Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Indução Eletromagnética

 

01/09/2008

Autor e Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o fenômeno da indução eletromagnética, identificar esse fenômeno no funcionamento de eletrodomésticos e outras maquinas elétricas.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Corrente elétrica, resistores, condutores, ímãs.
Estratégias e recursos da aula
 Motivação/introdução

A indução eletromagnética é um fenômeno físico que acontece quando uma corrente elétrica é induzida num condutor, imerso num campo magnético variável. Ela está presente no funcionamento de geradores e motores, desde o motor de um carrinho de controle remoto, até o gerador de uma grande usina hidroelétrica. Essa corrente induzida aparece quando o fluxo magnético varia ao ser aproximado do condutor, essa variação pode acontecer alterando o formato do condutor, ou movimentando o condutor em relação ao fluxo do campo magnético.

 

Na Sala de aula (20 min)


Nesta aula vamos estudar a indução eletromagnética, suas leis e conseqüências. Podemos dividir a indução eletromagnética em duas leis fundamentais, a Lei de Faraday e a Lei de Lenz.
A lei de Faraday, enuncia que um fluxo magnético variável, induzido num condutor, provoca o aparecimento de uma corrente elétrica induzida, Michel Faraday demonstrou em 1831, na Inglaterra, que aproximando e afastando um ima de um espira de fio condutor conectada a um galvanômetro, durante o movimento do ima o galvanômetro detectava o aparecimento de uma corrente elétrica no fio, e quando o ima parava, essa corrente elétrica cessava.
A lei de lenz trata do sentido da corrente elétrica induzida, ela diz que a corrente elétrica induzida, sempre tem sentido oposto as linhas do campo magnético indutor, ou seja, o campo magnético formado na espira, tem sentido oposto ao campo magnético do ima indutor.

Atividade no laboratório de informática.(30 min)


Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem que permite a simulação de situações que proporcionam a demostração prática das leis da indução eletromagnética, com o objeto de aprendizagem chamado “Laboratório de eletromagnetismo” podemos simular a aproximação de um ima e um solenóide, conectado a uma lâmpada incandescente. 
 
 



 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/584/imagens/indu1.jpg

Clicando com o mouse no ima, podemos arrastá-lo e movimentar dentro do solenóide. O movimento do ima induz uma corrente elétrica que faz acender a lâmpada, mostrando a indução de corrente elétrica, para visualizar a dif eren&cce dil;a de potencial no solenóide, podemos clicar no voltímetro ao lado da lâmpada.
Outra aplicação interessante da indução eletromagnética é são os geradores de energia elétrica, na simulação o aluno pode compreender o processo de geração de energia elétrica em uma usina hidroelétrica:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/584/imagens/indu2.jpg

Arrastando o mouse para abrir a torneira, a água movimenta o ima, que por sua vez induz uma corrente elétrica no solenóide, que acende uma lâmpada conectada nele. Nesta simulação, é importante notar que, visualizando o caminho da corrente elétrica no solenóide, cada passagem do ima o sentido da corrente se inverte, e a luz da lâmpada oscila, essa corrente oscilante é chamada também de corrente alternada, é a mesma que temos na tomada de nossas casas. A freqüência de oscilação da energia elétrica que temos na nossa residência é aproximadamente 60 Hz, ou seja, 60 oscilações por segundo, a lâmpada incandescente da nossa residência também oscila, porem não percebemos.

 

Avaliação

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/584/imagens/indu3.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Laboratório de eletromagnetismo Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.unb.br/iq/kleber/EaD/Fisica-4/Aulas/Aula-6/aula-6.html http://www.pion.sbfisica.org.br/pdc/index.php/por/multimidia/simulacoes/eletromagnetismo
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário a seguir, critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as avaliações, utilize a tabela no final do texto.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gabriela, / , São Paulo - disse:
    gabi_fcvargas@hotmail.com

    14/11/2015

    Cinco estrelas

    Oi, estou começando ainda, na vdd, ainda estou na graduação, mas adorei pq me ajudou mt a entender um planejamento p uma aula! Vlwww


  • Tony Almeida, Estácio da Bahia , Bahia - disse:
    tony_s_almeida@yahoo.com.br

    02/11/2015

    Quatro estrelas

    ótima iniciativa! Uma maneira simples de explicar o fenômeno da indução. Só uma pequena correção: O conceito fundamental da indução é a Variação do FLUXO magnético, que é o mesmo que Variação do Número de Linhas de Campo. A lei de Lenz afirma que a corrente induzida gera um campo que se opõe ao AUMENTO das linhas de campo, e Não à direção do campo indutor, como se lê no 3o parágrafo da seção "Sala de Aula" :a corrente elétrica induzida, sempre tem sentido oposto as linhas do campo indutor"


  • max nicolas, colégio , Bahia - disse:
    max.nicolas@hotmail.com.br

    12/11/2014

    Cinco estrelas

    interessante!


  • Anderson de Paula, Faculdade Jaguariuna , São Paulo - disse:
    anderson_d51@hotmail.com

    04/11/2014

    Cinco estrelas

    ótima representação do conceito..


  • Miguel mota, E. E. Lídio Almeida , Minas Gerais - disse:
    miguelneedmota@gmail.com

    19/07/2012

    Cinco estrelas

    gostei da experiência sobre eletremagnetismo. Muito criativa, onde o apredizado torna-se mais compreensível pelo aluno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.