03/11/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
- Reconhecer o dinamismo da ciência e das novas tecnologias na compreensão de fenômenos naturais.
- Reconhecer a inter-relação entre os elementos da natureza e sua influência nos diversos ambientes terrestres.
- Reconhecer impactos ambientais provocados pelas ações humanas e suas consequências sobre a organização econômica, social, e política da sociedade.
- Clima terrestre: distribuição espacial, elementos formadores e elementos modificadores
- Climas brasileiros: identificação, caracterização e localização espacial
- Massas de ar: definição e dinâmica das massas de ar que atuam no território brasileiro
Aula recomendada para o ciclo final do ensino fundamental e para o ensino médio. Será importante a participação dos professores de Língua Portuguesa e Artes.
http://www.multimediadeluxe.com/deluxe_news/noticia.asp?idConteudo=1123
Usando slides em Power point ou solicitando aos alunos para que acessem a fonte indicada acima, o professor deverá introduzir o tema, chamando a atenção dos alunos para um fenômeno ainda pouco conhecido: a formação e movimentação dos rios voadores.
Para conhecer o referido fenômeno, o professor deverá dividir a turma em dois grupos e a cada um deles será indicada uma matéria (sugerida na sequência) para leitura. As matérias deverão ser impressas ou acessadas diretamente pelo computador.
Os alunos deverão estar com o atlas geográfico em mãos para visualizar a localização e a dinâmica das massas de ar apontadas nas matérias recomendadas
Matéria 1: Rios voadores http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/
Matéria 2: Rios voadores no Brasil http://www.brasilescola.com/brasil/rios-voadores-amazonia.htm
Após a leitura dos textos, cada grupo deverá indicar dois colegas para apresentar a síntese das matérias lidas. A síntese será apresentada oralmente e as duas matérias se complementam. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o fenômeno em estudo.
O momento da apresentação das sínteses acontecerá com a turma organizada num único círculo. O professor deverá responder às dúvidas apresentadas e incentivar os alunos para que expressem suas opiniões sobre o fenômeno em estudo.
Após esta etapa o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou providenciar estrutura para projetar os vídeos documentários sugeridos.
Vídeo 1. Rios voadores Vídeo 2. Rios voadores e seca no Sudeste
Vídeo 1. http://www.multimediadeluxe.com/deluxe_news/noticia.asp?idConteudo=1123
Após a projeção os alunos deverão sentar-se em dupla para responder as questões propostas a seguir.
1, Descreva, sucintamente, o fenômeno tratado no vídeo. 2. Identifique as características e as massas de ar envolvidas no fenômeno apresentado. 3. Qual é o papel da ciência no fenômeno dos rios voadores? 4. Qual é o papel da floresta Amazônica na formação das massas de ar equatorial continental? 5. O desmatamento constante da Amazônia pode provocar alterações climáticas no Sudeste brasileiro, tornando o clima regional muito parecido com o clima do sertão nordestino. De acordo com as informações dispostas na reportagem esta afirmação é falsa ou verdadeira? Justifique. 6. Por que a escassez de água tem incomodado tanto a população paulista e paulistana? 7. Haveria reversão para o fenômeno crescente da seca no Sudeste brasileiro? Comente.
|
As respostas deverão ser anotadas no caderno e servirão como subsídios para a próxima atividade. Elas serão socializadas com a participação de todos os alunos, reforçando e ampliando o conhecimento sobre o fenômeno dos rios voadores em seus aspectos geográficos, sociais, econômicos, sociais, ambientais e políticos. Para isso, novamente deverá ser formado um único círculo.
http://professornilsonrocha.blogspot.com.br/
Mediados pelo professor, os alunos deverão identificar os segmentos sociais envolvidos com a temática da escassez de água em áreas historicamente bem irrigadas pelas chuvas: madeireiros e fazendeiros que desmatam; empresas que comercializam, exportam e transportam a madeira; segmentos econômicos que utilizam água; consumidores residenciais de água e de madeira; entidades e organizações voltadas à preservação ambiental; o Estado (nas três esferas: União, Estado e Municípios); cientistas e outros.
O professor deverá propor uma atividade com o seguinte tema: Crescimento econômico, desenvolvimento e preservação ambiental: essa convivência é possível?
A atividade consiste na organização de uma mesa redonda composta por alunos para atuarem como debatedores, representando cada um deles, um dos segmentos descritos no quadro a seguir.
Segmentos representados na mesa redonda 1. Concessionária pública de água numa grande metrópole 2. Governo Federal 3. Governo estadual 4. Indústrias 5. Agricultura familiar 6. Sindicato de trabalhadores da indústria 7. Agronegócio 8. ONG voltada à causa da preservação ambiental 9. Cientistas envolvidos com estudos sobre mudanças climáticas 10. Madeireiros, transportadores e consumidores de madeira 11. Outros |
Para subsidiar os argumentos apresentados por cada representante de segmento, serão formados grupos em número correspondente à quantidade de debatedores. Os grupos deverão organizar-se espontaneamente, a partir dos temas sugeridos acima. Dessa forma, considera-se que a composição dos grupos poderá ter números diferentes de membros. A ideia é dar liberdade para que se engajem em recortes temáticos do seu interesse.
Deverá ser estipulado um tempo para que os grupos encontrem subsídios na internet, jornais e revistas da biblioteca da escola, entrevistas com professores e especialistas de diversas áreas do conhecimento, entre outras fontes.
O critério estabelecido para a construção da argumentação será a identificação das funções e dos interesses de cada segmento, bem como as estratégias, recursos e instrumentos de cada um deles para operacionalizar e materializar seus interesses. As fontes de pesquisa poderão ser livres. No destaque, foram listadas algumas fontes de informações para o professor. Essa dinâmica tem o objetivo de trazer para o debate a diversidade de interesses e as diferentes estratégias de ação, o que, consequentemente, produz resultados divergentes.
Sugestões de fontes de informações para o professor
1. Concessionária pública de água numa grande metrópole Estatuto Social daSabesp: Órgão de defesa do consumidor vai acionar Promotoria contra a Sabesp:
2. Governo Federal Agência Nacional de Águas: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
3. Governo estadual Gestão integrada de recursos hídricos no Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_integrada_de_recursos_h%C3%ADdricos_no_Brasil
4. Indústrias Conheça os danos causados por efluentes não tratados: http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/350779/Conhe-a-os-danos-causados-pelos-efluentes-n-o-tratados Gestão ambiental na empresa: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/a_gestao_ambiental_na_empresa.html
5. Agricultura familiar Sustentabilidade social e ambiental na agricultura familiar: http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/agriculturafamiliar.pdf
6. Sindicalismo e meio ambiente Mulheres trabalhadoras e meio ambiente: um olhar feminino sobre o sindicalismo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/15809 Meio ambiente:nova pauta do sindicalismo: http://www.revistaforum.com.br/blog/2009/08/meio_ambiente_nova_pauta_do_sindicalismo/
7. Agronegócio A dinâmica do agronegócio e seus impactos sobre a Amazônia: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/viewArticle/277 Impactos ambientais gerais do agronegócio: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/impactos-ambientais-gerais-do-agronegocio/
8. ONG voltada à causa da preservação ambiental Qual o papel das ONG ambientais na história? http://www.fragmaq.com.br/blog/papel-ongs-ambientais-historia/ Como as ONG ambientais influenciam na política: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402012000100004
9. Cientistas envolvidos com estudos sobre mudanças climáticas Entenda o que é IPCC e suas conclusões: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2072927-EI8278,00.html Climatologista Carlos Nobre explica IPCC:https://www.youtube.com/watch?v=bvCWYcFCC5A
10. Madeireiros, transportadores e consumidores de madeira Atividade madeireira na Amazônia brasileira: produção, receita e mercado: http://www.mma.gov.br/estruturas/sfb/_arquivos/miolo_resexec_polo_03_95_1.pdf Amazonas discute a crise do setor madeireiro na região: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Amazonas-discute-a-crise-do-setor-madeireiro-na-regiao/ Madeireiros ilegais desafiam combate ao desmatamento na Amazônia: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_amazonia_madeira_sb_pai.shtml
|
Informações sobre estrutura e organização de mesas redondas podem ser encontradas em Dinâmica de grupo – mesa redonda. Disponível em http://celso-gomes.blogspot.com.br/2008/01/dinmicas-em-grupo-mesa-redonda.html
Após as apresentações deverá ser aberto um debate, provavelmente com a seguinte caracterização: dúvidas, indignações, denúncias, relatos de experiências bem sucedidas divulgadas principalmente pela mídia, entre outras manifestações.
O professor deverá conduzir o fechamento do debate retomando o questionamento que tematiza o debate: Crescimento econômico, desenvolvimento e preservação ambiental: essa convivência é possível?
Além das opiniões orais, os alunos deverão ser estimulados a sintetizar seu aprendizado em diferentes linguagens, sendo que cada grupo (por escolha ou por sorteio) desenvolverá uma das linguagens sugeridas no destaque.
Uso de diferentes linguagens (verbal e não verbal) para representação do tema debatido. - Charge ou cartum - Paródia de uma música conhecida - Versos em literatura de cordel - Versos em literatura clássica - Vídeo documentário - Texto dissertativo-narrativo - Texto jornalístico - Desenho livre - Roteiro para entrevista de rádio (com perguntas e respostas a um dos representantes dos segmentos envolvidos) - Crônica - Outras formas de linguagem
Obs: Os professores de Língua Portuguesa e de Artes deverão instrumentalizar os alunos para as produções sugeridas.
|
Os trabalhos deverão ser socializados de modo criativo, sempre respeitando a liberdade de expressão dos alunos. Eles deverão indicar a escolha: em sala, com apresentações de cada grupo; convidando outra turma para compartilhar de seus trabalhos; ou de outras formas. Alguns trabalhos poderão ser selecionados para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.
Crescimento e desenvolvimento econômico. Disponível emhttp://www.bresserpereira.org.br/Papers/2007/07.22.CrescimentoDesenvolvimento.Junho19.2008.pdf
Desmatamento pode alterar clima, diz idealizador do projeto Rios voadores. Disponível em http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/09/desmatamento-pode-alterar-clima-diz-idealizador-do-projeto-rios-voadores.html
Mesa redonda de pesquisa-ação. Guias de orientação. Disponível em http://www.enap.gov.br/downloads/guias_orientacao_mrpa.txt.pdf
Novo impacto do IPCC trará grande impacto. Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/2013/08/29/novo-relatorio-do-ipcc-tera-grande-impacto-diz-carlos-nobre/
Racionamento da água não é culpa de São Pedro. Disponível em http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/09/09/racionamento-de-agua-nao-e-culpa-de-sao-pedro-diz-onu.htm(detalhar também o que é volume morto)
Um olhar interdisciplinar sobre a seca em São Paulo. Disponível em http://www.iea.usp.br/noticias/um-olhar-interdisciplinar-sobre-a-seca-em-sao-paulo
Sudeste pode ‘aprender com Nordeste’ a lidar com a seca. Disponível emhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140820_crise_agua_nordeste_sudeste_rb.shtml
O professor deverá estar atento à participação e envolvimento dos alunos. Alguns critérios de avaliação poderão ser estabelecidos e apresentados antes de cada atividade e as notas ou menções serão atribuídas a partir deles.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/11/2014
Cinco estrelasMuito bom seu plano de aula!!!!!!