Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O trabalho ao longo da história: sobrevivência, identidade cultural e produção do espaço

 

03/11/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer técnicas eformas de organização do trabalho, em diferentes sociedades.

- Reconhecer a produção do espaço como resultado da interferência humana na natureza.

- Identificar a influência do trabalho na formação das diferentes culturas.

- Reconhecer a produção do espaço como resultado da interferência humana na natureza, por meio do trabalho e da técnica.

- Identificar a influência do trabalho na formação das diferentes culturas, como decorrência dos processos históricos que marcam as relações da sociedade com a natureza e das pessoas entre si.

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Divisão do trabalho: conceituação

Trabalho compulsório e trabalho livre: definição

Formas de organização do trabalho: tipos e características

Trabalho: etimologia da palavra

Texto dissertativo-argumentativo: características

Estratégias e recursos da aula

O tema desta aula será melhor explorado com o envolvimento dos professores de História, Geografia, Sociologia e Língua Portuguesa.

Aula sugerida para o ensino fundamental final e para o ensino médio.

 

 

Atividade 1. Sensibilização: vivemos num ambiente construído pelo trabalho e pela técnica

O professor deverá orientar os alunos para que formem grupos de cinco pessoas. Com caderno, lápis, e qualquer aparelho de telefonia móvel, a primeira tarefa dos alunos deverá ser a observação do seu entorno,a partir do seguinte roteiro:

 

Roteiro de observação do entorno

 

1. Fotografar e/ou descrever todas as manifestações reconhecidas pelo grupo, como resultado de um trabalho a sua volta, presente na sala de aula ou em qualquer local do ambiente escolar, ou mesmo no trajeto casa/escola. (Ex. construções, veículos, mobiliários, vestimentas, material escolar etc.)

 

2. Fotografar e/ou descrever todas as profissões e profissionais envolvidos na produção dessas manifestações identificadas no item 1. (Ex. arquitetos, engenheiros, pedreiros, metalúrgicos, pintores, estilistas, costureiras, marceneiros, carpinteiros, serventes, faxineiros etc.)

 

3. Descrever e/ou fotografar os recursos naturais supostamente necessários para a produção desses itens fotografados e/ou descritos. (Ex. minerais, couro, algodão etc.)

 

4. Descrever possíveis técnicas e fotografar (se possível) as ferramentas necessárias para a produção dos objetos observados.

 

5. Entrevistar alguns profissionais, solicitando que respondam as questões elencadas no quadro abaixo.

 

 

Quadro 1. Sugestão de questionário para entrevistas com profissionais identificados durante a atividade de observação

 

 

1. Nome................................................... Idade ................... Sexo ............. Profissão...................................

 

2. Há quanto tempo atua nessa profissão?

 

3. Quais são as suas obrigações nesse trabalho?

 

4. Em relação ao seu trabalho

a) possui jornada de trabalho de (  ) 8 horas diárias  (  ) 6 horas diárias  (  ) outra ..............

b) é (  ) patrão  (  )  empregado (  ) outro.

c) (  ) paga salário a outros trabalhadores (  ) recebe salário pago por alguém  (  ) desenvolve a atividade para si próprio, não pagando nem recebendo salário  (  ) outro

 

5. Para quem é empregado

a) frequentou ou frequenta algum curso profissionalizante? (  ) não. Por que?   (  ) sim. Qual?

a) tem direito a descanso semanal remunerado, férias, 13º salário? (  ) sim  (  ) não

b) tem carteira de trabalho assinada? (  ) sim  (  ) não

 

6. Em relação à formação profissional

(  ) possui curso específico na área em que atua.

(  ) aprendeu com os pais ou com outras pessoas.

(  ) aprendeu sozinho.

(  ) outros ..............................

 

 

As informações deverão ser organizadas em um cartaz (em cartolina branca ou papel pardo), utilizando imagens coletadas por eles mesmos e, se necessário, complementadas com figuras retiradas de jornais e revistas disponíveis na biblioteca da escola ou trazidas de casa, mediante prévia solicitação.

 

Os cartazes deverão ser fixados numa das paredes da sala, formando um mural. Os grupos deverão expor o resultado de suas observações, de modo que os alunos circulem entre os trabalhos, ouvindo e dando explicações.

 

Próximo ao conjunto dos cartazes o professor deverá fixar uma folha em branco tamanho A3. Em determinado momento, ele deverá solicitar a atenção da turma para a próxima atividade. Com um pincel atômico preto, o professor deverá anotar algumas palavras chave apontadas pelos alunos. (Ex.: trabalho, trabalhador, técnica, ferramentas, recursos naturais, transformação, atendimento das necessidades humanas, patrão, empregado, salário, capital etc.). A identificação de palavras chave contribui para reforçar o enfoque dado ao tema, apontando os conceitos que o estruturam.

 

 

Atividade 2. O trabalho nas diferentes sociedades

 

Os mesmos grupos formados anteriormente deverão, por sorteio, pesquisar os temas sugeridos no Quadro 2. Os resultados deverão ser socializados por meio de cartazes, que serão fixados ao lado daqueles elaborados na atividade 1. A ideia é traçar uma visão histórica e sociológica acerca das diferentes formas de organização do trabalho e como essa organização influenciava e/ou era influenciada pela cultura de quem o produzia.

 

As fontes de pesquisa indicadas para cada tema deverão ser lidas, interpretadas e sintetizadas pelos alunos. A síntese do conteúdo deverá ser representada (com ilustrações, legendas, e pequenos textos) em cartazes confeccionados em cartolina branca ou em papel pardo.

 

Os cartazes deverão ser fixados ao lado daqueles desenvolvidos na atividade 1, de modo a formar um painel paralelo. A ideia é facilitar a comparação das formas de organização do trabalho em diferentes momentos históricos.

 

 

Com a ajuda do professor de Língua Portuguesa, o professor deverá solicitar que um aluno voluntário escreva (à mão ou digitado), numa folha de papel tamanho A4, a etimologia, da palavra trabalho (citando a fonte de pesquisa). Essa folha deverá ser fixada próxima aos cartazes e o aluno deverá socializar a informação aos demais colegas.

 

 

Quadro 2. O trabalho nas diferentes sociedades: visão histórica e construção da cultura

 

Grupo 1. Trabalho no Egito Antigo

Egito

http://teiadosfatos.blogspot.com.br/2012/02/egito-antigo-dadiva-do-nilo.html

Fonte: Relações de trabalho no Egito antigo

http://historiandonanet07.wordpress.com/2012/06/06/relacoes-de-trabalho-no-antigo-egito/

 

 

 

Grupo 5. Trabalho na Europa Medieval

IMedia

http://ofrioquevemdosol.blogspot.com.br/2010/03/o-que-de-fato-move-o-pendulo-climatico.html

 

Fonte: Como era a vida na Idade Média

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/como-era-vida-idade-media-677615.shtml

 

 

 

Grupo 2. Trabalho na Grécia Antiga

Grécia

http://pt.slideshare.net/mariafimgomes/legado-grego

 

Fonte:O mundo do trabalho na sociedade grega

http://muraldoconhecimento.blogspot.com.br/2011/04/o-mundo-do-trabalho-na-sociedade-grega.html

 

 

Grupo 6. Trabalho na Ásia Oriental Medieval

 

Ásia

 

http://oridesmjr.blogspot.com.br/2013/05/os-grandes-imperios-medievais-da-asia.html

 

Fonte:Os grandes impérios medievais da Ásia Oriental http://oridesmjr.blogspot.com.br/2013/05/os-grandes-imperios-medievais-da-asia.html

 

Grupo 3. Mulher e trabalho no século XIX: a vida dentro de casa

 

Mulher

http://www.brasilescola.com/historiab/formas-trabalho-escravo-no-brasil.htm

 

Fonte: Mulher e trabalho

http://tecehistorias.blogspot.com.br/2009/04/mulher-e-trabalho-no-seculo-xix-xx.htmle Formas de trabalho escravo no Brasil http://www.brasilescola.com/historiab/formas-trabalho-escravo-no-brasil.htm

Grupo 7. Trabalho na América espanhola

 

AmEsp

http://portifoliovirtualsalesiano.blogspot.com.br/2012/09/2008-revisao-para-prova.html

 

Fonte:Formas de trabalho na América Hispânica

http://www.mundoeducacao.com/historia-america/formas-trabalho-na-america-hispanica.htm

 

 

Trabalho 4. Trabalho indígena

 

TrabInd

http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/alimentacao

 

Fonte: Alimentação http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/alimentacaoe Índios do Brasil: história, sociedade e cultura http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/ndios-no-brasil-histria-sociedade-e.html

 

 

 

Grupo 8. Trabalho escravo na América portuguesa

 

AmPort

http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2011/03/montagem-da-area-de-producao-acucareira.html

 

Fonte: Trabalho escravo na América portuguesa https://www.youtube.com/watch?v=LEL1hxqenA

 Escravidão na América portuguesa http://educacao.globo.com/historia/assunto/colonizacao-do-novo-mundo/escravidao-na-america-portuguesa.html

 

 

Quando os cartazes estiverem fixados na parede, como orientado na atividade 1, cada grupo deverá expor seu tema e ouvir a exposição dos colegas. O conjunto dos cartazes formará uma síntese interessante sobre o tema em estudo, enquanto o compartilhamento das informações contribuirá para a ampliação do conhecimento.

 

Com a contribuição do professor de História e Sociologia, os alunos deverão ser estimulados a responder os questionamentos sugeridos no destaque. As respostas deverão ser anotadas no caderno do aluno e servirão como subsídios para o momento da socialização dos resultados.

 

1. Identifique características que marcam as formas de organização do trabalho de cada grupo pesquisado nos temas.

2. Essas formas de organização do trabalho contribuíram, de alguma forma, para a construção da cultura desses grupos? Como se percebe isso?

3. Aponte algumas diferenças e semelhanças dessas culturas.

4. Identifique ferramentas e utensílios utilizados por esses grupos humanos.

5. Identifique a relação de cada grupo com a natureza.

6. Identifique formas de exploração do trabalho. Quem praticava?

7. Por que muitos trabalhadores eram explorados? Como reagiam a essa exploração?

8. Há evidências de exploração do trabalho nas comunidades indígenas? Comente.

9. Ainda é possível identificar algumas dessas formas de organização do trabalho nos dias atuais? Comente.

 

A socialização dos resultados deverá acontecer por meio de um debate, com os alunos organizados num único círculo. Todos deverão ser estimulados a falar. Para a conclusão da aula cada grupo deverá produzir uma redação (síntese) do que foi apreendido. Esta deverá seguir a estrutura do texto dissertativo-narrativo, com orientações do professor de Língua Portuguesa.

 

O professor poderá selecionar alguns textos para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

Recursos Complementares

Cultura e trabalho. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/01_cd_al.pdf

Espaço e técnica: o trabalho humano provocando arrumação e desarrumação socioambiental no planeta. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376

Produção do espaço, sistemas técnicos e divisão territorial do trabalho. Disponível em http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn119-63.htm

Sociologia da cultura. Disponível em http://estudosculturais.com/portal/apresentacao/plano-curricular/sociologia-da-cultura/

Trabalho, ciência e cultura. Disponível em http://www.sedu.es.gov.br/download/Texto_Trabalho_Ciencia_Cultura.pdf

Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as manifestações dos alunos: interesse, participação, pontualidade, domínio de conteúdo, e capacidade de interpretação, síntese e argumentação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.