20/11/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita e de expor seu pensamento.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de Aula. Ano: 1, Unidade 4 . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de nov. 2014.
Ressaltamos que trabalhar com ortografia (parte da gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita) é a maneira correta de escrever as palavras. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “ainda que tenha um forte apelo à memória, a aprendizagem da ortografia não é um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual a intervenção pedagógica tem muito a contribuir” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental.). |
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: Jogo da forca
Fonte da imagem: Sitio: “Uma aula diferente”. Disponível em: <http://umaauladiferente.webnode.com/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.
Professor, uma boa estratégia para introduzir o tema é utilizar o lúdico, pois além de trabalhar a ortografia, o jogo desafia e envolve as crianças. Para isso:
Trabalhando com a TI: Ditado interativo mais uma atividade estimulante
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. E acessarem os jogos e o Ditado de palavras com F e V. Mas, se a sua escola não participa do UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.
Esta atividade é divertida e bem dirigida, sendo um bom suporte para o trabalho.
Fonte: Sitio: “Smartkids! Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-f-v.html> Acesso em: 03 de nov. 2014.
Solicite aos alunos que, em casa, pesquisem em revistas, jornais ou folhetos de propagandas, palavras escritas com V e F, recortem e colem em seu caderno de Língua Portuguesa.
Professor, retome a atividade de casa e solicite que os alunos leiam as palavras escritas com F e V que recortaram e colaram nos cadernos.
Faça duas tabelas na lousa e vá registrando separadamente as palavras pesquisadas.
É importante combinar com os alunos que, quando aparecer palavras iguais, você irá registrar apenas uma vez.
Utilize as palavras das tabelas para explorar:
Palavras com a letra F |
Palavras com a letra V |
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Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de nov. 2014.
Vivo em fazendas e meu leite é muito consumido pelos seres humanos:___ ___ ___ __
Vivo na água em regiões frias e meu nome tem quatro letras: ___ ___ ___ ___
Sou usada para cortar, cuidado posso ser perigosa:___ ___ ___ ___
Sou transparente e as pessoas colocam coisas dentro de mim: ___ ___ ___ ___ ___
Sou personagem de histórias e na maioria das vezes, sou boa: ___ ___ ___ ___
Sou o contrario de bonito: ___ ___ ___ ___
Sou um dos cinco sentidos: ___ ___ ___ ___ ___
(Respostas: vaca, foca, faca, vidro, fada, feio, visão)
Fonte da imagem: Sitio: “Tiradas de crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.
Professor, faça fichas com várias palavras com V e com F, coloque em uma caixinha e organize os alunos em uma roda. Combine que, a medida que a caixinha parar, quem estiver com ela deverá pegar uma ficha na caixa, ler e continuar a história utilizando a palavra para dar continuidade.
Procure fazer as fichas com palavras do contexto dos alunos ou que eles saibam o significado.
Você começa a história pegando uma ficha, exemplo: pegou uma ficha com a palavra fita.
_Era um lindo dia, coloquei uma fita nos cabelos e saí...
Alguém pegou a ficha com a palavra vaca e continua.
_E quando olhei para o lado levei um susto, vi uma vaca vindo em minha direção...
A terceira pessoa pegou a ficha com a palavra feia.
_Ela era tão feia, mas tão feia que quase desmaiei...
Caso os alunos tenham dificuldade vá ajudando, dando sentido a história.
Importante: Durante a realização da atividade observe quem têm mais ou menos facilidade em dar sequência a história. Faça intervenções para garantir que a história tenha coesão e coerência. Possibilite a participação de todos ou da maioria, para que aqueles que tiverem dificuldade possam interagir e aprender no grupo.
Professor dê uma cópia do texto a seguir para os alunos ou apresente-o no projetor multimídia.
Explorando o texto e aprendendo
Imagem da própria autora, extraído da revista: Nosso amiguinho – Casa publicadora brasileira – maio/2003.
Professor, aproveite o texto Farofa com F e faça uma leitura oral com seus alunos.
Experimente fazer a leitura com a seguinte dinâmica:
1º e 2º parágrafo: professora.
Fala da garçonete: meninas.
Fala do freguês: os meninos.
Depois da leitura questione:
- Por que será que o autor fala que o freguês é cearense?
- Vamos contar quantas palavras com F têm no texto?
(Faça a contagem oral com os alunos.).
Você poderá registrar as atividades na lousa ou entregar a cópia para os alunos.
1 – Por que a garçonete ficou indignada:
( ) Por que o freguês foi mal educado.
( ) Por que ele gritou com a garçonete.
( ) Por que ele só pedia coisas que se escrevem com a letra f.
( ) Por que ele é guloso.
2 – Transcreva do texto as palavras com F de acordo com a sílaba inicial:
fa |
Fei/fer |
fi |
for |
Fra/fran |
fri |
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Professor, trabalhe com os alunos a consciência fonológica, levando-os a perceberem a relação entre o grafema e o fonema como se pronuncia o som do F.
3 - Brincando com as palavras
Crie com eles códigos para brincar com as palavras relacionadas na tabela.
Sugestão:
1 palma = palavras que começam com fa.
2 palmas = palavras que começam com a sílaba fei/fer.
3 palmas = palavras que começam com a sílaba fi.
4 palmas = palavras com for.
Deixe as regras e a tabela das palavras escritas na lousa ou em um cartaz para ser apoio para os alunos.
Organize os alunos em círculo e vá caminhando em frente a eles, quando parar bata as palmas e o aluno que estiver na sua frente deverá falar a palavra correspondente.
É uma brincadeira que trabalha a atenção e fixa a ortografia de palavras com F, assim como a consciência fonológica.
4 – Transcreva as palavras da tabela que têm a mesma sílaba final:
do |
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5 – Quais os nomes próprios que aparecem no texto?_________________________, _____________________, ____________________, ___________________________.
Consciência fonológica “Segundo José Morais (1996), consciência fonológica é uma habilidade metalinguística que se refere à representação consciente das propriedades fonológicas e das unidades constituintes da fala, incluindo a capacidade de refletir sobre os sons da fala e sua organização na formação das palavras. Para Cardoso-Martins (1991, p. 103), ela é a consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e permite a identificação de rimas, de palavras que começam e terminam com os mesmos sons e de fonemas que podem ser manipulados para a criação de novas palavras.” “Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica dos alfabetizandos?” Artur Gomes de Morais, Tânia Maria Rios Leite - Ministério da Educação. Fonte: Sitio: “ Ser digital”. Disponível em: <www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>. Acesso em: 03 de nov. 2014. |
Professor, leve para a sala de aula objetos, reálias (miniaturas) e imagens de animais e coisas que se escrevem com F e V, coloque em um saquinho ou em uma caixa, vá tirando e os alunos escrevem o nome do que estão vendo.
Exemplo de objetos possíveis de serem levados para a sala de aula:
Fechadura, ferro, vela, feijão, vara, vaso, faca, vestido, vidro, fantoche, fotografia, dentre outros.
Algumas imagens para completar o ditado:
Fonte da imagem: vaca - Sitio: “ Saudável alimentação”. Disponível em: <http://www.saudavelalimentacao.com/carne-de-vaca.php>.
Fonte da imagem: futebol - Sitio: “ Aeroclubem”. Disponível em: <http://www.aeroclubern.com.br/static/futebol>.
Fonte da imagem: formiga - Sitio: “Wikipedia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga>.
Fonte da imagem: violão - Sitio: “Atividades pedagógicas profª Ceci”. Disponível em: <http://atividadespedagogicasprofaceci.blogspot.com.br/2013/04/desenhos-de-violao.html>.
Acessadas em: 03 de nov. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “Ensinar aprender”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html>.
Acesso em: 03 de nov. 2014.
Brincando de formar palavras:
Refletindo e avaliando
Professor, avalie a atividade com os alunos questionando:
1. O que acharam da atividade?
2. O que aprenderam?
3. Qual dificuldade tiveram?
4. O que poderia mudar para melhorar a atividade?
Sugestão de link para o aluno:
No sitio “Escola games” você encontra vários jogos que possibilitam aos alunos brincarem e aprenderem ortografia. Disponível em:
<http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/>. Acesso em: 03 de nov. 2014.
Sugestões de links para professores:
No sitio “Pacto MEC” você encontra um fascículo que trabalha com pressupostos teóricos sobre a escrita alfabética: ano 1: unidade 3. Ministério da Educação. São boas orientações para os professores alfabetizadores. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 03 de nov. 2014.
No sítio: “A hora de ensinar ortografia” é pontuado que o ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética - de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos. A abordagem é coerente e esclarecedora. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. Acesso em: 03 de nov. 2014.
Professor é importante estar atento a interação dos alunos no decorrer das atividades para que possa intervir e estimular a participação daqueles que apresentam maior dificuldade. A avaliação deve ser coerente com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos são capazes de: encontrar estratégias para escrever palavras com as letras F e V; utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; diferenciar palavras com as letras F e V. Observe também se conseguiram assimilar a relação entre a sílaba e o som e interagir com os pares durante a realização das atividades e se foram capazes de ler, escrever, compreender conteúdos de forma lúdica e ampliar o vocabulário. Registre suas observações, pois elas serão valiosas para seu planejamento.
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10/06/2015
Cinco estrelasAmei