Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alergias: quando o sistema imunológico grita

 

14/11/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o que são as alergias e porque elas acontecem.

  • Explicitar como é desencadeado e evolui um processo alérgico.

  • Diferenciar alergia e intolerância a um determinado produto/substância.

  • Enumerar os principais tipos de alergias.

  • Explicar como lidar, prevenir e tratar as alergias.

  • Identificar os sinais e sintomas principais das alergias e do choque anafilático.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema imunológico.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo e produção de textos; pesquisas de campo e na internet; seminários; coleta e tabulação de dados; elaboração de relatórios de pesquisa; publicação de produção em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos, vídeos e imagens digitais.

http://3.bp.blogspot.com/_jQ0Wjq79W3s/S8Nuh6uWDmI/AAAAAAAAAYI/sBj0J8Vaa2I/s1600/rinite.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_jQ0Wjq79W3s/S8Nuh6uWDmI/AAAAAAAAAYI/sBj0J8Vaa2I/s1600/rinite.jpg. Acesso em 04/11/2014.

Módulo 1- Introdução

Atividade 1- Vídeo reportagem

Sugerimos que o professor aborde o tema por meio de uma reportagem, disponibilizada em forma de vídeo.

GLOBO TV/FANTÁSTICO. Alergia à proteína do leite pode ser provocada por vários produtos. Duração: 6min46seg.  Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/alergia-a-proteina-do-leite-pode-ser-provocada-por-varios-produtos/3722449/. Acesso em 01/11/2014.

O professor deverá salvar o vídeo previamente em seu computador e projetá-lo para toda a turma utilizando o aparelho data show.

Após a projeção deverá estabelecer um diálogo com os alunos questionando: i) alguém de vocês tem alergia ao leite e derivados? ii) E outras formas de alergia? iii) O que é uma alergia? iv) Quais são os sintomas de uma crise alérgica?

Deverá ouvir dos alunos suas experiências e conceitos prévios sobre alergias, ao leite ou outras, e prosseguir elaborando novas perguntas a partir das respostas. 

Atividade 2- Enquete em sala de aula 

Para sistematizar essas informações deverá fazer uma enquete, entregando a cada aluno as perguntas digitadas, com espaço para que possam responder.

  • Você tem alergia? (   ) Não.  (     ) Sim. Em caso afirmativo, qual é o tipo de alergia? ______________________________________________________

Assim que responderem, deverá fazer registros no quadro. Terminados os registros, deverá fazer a tabulação destes dados juntamente com os alunos, no quadro.

Estes dados deverão ser esboçados em forma de gráficos, posteriormente, no Laboratório de Informática, juntamente com os outros, resultantes da enquete que os alunos farão na comunidade escolar. 

Para finalizar esta atividade, os alunos deverão ser organizados em grupos para que discutam e elaborem conclusões parciais sobre os dados da enquete em sala de aula. Deverão registrar as considerações do grupo e enviar ao professor para avaliação, por e-mail.

Módulo 2- Fundamentação teórica

Atividade 1- Vídeos

Para iniciar a fundamentação teórica sobre as alergias, sugerimos os vídeos abaixo elencados.

 

PROGRAMA CAMPUS. Programa Campus – Alergia. Duração: 8min23seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i32m-9s0d1Y. Acesso em 01/11/2014.

 

GLOBO NEWS. Alergia Alimentar Globo News parte 1. Duração 12 min09seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=urvi23Pm1iY. Acesso em 01/11/2014.

 

____________. Alergia Alimentar Globo News parte 2. Duração 12min07seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iwGLlEHL3gY. Acesso em 01/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de questões, como as sugeridas a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão entre os alunos.

Questões para discussão dos vídeos

  • O que são alergias?

  • Quais são as formas de alergia citadas nos vídeos?

  • Quais são os tipos de alergias mais comuns?

  • Em crianças, quais são as alergias são mais comuns?

  • Quais alimentos são mais comumente causadores de alergias?

  • Como lidar com/prevenir as alergias?

  • As alergias alimentares em crianças persistem por toda a vida? Explique?

  • Como é feito o tratamento das alergias alimentares?

  • O que pode estar contribuindo para o aumento de casos de alergias alimentares?

  • O que caracteriza doença celíaca?

  • Que dificuldades enfrentam, de modo geral, pessoas que têm alergia ou intolerância alimentar?

Atividade 2- Textos

Dando continuidade à fundamentação teórica, sugerimos os textos indicados a seguir.

 

ABC.MED.BR. Alergias: por que existem? Quais são as causas? Como evitar ou tratar? Disponível em: http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/307740/alergias+por+que+existem+quais+sao+as+causas+como+evitar+ou+tratar.htm. Acesso em 04/11/2014.

 

BERTONI, Luiz Carlos. O sistema imune e as alergias. [PDF]. Disponível em: http://arquivos.intersoft.net.br/alergiarespiratoria/78.pdf. Acesso em 04/11/2014.

 

ABC.MED.BR. Como acontece a anafilaxia? Disponível em: http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/534079/como+acontece+a+anafilaxia.htm. Acesso em 04/11/2014.

 

OLIVEIRA, Andreza. Choque anafilático: sintomas causas e tratamento. Disponível em: http://doutissima.com.br/2014/02/20/choque-anafilatico-sintomas-causas-e-tratamento-46976/. Acesso em 04/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador e imprimi-los disponibilizando uma cópia para cada aluno.

O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de questões, como as sugeridas a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão dos textos entre os alunos.

 

Questões para discussão dos textos

 

  • Por as alergias existem?

  • Como é desencadeado e evolui um processo alérgico?

  • Qual é a diferença básica entre alergia e intolerância a um determinado produto/substância?

  • Quais são os principais tipos de alergias?

  • Como lidar/prevenir as alergias?

  • Como podem ser tratados alguns tipos de alergias?

  • Quais são os sinais e sintomas principais das alergias?

  • O que é o choque anafilático ou anafilaxia? Quando acontece?

  • Quais são os sintomas e os cuidados com a pessoa em choque anafilático?

 

Atividade 4- Discussão dos vídeos e dos textos

A discussão dos vídeos e dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões para registros propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Fechamento da discussão

Cabe ao professor realizar o fechamento da discussão, chamando a atenção para aspectos centrais no conteúdo estudado e fazendo uma síntese do mesmo. Sugerimos que utilize a imagem abaixo, que resume o mecanismo orgânico do sistema de defesa atuando em casos de alergias, explorando o esquema didático.

 

http://3.bp.blogspot.com/-If9f6Z4j49g/TlJHsKCPdLI/AAAAAAAABH0/NMhcb0YRTnc/s1600/alergias+pertubam+o+humor+-+Fapesp.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-If9f6Z4j49g/TlJHsKCPdLI/AAAAAAAABH0/NMhcb0YRTnc/s1600/alergias+pertubam+o+humor+-+Fapesp.jpg. Acesso em 04/11/2014.

 

Sugerimos que o professor faça, também, uma síntese dos tipos de alergia, de acordo com as informações presentes no texto "BERTONI, Luiz Carlos. O sistema imune e as alergias.[PDF]. Disponível em: http://arquivos.intersoft.net.br/alergiarespiratoria/78.pdf. Acesso em 04/11/2014", lido anteriormente pelos alunos.

Tipos de Alergia

  1. Respiratórias: Rinite alérgica e asma (bronquite).
  2. Ocular: Conjuntivite alérgica.
  3. Dermatológicas: Dermatite atópica (eczema atópico); Dermatite de contato; Urticária; Angiodema.
  4. Reativas: Alimentos, medicamentos, picada de insetos, pólens, pelos de animais.

Frequência das alergias
Segundo exames epidemiológicos, 20-30% da população de países industrializados manifestam sintomas alérgicos. Os dados abaixo variam de autor para
autor e da época em que foi feito o levantamento/estimativa.
 

Alergia Prevalência na população
Rinite alérgica: 10-15%
Dermatite atópica: 10%
Urticária alérgica: 10%
Asma brônquica: 5-10%
Alergia a alimentos: 2%

 

 

http://yanomeduelelaespalda.es/wp-content/uploads/Alergias.jpg

Imagem disponível em: http://yanomeduelelaespalda.es/wp-content/uploads/Alergias.jpg. Acesso em 04/11/2014.

Módulo 3- Ampliando conhecimentos

Atividade 1- Pesquisa na internet: leituras e registros

Para que os alunos tenham acesso a mais informações sobre as formas mais recorrentes de alergias com vistas à ampliação na construção de seu aporte teórico sobre o tema, sugerimos que façam pesquisas na internet.

O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear entre eles os textos abaixo sugeridos. Se sentirem necessidade ou curiosidade, os alunos poderão procurar outros na rede, por meio de um programa de busca, como o Google. Devem ter o cuidado de selecionar textos publicados em sítios confiáveis.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Cada aluno deverá fazer registros daquilo que considerar mais importante e fazer uma síntese de cada texto.

Textos e endereços para acesso

Grupo 1- Rinite alérgica

NEWS.MED.BR. Uso de anticoncepcional antes da gravidez aumenta risco de filhos com rinite alérgica. Disponível em: http://www.news.med.br/p/medical-journal/10454/uso+de+anticoncepcional+antes+da+gravidez+aumenta+risco+de+filhos+com+rinite+alergica.htm. Acesso em 04/11/2014.

­­

 

__________. Apoio aos pacientes: Rinite - O que fazer com este incômodo? Disponível em: http://www.news.med.br/p/para-pacientes/802/apoio+aos+pacientes+rinite+o+que+fazer+com+este+incomodo.htm. Acesso em 04/11/2014.

 

VARELLA, Dráuzio. Rinite alérgica. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/respirar/rinite-alergica/. Acesso em 04/11/2014.

 

COF. Rinite alérgica. Disponível em: http://www.otorrinofloripa.com.br/?pageContent=informativosInfN1_mat12. Acesso em 04/11/2014.

 

Grupo 2- Alergia alimentar

MINHA VIDA. Alergia alimentar. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/alergia-alimentar. Acesso em 04/11/2014.

 

TAVARES, Paula. Você sabe diferenciar alergia ao leite de intolerância à lactose? Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15302-voce-sabe-diferenciar-alergia-ao-leite-de-intolerancia-a-lactose. Acesso em 04/11/2014.

 

RAIMUNDO, José. Alérgica quase morre ao parar em frente à lanchonete e sentir o cheiro de ovo. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/05/alergica-quase-morre-ao-parar-em-frente-lanchonete-e-sentir-o-cheiro-de-ovo.html. Acesso em 04/11/2014.

 

TORQUATO, Gilmar. Alergia alimentar. Por que acontece? Cresce no país alergia a produtos como ovo e trigo. Disponível em: http://www.lersaude.com.br/alergia-alimentar-por-que-acontece-cresce-no-pais-alergia-a-produtos-como-ovo-e-trigo/. Acesso em 04/11/2014.

 

NEWS.MED.BR. Crianças que nascem no inverno e no outono tem mais alergia alimentar, devido à menor concentração de vitamina D no organismo, segundo estudo publicado no Annals of Allergy, Asthma & Immunology. Disponível em: http://www.news.med.br/p/medical-journal/58199/criancas+que+nascem+no+inverno+e+no+outono+tem+mais+alergia+alimentar+devido+a+menor+concentracao+de+vitamina+d+no+organismo+segundo+estudo+publicado+no+annals+of+allergy+asthma+amp+immunology.htm. Acesso em 04/11/2014.

Grupo 3- Urticária alérgica

VARELLA, Dráuzio. Urticária. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/u/urticaria/. Acesso em 04/11/2014.

 

SBD. Urticária. Disponível em: http://www.sbd.org.br/doencas/urticaria/. Acesso em 04/11/2014.

 

MINHA VIDA. Urticária. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/urticaria. Acesso em 04/11/2014.

Grupo 4- Dermatite de contato alérgica

SBD. Dermatite de contato. Disponível em: http://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-de-contato/. Acesso em 04/11/2014.

 

MARÇON, Carolina. Dermatite de contato. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dermatite-de-contato. Acesso em 04/11/2014.

 

VIANA, Aleksana. Dermatite alérgica. Disponível em: http://www.tuasaude.com/dermatite-alergica/. Acesso em 04/11/2014.

 

PINHEIRO, Pedro. Dermatite de contato: alergia na pele. Disponível em: http://www.mdsaude.com/2013/12/dermatite-contato.html. Acesso em 04/11/2014.

Grupo 5 - Dermatite atópica

ABC.MED.BR. Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é? Disponível em: http://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/39063/dermatite+atopica+ou+eczema+atopico+o+que+e.htm. Acesso em 03/11/2014.

 

VARELLA, Dráuzio. Dermatite atópica. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/d/dermatite-atopica/. Acesso em 03/11/2014.

 

SILVA, Cláudia Márcia de Resende. Dermatite atópica. Disponível em: http://www.sbdmg.org.br/dicas-de-saude/dermatite-atopica/. Acesso em 03/11/2014.

 

NEWS.MED.BR. Uso precoce de antibióticos pode aumentar o risco de eczema, de acordo com revisão publicada pelo British Journal of Dermatology. Disponível em: http://www.news.med.br/p/medical-journal/364884/uso+precoce+de+antibioticos+pode+aumentar+o+risco+de+eczema+de+acordo+com+revisao+publicada+pelo+british+journal+of+dermatology.htm. Acesso em 03/11/2014.

Grupo 6- Asma brônquica

MEDIPÉDIA. Asma brônquica. Disponível em: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=211. Acesso em 03/11/2014.

 

LETI. O que é asma alérgica?. Disponível em: http://alergia.leti.com/pt/asma-al%C3%A9rgica_15953. Acesso em 03/11/2014.

 

VARELLA, Dráuzio. Asma. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/asma-4/. Acesso em 03/11/2014.

 

ABC.MED.BR. Asma: prevenção e tratamento. Disponível em: http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/30763/asma+prevencao+e+tratamento.htm. Acesso em 03/11/2014.

 

http://2.bp.blogspot.com/_AjoO5ATAD2g/Sj8Ii3DdUMI/AAAAAAAABlk/oMk-eBGxSws/s400/espirro.JPG

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_AjoO5ATAD2g/Sj8Ii3DdUMI/AAAAAAAABlk/oMk-eBGxSws/s400/espirro.JPG. Acesso em 04/11/2014.

 

Atividade 2- Discussão dos textos em grupos

Terminada a leitura e os registros individuais, os alunos do mesmo grupo deverão se reunir para discutir o conteúdo estudado. Cada aluno deverá manter seus registros e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado, contendo as sínteses dos textos, e enviar ao professor, por e-mail para avaliação.  

 

Atividade 3- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão e a estruturação do consolidado dos textos, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio o  programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 4 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

 

Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.

 

NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 03/11/2014.

Atividade 5- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto dissertativo/argumentativo com o tema: alergias: quando o sistema imunológico grita.

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

 

  • O que são as alergias.

  • Causas das alergias.

  • Como é desencadeado e evolui um processo alérgico.

  • Diferença básica entre alergia e intolerância a um determinado produto/substância.

  • Principais tipos de alergias.

  • Como lidar/prevenir e tratar as alergias.

  • Principais sinais e sintomas das alergias.

  • O que é e como lidar com o choque anafilático.

 

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 03/11/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Posteriormente, este texto será utilizado na produção do relatório de pesquisa.

 

 

http://www.lersaude.com.br/wp-content/uploads/2013/11/20121127125621266444o.jpg

Imagem disponível em: http://www.lersaude.com.br/wp-content/uploads/2013/11/20121127125621266444o.jpg. Acesso em 03/11/2014.

http://www.lersaude.com.br/wp-content/uploads/2013/11/alergia-470x330.jpg

Imagem disponível em: http://www.lersaude.com.br/wp-content/uploads/2013/11/alergia-470x330.jpg. Acesso em 03/11/2014.

Módulo 3- Produção de conhecimentos: pesquisa

Atividade 1- Enquete: coleta de dados

Os alunos deverão pesquisar, por meio de uma enquete, quais são as formas de alergia presentes na população escolar, incluindo pais e familiares. Cada aluno deverá entrevistar 10 pessoas, que deverão responder à enquete, por escrito. O entrevistado deverá receber dos alunos as perguntas digitadas, com espaço para que possam responder.

  • Você tem alergia? (   ) Não.  (     ) Sim. Em caso afirmativo, qual é o tipo de alergia? ______________________________________________________

Atividade 2-  Tabulação dos dados

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas. Os alunos deverão incluir neste momento, os dados da enquete realizada pelo professor em sala de aula no módulo 1, fazendo um gráfico específico da ocorrência de alergias na turma.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

 

Atividade 3 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma e discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado. O professor deverá solicitar aos alunos que cada grupo passe, por escrito, as suas informações e gráficos para os demais, de modo que todos tenham acesso aos resultados parciais de cada grupo e possam somá-los aos de toda a turma, obtendo assim os dados gerais da pesquisa. Todos estes registros deverão ser utilizados posteriormente na elaboração das conclusões da pesquisa.

  

Atividade 4- Elaboração de relatórios de pesquisa

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa e pelos resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções.

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Para produção da justificativa, os alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades anteriores e o texto produzido no módulo 3.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor/título do texto/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 03/11/2014.

 

Atividade 5 - Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões dos vídeos dos textos e os relatórios de pesquisa, após serem corrigidos pelo professor, deverá ser postada no blog ou site da escola. Professor e alunos deverão se empenhar nesta tarefa, desenvolvendo-a em conjunto. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 04/11/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

 

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

http://3.bp.blogspot.com/-KRqd6OhKTKs/T2ebkDvw5nI/AAAAAAAAA0E/Jg5Wn28OT6g/s640/TIPOS+DE+ALERGIA.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-KRqd6OhKTKs/T2ebkDvw5nI/AAAAAAAAA0E/Jg5Wn28OT6g/s640/TIPOS+DE+ALERGIA.jpg. Acesso em 03/11/2014.

Recursos Complementares

SOARES, Jéssica. 7 casos de alergias incomuns. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/7-casos-de-doencas-incomuns/. Acesso em 03/11/2014.

GIRALDI, Alice. Processo desafiante. Disponível em: http://www.segmentofarma.com.br/portal/textos.asp?codigo=11671. Acesso em 03/11/2014.

CAMARGOS, Paulo Augusto Moreira; et al. Asma e rinite alérgica como expressão de uma única doença: um paradigma em construção. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572002000800003&script=sci_arttext. Acesso em 03/11/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os consolidados das discussões dos vídeos e dos textos; iii) os gráficos da tabulação dos dados; iv) os questionários, as apresentações e os relatórios da pesquisa (enquete); v) o texto produzido em grupo; vi) os seminários de apresentação do conteúdo dos textos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.