Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cigarros e fumo: uma questão superada?

 

14/11/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Citopatologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apontar dados sobre o consumo de cigarros e fumo no Brasil e no mundo.

  • Enumerar os danos orgânicos decorrentes do vício de fumar.

  • Explicar a dependência orgânica do fumo.

  • Explicitar a influência da mídia no tabagismo.

  • Avaliar as questões socioeconômicas implícitas no incentivo ao tabagismo.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema respiratório.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de documentário; estudo e produção de textos; seminário; pesquisas; coleta e tabulação de dados; elaboração de relatórios de pesquisa; produção de cartilha; campanha contra o cigarro; publicação de produção em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos, vídeos e imagens digitais.

http://2.bp.blogspot.com/-Ark3MXRYfuY/UQr9QrjkedI/AAAAAAAARH0/s_TL-ktaJe0/s1600/cigarro.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-Ark3MXRYfuY/UQr9QrjkedI/AAAAAAAARH0/s_TL-ktaJe0/s1600/cigarro.jpg. Acesso em 30/10/2014.

Módulo 1- Introdução

Atividade 1- Documentário

Para iniciar a construção do aporte teórico sobre o tema, sugerimos o documentário descrito a seguir. Trata-se de 6 episódios de uma série de vídeos produzidos pela emissora Rede Globo, no programa dominical "Fantástico".

CENTRO DE APOIO AO TABAGISTA. CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 1/6. Duração: 8min57seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Hnl0ORGJB74. Acesso em 30/10/2014.

 

___________________________. CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 2/6. Duração: 15min25seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QEVZ1ZJODkA. Acesso em 30/10/2014.

 

___________________________. CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 3/6. Duração: 12min06seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=L2WiEV1gVFg. Acesso em 30/10/2014.

 

___________________________. CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 4/6. Duração: 12min17seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MePi-arVklY. Acesso em 30/10/2014.

 

___________________________. CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 5/6. Duração: 10min13seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_MFOPpy7lY0. Acesso em 30/10/2014.

 

__________________________. CAT_ Drauzio Varella e o Brasil Sem Cigarro 6/6. Duração: 12min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vwl-xvgmMyE. Acesso em 30/10/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de questões, como as sugeridas a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão entre os alunos.

Questões para discussão do documentário

  • Por que é difícil parar de fumar?

  • Quais males o cigarro causa no organismo?

  • Que fatores são considerados pela maioria das pessoas como determinantes para pararem de fumar?

  • Que atitudes contribuem para uma pessoa deixar de fumar?

  • Que mudanças são perceptíveis nas primeiras semanas que uma pessoa para de fumar?

  • Quais são as estratégias dos fabricantes para vender cigarros?

  • Quem fuma está condenado a uma morte terrível e dolorosa? Explique.

  • Quais são os avanços na legislação brasileira em relação ao uso de cigarros em locais públicos?

 

Atividade 2- Discussão do documentário e produção de consolidado

A discussão do documentário deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões para registros propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

https://ferinforma.files.wordpress.com/2012/05/31_maio_combate-ao-tabagismo.jpg

Imagem disponível em: https://ferinforma.files.wordpress.com/2012/05/31_maio_combate-ao-tabagismo.jpg. Acesso em 30/10/2014.

 

Módulo 2- Fundamentação teórica

Atividade 1- Pesquisa na internet: leituras e registros

Para que os alunos tenham acesso a mais informações sobre o cigarro e o fumo com vistas à construção de seu aporte teórico sobre o tema, sugerimos que façam pesquisas na internet.

O professor deverá distribuir os alunos em cinco grupos e sortear entre eles os textos abaixo sugeridos. Se sentirem necessidade ou curiosidade, os alunos poderão procurar outros na rede, por meio de um programa de busca, como o Google. Devem ter o cuidado de selecionar textos publicados em sítios confiáveis.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Cada aluno deverá fazer registros daquilo que considerar mais importante e fazer uma síntese de cada texto.

Textos e endereços para acesso

Grupo 1- Dados sobre cigarros e fumo

FUJITA JR, Luiz. Brasil se destaca em luta antifumo, segundo relatório da OMS. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/brasil-se-destaca-em-luta-antifumo-segundo-relatorio-da-oms/. Acesso em 30/10/2014.

 

VARELLA, Dráuzio. O cigarro no mundo. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/o-cigarro-no-mundo/. Acesso em 30/10/2014.

 

INCA. Percentual de fumantes no Brasil cai mais uma vez, afirma Vigitel. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2014/percentual_fumantes_brasil_cai_mais_uma_vez_vigitel. Acesso em 30/10/2014.

Grupo 2- O  cigarro e os danos a saúde I

DEPARTAMENTO DE TELEMEDICINA/USP. Informações sobre o tabagismo. Duração: 4min02seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q1dIxr3Lc_A. Acesso em 30/10/2014.

 

PORTAL BRASIL. Cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas, segundo OMS. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/08/cigarro-mata-mais-de-5-milhoes-de-pessoas-segundo-oms. Acesso em 30/10/2014.

 

SERPEJANTE, Carolina. Entenda como cada forma de consumo do tabaco é prejudicial à saúde. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/15221-entenda-como-cada-forma-de-consumo-do-tabaco-e-prejudicial-a-saude. Acesso em 30/10/2014.

 

VARELLA, Dráuzio. O cigarro e a boca. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/o-cigarro-e-a-boca/. Acesso em 30/10/2014.

 

Grupo 3- O  cigarro e os danos a saúde II

VARELLA, Dráuzio. O cigarro e o aparelho respiratório. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/o-cigarro-e-o-aparelho-respiratorio/. Acesso em 30/10/2014.

 

DEHEINZELIN, Daniel. Cigarro: riscos reais e benefícios de parar. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/cigarro-riscos-reais-e-beneficios-de-parar/. Acesso em 30/10/2014.

­­­­­­­­­­­­­­­

VARELLA, Dráuzio. O fumo e a sobrevivência. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/o-fumo-e-a-sobrevivencia/. Acesso em 30/10/2014.

 

SILVA, Ivana. Tabagismo: o mal da destruição em massa. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm. Acesso em 30/10/2014.

Grupo 4- A mídia e o cigarro

VARELLA, Dráuzio. O cigarro. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/o-cigarro/. Acesso em 30/10/2014.

 

_____________. A propaganda do cigarro. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/a-propaganda-do-cigarro/. Acesso em 30/10/2014.

 

MATOSO, Filipe. Governo proíbe fumo em locais fechados e amplia alerta nos maços. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/governo-poe-fim-fumodromos-e-amplia-alerta-nos-macos-de-cigarro.html. Acesso em 30/10/2014.

 

INCA. Jovens e mulheres na mira da indústria do tabaco. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=jovem&link=namira.htm. Acesso em 30/10/2014.

Grupo 5- O  cigarro e as questões socioeconômicas

SETTI, Ricardo. Até o fim do ano, 200 milhões de pessoas estarão consumindo cigarros eletrônicos. É uma grave ameaça à saúde — ou uma forma de deixar de fumar? A polêmica ainda não se encerrou. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/ate-o-fim-do-ano-2-bilhoes-de-pessoas-estarao-consumindo-cigarros-eletronicos-e-uma-grave-ameaca-a-saude-ou-uma-forma-de-deixar-de-fumar-a-polemica-ainda-nao-se-encerrou/. Acesso em 30/10/2014.

 

MAUAD, João Luiz. Liberdade e responsabilidade são inseparáveis. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/saude/liberdade-e-responsabilidade-sao-inseparaveis/. Acesso em 30/10/2014.

 

CONSTANTINO, Rodrigo. Facismo light: a cruzada antitabagista dos engenheiros sociais. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/saude/fascismo-light-a-cruzada-antitabagista-dos-engenheiros-sociais/. Acesso em 30/10/2014.

 

___________ Ministério da Lógica adverte: os altos impostos sobre o cigarro fazem mal à saúde da economia. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/economia/ministerio-da-logica-adverte-os-altos-impostos-sobre-o-cigarro-fazem-mal-a-saude-da-economia/. Acesso em 30/10/2014.

Atividade 2- Discussão dos textos em grupos

Terminada a leitura e os registros individuais, os alunos do mesmo grupo deverão se reunir para discutir o conteúdo estudado. Cada aluno deverá manter seus registros e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado, contendo as sínteses dos textos, e enviar ao professor, por e-mail para avaliação.  

 

http://s2.glbimg.com/FEvWNtoeGjyAqSr-B4r4br3mndk=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/31/info_coracaocigarro.jpg

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/FEvWNtoeGjyAqSr-B4r4br3mndk=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/31/info_coracaocigarro.jpg. Acesso em 30/10/2014.

Atividade 3- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão e a estruturação do consolidado dos textos, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio o  programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 4 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

 

Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.

 

NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 31/10/2014.

 

Atividade 5- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto dissertativo/argumentativo com o tema: cigarros e fumo: uma questão superada?

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

  • Dados sobre o consumo de cigarros e fumo no Brasil e no mundo.

  • Danos orgânicos decorrentes do vício de fumar.

  • Dependência orgânica do fumo.

  • Influência da mídia no tabagismo.

  • Tabagismo e questões socioeconômicas.

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 30/10/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

http://jornalatual.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/04/fumante.jpg

Imagem disponível em: http://jornalatual.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/04/fumante.jpg. Acesso em 30/10/2014.

 

Módulo 3- Produção de conhecimentos: pesquisa

Atividade 1- Coleta de dados

O professor deverá orientar os alunos para que possam fazer uma pesquisa de campo sobre o tabagismo. Esta pesquisa terá como objetivo identificar, junto a população local: i) o número de fumantes e o tempo de vício; ii) os instrumentos utilizados para fumar; iii) as informações que as pessoas possuem sobre os males decorrentes do vício de fumar; iv) dificuldades para parar de fumar.

 

Cada aluno deverá fazer uma entrevista com, no mínimo, 50 habitantes acima de 16 anos, registrando, filmando e documentando os aspectos observados em campo por meio de fotos e relatórios. As pessoas entrevistadas deverão autorizar, por escrito, o uso de informações e de imagens, se assim o permitirem. Cabe ao professor e à Direção da escola elaborar um documento de autorização para que os alunos o apresentem no momento da captação de imagens. Um exemplo de autorização neste sentido, que poderá servir como modelo para a elaboração do documento pela escola, está disponível no endereço: http://eeluciaakemi.blogspot.jp/2012/09/autorizacao-do-uso-de-imagem-e.html. Acesso em 31/10/2014.

O professor deverá entregar aos alunos, digitado e impresso, um roteiro para a entrevista, como o indicado a seguir.

 

1- Identificação: idade, sexo, profissão.

2- Trabalho: local, atividade e tempo de serviço nesta atividade.

3- Questões da entrevista

 

  1. Você é fumante? (    ) Não   (    ) Sim.

  2. Em caso afirmativo:

            a) O que mais utiliza para fumar? (    ) cigarros    (    ) charutos  (    ) naguilé      (     ) cachimbo    (     ) cigarros de palha.

            b) Há quanto tempo?

            c) Já quis parar de fumar?  Teve dificuldades para deixar de fumar? Quais?

          3. Quais são os males à saúde provocados pelo tabagismo?

 

Atividade  2-  Tabulação dos dados

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

 

Atividade 3 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma e discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado. O professor deverá solicitar aos alunos que cada grupo passe, por escrito, as suas informações e gráficos para os demais, de modo que todos tenham acesso aos resultados parciais de cada grupo e possam somá-los aos de toda a turma, obtendo assim os dados gerais da pesquisa. Todos estes registros deverão ser utilizados posteriormente na elaboração das conclusões da pesquisa.

  

Atividade 4- Elaboração de relatórios de pesquisa

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa e pelos resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Para produção da justificativa, os alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades anteriores e o texto produzido no módulo 2.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor/título do texto/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 31/10/2014.

Atividade 5- Intervenção: Produção de cartilha

De posse de todo o conhecimento construído ao longo desta proposta, os alunos deverão produzir uma cartilha, para promover a sensibilização da comunidade e de internautas, a respeito das questões envolvendo o cigarro e o fumo e a importância de não se adquirir ou de abandonar este vício.

 

Esta atividade deverá ser realizada em grupos de cinco alunos e o material produzido deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

 

Uma sugestão é que façam a montagem da cartilha utilizando o programa Power Point ou Publisher.

O Microsoft Publisher 2013 é o editor mais usado para criar todo o tipo de publicações, como revistas, impressos e jornais. Incluído no pacote Office da Microsoft, a nova versão do programa vem com uma interface mais clara e melhorias na visualização dos slides. Com o Publisher é possível diagramar qualquer formato de publicação, trabalhar com textos, imagens, desenhos, gráficos e outros elementos para criar páginas sob medida. Para obter informações sobre como utilizar e baixar essa ferramenta, acesse MOYA, David. A ferramenta mais completa para criar publicações. Disponível para download gratuito em: http://microsoft-publisher.softonic.com.br/. Acesso em 30/10/2014.

 

Indicamos o material abaixo como referência para a montagem da cartilha pelos alunos.

 

 

http://2.bp.blogspot.com/_5uj-S-oYQjM/TLHt7c1BrzI/AAAAAAAAAE4/D0UfdIs8UMU/s1600/Bannerr.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_5uj-S-oYQjM/TLHt7c1BrzI/AAAAAAAAAE4/D0UfdIs8UMU/s1600/Bannerr.jpg. Acesso em 30/10/2014.

Atividade 6- Campanha contra o tabagismo

As cartilhas deverão ser apresentadas pelos grupos para o professor e toda a turma que deverá eleger uma que represente a todos. A cartilha eleita pela maioria dos alunos deverá ser impressa e distribuída por eles na comunidade. No momento da distribuição, os alunos deverão prestar esclarecimentos à população tendo como referência o conteúdo estudado.

Atividade 7- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões do documentário e dos textos, os relatórios de pesquisa e a cartilha, deverá ser postada pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 30/10/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

 

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

http://www.itacor.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/cigarro.jpg

Imagem disponível em: http://www.itacor.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/cigarro.jpg. Acesso em 31/10/2014.

Recursos Complementares

VIEGAS, Carlos Alberto de Assis. Formas não habituais de uso do tabaco. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-37132008001200013&script=sci_arttext. Acesso em 30/10/2014.

 

ALBANESI FILHO, Francisco Manes. A legislação e o fumo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2004000500001&script=sci_arttext. Acesso em 30/10/2014.

 

SBEM. 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Fumo. Disponível em: http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-fumo/. Acesso em 30/10/2014.

 

DOCUMENTARYO BRAZIL. Paixão por Cigarros - Documentário BBC. Duração: 48min02seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0UopdyYJLCQ. Acesso em 30/10/2014.

 

INCA. Quer parar de fumar? Perguntas e respostas. Disponível em: http://www.inca.gov.br/tabagismo/faq/inicial.asp. Acesso em 30/10/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os consolidados das discussões do documentário e dos textos; iii) os gráficos da tabulação dos dados; iv) os questionários, as apresentações e os relatórios da pesquisa; v) o texto produzido em grupo; vi) as cartilhas produzidas; vii) a campanha contra o tabagismo; viii) os seminários de apresentação do conteúdo dos textos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.