Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRESENT SIMPLE X PRESENT CONTINUOUS

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar, comparar e contrastar os tempos verbais Present Simple e Present Continuous.
  • Fazer uso dos tempos Present Simple e Present Continuous, elaborando perguntas, respostas e produzindo textos.
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Introdução aos tempos verbais Present Simple e Present Continuous.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como objetivo comparar e contrastar os tempos verbais Present Simple e Present Continuous. A ideia deste plano de aula é apresentar atividades que combinem esses dois tempos verbais, no intuito de esclarecer aos alunos quando e como usar cada uma dessas categorias verbais corretamente. 

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Neste primeiro momento, o professor deverá relembrar as estruturas e os usos do Present Simple e do Present Continuous. Estimule os alunos a dizerem o que eles sabem sobre essas duas categorias verbais. Colete o maior número de informações possíveis, para analisar qual o grau de compreensão dos alunos sobre o assunto da aula. Em seguida, apresente o quadro da figura 1 e peça que eles acrescentem exemplos de sentenças, usando vários verbos, tanto regulares quanto irregulares, como: study, eat, walk, do, work, speak, buy, play, read, write, go, entre outros. Posteriormente, conceda tempo suficiente para que os alunos copiem o quadro completo no caderno.

 

Figura 1 - Present Simple and Present Continuous forms and uses.

 

PRESENT SIMPLE

PRESENT CONTINUOUS

Forms

Affirmative: I usually wake up early, but my sister wakes up late.

Negative: They don't agree with me.

Peter doesn't study hard.

Question: Do you have a bike?

Does he know Bob?

Forms

Affirmative: I am cleaning my room now.

They are going to Europe next month.

Negative: She isn't watching TV.

They aren't playing very well.

Question: Are you cooking?

Where are they going?

Use: Things that happen regularly or repeatedly

E.g.: He does exercises twice a week.            

Use: Temporary situations

E.g.: My sister is living with me for the moment.

Use: Permanent states, opinions and conditions (things that happen all the time)

E.g.: She is an English teacher.

Use: Actions happening now or around now.

E.g.: I'm studying Maths.

Use: Future events that are timetabled

E.g.: His train arrives at 11:30.

Use: Talk about the future

E.g.: What are you doing tomorrow evening?

Some verbs are not used in progressive (continuous) forms. They refer to states rather than actions.

E.g.: like (I like chocolate.); think (They think I should work less.); believe (I don't believe in ghosts.); smell (This perfume smells good.)


Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 2

 

Para realizar esta atividade, os alunos deverão trabalhar em pares. Esta é uma atividade oral, que poderá ser desenvolvida no Laboratório de Informática ou em sala de aula. No primeiro caso, cada dupla deverá dispor de um computador, onde será exibida a figura 2. No segundo caso, o professor deverá projetar a figura 2 para toda a sala, com a ajuda de um projetor multimídia. Caso não seja possível, o professor poderá fazer uma cópia da figura 2 para cada dupla. Essa figura traz duas imagens para cada pessoa famosa - letras a) e b) para Gisele Bundchen; letras c) e d) para Tony Ramos; letras e) e f) para Fátima Bernardes, e assim por diante. Começando com a primeira celebridade, o aluno A faz três perguntas ao aluno B: Who is she/he? What does she/he do? e What is she/he doing now? O aluno B responde às perguntas, de acordo com as imagens e, por sua vez, faz as mesmas perguntas ao aluno A, desta vez referindo-se à próxima celebridade. Eles continuam esse procedimento até que todas as imagens tenham sido analisadas. 

 

Figura 2 - Famous people

a) Gisele Bundchen b) Gisele ice cream

c) Tony Ramos d) Tony Ramos car

e) Fatima Bernardes f) Fatima dancing

g) Neymar h) Neymar Pele

i) Beyonce j) Beyonce apple

k) Mateus Solano l) Mateus Solano daughter

m) Barack Obama n) Obama smoking

o) Jennifer Aniston p)Aniston exercise

Fontes: Imagens disponíveis em: a) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Gisele_Bundchen2.jpg (acesso em 30 out. 2014);

b) http://cdn02.cdn.justjared.com/wp-content/uploads/headlines/2009/03/tom-brady-gisele-bundchen-honeymoon.jpg (acesso em 30 out. 2014);

c) http://rd1.ig.com.br/wp-content/uploads/2013/12/Tony-Ramos.jpg (acesso em 30 out. 2014);

d) http://www.abril.com.br/imagem/tony-ramos-no-restaurante.jpg (acesso em 30 out. 2014);

e) http://entretenimento.r7.com/blogs/fabiola-reipert/files/2012/11/fatima-bernardes-encontro-globo.jpg (acesso em 30 out. 2014);

f) http://www.balletlorenaalbuquerque.com.br/wp-content/uploads/2012/07/Para-a-Mat%C3%A9ria-Quem-dan%C3%A7a-600x343.jpg (acesso em 30 out. 2014);

g) http://static2.stuff.co.nz/1405031825/633/10144633.jpg (acesso em 30 out. 2014);

h) http://fcbfandrivel.files.wordpress.com/2011/06/liftingpele.jpg (acesso em 30 out. 2014);

i) http://s3.amazonaws.com/digitaltrends-uploads-prod/2013/12/beyonce.jpeg (acesso em 30 out. 2014);

j) http://truth4youth.com.au/wp-content/uploads/2013/11/1.-beyonce-apple.png (acesso em 30 out. 2014);

k) http://i0.statig.com.br/fw/2n/cx/hp/2ncxhp7hkqfj201wdxhc60v5b.jpg (acesso em 30 out. 2014);

l) http://mdemulher.abril.com.br/imagem/tv-novelas-famosos/galeria/mateus-solano-filha-29999.jpg (acesso em 30 out. 2014);

m) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8d/President_Barack_Obama.jpg (acesso em 30 out. 2014);

n) http://images.sodahead.com/polls/001500677/obama3-37262726107_xlarge.jpeg (acesso em 30 out. 2014);

o) http://www.quiz.biz/uploads/quizz/120400/18_My2OS.jpg (acesso em 30 out. 2014);

p) http://www.thetimes.co.uk/tto/multimedia/archive/00447/135825427_aniston_447379c.jpg (acesso em 30 out. 2014).

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: a) She is Gisele Bundchen. She is a model. b) She is eating an ice cream. c) He is Tony Ramos. He is an actor. d) He is opening the car door. e) She is Fátima Bernardes. She is a show host. f) She is dancing. g) He is Neymar Júnior. He is a football player. h) He is holding Pelé. i) She is Beyonce. She is a singer. j) She is eating an apple. k) He is Mateus Solano. He is an actor. l) He is feeding his daughter. m) He is Barack Obama. He is the President of the United States. n) He is smoking. o) She is Jennifer Aniston. She is an actress. She is jogging.

 

ATIVIDADE 3

 

Apresente a figura 3 para os alunos. Ela traz uma foto de três amigas inseparáveis. A tarefa consiste em observar atentamente a figura e completar o texto seguinte, com os verbos dados, no Present Simple ou Present Continuous

 

Figura 3 - Friends forever 

 

Friends forever

Fonte: Disponível em http://rickscanlan.com/wp-content/uploads/2013/11/1_1153final.jpg (acesso em 30 out. 2014).

 

Complete the text below, using the Present Simple or Present Continuous of the verbs given.

My name's Emily, and these are Samantha and Bianca. We are best friends. We __________ (live) near each other, we _________ (go) to school together, and we ________ (have) the same likes and dislikes. I _________ (be) a little overweight, but I _________________ (try) to cut down on sweets and pasta. Bianca __________ (be) slim and ____________ (have) long blond hair. She __________ (do) a manicure course, so every week she ___________ (paint) our nails a different color. Samantha ____________ (dance) for the City Ballet. She is a great dancer. She _______________ (dance) at the City Hall tonight. I __________________ (write) a story for our school magazine. It ___________ (talk) about our friendship and how we ____________ (help) each other, whenever one of us ___________ (get) into a difficult situation. That is what friends are for.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: live; go; have; am; am trying; is; has; is doing; paints; dances; is dancing; am writing; talks; help; gets.

 

Para encerrar este módulo, o professor poderá prescrever um trabalho para casa, que consiste em produzir um pequeno texto, semelhante ao texto acima, no qual o aluno descreve seus melhores amigos. 

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade tem o objetivo de praticar perguntas, usando os tempos verbais em estudo. Organize a classe em duplas e dê uma cópia do quadro abaixo para cada par de alunos. O primeiro aluno escolhe um verbo do quadro, mas não o revela. O outro aluno tem direito a fazer dez perguntas, usando Present Simple ou Present Continuous, para tentar adivinhar qual verbo foi escolhido pelo seu colega. As perguntas devem ter como respostas apenas YES/NO. Ao completar dez perguntas, o aluno deverá dizer qual verbo ele acha que foi escolhido. Se ele acertar, marca um ponto. O procedimento é repetido até que um dos alunos complete quatro pontos.

Comentário: Sugestões de perguntas: Are you doing this now? Is everyone in the world doing this now? Do you do this very often? Do animals do this? Does your mother do this? Is she doing it now? Do you do this more than ten times a day?

 

 

WORK

DRIVE

SLEEP

STUDY

SWIM

BREATHE

SING

BARK

SNORE

COOK

STEAL

FLY

 

 

ATIVIDADE 2

 

Para finalizar a aula, sugiro o estudo de uma canção chamada Things I'll never say, da cantora Avril Lavine.  Esta atividade poderá ser feita no Laboratório de Informática ou em sala de aula. No primeiro caso, os alunos responderão às questões diretamente no computador, enquanto assistem ao vídeo. No segundo caso, o professor deverá providenciar cópias do exercício de múltipla escolha para os alunos e exibir o vídeo, com a ajuda de um projetor multimídia. Esta atividade foi desenvolvida pela professora Ana Leitão (codinome Vanilla) e se encontra disponível no endereço http://www.eslvideo.com/esl_video_quiz_low_intermediate.php?id=1125 (acesso em 30 out. 2014). Nesse mesmo endereço encontram-se o vídeo da música e, à direita do vídeo, o exercício de múltipla escolha, que foi, também, transcrito abaixo. Ao final da exibição, o professor pode optar pela correção no próprio site, ou pode checar as respostas no comentário abaixo. Se os alunos desejarem, o vídeo poderá ser exibido novamente, para que todos possam cantar a música.

 

Questions:


I'____ _______ at my hair
 'm tugging
 'm touching
 'm playing

I'____ _______ to keep my cool
 'm tieing
 'm trying
 'm dying

I know it _______
 goes
 slows
 shows

My cheeks ____ _______ red
 are going
 are tunning
 are turning

Cuz I'___ _______ nervous 
 'm finding
 'm feeling
 'm peeling

If I could say what I _______ to say
 won't
 want
 don't

Am I _______ you too tight?
 breezing
 stinging
 squeezing

_______ me today
 Mary
 Merry
 Marry

It _______ do me any good it's just a waste of time
 don't
 won't
 went

..., we'____ not _______ anywhere
 re / doing
 re / knowing
 re / going

'Cause I'm _______ nervous
 peeling
 finding
 feeling

I want to see you _______ down--on one knee
 slow
 go
 mow

Guess I'm _______ my life away
 dishing
 watching
 wishing

These words ________ slipping away
 fake
 keep
 lick

I _______ I stumble like I've got nothing to say
 daughter
 scater
 stutter

'Cause I ________ you're worth it, you're worth it, you're worth it
 know
 no 
 now

 

Comentário: Não se esqueça de disponibilizar dicionários, para os alunos checarem o vocabulário. Padrão de respostas esperado: 'm tugging; 'm trying; shows; are turning; 'm feeling; want; squeezing; Marry; don't (grammatically wrong); 're going; feeling; go; wishing; keep; stutter; know.

Recursos Complementares

O link http://www.isabelperez.com/happy/tenses/exercises/present_6.htm (acesso em 30 out. 2014) fornece um exercício semelhante à atividade 3 do módulo 1, no qual os alunos deverão preencher um texto, usando verbos no Present Simple ou Present Continuous.

O link http://www3.richmond.com.br/13/e_richmond/mar/FOCUS%20ON%20EM%20past-simple-vs-past-continuous-game.pdf (acesso em 30 out. 2014) traz um jogo de tabuleiro interessante, usando Present Simple e Present Continuous

O endereço http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/simcon1.htm (acesso em 30 out. 2014) traz um exercício de múltipla escolha, usando os tempos verbais em estudo.

Para jogar o jogo de tabuleiro Snakes and Ladders, no computador, acesse o endereço http://www.eslgamesworld.com/members/games/grammar/present%20tenses/present%20tenses%20snakes%20and%20ladders.html (acesso em 30 out. 2014). 

Avaliação

A avaliação desta aula poderá ser feita de duas formas: uma avaliação qualitativa, pela observação do desempenho dos alunos nos trabalhos individuais e em duplas, especialmente nas produções orais; e uma avaliação quantitativa, observando as produções escritas, especialmente na Atividade 3 do Módulo 1. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.