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O fenômeno dos rios voadores e sua relação com a seca no Sudeste brasileiro

 

03/11/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o dinamismo da ciência e das novas tecnologias na compreensão de fenômenos naturais.

- Reconhecer a inter-relação entre os elementos da natureza e sua influência nos diversos ambientes terrestres.

- Reconhecer impactos ambientais provocados pelas ações humanas e suas consequências sobre a organização econômica, social, e política da sociedade.

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Clima terrestre: distribuição espacial, elementos formadores e elementos modificadores

 

- Climas brasileiros: identificação, caracterização e localização espacial

 

- Massas de ar: definição e dinâmica das massas de ar que atuam no território brasileiro

Estratégias e recursos da aula

Aula recomendada para o ciclo final do ensino fundamental e para o ensino médio. Será importante a participação dos professores de Língua Portuguesa e Artes.

 

Atividade 1. Conhecendo os fundamentos do tema

 

  Voa1  voa5

http://www.multimediadeluxe.com/deluxe_news/noticia.asp?idConteudo=1123

 

Usando slides em Power point ou solicitando aos alunos para que acessem a fonte indicada acima, o professor deverá introduzir o tema, chamando a atenção dos alunos para um fenômeno ainda pouco conhecido: a formação e movimentação dos rios voadores.

 

Para conhecer o referido fenômeno, o professor deverá dividir a turma em dois grupos e a cada um deles será indicada uma matéria (sugerida na sequência) para leitura. As matérias deverão ser impressas ou acessadas diretamente pelo computador.

 

Os alunos deverão estar com o atlas geográfico em mãos para visualizar a localização e a dinâmica das massas de ar apontadas nas matérias recomendadas

 

Matéria 1: Rios voadores http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/

Matéria 2: Rios voadores no Brasil http://www.brasilescola.com/brasil/rios-voadores-amazonia.htm

 

Após a leitura dos textos, cada grupo deverá indicar dois colegas para apresentar a síntese das matérias lidas. A síntese será apresentada oralmente e as duas matérias se complementam. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o fenômeno em estudo.

 

O momento da apresentação das sínteses acontecerá com a turma organizada num único círculo. O professor deverá responder às dúvidas apresentadas e incentivar os alunos para que expressem suas opiniões sobre o fenômeno em estudo.

 

Após esta etapa o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou providenciar estrutura para projetar os vídeos documentários sugeridos.

 

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Vídeo 1. Rios voadores                                                                                Vídeo 2. Rios voadores e seca no Sudeste

Vídeo 1. http://www.multimediadeluxe.com/deluxe_news/noticia.asp?idConteudo=1123

Vídeo 2. http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/veja-o-que-as-queimadas-na-amazonia-tem-a-ver-com-a-seca-em-sao-paulo/3599395/

 

Após a projeção os alunos deverão sentar-se em dupla para responder as questões propostas a seguir.

 

1, Descreva, sucintamente, o fenômeno tratado no vídeo.

2. Identifique as características e as massas de ar envolvidas no fenômeno apresentado.

3. Qual é o papel da ciência no fenômeno dos rios voadores?

4. Qual é o papel da floresta Amazônica na formação das massas de ar equatorial continental?

5. O desmatamento constante da Amazônia pode provocar alterações climáticas no Sudeste brasileiro, tornando o clima regional muito parecido com o clima do sertão nordestino. De acordo com as informações dispostas na reportagem esta afirmação é falsa ou verdadeira? Justifique.

6. Por que a escassez de água tem incomodado tanto a população paulista e paulistana?

7. Haveria reversão para o fenômeno crescente da seca no Sudeste brasileiro? Comente.

 

 

As respostas deverão ser anotadas no caderno e servirão como subsídios para a próxima atividade. Elas serão socializadas com a participação de todos os alunos, reforçando e ampliando o conhecimento sobre o fenômeno dos rios voadores em seus aspectos geográficos, sociais, econômicos, sociais, ambientais e políticos. Para isso, novamente deverá ser formado um único círculo.

 

Atividade 2. O conhecimento, a identificação dos segmentos envolvidos, e a busca de solução

 

voa4

http://professornilsonrocha.blogspot.com.br/

 

Mediados pelo professor, os alunos deverão identificar os segmentos sociais envolvidos com a temática da escassez de água em áreas historicamente bem irrigadas pelas chuvas: madeireiros e fazendeiros que desmatam; empresas que comercializam, exportam e transportam a madeira; segmentos econômicos que utilizam água; consumidores residenciais de água e de madeira; entidades e organizações voltadas à preservação ambiental; o Estado (nas três esferas: União, Estado e Municípios); cientistas e outros.

 

O professor deverá propor uma atividade com o seguinte tema: Crescimento econômico, desenvolvimento e preservação ambiental: essa convivência é possível?

 

A atividade consiste na organização de uma mesa redonda composta por alunos para atuarem como debatedores, representando cada um deles, um  dos  segmentos descritos no quadro a seguir.

 

Segmentos representados na mesa redonda

1. Concessionária pública de água numa grande metrópole

2. Governo Federal

3. Governo estadual

4. Indústrias

5. Agricultura familiar

6. Sindicato de trabalhadores da indústria

7. Agronegócio

8. ONG voltada à causa da preservação ambiental

9. Cientistas envolvidos com estudos sobre mudanças climáticas

10. Madeireiros, transportadores e consumidores de madeira

11. Outros

 

Para subsidiar os argumentos apresentados por cada representante de segmento, serão formados grupos em número correspondente à quantidade de debatedores. Os grupos deverão organizar-se espontaneamente, a partir dos temas sugeridos acima. Dessa forma, considera-se que a composição dos grupos poderá ter números diferentes de membros. A ideia é dar liberdade para que se engajem em recortes temáticos do seu interesse.

 

Deverá ser estipulado um tempo para que os grupos encontrem subsídios na internet, jornais e revistas da biblioteca da escola, entrevistas com professores e especialistas de diversas áreas do conhecimento, entre outras fontes.

 

O critério estabelecido para a construção da argumentação será a identificação das funções e dos interesses de cada segmento, bem como as estratégias, recursos e instrumentos de cada um deles para operacionalizar e materializar seus interesses. As fontes de pesquisa poderão ser livres. No destaque, foram listadas algumas fontes de informações para o professor. Essa dinâmica tem o objetivo de trazer para o debate a diversidade de interesses e as diferentes estratégias de ação, o que, consequentemente, produz resultados divergentes.

 

 

Sugestões de fontes de informações para o professor

 

     1.  Concessionária pública de água numa grande metrópole

Estatuto Social daSabesp: 

http://www.sabesp.com.br/sabesp/filesmng.nsf/2E2CE66D83F409BE832574CD006A6A20/$File/estatuto_social.pdf

Órgão de defesa do consumidor vai acionar Promotoria contra a Sabesp: 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1532302-orgao-de-defesa-do-consumidor-vai-acionar-promotoria-contra-sabesp.shtml

 

2.      Governo Federal

Agência Nacional de Águas: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx

 

3.      Governo estadual

Gestão integrada de recursos hídricos no Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_integrada_de_recursos_h%C3%ADdricos_no_Brasil

 

4.      Indústrias

Conheça os danos causados por efluentes não tratados: http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/350779/Conhe-a-os-danos-causados-pelos-efluentes-n-o-tratados

Gestão ambiental na empresa: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/a_gestao_ambiental_na_empresa.html

 

5.      Agricultura familiar

Sustentabilidade social e ambiental na agricultura familiar:

http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/agriculturafamiliar.pdf

 

6.      Sindicalismo e meio ambiente

Mulheres trabalhadoras e meio ambiente: um olhar feminino sobre o sindicalismo:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/15809

Meio ambiente:nova pauta do sindicalismo: http://www.revistaforum.com.br/blog/2009/08/meio_ambiente_nova_pauta_do_sindicalismo/

 

7.      Agronegócio

A dinâmica do agronegócio e seus impactos sobre a Amazônia:

http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/viewArticle/277

Impactos ambientais gerais do agronegócio: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/impactos-ambientais-gerais-do-agronegocio/

 

8.      ONG voltada à causa da preservação ambiental

Qual o papel das ONG ambientais na história? http://www.fragmaq.com.br/blog/papel-ongs-ambientais-historia/

Como as ONG ambientais influenciam na política: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402012000100004

 

9.      Cientistas envolvidos com estudos sobre mudanças climáticas

Entenda o que é IPCC e suas conclusões: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2072927-EI8278,00.html

Climatologista Carlos Nobre explica IPCC:https://www.youtube.com/watch?v=bvCWYcFCC5A

 

10.  Madeireiros, transportadores e consumidores de madeira

Atividade madeireira na Amazônia brasileira: produção, receita e mercado: 

http://www.mma.gov.br/estruturas/sfb/_arquivos/miolo_resexec_polo_03_95_1.pdf

Amazonas discute a crise do setor madeireiro na região: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Amazonas-discute-a-crise-do-setor-madeireiro-na-regiao/

Madeireiros ilegais desafiam combate ao desmatamento na Amazônia: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_amazonia_madeira_sb_pai.shtml

 

 

Informações sobre estrutura e organização de mesas redondas podem ser encontradas em Dinâmica de grupo – mesa redonda. Disponível em http://celso-gomes.blogspot.com.br/2008/01/dinmicas-em-grupo-mesa-redonda.html

 

Após as apresentações deverá ser aberto um debate, provavelmente com a seguinte caracterização: dúvidas, indignações, denúncias, relatos de experiências bem sucedidas divulgadas principalmente pela mídia, entre outras manifestações.

 

O professor deverá conduzir o fechamento do debate retomando o questionamento que tematiza o debate: Crescimento econômico, desenvolvimento e preservação ambiental: essa convivência é possível?

 

Além das opiniões orais, os alunos deverão ser estimulados a sintetizar seu aprendizado em diferentes linguagens, sendo que cada grupo (por escolha ou por sorteio) desenvolverá uma das linguagens sugeridas no destaque.

 

Uso de diferentes linguagens (verbal e não verbal) para representação do tema debatido.

- Charge ou cartum

- Paródia de uma música conhecida

- Versos em literatura de cordel

- Versos em literatura clássica

- Vídeo documentário

- Texto dissertativo-narrativo

- Texto jornalístico

- Desenho livre

- Roteiro para entrevista de rádio (com perguntas e respostas a um dos representantes dos segmentos envolvidos)

- Crônica

- Outras formas de linguagem

 

Obs: Os professores de Língua Portuguesa e de Artes deverão instrumentalizar os alunos para as produções sugeridas.

 

 

Os trabalhos deverão ser socializados de modo criativo, sempre respeitando a liberdade de expressão dos alunos. Eles deverão indicar a escolha: em sala, com apresentações de cada grupo; convidando outra turma para compartilhar de seus trabalhos; ou de outras formas. Alguns trabalhos poderão ser selecionados para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

Recursos Complementares

Crescimento e desenvolvimento econômico. Disponível emhttp://www.bresserpereira.org.br/Papers/2007/07.22.CrescimentoDesenvolvimento.Junho19.2008.pdf

Desmatamento pode alterar clima, diz idealizador do projeto Rios voadores. Disponível em http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/09/desmatamento-pode-alterar-clima-diz-idealizador-do-projeto-rios-voadores.html

Mesa redonda de pesquisa-ação. Guias de orientação. Disponível em http://www.enap.gov.br/downloads/guias_orientacao_mrpa.txt.pdf

Novo impacto do IPCC trará grande impacto. Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/2013/08/29/novo-relatorio-do-ipcc-tera-grande-impacto-diz-carlos-nobre/

Racionamento da água não é culpa de São Pedro. Disponível em http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/09/09/racionamento-de-agua-nao-e-culpa-de-sao-pedro-diz-onu.htm(detalhar também o que é volume morto)

Um olhar interdisciplinar sobre a seca em São Paulo. Disponível em http://www.iea.usp.br/noticias/um-olhar-interdisciplinar-sobre-a-seca-em-sao-paulo

Sudeste pode ‘aprender com Nordeste’  a lidar com a seca. Disponível emhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140820_crise_agua_nordeste_sudeste_rb.shtml

Avaliação

O professor deverá estar atento à participação e envolvimento dos alunos. Alguns critérios de avaliação poderão ser estabelecidos e apresentados antes de cada atividade e as notas ou menções serão atribuídas a partir deles.

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