webnode.com/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Professor, uma boa estratégia para introduzir o tema é utilizar  o lúdico, pois além de trabalhar a ortografia, o jogo desafia e envolve as crianças. Para isso:

  • Discuta com os alunos sobre as regras do jogo da forca e lembre que deverão falar letra por letra e as palavras utilizadas serão sempre com F ou V.
  • Divida a sala em duas equipes e combine que cada equipe terá sua vez de completar a palavra  na forca.
  • Será sorteado o nome de um jogador de cada equipe que irá fazer as sugestões das letras que formam a palavra.
  • Se a turma concordar, o jogador poderá contar com a ajuda dos colegas caso tenha dúvida quanto as letras  que formarão a palavra.
  • Um aluno vai marcando na lousa a pontuação das equipes em uma tabela e o professor relaciona em outra  tabela as palavras  formadas pelas equipes.
  • Ao final da brincadeira os alunos deverão ler as palavras que formaram e registrá-las em seu caderno de Língua Portuguesa.

 

Trabalhando com a TI: Ditado interativo mais uma  atividade estimulante

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. E acessarem os jogos e o Ditado de palavras com F e V. Mas, se a sua escola não participa do UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

Esta atividade é divertida e bem dirigida, sendo um bom suporte para o trabalho.

Fonte: Sitio: “Smartkids! Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-f-v.html> Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

F ou V 2

Solicite aos alunos que,  em casa,  pesquisem   em revistas, jornais ou folhetos de propagandas,   palavras escritas com V e F, recortem e colem em seu caderno de Língua Portuguesa.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, retome a atividade de casa e solicite que os alunos leiam as palavras escritas com FV que recortaram e colaram nos cadernos.

Faça duas tabelas na lousa e vá registrando separadamente as palavras pesquisadas.

É importante combinar com os alunos que, quando aparecer palavras iguais, você irá registrar apenas uma vez.

 

Utilize as palavras das tabelas para explorar:

  • Ordem alfabética:  reorganizando-as em ordem alfabética oral ou por escrito;
  • Uso do dicionário: elencando e pesquisando  junto com seus alunos o significado de algumas palavras desconhecidas;
  • Contar quantas palavras foram registradas nas tabelas;
  • Escolher algumas palavras  e trabalhar a divisão em sílabas, utilizando a pronuncia pausada para as crianças perceberem a diferença sonora entre sílabas com F e V;
  • Contar quantas letras compõem cada palavra e ordená-las segundo este critério;
  • Agrupar palavras que começam ou terminam com a mesma sílaba.

 

 

Palavras com a letra F

Palavras com a letra V

 

 

 

 

 

 

 

 

 

F ou V 4                     Adivinhe quem eu sou

 Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de nov. 2014. 

 

Vivo em fazendas e meu leite é muito consumido pelos seres humanos:___ ___ ___ __

Vivo na água em regiões frias e meu nome tem quatro letras: ___ ___ ___ ___

Sou usada para cortar, cuidado posso ser perigosa:___ ___ ___ ___

Sou transparente e as pessoas colocam coisas dentro de mim: ___ ___ ___ ___ ___

Sou personagem de histórias e na maioria das vezes, sou boa: ___ ___ ___ ___

Sou o contrario de bonito: ___ ___ ___ ___

Sou um dos cinco sentidos: ___ ___ ___ ___ ___

(Respostas: vaca, foca, faca, vidro, fada, feio, visão)

 

F ou V 5

Fonte da imagem: Sitio: “Tiradas de crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Professor, faça fichas com várias palavras com V e com  F, coloque em uma caixinha e organize os alunos em uma roda. Combine que, a medida que a caixinha parar, quem estiver com ela deverá pegar uma ficha na caixa, ler e continuar a história utilizando  a palavra para dar continuidade.

Procure fazer as fichas com palavras do contexto dos alunos ou que eles saibam o significado.

Você começa a história pegando uma ficha, exemplo: pegou uma ficha com a palavra fita.

_Era um lindo dia, coloquei uma fita nos cabelos e saí...

Alguém pegou a ficha com a palavra vaca e continua.

_E quando olhei para o lado levei um susto, vi uma vaca vindo em minha direção...

A terceira pessoa pegou a ficha com a palavra feia.

_Ela era tão feia, mas tão feia que quase desmaiei...

Caso os alunos tenham dificuldade vá ajudando, dando sentido a história.

 

Importante: Durante a realização da atividade observe  quem têm mais ou menos facilidade em dar sequência  a história. Faça intervenções para garantir que a história tenha coesão e coerência. Possibilite a participação de todos ou da maioria, para que aqueles que tiverem dificuldade possam interagir e aprender no grupo.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor dê uma cópia do texto a seguir para os alunos ou apresente-o no projetor multimídia.

 

 

Explorando o texto e aprendendo

 

F ou V 6

Imagem da própria autora, extraído da revista:  Nosso amiguinho – Casa publicadora brasileira – maio/2003.

 

Professor, aproveite o texto Farofa com F e faça uma leitura oral com seus alunos.

Experimente fazer a leitura com a seguinte dinâmica:

 

1º e 2º parágrafo: professora.

Fala da garçonete: meninas.

Fala do freguês: os meninos.

 

Depois da leitura questione:

- Por que será que o autor fala que o freguês é cearense?

- Vamos contar quantas palavras com F têm no texto?

(Faça a contagem oral com os alunos.).

 

Você poderá registrar as atividades na lousa ou entregar a cópia para os alunos.

 

1 – Por que a garçonete ficou indignada:

(    ) Por que o freguês foi mal educado.

(    ) Por que ele gritou com a garçonete.

(    ) Por que ele só pedia coisas que se escrevem com a letra f.

(    ) Por que ele é guloso.

 

2 – Transcreva do texto as palavras com F de acordo com a sílaba inicial:

 

fa

Fei/fer

fi

for

Fra/fran

fri

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, trabalhe com os alunos a consciência fonológica, levando-os a perceberem a relação entre o grafema e o fonema como se pronuncia o som do F.

 

3 - Brincando com as palavras

Crie com eles códigos para brincar com as palavras relacionadas na tabela.

 

Sugestão:

1 palma = palavras que começam com fa.

2 palmas = palavras que começam com a sílaba fei/fer.

3 palmas = palavras que começam com a sílaba fi.

4 palmas = palavras com for.

 

Deixe as regras e a tabela das  palavras escritas na lousa ou em um cartaz para ser apoio para os alunos.

Organize os alunos em círculo e vá caminhando em frente a eles, quando parar bata as palmas e o aluno que estiver na sua frente deverá falar a palavra correspondente.

É uma brincadeira que trabalha a atenção e fixa a ortografia de palavras com F, assim como a consciência fonológica.

 

4 – Transcreva as palavras da tabela que têm a mesma sílaba final:

 

do

 

 

 

 

 

5 – Quais os nomes próprios que aparecem no texto?_________________________, _____________________, ____________________, ___________________________.

 

Consciência fonológica

“Segundo José Morais (1996), consciência fonológica é uma habilidade metalinguística que se refere à representação consciente das propriedades fonológicas e das unidades constituintes da fala, incluindo a capacidade de refletir sobre os sons da fala e sua organização na formação das palavras. Para Cardoso-Martins (1991, p. 103), ela é a consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e permite a identificação de rimas, de palavras que começam e terminam com os mesmos sons e de fonemas que podem ser manipulados para a criação de novas palavras.”

“Como promover o desenvolvimento das habilidades  de reflexão fonológica dos alfabetizandos?” Artur Gomes de Morais, Tânia Maria Rios Leite - Ministério da Educação.

Fonte: Sitio: “ Ser digital”. Disponível em: <www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

 4 ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Ditado de imagens

 

Professor, leve para a sala de aula objetos, reálias (miniaturas) e imagens de  animais e coisas  que se escrevem com F e V, coloque em um saquinho ou em uma caixa, vá tirando e os alunos escrevem o nome do que estão vendo.

Exemplo de objetos possíveis de serem levados para a sala de aula:

Fechadura, ferro, vela, feijão, vara, vaso, faca,  vestido, vidro, fantoche, fotografia, dentre outros.

 

Algumas imagens para completar o ditado:

 

F ou V 7F ou V 8

F ou V 9F ou V 10

Fonte da imagem: vaca - Sitio: “ Saudável alimentação”. Disponível em: <http://www.saudavelalimentacao.com/carne-de-vaca.php>.    

Fonte da imagem: futebol - Sitio: “ Aeroclubem”. Disponível em:  <http://www.aeroclubern.com.br/static/futebol>.     

Fonte da  imagem: formiga -  Sitio: “Wikipedia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga>.     

Fonte da imagem: violão - Sitio: “Atividades pedagógicas profª Ceci”. Disponível em:  <http://atividadespedagogicasprofaceci.blogspot.com.br/2013/04/desenhos-de-violao.html>.     

Acessadas em: 03 de nov. 2014.

 

5 ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

F ou V 11

Fonte da imagem: Sitio: “Ensinar aprender”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html>.

Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Brincando de formar palavras:

 

  • Faça fichas com as famílias silábicas do F e V, inclua também os dígrafos formados com estas letras;
  • Sorteie uma sílaba, apresente para os alunos e cole ou registre na lousa;
  • Oriente seus alunos a registrarem no caderno de Língua Portuguesa as palavras que formaram e estabeleça que não é necessário que a palavra comece com F ou V;
  • É necessário apenas que tenha a sílaba que foi sorteada;
  • Marque um tempo batendo na mesa com um bastão 10 vezes, ao final do tempo quem conseguiu formar uma palavra, dita ela para os colegas registrarem no caderno  e a professora registrar na lousa;
  • É um bom exercício para os alunos perceberem a relação entre o som e a escrita, tendo em vista que ele deverá refletir a partir da sílaba e constituir uma palavra.

 

Refletindo e avaliando

 

Professor, avalie a atividade com os alunos questionando:

 

1.      O que acharam da atividade?

2.      O que aprenderam?

3.      Qual  dificuldade  tiveram?

4.      O que poderia mudar para melhorar a atividade?

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

 

No  sitio “Escola games” você encontra  vários jogos que possibilitam aos alunos brincarem e aprenderem ortografia. Disponível em:

<http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/>.   Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

 

No sitio  “Pacto MEC”  você encontra um  fascículo que trabalha com pressupostos teóricos sobre a escrita alfabética: ano 1: unidade 3. Ministério da Educação. São boas orientações para os professores alfabetizadores. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>.  Acesso em: 03 de nov. 2014.

 

No sítio: “A hora de ensinar ortografia” é pontuado que o ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética - de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos. A abordagem é coerente e esclarecedora. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. Acesso em: 03 de nov. 2014.

Avaliação

Professor é importante estar atento a interação dos alunos no decorrer das atividades para que possa intervir e estimular a participação daqueles que apresentam maior dificuldade. A avaliação deve ser coerente com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos são capazes de: encontrar estratégias para escrever palavras com as letras F e V utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; diferenciar palavras com as letras F e V. Observe  também se  conseguiram assimilar a relação entre a sílaba e o som e  interagir com os pares durante a realização das atividades e se foram capazes de ler, escrever, compreender conteúdos de forma  lúdica e ampliar o vocabulário. Registre suas observações, pois elas serão valiosas para seu planejamento.

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